1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

[Link] World Literature Tour

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Haleth, 5 Abr 2011.

  1. Haleth

    Haleth Call me Bolga #CdLXI

    O Guardian tem um especial chamado
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    . É uma lista colaborativa, em que "readers suggest the best authors and books from a series of countries, creating an atlas of literature". Na verdade, é feito de forma bem amadorazinha e desleixada, mas achei o conceito muito interessante.

    É uma boa ideia pra sua meta literária do ano que vem, que tal um tour mundo afora? ;)

    Aliás, se alguém quiser propor uma volta ao mundo em 80 livros, seria bacana, hein? Eu não tenho escopo pra isso, hahaha.
     
  2. Anica

    Anica Usuário

    A ideia é boa, nem que seja uma lista de sugestões, podemos elaborar algo assim, 80 livros, um de cada país. O que acham?

    Assim, ó:

    Brasil >> Grande Sertão: Veredas (João Guimarães Rosa)

    Aí vamos sugerindo outros lugares. Que tal? Lembrando que não vale repetir, vamos tentar fazer um negócio bem diverso :sim:

    (Luciano, nos ajude! :rofl: )
     
  3. Mavericco

    Mavericco I am fire and air. Usuário Premium

    Irlanda >> Ulysses (James Joyce)
    Japão >> Genji Monogatari (Murasaki Shikibu)
    China >> Cinco Clássicos (Confúcio)
    Itália >> A Divina Comédia (Dante Alighieri)
    Grécia antiga >> Iliada (Homero)
    Roma antiga >> Eneida (Virgílio)
    Irã >> Shanahmeh (Ferdowsi)
    Portugal >> Os Lusíadas (Camões)
    Índia >> Mahabharata (Vyasa)
    Alemanha >> Fausto: Uma Tragédia (Goethe) Ou seria o Wilhelm Meister? Ou o Werther? Creio que o Fausto é mais refinado que os citados...
    Rússia >> Guerra e Paz (Leon Tolstói) Ou seria Púchkin? Dostoiévski? Gógol? Necessita ajuda
    França >> Em busca do tempo perdido (Marcel Proust) Ou seria Flaubert? Zola? As gestas antigas? Necessita ajuda
    Argentina >> Ficções (Jorge Luís Borges)
    Colômbia >> Cem anos de solidão (Gabriel García Marquez)
    Espanha >> Dom Quixote de La Mancha (Miguel de Cervantes)
    Finlândia >> Kalevala (Elias Lönrot)
    Estados Unidos >> Moby Dick (Herman Melville)
    República Tcheca >> A Metamorfose (Franz Kafka)
    Áustria >> O Homem sem qualidades (Robert Musil)

    Literatura inglesa não palpitei pois fiquei em dúvida entre Shakespeare ou Milton ou algum-outro-autor que minha ignorância não captou...
    Pro Brasil eu creio ser Memórias Póstumas de Brás Cubas e não o Grande Sertão... Mas como não tenho argumentos pra comprovar, peço arrego nessa também.
    Do Moçambique creio ser Mia Couto. Da Ucrânia podemos usar gameshark e colocar a Clarice? =D
     
  4. Haleth

    Haleth Call me Bolga #CdLXI

    Mavericco, sua lista tá pesadinha, hein? Lusíadas, Quixote, Ilíada... Não tem nada mais representativo porém mais levinho, não? hehehe

    Da República Tcheca, vamos de Kundera com A Insustentável Leveza do Ser, né? =)
    (Edit: Eu sempre achei q o kafka tinha sido Austíaco ou Prussiano... Hahaha)
     
  5. Mavericco

    Mavericco I am fire and air. Usuário Premium

    Achei que era pra citar as obras pesadonas de cada país :think:
    Foi o que eu entendi pelo seu post mais o post da Anica
     
  6. Haleth

    Haleth Call me Bolga #CdLXI

    Bah, não leve a vida tão a sério, rapaz... hehehe
    Pra mim tanto faz, ser a mais pesada ou não, o que vale é ser significativa/representativa. É que fiquei imaginando se eu teria cérebro e lirismo que bastasse pra tanta coisa substancial de uma tacada só XD
     
  7. Mavericco

    Mavericco I am fire and air. Usuário Premium

    De uma vez só nem o Carpeaux. Agora é interessante pra você se iniciar na literatura de um país e ter determinados livros como meta; p.ex., começar na Alemanha e mirar em Goethe como um indicativo de "belê, tô ninja nessa parada".
     
  8. kika_FIL

    kika_FIL Usuário

    Turquia>> Neve (Orhan Pamuk)
    Holanda>> Um tipo de amor (Ray Kluun)
    Algéria>> A peste (Albert Camus)
    depois eu volto
     
  9. Haleth

    Haleth Call me Bolga #CdLXI

    Do Chile a gente citaria A casa dos espíritos ou cedia a vez pra algum Neruda ou pra Gabriela Mistral? (esse treco é mais cheio de nuances do que eu supunha, hehe)

    (eu realmente não sei opinar nesse tópico ¬¬ )
     
  10. Haleth

    Haleth Call me Bolga #CdLXI

    Ouvi dizer que Quando tudo se desmorona, de Chinua Achebe é bem significativo na literatura nigeriana. Não sei se procede. =P
     
  11. Lucas_Deschain

    Lucas_Deschain Biblionauta

    [align=justify]Acho questionável essa hein, Mavericco? Moby Dick é um clássico atemporal e universal em vários sentidos (e está no meu top10), mas é emblemático e representativo para um momento específico dos Estados Unidos, o século XIX, mais ou menos.

    Tem outros que podem ser incluídos aqui tranquilamente, não talvez pelos "méritos literários" ou pela universalidade e atemporalidade que possuem, mas pela representatividade em retratar a sociedade e as questões de seu tempo.

    John Steinbeck - As Vinhas da Ira (OK, OK, eu sei que é subjetivo)
    William Faulkner - O Som e a Fúria ou Palmeiras Selvagens
    T.S. Eliot - Waste Land e Quatro Quartetos

    Sei lá, tem mais vários que podem ser candidatos a esse posto.

    Mimimis a parte, essas listas são legais por isso mesmo: gerar discussões.[/align]
     
  12. Mavericco

    Mavericco I am fire and air. Usuário Premium

    Eu não vejo muita contribuição de Faulkner para a literatura como em Melville; mesmo porque o método de Faulkner é simplesmente desenvolvimento do Retrato de Joyce.

    Agora o Eliot... É. Talvez o Eliot seja de fato discutível. Mas eu incluo outro que combate com o Eliot (e ultrapassa o Eliot): Ezra Pound. Ele é inclusive considerado "o poeta do século XX" pela força de The Cantos...

    Nunca li nada do Steinbeck, então não posso falar muito. Mas minha já leu e disse que era "uma delícia ler a parte dos figos" -- ainda mais quando se passava fome...

    Outro que poderia entrar nessa lista é o Poe também, né?

    Ah... De literatura norteamericana eu manjo muito pouco, então passo a bola pra vocês :rofl:
     
  13. Lucas_Deschain

    Lucas_Deschain Biblionauta

    [align=justify]Ah é, tem o Poe também. Dos que tiveram reconhecimento mundial via Nobel, além do Steinbeck, do Faulkner e do Eliot, tem também o Sinclair Lewis, Ernest Hemingway e o Eugene O'Neill que me lembro agora.

    Dos que sempre são lembrados aí tem vários: Fitzgerald, Slinger, Ellison, Thoreau, Emerson, Hawthorne, Dreiser e por aí vai.[/align]
     
  14. Anica

    Anica Usuário

    ué, mas aí você se contradiz. você diz que moby dick é representativo do século xix e então diz que os 3 livros citados por vc possuem as mesmas qualidades citadas para moby dick mas que representam/retratam a sociedade do seu tempo. não entendi seu raciocínio, visto que você disse a mesmíssima coisa para os moby dick e para os 3 livros, no final das contas.

    quanto ao eliot, tem um problema sobre usá-lo para representar os estados unidos porque embora nascido nos eua, ele era um cidadão britânico. o autor mesmo considerava que sua obra era um reflexo das duas nações, então talvez por essa mistura não seja uma boa escolha para representar um país só.
     
  15. Pips

    Pips Old School.

    Só o que eu achei errado nas suas indicações, Mavericco, foi comparar os livros que citou com Grande Sertão: Veredas. Creio que o intuito da brincadeira é indicar livros de cada país que não foram reconhecidas pelo mundo.

    Ulysses todo mundo já ouviu falar e lá fora o que se ouve/lê do Brasil é Paulo Coelho e não Guimarães. O que ocorre é que existem muitos livros de cada país que merecem destaque além das "magnum opus" de cada pátria.
     
  16. Mavericco

    Mavericco I am fire and air. Usuário Premium

    Então o objetivo é indicar livros que retratem o país e que os simbolizem? Ou é indicar as grandes obras de cada país? Me cafundi todo agora!
     
  17. Anica

    Anica Usuário

    eu acho que como toda lista ela segue critérios subjetivos, por isso cada um tem uma ideia diferente do que colocar. aí ganha quem indicou primeiro :rofl:

    aproveitando o post:

    África do Sul >> Desonra (J. M. Coetzee)
     
  18. Pips

    Pips Old School.

    :rofl:

    Só não concordo com Borges na Argentina
     
  19. Lucas_Deschain

    Lucas_Deschain Biblionauta

    Ops, é verdade! :dente: Vacilo!

    Peraí que depois eu me explico.
     
  20. Lucas_Deschain

    Lucas_Deschain Biblionauta

    [align=justify]Me contradisse mesmo, e percebi que a escolha do Moby Dick pelo Mavericco me incomodou por ser um pouco mais longínqua no tempo mesmo, até porque pelos critérios que eu citei (representatividade em retratar a sociedade e as questões de seu tempo) o romance do Melville entra tranquilamente.

    Minha indicação dessas outras obras foram pautadas pelo escolha de obras mais recentes e se relacionem mais diretamente com a realidade histórica que iniciou-se mais sensivelmente no século XX. Enfim, citei outros autores que são antes de Melville mesmo, então considerem esse imbroglio como forma de ampliar o debate.
    [/align]
     

Compartilhar