• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Linux: como começar?

Ele é mais configurável que o Windows nesse ponto. Os ambientes gráficos, gerenciadores de janela, etc, suportam temas que permitem mudar a aparência do ambiente, das janelas, até dos componentes (botões, caixas de texto, etc) dos programas.
 
E os gerenciadores de janela são maravilhosos, cá entre nós!

Devo adquirir um CD com alguma distribuição ae? O tal do linux brasileiro presta mesmo?
Pesquise um pouco sobre as distros antes de escolher uma pra instalar. Vc pode conseguir baixando na net mesmo, ou então adquira os CDs.
Hoje, o pessoal recomenda entre o Conectiva, o Mandriva, Ubuntu, e se vc tiver coragem, Debian ou Slackware.
 
Eu já experimentei o Conectiva e o Mandriva (ex-Mandrake). Gostei bastante do Mandriva, achei fácil de usar. Estou esperando liberarem a 5.10 do Ubuntu para baixar e experimentar.
 
Bom, mas antes de "arriscar" uma partição, é uma boa pedida adquirir um CD Live. Eu usei três CD Lives (Slax, Kurumin e uma versão doida baseada no Red Hat) antes de optar pela minha distro.

Já fiz várias besteiras e tive de reinstalar de novo e até formatar a partição Linux de novo. Mas são erros que eu não vou cometer mais, e claro, foram muito produtivos, esclarecedores e positivos.


Só pra completar, Fúria, vc ñ precisa saber C pra fazer nada muito usual. Antes disso, seria recomendável vc aprender os principais conceitos de sistemas operacionais.
 
Sim, é o que eu gostaria, aprender tais conceitos. Tens em mente aí um 'guia para pseudo-conhecedores de informática'? Pois eu tenho prática, sei até que bem fazer coisas que nem todos fazem aqui (não tou me achando)... mas no fundo, nada sei.

Buscarei um CD-Live.

Obrigado!

+ alguma dica? Qualquer dos linux's acima, exceto os conservadores como Debian, são recomendados para newbies?
 
Qualquer um, cara. Tudo depende muito do q vc quer fazer e da sua filosofia.
Bom, existe o tal do Guia Foca Linux, que é um manual super poderoso. Vc o encontra em diversos lugares.
 
Ow fúria, o Ubuntu foi escolhido pela IMB, Linux Journal e outros meios como a melhor distro Linux do "mercado"
Ele é baseado no debian e vem com muitos recursos. Os caras mandam os CD's de graça para você, só precisa ter paciência. quando eu pedí no começo do ano, demoraram 2 meses e meio para chegar. 10 Cd's, diretamente da Suíça.
Eu já fiz o pedido da nova versão(5.10) antes de ser lançada. Creio que se você fizer o seu pedido rápido, ele pode chegar em uns 2 meses, 3 no mais tardar.

Recomendo a distro pra caramba. é a que estamos usando no meu serviço para a implantação de linux em todas as máquinas...

www.ubuntulinux.org
 
Alucard disse:
10 Cd's, diretamente da Suíça.
Não é da África do Sul?

E, cara, melhor baixar a imagem rapidinho (umas 7h no máximo no bittorrent) e ripar um bando de cds do que esperar 2 meses pra chegar aqui...
 
Alucard disse:
Ow fúria, o Ubuntu foi escolhido pela IMB, Linux Journal e outros meios como a melhor distro Linux do "mercado"
Ele é baseado no debian e vem com muitos recursos. Os caras mandam os CD's de graça para você, só precisa ter paciência. quando eu pedí no começo do ano, demoraram 2 meses e meio para chegar. 10 Cd's, diretamente da Suíça.
Eu já fiz o pedido da nova versão(5.10) antes de ser lançada. Creio que se você fizer o seu pedido rápido, ele pode chegar em uns 2 meses, 3 no mais tardar.

Recomendo a distro pra caramba. é a que estamos usando no meu serviço para a implantação de linux em todas as máquinas...

www.ubuntulinux.org
enxugaram de leve o debian sarge heim... de 13 cds para 10 :mrgreen:
 
Na verdade para 1 CD, ele que recebeu 10 cópias.

