• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Linguagem de Sinais (Luiz Schwarcz)

Izze.

What? o.O
Planejando o livro para ser um romance, Linguagem de Sinais, de Luiz Schwarcz – mais conhecido como editor e dono da Companhia das Letras –, teve que adequar sua trama depois da recusa de seus próprios colegas editores. A solução foi transformar os capítulos em contos, e eis que seu segundo livro (sem contar o infantil) é lançado agora pela sua editora. Mas seu livro não parece ser uma antologia. Ele fica em um meio termo entre conto e romance, onde personagens se repetem e vivem histórias em certa ordem cronológica.

O “protagonista” do livro é Lajos, um homem que constantemente relembra momentos específicos de sua vida. No conto que abre o livro, Antônia, ele está no aeroporto preparando-se para viajar a Portugal. Enquanto, no avião, presencia a confusão armada por um idoso com Alzheimer, ele lembra dos seus apelidos de infância e sua ex-mulher, quem dá o título ao conto. Ela dá palestras para surdos e suas famílias e, fascinada pela linguagem de sinais, admira Beethoven e Goya, dois grandes nomes cujos problemas auditivos não minimizaram seus talentos.

CONTINUE A LER ESSE ARTIGO NO BLOG MEIA PALAVRA
 
Eu li o livro recentemente e curti bastante, principalmente a estrutura.
É um livro simples, mas bem estudado, tanto os conhecimentos sobre surdez, bem como o entrelaçar MAIS OU MENOS dos contos.
Esse entrelaçar é sutil, não é como no filme Magnólia, em que as personagens se cruzam. Aqui, é quase como se só houvesse alguma coincidência, uma música, o judaísmo, o pai, o casamento, a audição (ou sua falta).

Enfim, gostei. Não vai mudar a literatura, mas é uma delícia de leitura, rápida e delicada.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo