• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Licitação do trem-bala CPS-SP-RJ liberada

Uma das coisas mais absurdas que eu li foi que a opção por ser de superfície é pros "turistas poderem ver a cidade". Primeiro, metrô não é pra turista, é pra morador. Segundo, de superfície adotem o sistema de Curitiba, quem tem custos na faixa de 10x menores que o metrô.
Mas pelo que eu li Salvador não tem demanda suficiente pra um metrô (pelo menos não nos trechos sendo construídos / pensados).
A demanda até que tem, ou pelo menos não é um dos fatores negativos que mais chamem a atenção.

Aproveitando o embalo, como pediu Morfindel, e Deriel já tendo citado a justificativa ridícula para o "metrô de superfície":

1. Defasagem: o metrô já vai ser inaugurado com tecnologia antiga. Posso procurar mais detalhes, mas tem algo a respeito de peças nos trilhos que já deixaram de ser fabricadas, e isso vai ser um problema durante a manutenção;
2. Vagões: já foram comprados há uns dois ou três anos, e o governo paga uma dinheirada para mantê-los armazenados nesse tempo todo. ACREDITEM;
3. Superfaturamento: quase todo ano o custo aumenta;
4. Redução gradual da rota: a previsão atual já é muito menor do que a prevista no início da construção. Todo ano eles diminuem.
5. Preço: dizem algo em torno de R$15,00 pela passagem. É brincadeira? Só se for mesmo pela viagem de montanha-russa;
6. 12 anos. 12 anos e nada.
7. Estações: respirem fundo e ouçam: NÃO TEM BANHEIRO. As estações NÃO TÊM BANHEIRO. BANHEIRO, SANITÁRIO, TOILLET, MIJADOURO, CAGÓDROMO. Não tem. Não tem banheiro.

E o que torna a coisa toda pior: vai ter copa aqui e o transporte público que já existe é uma piada.
 
Putz e eu que pensava que o fura-fila de SP fosse o pior projeto superfaturado.

Levou mais de uma década pra sair do papel e que no final não teve trilhos pra ser um moderno trem de superficie como no projeto original e com tanto dinheiro jogado fora numa obra superfaturada no final virou um elevado de concreto pra alguns ônibus andarem mais rápido em cima dele.

Ok é uma linha de transporte rápida, mas o prometido era um trem de superfície bem moderno e veloz e que foi o marketing que o Maluf fez pra eleger aquele lixo do Celso Pitta.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo