• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Limpeza de Sangue (Arturo Pérez-Reverte)

Meia Palavra

Usuário
Limpeza de sangue, título do segundo livro das “Aventuras do Capitão Alatriste”, é o termo usado na Europa do século XVII para determinar se uma pessoa era um cristão-velho, cuja família, pelo menos a partir dos avós, era cristã e não tinha parentes com atos contrários a vontade de Deus ou com antepassados ligados de alguma forma ao judaísmo. Aqueles com o sangue limpo estavam a salvo da Inquisição, os demais podiam ser punidos nos autos-de-fé sofrendo sentenças como açoites, reclusão perpétua e até mesmo a fogueira.

O livro protagonizado pelo herói humanizado Diego Alatriste y Tenório tem como tema principal a Inquisição, que significa “questionar judicialmente aqueles que, de uma forma ou de outra, se opõem aos preceitos da Igreja Católica”. Em uma Espanha fervorosamente católica, com um rei jovem e influenciável, a igreja ditava as regras e fazia valer toda sua força.

CONTINUE A LER ESSE ARTIGO NO BLOG MEIA PALAVRA
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo