• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Líderes da Igreja Redenção (algo assim)

Eu sou católico, e não gosto muito dessas discussões generalizadas.

Já vi dentro da Católica muita gente que fez merda. Já em outras igrejas a mesma coisa. Se fosse o caso de se discutir diferenças doutrinais (sem ataques e coisas do tipo), ok, até aí acho que poderia haver um debate interessante. Mas acusações de forma generalizada, não dá.

Tenho a esperança (e prefiro acreditar nisso) de que, mesmo nessas igrejas consideradas como meio de se ganhar dinheiro, existam líderes que sejam realmente líderes espirituais, e não visem os valores.

Toda igreja é santa e pecadora. Santa, eis que os participantes (e muitos líderes) vão à busca de Deus, e tenham certeza que encontram, mesmo na diferença de doutrinas. Ao mesmo tempo, todas as igrejas são pecadoras, eis que lideradas por homens, que são suscetíveis a erros, e algumas vezes são mal intencionados.

Cabe às autoridades competentes verificar quem anda fora da linha, e tomar as atitudes cabíveis.

Mas não compete a gente julgar quem participa.
 
Enquanto as igrejas forem tratadas como entidades especiais sempre existirão acusações e dúvidas. No mínimo uma prestação de contas anual (como qualquer entidade que arrecade dinheiro) aberta, pública e auditada deveria existir.

O resto são religiosidades.
 
Enquanto as igrejas forem tratadas como entidades especiais sempre existirão acusações e dúvidas. No mínimo uma prestação de contas anual (como qualquer entidade que arrecade dinheiro) aberta, pública e auditada deveria existir.

O resto são religiosidades.

O grande problema é não haver controle sobre as doações. Se houvesse um caixa registrando tudo (por mais que isso pareça ter um sentido comercial), isso seria resolvido, já que envolve questões tributárias.
 
Toda igreja é santa e pecadora. Santa, eis que os participantes (e muitos líderes) vão à busca de Deus, e tenham certeza que encontram, mesmo na diferença de doutrinas. Ao mesmo tempo, todas as igrejas são pecadoras, eis que lideradas por homens, que são suscetíveis a erros, e algumas vezes são mal intencionados.

Cabe às autoridades competentes verificar quem anda fora da linha, e tomar as atitudes cabíveis.

Mas não compete a gente julgar quem participa.

É isso aí... acho que cê conseguiu resumir de uma forma muito legal!! Todas as igrejas são falhas, afinal de contas, são lideradas e conduzidas por homens que são falhos. Só a misericórida de Deus pra ajudar este líderes fiéis à palavra a guiar os fiéis nos caminhos de Deus. Mas fato é que devemos ter a visão sempre crítica. Observando se a igreja à qual pertencemos está de acordo com os preceitos da palavra.

E é claro... e muito importante!! Não julgar jamais!! O que é muito difícil... temos que ter clareza de entendimento para saber ver o que está errado e quem está errando sem julgar aquela pessoa ou aquela ação! E são nesses momentos que só a sabedoria divina pra nos ajudar...
 
Então que se coloque registro e se acabe com a balbúrdia e dúvidas. Qual o receio da auditoria das doações?
 
Então que se coloque registro e se acabe com a balbúrdia e dúvidas. Qual o receio da auditoria das doações?

Exatamente!!

Fato é que, infelizmente, eles agiram errado e muito errado.

A igreja tem que se submeter à autoridade do governo... ou seja, deveriam ter as suas contas transparentes... sem qualquer tipo de negócios escusos...

Essa é uma das atitudes que Jesus mais ojeriza. Quando ele chegou ao templo e viu o que os comerciantes haviam feito do lugar, ele fica com raiva. Ele sai virando as mesas de câmbio e quebrando tudo e bota todo mundo pra correr.

Mateus 21:12-13 disse:
E entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas;
E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; mas vós a tendes convertido em covil de ladrões.

E em outra passagem ele deixa bem claro que os tributos devem ser pagos... e diz aquela frase que é tão conhecida por todos... "dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus"...

Mateus 22:16-22 disse:
E enviaram-lhe os seus discípulos, com os herodianos, dizendo: Mestre, bem sabemos que és verdadeiro, e ensinas o caminho de Deus segundo a verdade, e de ninguém se te dá, porque não olhas a aparência dos homens. Dize-nos, pois, que te parece? É lícito pagar o tributo a César, ou não?
Jesus, porém, conhecendo a sua malícia, disse: Por que me experimentais, hipócritas? Mostrai-me a moeda do tributo. E eles lhe apresentaram um dinheiro.
E ele diz-lhes: De quem é esta efígie e esta inscrição?
Dizem-lhe eles: De César. Então ele lhes disse: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.
E eles, ouvindo isto, maravilharam-se, e, deixando-o, se retiraram.

O que posso dizer? O cara é "O Cara". :grinlove:
 
Mas aí cabe ao poder público regular a situação.

É assim com todo mundo, pq tem que ser diferente com as religiões? Auditoria em todas! Quem faz certinho não tem nada a se preocupar.

Mexer com dinheiro das pessoas não pode ser uma atividade tão nebulosa quanto é, ainda mais quando é totalmente à parte. Alguém sabe dizer exatamente:
  • quanto ganha um pastor ou padre?
  • quanto dinheiro é enviado ao Vaticano?
  • quanto é usado em atividades internas da Igreja, em pagamentos de serviços e em atividades sociais?
Enfim, dinheiro deve ser sim auditado. As questões de fé cada um resolve dentro de sua igreja.
 
Acho que todos merecem respeito independente do que acreditam e qual doutrina seguem. Assim como aqueles que não seguem nenhuma doutrina também devem ser respeitados.

Eu particularmente não sou adepto de nenhuma religião e acho que GRANDE PARTE das igrejas evangélicas se utilizam da boa vontade de seus fiéis para promover o enriquecimento de poucos líderes que acabam distorcendo toda a ideologia por trás disso.

Não julgo a crença das pessoas que participam desses cultos nem mesmo o fato de doarem o dízimo (cada um faz o que quer com seu dinheiro), mas acho que elas deveriam prestar atenção nas denúncias feitas e pelo menos acreditar que o líder da sua igreja (nos casos já citados de denúncia) é um cretino sem escrúpulos que está se aproveitando de forma ilícita da fé de muitos.

E mais do que isso, as pessoas que realmente se importam com a sua igreja, deveriam ser as primeiras a cobrarem que esses miseráveis FDPs fossem parar na cadeia. Pois contra fatos não há o que ser feito. No entanto o que me entristece, é ver que, no caso do bispo Edir Macedo por exemplo, onde ficou CLARAMENTE COMPROVADO a imundice daquele canalha, muitos fiéis saíram em defesa dele. Isso sim é assustadoramente PERIGOSO, isso sim eu chamaria de cegueira religiosa, as pessoas preferem acreditar em mentiras, pois sabem que ele mente em sua defesa, do que assumir que tem uma ovelha negra, muito negra, no seu rebanho. Aliás são liderados por essa ovelha maldita.
 
Bom, mas daí tem até um pouco daquela coisa "mas não, você está querendo investigar a bondade divina, duvida de nossas boas ações com o dinheiro de nosso fervorosos crentes?"

Com certeza, por que não saber o que é feito com o dinheiro das entidades religiosas? (católicas, evangélicas, Universal, RENASCER e por aí vai)
 
Mas as igrejas e catedrais feitas pela Igreja Católica na Europa foram feitas na Idade Média, quando a Igreja Católica tava realmente puxando o dinheiro da mão das pessoas, mas ela mudou bastante por causa da reforma e da contra-reforma. As igrejas e catedrais da Igreja Católica são contruídas, hoje, com arrecadações voluntárias ou com uma parte do dízimo. Antigamente, realmente, a Igreja Católica dizia que ou você dava dinheiro e ia pro céu ou não dava nada e ia pro inferno, mas hoje não é assim. O que foi feito realmente foi terrível, mas não se vê hoje o que se via na Idade Média.
Sim. E isso é muito bom, houve uma evolução.

Só disse aquilo porcausa das sempre comparações que ouço e vejo entre as igrejas católicas e estas outras mais novas.
Sendo que, mesmo que tenha mudado, ainda é fato que os maiores patrimônios ainda da Igreja foram e pra sempre continuarão tendo sido construidos por meios não muito ortodoxos.

Uma pessoa que fosse contrária à ela de forma mais extremada e fanática poderia até dizer que ela não faz pq não precisa mais fazer pois passou séculos fazendo.
 
Realmente me deixa muito triste quando surgem essas denúncias de pessoas inescrupulosas se aproveitando da fé das pessoas para ganhar dinheiro. Eu não conheço a doutrina da Renascer, mas, graças a Deus, onde freqüento nunca tivemos problemas como esse.

