• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Líder dos istari

Bom, talvez pq Eru tivesse designado q Saruman fosse o lider, alem disso ele era o mais poderoso.
E teve uma vez q eles fizeram uma votação pra saber quem seria o lider, tds votaram em Saruman, menos a Galadriel q votou no Gandalf.

É td q sei no momento...
 
Hum... não esqueça... um istar, dois istari :wink:

Bom... no Contos Inacabados tem esse trecho aqui :

Temos que presumir que eles (os istari) eram todos Maiar, isto é, pessoas de ordem "angelical", mas não necessariamente da mesma classe. Os Maiar eram "espíritos", porém capazes de auto-encarnação, e podiam assumir formas humanóides. Diz-se (por exemplo, o próprio Gandalf afirma) que Saruman era o chefe dos istari, isto é, mais elevado na estatura valinoreana que os demais. Gandalf era evidentemente o próximo na ordem.

outra boa fonte de pesquisa sobre o assunto são esses dois textos na Valinor :

http://www.valinor.com.br/artigos/artigo.asp?ID=115&highlight=istari

http://www.valinor.com.br/artigos/artigo.asp?ID=320&highlight=istari

Rotten Generation disse:
E teve uma vez q eles fizeram uma votação pra saber quem seria o lider, tds votaram em Saruman, menos a Galadriel q votou no Gandalf

Isso nunca aconteceu, já que Galadriel já estava há MUITO tempo no leste

Espero poder ter ajudado
 
Galadriel votou em Gandalf para líder do Conselho Branco, já na Terra-Média, mas foi voto vencido e elegeram Saruman.
 
Barlach disse:
Galadriel votou em Gandalf para líder do Conselho Branco, já na Terra-Média, mas foi voto vencido e elegeram Saruman.

Sim, mas isso nada tem a ver com o tópico, já que ele se referia à liderança dos Istari. :wink:
 
Quanto ao q o The Transcendent One falou, isto e q me deixa encafifado, no Contos Inacados fala que Saruman era o mais poderoso, no Silma fala q Olórin era o maia mais sabio, qual das versões é a certa?
Ou é tudo uma questão de interpretação?
 
Mas tanto faz o poder, pois na Terra-Média os istari foram proibidos de usar seus poderes!
Logo Gandalf, o mais sábio, deveria ser o líder.
Não concorda?
 
Não. Saruman ainda assim pertencia a uma classe mais alta que Gandalf. Esse era o motivo dele ser o lider.
 
Mas tanto faz o poder, pois na Terra-Média os istari foram proibidos de usar seus poderes!
Os poderes eram limitados, mas mesmo assim eram usados; As pinhas incandescentes q Gandalf jogou nos wargs, O galho q explodiu qdo a comitiva foi cercada por lobos em Eregion, o encantamento q trancou a porta em Moria impedindo por um tempo a passagem do Balrog... td isso era poder, estou certo???
 
Esse tipo de poder acho que era uma coisa mínima perto do que Gandalf poderia fazer se pudesse realmente usar seus poderes com total liberdade. O Cinturão de Melian era um exemplo do tipo de coisa que um Maia podia realmente fazer (em magnitude de poder, eu quero dizer). O que o Gandalf fez comos poderes dele foi fichinha perto disso. Ele usou um mínimo do poder dele nessas horas aí.

A posição de Saruman como o líder da Ordem parece que é devida ao fato de ele ter se apresentado primeiro quando os Valar pediram candidatos a irem para a Terra Média na condição de Istari (Contos). Além disso, Saruman devia ser um Maia muito poderoso e considerado por todos pela sua habilidade e por seus conhecimentos, isso já em Aman. E finalmente, o que quer que se diga sobre o seu caráter, Saruman era um líder nato, e ele podia usar essa vocação para a liderança tanto comandando Istari quanto organizando exércitos de Orcs. Gandalf, em comparação, temia ir para a Terra Média e disse isso claramente a Manwë. Ele jamais teria começado sendo o líder dos Istari nessa condição.
 
Esse tipo de poder acho que era uma coisa mínima perto do que Gandalf poderia fazer se pudesse realmente usar seus poderes com total liberdade. O Cinturão de Melian era um exemplo do tipo de coisa que um Maia podia realmente fazer (em magnitude de poder, eu quero dizer). O que o Gandalf fez comos poderes dele foi fichinha perto disso. Ele usou um mínimo do poder dele nessas horas aí.
realmente os poderes dos istaris eram bem maiores, o gandalf com força total deveria acabar com o Sauron

só uma pergunta: Qual era o poder de Saruman?? alguma coisa relacionado com controle da mente atraves das palavras????
 
É difícil de dizer como funcionava a voz de Saruman, mas uma coisa era certa: não se tratava de nenhum tipo de controle da mente. Se fosseisso ele não ia precisar nem se dar o trabalho de gastar a voz com discursos. Acho que era mais que a voz dele era muito persuasiva e agradável, e isso (mais uma dose de encantamento, também) fazia com que as pessoas achassem certo tudo o que ele dizia.

Dizer que o Gandalf podia acabar com o Sauron é um exagero. Ele podia fazer mais do que explodir traques no ar, mas não sabemos se chegava a tanto, tambem. Nem oito nem oitenta, certo? :wink:
 
Dizer que o Gandalf podia acabar com o Sauron é um exagero. Ele podia fazer mais do que explodir traques no ar, mas não sabemos se chegava a tanto, tambem. Nem oito nem oitenta, certo?
foi só exagero mesmo, não dá pra saber a verdadeira força do G.

Mas, o poder do Saruman era esse então; persuasão, será q não tinha mais nenhum???
 
Ah, devia ter sim. Ele era um maia, e em sua forma natural (sem estar encarnado) ele devia ser muito poderoso. Mas isso aí a gente não sabe com certeza, só pode supor. Por exemplo, ele devia ter muito poder mental para conseguir usar a palantír, já que ele não tinha o direito de usar a pedra e portanto era difícil para ele controlá-la (Contos).
 
Saruman era o branco... A cor branca significa a fusão de todas as cores... E é dito quie a roupa dele parecia mudar de cor quando se olhava pra ela... Viajando um pouco, talvez ele tivesse um pouco do poder de cada Istar.
(Acho que viajei demais, não?)
 
Sim, talvez, mas seguindo esse preceito Sauron não teria poder nenhum já q negro é a ausencia de cores :mrgreen:
 
Então, poderia se dizer que Saruman é o mais forte dos Istari?'
E que Gandalf seria o mais sábio dos Istari?
 
Além da grande capacidade mental, Saruman devia ter também um enorme poder criativo, a julgar pelas máquinas que fez em Isengard.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo