• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Líder dos istari

Beleza, Saruman era o mais poderoso, então como o Gandalf quebrou o cajado dele e fez ele ficar trancado com medinho em Orthanc ???
 
Porque naquele momento Gandalf estava com permissão dos Valar para exercer com maior plenitude seus "poderes" de maia na Terra-Média. Ele teve seu corpo morto na luta com o balrog, mas retornou para ajudar no combate a Sauron, como um reconhecimento a sua fidelidade e esforços. Ele não estava tão limitado, já que não usava mais um corpo como o nosso. Usava uma forma física semelhante àquela que usava em Aman, apenas "uma vestimenta" para os ainur em Arda. Lembra dessa citação no Silmarillion?

O Gandalf ter quebrado o cajado do Saruman foi um ato simbólico para representar que o líder agora era ele, reconhecido pelos Valar como fiel.
 
Riff disse:
Sim, talvez, mas seguindo esse preceito Sauron não teria poder nenhum já q negro é a ausencia de cores :mrgreen:

Então se o preto é ausencia das cores, Saruman poderia ter uma vantajem numa luta entre ele e Sauron (com o Um Anel)?
 
Não, o Riff tá só brincando. Numa disputa pelo Anel Sauron estaria sempre na vantagem, mesmo sem a posse do Um. Gandalf poderia vencê-lo por não ter nenhumas das desvantagens da corrupção, mas Saruman não teria nada pra compensar o maior poder e a lealdade do Anel para com Sauron.
 
Gandalf poderia vence-lo?
Enfim, que não ficasse obsecado pelo Um Anel poderia vencer Sauron?
 
Perdão por não citar a referência exata, mas é uma carta de Tolkien e disponível na Valinor.

Nela, Tolkien supõe o que poderia haver caso Sauron recuperasse o Um. Num último e desesperado esforço, Gandalf poderia ir até Barad-Dûr e desafiar Sauron para um confronto. Como ele estava com sua forma plena de maia, seria uma bela briga, com boas chances para ambos os lados.
 
Finrod disse:
Gandalf poderia vence-lo?
Enfim, que não ficasse obsecado pelo Um Anel poderia vencer Sauron?

Não... Gandalf fala nominalmente em TTT que era o mais forte que cruzaria o caminho de Aragorn, Legolas e Gimli, depois do Senhor do Escuro. E Sauron não era um istari, com poderes limitados, mas um ainur, mesmo que não em sua plenitude de poder. Acredito que Gandalf perderia em um embate com Sauron, mas não sem antes fazer alguns estragos.

De qualquer modo, não era esse o propósito dele na Terra Média.
 
Não... Gandalf fala nominalmente em TTT que era o mais forte que cruzaria o caminho de Aragorn, Legolas e Gimli, depois do Senhor do Escuro. E Sauron não era um istari, com poderes limitados, mas um ainur, mesmo que não em sua plenitude de poder. Acredito que Gandalf perderia em um embate com Sauron, mas não sem antes fazer alguns estragos.

E as lutas q Gandalf tinha com Sauron, tipo, de vez em qndo Gandalf sentava numa montanha e combatia o poder do olho, ele fala isso no capitulo "Cavaleiro Branco", o Gandalf podia vencer Sauron sim, Sauron tbem tinha seus poderes limitados sem o anel, e o anel liberaria o poder de Gandalf, vai ver era pra isso q Saruman queria o anel, pra liberar seus poderes :roll:
 
É dificil dizer quem venceria uma batalha dessas. Gandalf, é claro, tem seus poderes limitados, mas depois que ele reaparece para Aragorn, Legolas e Gimli, ele já pode usar parte de seu poder, que o deixa mais poderoso. É dificil dizer, levando em conta que ambos são maia e poderosissimos
 
Eru disse:
Acredito que Gandalf perderia em um embate com Sauron, mas não sem antes fazer alguns estragos.

Mas os estragos que Gandalf faria no Sauron, seria com o Um Anel ou sem o Um Anel?(eu digo, Sauron com o Um Anel, ou sem)
 
Aqui vai um trecho da Carta 146 de Tolkien:

Dos outros poderia-se esperar que só Gandalf fosse capaz de enfrentá-lo - sendo emissário dos Poderes e uma criatura da mesma ordem, um espírito imortal que tem uma forma física visível. No “Espelho de Galadriel”, 1381, parece que Galadriel pensava-se capaz de controlar o Anel e suplantar o Senhor do Escuro. Se fosse, então também eram os outros guardiães dos Três, especialmente Elrond. Mas esta é outra questão. Era parte do artifício essencial do Anel encher as mentes com imaginações de poder supremo. Mas este o Grande tinha considerado bem e tinha rejeitado, como é visto nas palavras de Elrond ao Conselho. O rejeição de Galadriel da tentação foi fundada em pensamento e resolução prévios. Em todo caso Elrond ou Galadriel teriam procedido na política agora adotada por Sauron: eles teriam construído um império com grandes e absolutamente servis generais e exércitos e máquinas de guerra, até que eles pudessem desafiar Sauron e destruí-lo à força. Confrontação com Sauron sozinho, sem ajuda, cara a cara não era considerada. Pode-se imaginar a cena em que Gandalf, digamos, fosse colocado em tal posição. Seria um equilíbrio delicado. Em um lado a verdadeira submissão do Anel à Sauron; no outro força superior porque Sauron não estava de fato de posse, e talvez também porque ele estivesse mais fraco pela longa corrupção e despêndio de vontade dominando inferiores. Se Gandalf fosse o vencedor, o resultado teria sido para Sauron igual à destruição do Anel; este teria sido destruído para ele, levado para sempre dele. Mas o Anel e todos seus trabalhos teriam resistido. Este teria sido o mestre no final.
 
Muito boa essa passagem.
Só que eu acho praticamente impossivel um confronteo cara a cara. e os exercitos?
Todas as cartas continuam sempre abertas para leitura no site?
 
Maglor, agora que você postou a Carta já está esclarecido, mas não custar lembrar que não seria uma disputa entre Sauron com Um contra Gandalf, e sim uma batalha de Gandalf com o Um contra Sauron pela posse completa do Um.
 
O Um tem muito poder e magia colocadas nele. O Um tem o poder de dominar seu usuário. Penso que se Gandalf colocasse ele, alguma coisa feia aconteceria, tipo uma luta para não ser dominado. Claro que isso acontece lentamente, assim como foi com Gollum e já estava acontecendo com Frodo. A minha dúvida é se Gandalf teria como suplantar esse poder do Um.
 
Acho q o fato de coloca-lo já seria uma ato sob a dominação do Um, Gandalf não faria isso em sã conscience, ele nem tocava no anel
 
aí que tá! Ele não ousa nem tocar no Um. Isso quer dizer que ele sabe o poder deste e respeitava muito os poderes de Sauron. Penso que seria impossivel um confronto mano a mano entre eles, principalmente com Gandalf usando o Um.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo