1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Linguajar utilizado na Idade Média

Tópico em 'RPG' iniciado por Silenzio, 26 Fev 2004.

1. Silenzio

Silenzio Visitante

Bom, eu estou montando uma aventura para um jogo de pc (NwN) e perfeccionista do jeito que sou, queria dar uma atenção especial à linguagem utilizada pelos NPCs. Queria fazer algo mais requintado, e queria saber se vocês conhece, algo sobre.

Sei que não existia gírias praticamente, apenas as guildas que tinham suas próprias gírias, e que em geral as pessoas diziam "Saudações" ao invés de Olá, oi e etc.

2. *#_Detrenor_#*

*#_Detrenor_#* Usuário

Cara, para deixar algo digamos, masi idade média, use e abuse de portugues arcaico, palavras menos usuais, e existem tres coisas importantes:
    1ºExtrema educação, (e enrolação) quando se tratar de nobres falando!
    2ºnaum só as saudações, mas tb despedidas devem ser feitas com um pouko mais de cerimonia
    3ºQuando for tratar de tabernas, guildas(Bem lembrado, poprtanto "crie" vc tambem suas girias!) e de pessoas mais rudes, as palavras devem vir, com um toque, de desprezo, ironia, superioridade!

Cara Espero teer ajudado, e qq outra coisa, q vc queira, so pedir VALEU!

3. Silenzio

Silenzio Visitante

Sim, isso eu sei, o que preciso é de exemplos...rss.
    Alguém sabe de algum livro ou texto possa ajudar nisso?

4. MaxDirty

MaxDirty Firefox Enthusiast

use bastante tu, vós, vossa senhoria
    e sempre de modo educado e coloquial
    ahh, e de atenção para nomes tb hein

5. Arthgor

Arthgor Usuário

Salve!

Para saudações o que eu mais vejo em textos medievais é o:
    ''Salve nobre....! Que ventos o trajem!?''
    ou
    ''Saudações meu senhor (a )

e como MaxDirty citou, os nomes. Na idade média usavem-se muito as Alcunhas; tipo, Hothegar, A Fúria de Thor. Essas coisas...Também como´era com os Vikings usava-se o ''Son'' ao fim dos nomes..como Hagarth Ragnarson...o mesmo que Hagarth, filho de Ragnar...usa-me muito quando o pai do indivíduo fez algo de grande.

Sem mais, espero ter ajudado!

Abraços

6. Vatho

Vatho Usuário

Simples

Bastante simples.

Use inglês britânico de centenas de anos atrás. Agora ficou fácil não??? Querer usar palavras de PORTUGUÊS arcaico é uma coisa (aliás, como estão seus conhecimentos de Português de PORTUGAL usado na Idade Média???), mas achar que era assim que se falava é outra coisa completamente diferente.

Se vc fala de "Idade Média", pode ter certeza que não se falava "_Vossa senhoria" e afins.

Pessoalmente eu acho esse lance de "vou falar de forma rebuscada em RPG" pura perda de tempo e EXTREMAMENTE pouco prático.

7. Barlach

Barlach Verde. E arqueiro

naum precisa ser um português "pomposo"....... coisas simples como usar a segunda pessoa já muda mta coisa.....

8. Silenzio

Silenzio Visitante

Na verdade o que eu queria saber era sobre expressões, como: Que bons ventos o trazem?

E etc...

9. Lady Lorien

Lady Lorien De volta...

Olá!
    Eles falavam muito:
    "Por Deus!" - no meljor estilo: "Por Deus mulher! O q vc pensa q está fazendo?"
    "Às armas!" - vc sabe em q situações, né? 8-)
    "Minha bela dama" - bah, já escutei tanto isso em jogos medievais... nem sempre dirigindo-se a mim, é claro :lol:
    Quando eu lembrar de mais alguma coisa eu escrevo aki, tah?

:twisted:
    ( :grinlove: nunca mais!!! :lol: :lol: :lol: )

10. Coelho_17

Coelho_17 Usuário

Seria uma boa se aguem me ajudasse com sinonimos da idade media para palavrões e palavras ofensivas, tipo Droga, por exemplo.

• LOL LOL x 1
  11. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Quem sabe o Calion possa dar uma ilustre contribuição a esse tópico!

12. Calion Alcarinollon

Calion Alcarinollon Filho da Santa Igreja Católica Apostólica Romana

Quando chegares a tal conclusão, por favor marca-me a fim de que possa colaborar. Nam usara a autobusca, nam via essa menção.

13. Sandy Smith

Sandy Smith Usuário

Gente estou com o mesmo problema! Revisando um jogo a ser lançado e a linguagem pegando no meu pé! Calion Alcarinollon pode me ajudar? Não sei como marcá-lo.
    Qualquer pessoa, pode me ajudar?

• Gostei! Gostei! x 1
  14. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

É só colocar o "arroba" na frente ficando assim: @Calion Alcarinollon

• Gostei! Gostei! x 1
  15. Sandy Smith

Sandy Smith Usuário

Obrigada!

• Gostei! Gostei! x 1
  16. Calion Alcarinollon

Calion Alcarinollon Filho da Santa Igreja Católica Apostólica Romana

Desculpa o sumiço, môça! Inda existes, @Sandy Smith?

Bem, pera conheceres linguagem medieval recommendo simplesmente leres tudo que puderes deste sítio:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ; tal é português arcaico. Se queres um português hum poico mais moderno (do finalzinho da Idade Média), lê Gil Vicente:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ; esse é o português médio.

Última edição: 3 Abr 2018
    • Ótimo Ótimo x 1
  17. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Compartilhar