Concordo plenamente com o Deriel de que cada instituição deveria ser fiscalizada em relação aos seus gastos anuais, porque onde eu frequënto os "pastores" (coloquei entre aspas porque não são chamados assim, mas de "anciães" e "cooperadores") não recebem salário. Eles tem um trabalho normal, só se dedicando à Igreja quando há cultos. E todo ano, numa data específica, o culto é especial e o ancião mais velho lê a lista de tudo o que foi gasto e onde foi gasto: na manutenção, nas construções de novos templos, na ajuda em viagens, na ajuda aos necessitados, enfim, TUDO é contabilizado. Eu sei disso porque meu avô ficou responsável por essa parte por mais de 20 anos e eu via as tais listas.
 
Eu sou católico, e não gosto muito dessas discussões generalizadas.

Tenho a esperança (e prefiro acreditar nisso) de que, mesmo nessas igrejas consideradas como meio de se ganhar dinheiro, existam líderes que sejam realmente líderes espirituais, e não visem os valores(...)Toda igreja é santa e pecadora(...)Mas não compete a gente julgar quem participa.

Tu usou de muita sabedoria nessas palavras. Todos sao homens antes de mais nada, não podemos esperar nada de homens, sendo lideres religiosos ou não, aos meus olhos quem vai a uma igreja deveria ir buscar a Deus e naum a um padre, pastor ou qqr lider certinho. "MALDITO O HOMEM QUE CONFIA NO HOMEM."




O grande problema é não haver controle sobre as doações. Se houvesse um caixa registrando tudo (por mais que isso pareça ter um sentido comercial), isso seria resolvido, já que envolve questões tributárias.

Acredite ou não, todas as religioes que recebam qqr forma de dinheiro tem um tesoureiro, pq a partir do momento q se tem um registro por um local ou um predio eles tem de provar como se mantem ali.


(...) em todas! Quem faz certinho não tem nada a se preocupar(...)Alguém sabe dizer exatamente:
  • quanto ganha um pastor ou padre? Isso depende do numero de fieis. Sim, infelizmente é real.Pode ver q um lider de igreja gigante como renascer tem uma fortuna pq tem muitos fieis eqto uma igreja de bairro pequeno por exemplo o cara nem chega a tirar 500 reais.
  • quanto dinheiro é enviado ao Vaticano? Acredita mesmo q o vaticano ainda recebe algo? Eu não saberia responder a essa mas acredito q é o vaticano q empresta dinheiro pra igrejas menores.
.

Mas falar de religiao é algo beeeeeem dificil, acredito q o homem naum deveria seguir a religioes e religiosidades, deveria sim seguir a deus, mas a partir do momento que fala: SOU DA RELIGIAO TAL ele ja entra em varios conflitos q qse nunca tem fim, oq é uma pena.
 
E em outra passagem ele deixa bem claro que os tributos devem ser pagos... e diz aquela frase que é tão conhecida por todos... "dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus"...

O que posso dizer? O cara é "O Cara". :grinlove:

Vana só uam coisa: essa parte é muito usada no meio Evangélico para, justamente, validar os valores doado a ogreja; porém uma leitura atenta do Capitulo TODO msotra que Jesus fala que o que deve ser dado a Igreja seria uma refer~encia a parte "espiritual". Algo como: Tributos devem ser pagos no mundo dos Homens, Deus quer receber nossos espiritos".

Outra coisa ( e não vou me extender no assunto pra não piorar tudo) é que tal texto foi escrto obviamente como modo de evitar maiores problemas com o Império Romano. O texto de Mateus foi escrito durante a caça aos cristãos e uma das maiores acusações era justamente que os eeguidopres de Jesus não pagavam impostos... Tentaram resolver isso com a inclusão dessa passagem.
 
Vana só uam coisa: essa parte é muito usada no meio Evangélico para, justamente, validar os valores doado a ogreja; porém uma leitura atenta do Capitulo TODO msotra que Jesus fala que o que deve ser dado a Igreja seria uma refer~encia a parte "espiritual". Algo como: Tributos devem ser pagos no mundo dos Homens, Deus quer receber nossos espiritos".

Outra coisa ( e não vou me extender no assunto pra não piorar tudo) é que tal texto foi escrto obviamente como modo de evitar maiores problemas com o Império Romano. O texto de Mateus foi escrito durante a caça aos cristãos e uma das maiores acusações era justamente que os eeguidopres de Jesus não pagavam impostos... Tentaram resolver isso com a inclusão dessa passagem.

Rama... com todo respeito, eu discordo! Essa parte não é usada para validar os valores doados à igreja... o dízimo, as primícias, estão bem definidos desde gênesis... e não somente quanto a valores... mas quanto à forma que o dízimo é devolvido. Tanto que não adianta você entregar à igreja 100 reais se este é entregue com o coração sujo... aos olhos de Deus isso não tem valor algum... mas aquele 1 real entregue de coração grato, esse sim sobe como aroma suave a Deus. Essa é a minha leitura, pelo menos.