De qualquer forma, alguém só precisa de 13 CDs do Debian se quiser ter todos os pacotes disponíveis, mesmo os mais raros, e não quiser de maneira nenhuma baixar estes da internet. Eu pessoalmente prefiro a instalação netinst em que você só baixa um pequeno CD com o realmente essencial e depois baixa todo o resto da internet conforme a necessidade.
 
Cildraemoth disse:
Na verdade para 1 CD, ele que recebeu 10 cópias.

De qualquer forma, alguém só precisa de 13 CDs do Debian se quiser ter todos os pacotes disponíveis, mesmo os mais raros, e não quiser de maneira nenhuma baixar estes da internet. Eu pessoalmente prefiro a instalação netinst em que você só baixa um pequeno CD com o realmente essencial e depois baixa todo o resto da internet conforme a necessidade.
para instalação de maquinas sem acesso a internet, os 13 cds são uma maravilha :cerva:

10 cópias, esse dai é fominha :lol:, deve ter presenteado os amigos com o Ubuntu...:mrgreen:
 
Omykron disse:
para instalação de maquinas sem acesso a internet, os 13 cds são uma maravilha :cerva:

10 cópias, esse dai é fominha :lol:, deve ter presenteado os amigos com o Ubuntu...:mrgreen:
Bem, se for para contar quantidade de CD's, foram 20! :g:

É porque o Ubuntu tem o Live CD e o Install CD. E eu pedí dez cópias porque tava lá no site que o custo de envio de um cd só é o mesmo do custo de 10 ou mais. E com certeza, por esse motivo, eu pedí vários, para passar para os meus amigos também, e é isso que eles pregam lá no site... =]
Dessa nova versão, a 5.10, eu pedí 15 cópias(30 CD's no total). 10 de i386 e 5 de arquitetura 64! :cerva:

Sobre o que o Eö falou, é realmente mais fácil pegar a ISO, e foi isso que fizemos aqui no meu serviço. Eu fiz o pedido apenas porque quero "passar a diante" a filosofia do Open Source.
E o remetente no envelope tinha o endereço da Suíça mesmo, não era da África do Sul... :mrpurple:
 
Me respondam?
Em geral os CDs das distros, quando pedimos pelo correio, vêm sempre de outros países??

Isso é muito dispendioso e ineficiente.
Além do mais, volta e meia temos os principais CDs (pelo menos o dos pacotes básicos) junto com as revistas e tal, ou mesmo na net.
 
Eu também não sei o porquê disso... mais sempre recebi de outros países tb, pena que demora mais... :tsc:
 
Tudo bem, na próxima versão estável do Slack, eu peço todos os CDs por correio. Só pra efeito de "testes" :mrgreen:

Mas então o Ubunto é distro baseada no Debian? Eu não sabia ... eu queira experimentar o Debian. Vcs conhecem outras distros baseadas nesta?
 
Varatar disse:
Tudo bem, na próxima versão estável do Slack, eu peço todos os CDs por correio. Só pra efeito de "testes" :mrgreen:

Mas então o Ubunto é distro baseada no Debian? Eu não sabia ... eu queira experimentar o Debian. Vcs conhecem outras distros baseadas nesta?
kurumin, knoppix... boa parte das distro livecd são baseadas no debian....
 
Mas o Ubuntu é um pouco diferente. Enquanto Knoppix e similares _são_ Debian, com uns pacotes específicos, algumas alterações, além de todo o suporte para ser um LiveCD, o Ubuntu não é Debian.

No entanto, ele usa exatamente o mesmo gerenciador de pacotes que o Debian, e o mesmo formato de pacotes. Mas o Ubuntu tem repositórios próprios de pacotes.
 
Realmente, o que você disse está certo.

O Ubuntu é um Debian Based, mais não é mais totalmente igual.
Mais na minha opinião é melhor, pois você pode instalar praticamente todos os aplicativos "originais" .deb com uma pequena possibilidade de ter problemas, e todos os programas que você instala via apt-get são prórpios para o Ubuntu, revisados e pré-compiladops. Não é que nem o Kurumin que dá "Kernel Panic" quando você instala o Gnumeric ou certos programas do Gnome.
Esse tipo de erro, pelo menos, não acontece no Ubuntu, você pode instalar qualquer programa nativo kde ou gnome que não dá erro. Eu não tenho históricos.

Ps.: O Ubuntu tem o Gnome como interface gráfica padrão, mais tem o Kubuntu, caso você prefira KDE. :g:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo