1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Licitação do trem-bala CPS-SP-RJ liberada

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Olórin of Lórien, 8 Nov 2011.

1. Thanatos

Thanatos Mortinho Usuário Premium

Até ter a licitação...até se encerrar a licitação(se alguem ganhar)...até começarem as obras...até terem algumas greves dos trabalhadores....olha...

2. Morfindel Werwulf Rúnarmo

Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

O Estádio do Corinthians e a Cidade da Música saem antes. Podem ter certeza.

• LOL LOL x 2
  3. Deriel

Deriel Administrador

Pode demorar mas é algo que tem que ser feito. Não há outra solução plausível para a rápida integração entre grandes centros urbanos além dos trens rápidos. A regra européia é simples: se uma viagem de trem demora menos de 4 horas tudo indica que ela, no cômputo geral da viagem (deslocamento até ponto de embarque + check in + embarque + viagem + desembarque + check out + deslocamento até destino) é mais rápida do que avião.

Obviamente ninguém seria louco de propor uma rota Salvador - Rio de Janeiro, mas rotas como São Paulo - Rio de Janeiro, Curitiba - São Paulo, - Belo horizonte - São Paulo eu vejo como naturais. Desafoga aeroportos para rotas mais longas, diminui o consumo de combustível, aproxima as cidades.

Última edição: 10 Nov 2011
    • Gostei! Gostei! x 3
  4. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

As licitações vinham sendo sistematicamente adiadas, vamos ver quando essa palhaçada acaba e finalmente sai alguma coisa.

5. Deriel

Deriel Administrador

Uma delas foi adiada por falta de interessados, ou seja, o governo conseguiu tornar a obra desinteressante.

6. Elessar Hyarmen

Elessar Hyarmen Senhor de Bri

A principio nem precisa de ter trem bala ligando bh a sp e rj.

O governo poderia trazer de volta a linha Vera Cruz que ligava BH ao Rio por exemplo assim como ocorre com BH-Vitória e que sempre é muito usada.

7. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

É como eu postei em outro tópico

Quando se fala em Trem Bala muitos sonham com um trem na faixa dos 400Km/h como os trens japoneses

Eu já me daria por satisfeito se tiver uma velocidade média sem escalas em torno de 150Km/h o que permitiria um trajeto Rio-BH, Rio-SP ou SP-Curitiba em cerca de 3 horas que muitas vezes é o mesmo tempo que uma pessoa perde naquele processo burocrático de check-in, check-out fora o tempo de espera pra embarcar que em época de pico fica muito demorado. A viagem de avião só é rapida em si quando você já está dentro do avião e ele finalmente decola. Fora dela tem todos esses fatores que só consomem tempo.

8. Excluído045

Excluído045 Banned

Acho excelente essa notícia, mas é como o Morfindel ironizou. Isso vai levar teeeeeeeeeeeeeeeeeemmpo...

Aquilo que a gente conhece do Brasil. Mas to confiante, mesmo com esses problemas futuros. Nós precisamos desse trem-bala, precisamos dessa integração. O problema nos transportes afasta as cidades, torna difícil qualquer desenvolvimento. Digo mesmo pela Baixada que, com exceção de Santos, é muito atrasada economicamente muito por essas dificuldades de transporte e comunicação entre as cidades e entre elas e a .

• Gostei! Gostei! x 1
  9. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Falta a baixada santista além de trens de viagem, um aeroporto. Chega ser um absurdo uma região metropolitana importante como a que você mora não ter um mísero aeroporto de cargas pra acelarar o escoamento das cargas do Porto de Santos e obviamente de passageiros para o turismo, pois pra mim a base área do Guarujá não é referência pra tal.

• Gostei! Gostei! x 1
  10. Deriel

Deriel Administrador

Nossa estrutura está completamente defasada. Trem só é competitivo se for mais rápido, seguro e confortável do que ônibus ou mais conveniente do que avião. Não adianta nada colocar uma linha.

A rota que você citou tem 664 km e leva 13 horas (!!!!) pra ser percorrida, completamente sem comparação com ônibus, por exemplo. Esse tipo de trecho não leva mais do que 4 horas na Inglaterra se for expresso ou 6 se for pinga-pinga. E isso que a rede da Inglaterra é a pior da Europa Ocidental.

Trem não é (só) turismo. Trem é meio de transporte rápido e confortável.

• Gostei! Gostei! x 1
  11. Eriadan

Eriadan Usuário Usuário Premium

Ai ai, ouvir falar de trem bala parece lenda para quem mora numa cidade em que um metrô com linha de 48km está sendo construído há 12 anos. :roll:

• Gostei! Gostei! x 1
  12. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Mas metrô é sempre complicado por ser um tipo de obra que envolve muita escavação em cidades que já estão muito urbanizadas. Sempre terá um custo por kilômetro construído muito elevado.

13. Eriadan

Eriadan Usuário Usuário Premium

Mas é isso que torna a coisa engraçada: quase não tem trechos subterrâneos. O pessoal aqui chama de "montanha-russa", porque tem mais inclinação do que tudo. Haja concreto!

E tem mais outras séries de tosquices, eu enumeraria se fosse o tema do tópico.

Última edição: 10 Nov 2011
  14. Morfindel Werwulf Rúnarmo

Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

A pior? Temos que ser ruins também, assim vamos nos tornar melhores.

Aproveita o embalo.

15. Deriel

Deriel Administrador

Eu acompanhei um pouco a história do metrô de Salvador, me interessei pelo assunto desde minha viagem pela Europa alguns anos atrás. Uma das coisas mais absurdas que eu li foi que a opção por ser de superfície é pros "turistas poderem ver a cidade". Primeiro, metrô não é pra turista, é pra morador. Segundo, de superfície adotem o sistema de Curitiba, quem tem custos na faixa de 10x menores que o metrô

Em Curitiba estamos adotando o metrô porque a linha inicial simplesmente está saturada para ônibus. Mas pelo que eu li Salvador não tem demanda suficiente pra um metrô (pelo menos não nos trechos sendo construídos / pensados).

• Gostei! Gostei! x 1
  16. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Salvador certamente ganha de Brasília. Lá sim fizeram um metrô que até bem pouco tempo tinha uma demanda insignificante praticamente, quase um elefante branco.

Só depois que passou a atender as chamadas "cidades satélites" como Taguatinga e Ceilândia que passou a ser uma linha economicamente viável.

17. Elessar Hyarmen

Elessar Hyarmen Senhor de Bri

Verdade, trem hoje em dia precisamos de tempo mínimo de viagem. Só lamento mesmo o Estado ter elimando a opção da linha férrea de passageiros entre BH-Rio. Podiam ter mantido a linha através de alguma parceria público/privada e depois a adoção gradativa do trem bala.

Eu não sabia que estão construindo o metrô de Curitiba. Noticia boa! Como estão as obras?

Existe uma modalidade de metrô que é chamada de metro aéreo onde o custo é mais em conta que o subterrâneo.

Em Detroit existe uma linha que é chamada de People Mover. É bem interessante essa modalidade e talvez fosse viável para o Brasil dependendo da cidade e de suas condições geomorfológicas. Em cidades como São Paulo, Brasília e Recife seriam bem interessantes

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

• Gostei! Gostei! x 3
  18. Nossa, me lembrou Metrópolis (DC) ou a New York do universo Marvel.

19. Deriel

Deriel Administrador

O grande problema do "metrô aéreo" é que você aliena o arredor, reduz o preço das propriedades, não reduz a ocupação do espaço (não enterra o metrô) e mantém um alto grau de poluição sonora.

O metrô de Curitiba foi licitado agora, recebeu dinheiro do PAC a começa as obras em 2012 com previsão de entrega em 4 anos. É pouco ainda, coisa de 15 km, mas vai desafogar a via mais congestionada de ônibus - temos um biarticulado a cada 3 minutos (cada biarticulado leva 300 pessoas) e não está dando conta da demanda. E chegou no ponto de saturação pois colocar mais ônibus que isso provoca o chamado comboio - todos ficam grudados e quase não andam.

Compartilhar