Agora, se você acha que os dízimos são errados, dá uma lida em Malaquias e me diz o que cê acha! :wink:
 
Última edição:
Se não fosse um "comércio" rentoso, não teria uma igreja evángelica a cada esquina...
É um comércio rentoso, sim, mas vamos analizar. Qual é o problema nisso? As pessoas pagam pra fazer terapia, e friamente analizando, pra que servem os cultos se não pra isso? (Estou adotando aqui um ponto de vista cético, pois eu acho que um reunião em nome de Deus é muito mais do que terapia. Além de quê, não é obrigatório).

O pessoal que mantém as igrejas não tem outras fontes de renda se não o dízimo (com a finalidade de manter a igreja funcionando). E muitos tomam isso como meio de vida também, o que pra mim é perfeitamente justificável; já que o que eles estão fazendo ali é trabalhar.

Cabe mencionar também que não existe um Vaticano para as igrejas evangélicas.

A minha leitura de alguém que contribui com dízimo é a seguinte: "Eu vou contribuir de forma que esta igreja se mantenha e faça bem às outras pessoas, da forma que me tem feito".
 
Última edição:
Antigamente, realmente, a Igreja Católica dizia que ou você dava dinheiro e ia pro céu ou não dava nada e ia pro inferno, mas hoje não é assim. O que foi feito realmente foi terrível, mas não se vê hoje o que se via na Idade Média.

Na Idade Média, havia as indulgências: documentos com valor estipulado que considerava o comprador livre de todos os seus pecados. A indulgência era baseada no "Tesouro da Igreja", que eram as boas ações de homens santos, imunes ao pecado, que podiam ser vendidos, por mais estranho que isso possa parecer. Trocando em miúdos, era a venda do perdão, e não exatamente o dízimo contemporâneo.

Enquanto as igrejas forem tratadas como entidades especiais sempre existirão acusações e dúvidas. No mínimo uma prestação de contas anual (como qualquer entidade que arrecade dinheiro) aberta, pública e auditada deveria existir.

A Igreja adequada ao modernos moldes capitalistas? Deixando de ser uma organização autônoma que sobrevive de doações, para se tornar uma espécie de empresa?:think:
 
Rama... com todo respeito, eu discordo! Essa parte não é usada para validar os valores doados à igreja... o dízimo, as primícias, estão bem definidos desde gênesis... e não somente quanto a valores... mas quanto à forma que o dízimo é devolvido. Tanto que não adianta você entregar à igreja 100 reais se este é entregue com o coração sujo... aos olhos de Deus isso não tem valor algum... mas aquele 1 real entregue de coração grato, esse sim sobe como aroma suave a Deus. Essa é a minha leitura, pelo menos.

Agora, se você acha que os dízimos são errados, dá uma lida em Malaquias e me diz o que cê acha! :wink:

Vana vc entedneu errado. Eu não quis dizer se é certo ou errado a entrega de doações e/ou dizimo. Apenas que a citação do trecho do Evangelhod e Mateus é usado (comumente e não por uma ou outra igreja/seita) de forma erronea; o texto deixa claro que Jesus diz que a separação a que ele faz referência não é entre "dinheiro de César e dinehiro de Deus", mas entre "coisas do Mundo dos Homens e coisas de Deus".

Sobre ler a Biblia para obter respostas passadas por igrejas é outrra discussão enorme que não vem ao caso, até pq os cristãos partem do principio que a Biblia é de inspiração divina, eu tenho pra mim que é um livro com razões e criação humana. As vezes inspirada, as vezes planejada.

Por fim: não sou contra dizimos. Sou contra usar as angustias, medos e situação psicológica frágil para se tornar rico. O dinheiro doado por quem pode, quem está em plenas condições psicológicas e empregado em auxilio e ajuda aos outros (e aqui desde a Igreja católica até as igrejas Evangélicas, espritas, umbandistas, etc..) é válida e deveria ser estimulada.
 
Enquanto o Brasil não promover sua laicização, apesar da Constituição tentar passar o contrário, continuará ocorrendo sem-vergonhices assim.
Benefícios fiscais pra instituições religiosas, pra quê? São empresas como outroas quaisquer, como já bem defenderam nesse tópico.
Outro exemplo são os políticos-bispos. Será coincidência uma grande parcela de envolvidos em esquemas de corrução no congresso serem gente dessa espécie? Alguma cláusula no Código Eleitoral devia impedir tais aberrações.

Mas, como já falaram, enquanto existir religião haverá gente mal-intencionada angariando recursos em cima de gente humilde/fanática/burra.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo