1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Limpeza de Sangue (Arturo Pérez-Reverte)

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Meia Palavra, 30 Jan 2011.

  1. Meia Palavra

    Meia Palavra Usuário

    Limpeza de sangue, título do segundo livro das “Aventuras do Capitão Alatriste”, é o termo usado na Europa do século XVII para determinar se uma pessoa era um cristão-velho, cuja família, pelo menos a partir dos avós, era cristã e não tinha parentes com atos contrários a vontade de Deus ou com antepassados ligados de alguma forma ao judaísmo. Aqueles com o sangue limpo estavam a salvo da Inquisição, os demais podiam ser punidos nos autos-de-fé sofrendo sentenças como açoites, reclusão perpétua e até mesmo a fogueira.

    O livro protagonizado pelo herói humanizado Diego Alatriste y Tenório tem como tema principal a Inquisição, que significa “questionar judicialmente aqueles que, de uma forma ou de outra, se opõem aos preceitos da Igreja Católica”. Em uma Espanha fervorosamente católica, com um rei jovem e influenciável, a igreja ditava as regras e fazia valer toda sua força.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

     

Compartilhar