• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Línguas Tolkienianas!

Antes de mais nada, você tem de decidir que tipo de língua será a sua; pode ser uma como o português, que usa muitas palavras pequenas para ligar as outras, e faz grande uso da entonação de voz para tornar as coisas circunstanciais (note que no inglês usa-se um verbo auxiliar para fazer o modo negativo e interrogativo, e no português só mudamos o jeito de falar) ou uma língua aglutinadora como o Quenya. Feito isso, eu aconselho você a criar primeiro os pronomes retos e o verbo ser. Depois, crie regras de conjugação verbal e os outros pronomes, crie alguns verbos-chave (estar, andar, achar...) e vá montanto o resto. Obs.: uma boas língua tem de ter particularidades em que diferem das demais. Por exemplo, na maneira de usar adjetivos e advérbios, de expressar emoções etc.
 
Traduzi os "Versos do Anel":

Tre Anèlos plos Reis Eufos solo çèlo,
Sèt plos Dòmnos Nanos in sons palaços ed pèdra,
Noi plos òmnos mortals, condamnados ala mòrt,
No plo Dòmno Iscuro din so Thròno Iscuro,
nla Tèra ‘d Mordor ove las ombras dyàçon,
No Anèlo per rézerlos totos, No Anèlo per trobarlos,
No Anèlo per dùçerlos totos, e din las tenèbras learlos,
nla Tèra ‘d Mordor ove las ombras dyàçon.

‘`’ = vogal aberta; ‘´’ = vogal fechada; ‘ç’ = [ts]; ‘z’ = [dz], ‘dy’ = [dj]; ‘r’ sempre vibrante;
vogais átonas pronunciadas fechado; ausência de nasalização.

Irdi An Ilef Rihivor sutt chailur,
Sed Nan Zonduvor ni pfelech pferdes eils,
Nog Muttulv Onduvor, chuddendid de mottuv,
Yn Vysc Zondur ni vysc irdunuvur eids,
ni derivir Mordor’s vi urimbir iachien,
Yn An pfir rih dyt eilir, Yn An pfir irdub eilir,
Yn An pfir zych dyt eilir, pi ni dinervivir nyz eilir,
ni derivir Mordor’s vi urimbir iachien.

acento na [ante]penúltima sílaba; ‘r’ sempre vibrante; ‘h’ = [rr]; ‘tt’ = [t] dobrado; ‘ch’ = ‘ch’ alemão ou ‘j’ espanhol; ‘y’ = [ü]; ausência de nasalização.

Tra Anjali i Raei Jairf sut u gir,
Sit i Zintzauri Nani ini sui balutsi ‘d pidra,
Nou i Gumi Murtuli, cundantzadi a mwart,
Oin u Zintzaur Uscoir ini su draun uscoir,
in a djara Mordor aube e umbre wóganda,
Oin Anjal per ráiar’tgi toti, Oin Anjal per tráubar’tgi,
Oin Anjal per dóigar’tgi toti, ed in e dinivre líar’tgi,
in a djara Mordor aube e umbre wóganda.

‘j’ = ‘y’ inglês; ‘g’ = [gu]; ‘tz’ = [dz]; ‘tg’ = [dj]; ‘e’ e ‘o’ sempre fechados; ausência de nasalização
 
Suas línguas são realmente muito interessantes até me deu vontade de fazer uma. O problema é que eu sempre começo e acabo desistindo. :mrgreen:
 
Tb sempre acabo desistindo. Na verdade, eu queria uma língua para dragões, e ela deveria ter diversas características e diversas peculiaridades quanto à aglutinação, Então, o modo correto é fzer como se estivesse aprendendo .??? começando pelos pronomes, indo pro verbo ser, e depois alguns verbos comuns e regras temporais bláblablá :wink: :wink: :wink: :wink: :wink: :wink: :wink: :wink:

Mas eu gostaria d fazer uma coisa bastante inovadora. Com outra visão sobre verbos, pronomes, tempos verbais e preposições .. ñ sei ainda.
 
Olá Pessoal!

Eu também entrei nessa paranóia de querer inventar um idioma. Ainda não criei quase nada. To meio sem inspiração pra inventar palavras, mas enquanto isso, estou desenvolvendo e estruturando a gramática. Estou me inspirando no quenya, inglês e português arcaico.

Luciano
 
8O Estava pensando agora!! É muito difícil esgotar todos os casos possíveis d sentença d uma linguagem!!
Ainda mais eu, q quero fazer um idioma completamente novo;

Alguém já ouviu falar em alguma língua pra dragões?? Dentro ou fora do Universo Tolkien??
 
Gente, eu to enveredando por um novo projeto na invenção da minha língua: traduzir o Namárie!!! Mas que tá sendo difícil, lá isso tá!!! Só consegui traduzir dois versos até agora:

Ai! laurië lantar lassi súrinen
(Ah! como ouro caem as folhas ao vento)
(Ah!, Alinyene it iünian maurin et puram)

yéni únótimë ve rámar aldaron!
(longos anos inumeráveis como as asas das árvores)
(urrìn nai at-haoremian lantien elutarinnen it ingaelinve)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo