• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Link] World Literature Tour

eu não sei, lucas. acho que algumas obras ultrapassam a ideia do contexto da época, principalmente partindo para a leitura alegórica. moby dick é lido até os dias de hoje porque passa muito mais do que os valores dos estados unidos do século xix, ela fala para leitores dos dias atuais também. caso não falasse, não sobreviveria ao tempo e seria esquecida. então não acho que seja uma mera questão de realidade história do século xix contra realidade histórica do século xx, se no final das contas todas as obras acabaram passando bem no teste do tempo.
 
[align=justify]Pois é, por isso que meus argumentos não se sustentaram, longe de mim querer dizer que as obras só servem para seu contexto. Clássicos tem essa ligação (mais ampla, mais complexificada etc.) com os dias atuais também porque tratam de questões universais e atemporais no sentido de que ilustram e discutem "problemas" em aberto, tocam em pontos nevrálgicos da natureza e da condição humana. [/align]
 
Projeto mais bacana! Para contrapor ao Mavericco, vou colocar umas obras do século XX:

Egito >> Entre Dois Palácios (Naguib Mahfouz)
Islândia >> Gente Independente (Halldor Laxness)
México >> Pedro Paramo (Juan Julfo)
Noruega >> Fome (Knut Hamsun)
Sudão >> Tempo de Migrar para o Norte (Tayeb Salih)
Suécia >> O Anão (Pär Lagerkvist)
Trinidad >> Uma Casa para o Sr. Biswas (V. S. Naipaul)
 
Pips disse:
Só o que eu achei errado nas suas indicações, Mavericco, foi comparar os livros que citou com Grande Sertão: Veredas. Creio que o intuito da brincadeira é indicar livros de cada país que não foram reconhecidas pelo mundo.

Ulysses todo mundo já ouviu falar e lá fora o que se ouve/lê do Brasil é Paulo Coelho e não Guimarães. O que ocorre é que existem muitos livros de cada país que merecem destaque além das "magnum opus" de cada pátria.

Mavericco disse:
Então o objetivo é indicar livros que retratem o país e que os simbolizem? Ou é indicar as grandes obras de cada país? Me cafundi todo agora!

Pelo que eu entendi e o que quis propor, rs, o objetivo é deixar que se saiba sobre um grande livro de cada país (já que, convenhamos, a regra geral é que nossos conhecimentos de literatura internacional se limitam bastante a lit. europeia/anglófona, e as exceções confirmam as regras). Se vai ser retrato, símbolo ou underground, acho que é o de menos, né? A não ser que façamos duas voltas ao mundo: a volta magnum e a volta underground. E a volta best seller, e a feminina, e a... :tedio:
:rofl:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo