• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Libertadores 2010

Ontem consegui ver os dois jogos!! Eu torcia por Estudiantes e Flamengo, simplesmente porque queria uma final São Paulo x Estudiantes. Enfrentar o atual campeão e com o Verón daria um ar mais épico ao título tricolor (isso, claro, se o título vier).

Com certeza agora a imprensa colocará o São Paulo como favorito absoluto, mas eu não vejo assim. O Inter é um gigante, é campeão mundial e tem um time absurdamente copero. Na bola, dá São Paulo, eu acho, mas Libertadores é muito mais que isso. Sério mesmo, reparem na campanha do Inter no mata mata: Precisava ganhar de 2x0 do Banfield, ganhou. Podia perder de 2x1 do Estudiantes e perdeu. Sempre no placar limite, sempre em cima. Aliás, o Fossati ano passado fez o mesmo quando treinava a LDU. Podia perder pro Fluminense de 3x0, perdeu exatamente por esse placar.

Vai ser um jogaço. E quem passar é favoritíssimo ao título. Mas o Turgon tá certo, campeão só depois que levantar a taça. Acho difícil Chivas ou La U aprontarem, mas...


PS: Flamengo ontem caiu de pé, merece aplausos. Mas mesmo assim a gente vai dar aquela zuada. Será que o Kibeloco.com.br já mandou umas montagens. :mrgreen:
 
O engraçado é que o São Paulo enfrentou o Cruzeiro e agora vai enfrentar o Internacional. Times que o eliminaram nas edições passadas.
 
Bom é só o Juca Kifurada não falar que o SPFC é favorito que ganhamos, só que infelizmente o zicador já gorou.

[ame="http://esporte.uol.com.br/ultimas/multi/2010/05/17/04029C336CCCA16366.jhtm?juca-sao-paulo-e-forte-candidato-ao-tetra-da-libertadores-04029C336CCCA16366"]Juca: 'São Paulo é forte candidato ao tetra da Libertadores' - Vídeos - UOL Esporte[/ame]
 
Vamos pegar o SPFC de novo. E na minha opinião serão 2 confrontos muito parelhos.
O Internacional vai ter o reforço do Tinga (não sei quem sai, pq por mim o Giuliano era titular fácil fácil neste time, é o jogador mais decisivo no ano). E possívelmente a contratação de um atacante matador, porque esse Alecsandro é muito ruim.

E não tem outra, alguem pode dizer que um é meio favorito, mas a verdade é que não tem como afirmar nada. É o Inter aproveitar como tem feito até agora o fato de jogar a primeira no beira-rio e não tomar gol, e tentar fazer 1 gol que seja no Rogério Ceni.

E domingo agora tem que levar em conta que o Inter vai estar mais desgastado, mas o fato de jogar em casa equilibra as coisas. E nada muda a minha idéia de que o Ricardo Gomes é um treinador fraco, quem arrumou o time foi o Fernandão e não ele.
 
pelego disse:
E domingo agora tem que levar em conta que o Inter vai estar mais desgastado, mas o fato de jogar em casa equilibra as coisas. E nada muda a minha idéia de que o Ricardo Gomes é um treinador fraco, quem arrumou o time foi o Fernandão e não ele.
O São Paulo no sistema 3-5-2 joga melhor. Ele tentou alterar isso, mas quando voltou no esquema de antes, o time melhorou.

Mas ele não é um ótimo técnico realmente.
 
Não tem como chutar absolutamente nada entre SPFC e Inter. Os bambis só devem torcer para que o Tinga não jogue. Isso vai depender das ações do Inter perante a CBF...

Daqui dois meses daremos os palpites. Vai que o R. Ceni, Miranda, Hernanes e Fernandão morram por causa de um acidente numa sauna? Ou vai que o Andrezinho, Kléber, Giuliano e Guinazu morram em um quarto de motel? Tem de ver quem vai se lesionar, quem estará em melhor forma física...
 
Flamengo não mereceu a classificação pela bosta de jogo no Maracanã. Agora não adianta chorar e bater no peito dizendo que o time foi "desclassificado de forma digna". Não foi. É vergonhoso tomar três gols em casa numa quarta de final de Libertadores. Fim.



Se o SPFC levar o tetra seus torcedores ficarão insuportáveis. Mas tanto faz quem levar. Se La U peidar contra o Chivas será engraçado - SPFC x Inter será realmente uma final.
 
Daqui dois meses daremos os palpites. Vai que o R. Ceni, Miranda, Hernanes e Fernandão morram por causa de um acidente numa sauna? Ou vai que o Andrezinho, Kléber, Giuliano e Guinazu morram em um quarto de motel? Tem de ver quem vai se lesionar, quem estará em melhor forma física...


:lol:.:lol:..:lol:..:lol:.:lol:.:lol:.:lol:


mas isso é verdade... só depois da Copa é que poderemos dar palpites... pois até lá muita coisa pode acontecer...
 
E eu fui dormir bem mais cedo. Só quis ver quem era o adversário do SPFC na final. Sinceramente não acreditava na classificação do Flamengo, que já tinha sido até premiado demais naquela loteria de quais piores segundos colocados iriam sobrar pra seguir em frente, depois em seguida veio a última sobrevida por ter pego um time centenário que sempre peida nessa competição. Não adianta se lamentar igual fazem os irlandeses contra a mão de Henry, não fez a lição de casa não passa de ano.

Tirando essa teoria determinista da sina Corinthiana vc tem toda razão.
Mas a gente pode sim e deve se indignar com os casos de violência por parte de torcida na Liberta. Dentro de um ano teve o Fluminense contra dois adversários diferentes, do Flamengo esse ano, do Inter no mesmo dia e das porradas que o Dentinho tomou no Uruguai (se bem que isso foi coisa de jogador).
Na verdade a Libertadores é pior do que campeonato de varzea. E Conmebol não faz porra nenhuma.

Imagina se chega agora Inter ou SPFC contra a La U e os caras tem que jogar uma final de Liberta naquele estádio com capacidade pra 16 mil pessoas com os FDP tacando coisa no time.

Acho que pelo menos o mando de campo a La U deve perder. Pelo menos na final acredito que a Conmebol não vai dar esse mole pra mostrar como a gente aqui na America do Sul é atrasado.

Eu até concordo, mas não com a parte do juiz parar o jogo e dar a vitória ao visitante. Eu acho que o juiz deveria parar o jogo e remarcar um jogo com estádio vazio. O clube, apesar de ter responsabilidade por seus torcedores, não deveria ser tão prejudicado assim por causa de um pequeno grupo. Sim, pequeno grupo, pois não é a torcida inteira que estava jogando moedas, pedras e tanto mais. Claro que uma punição posterior seria muito bem vinda para o clube. Sem contar que a segurança na Libertadores aumenta ou teremos isso acontecendo sempre.

Mas é isso sim. O juiz não pode dar a vitória para o time visitante. O jogo é paralizado e a Conmebol juga o qu evai ser feito. Dependendo do tempo de jogo corrido ela pode sim dar como encerrado, mas nesse caso teria que marcar um outro jogo em outro campo.
Quando eu disse que deveriam eliminar o time da casa, é na minha opinião uma qusetão moral. O regulamento não prevê isso, mas deveria.

O Flamengo não mereceu a classificação. Se tivesse feito o mínimo em casa, ai sim mereceria. O UC fez resultado fora de casa também, então não podemos falar que um mereceu mais do que o outro.
O Flamengo não merceu nem passar pela primeira fase. Mas no caso dos jogos com a La U, mesmo não jogando nada no primeiro jogo, o Flamengo merecia passar sim por que foi prejudicado.
Aqui no Maracanã o Adriano sofreu um penalti semelhante ao que sofreu no Chile. No segundo gol deles aqui no Maracanã eu mesmo achei falah do Bruno a principio, mas desconfiei por qu eo jogadar do Universidad nem comemorou quando a bola entrou. Vendo pela camera do outro angulo ficou claro que o cara sobe se apoiando no Bruno e não deixa ele subir. No primeiro gol do Flamengo, antes do Adriano partir para a area ele empurra o zegueiro chileno. Então eu vi dois erros a favor da Universidad e um a favor do Flamengo.
Ai neguinho diz que o Flamengo perdeu a vaga por que nnao jogou bem aqui no Rio. Isso é verdade, mas mereceu um placar melhor no Chile. Além das duas vezes que o cara segurou o Adriano pela camisa (uma delas a bola já tinha saido) tem o uso de um recurso pouco esportivo por parte da diretoria da La U e por conivência da Conmebol. Ou seja, marcar um jogo para um estádio onde os caras tacam até bola de golfe nos jogadores. Caldeirão é uma coisa. Selvageria é outra.

E aquele penalty no Adriano, o juiz nunca marcaria! Sério, isso é Libertadores. Quantas vezes eu fiquei ferrado com esse tipo de lance que não é marcado, ainda mais contra o time da casa. O jeito é se acostumar.

Sério? Não sabia que a regra é diferênte para Libertadores.

Mas sem brincadeiras, esse é exatamente o ponto. Ao invés da gente ficar revoltado quando acontece com os outros, a gente se sente vingado por antes aconteceu com a gente também.
Outro dia eu tava vendo um garoto dizer que o juiz não deveria ter voltado o penalti que Rafael do Fluminense defendeu contra o Ceará por que ele se adiantou. O argumento era de que o Bruno se adianta e o juiz não manda voltar.
Como se um erro no passado (e olha que no caso do Bruno foram varios) perpetuasse os outros erros. Como se um erro justificasse o outro.
O Rogério Ceni se adiantou quando defendeu o primeiro penalti do Pet ano passado no Maracanã e o juiz mandou voltar.
Depois o Bruno se adiantou em todos os quatro penaltis que defendeu no brasileirão, além daquele que o Love chutou pra fora no jogo contra o Palmeiras. Tá errado. Era pra voltar todos esses penalti.
Desses quatro penaltis, dois foram batidos pelo Ganso em um jogo no Maracanã. Tirando eu e o F.U.S.A, nenhum outro rubro-negro do universo reconheceu que os dois penaltis foram corretamente marcados pelo juiz. Naquela época qualquer torcedor do Flamengo alegava que foram apenas "puxões de camisa que juiz nenhum marca."

Ver o erro contra a gente é facil. Dificil é reconhecer quando acontece contra os outros.

Ou seja, negunho fica tão p... da vida quando o time é prejudicado pela arbitragem que começa a querer que os adversearios sejam também... só por vingança.

Nesse caso, já que o Henry fez um gol com a mão e o juiz não puniu, vamos então sair jogando handball.

Já que prejudicaram o Palmeiras em um lance de penalti semelhante, devem prejudicar o Flamengo também.

Esse é meu ponto. Eu não acredito que por conta do Flamengo ter tomado pedrada e moedada e bola de golfe na cabeça que o São Paulo ou o Inter devam passar por isso também.
Espero que da próxima vez que alguém puxar a camisa como fizeram contra o Adriano, que o juiz marque o penalti. Seja contra quem for. Espero que a regra seja cumprida e não que os outros sejam prejudicados por que eu fui.

Não tem favorito mesmo. E domingo é uma prévia, mas é outro campeonato, outro momento, é só pra ter uma idéia mesmo.
Também acho que não tem favorito. Na minha opinião, em geral é melhor jogar a primeira em casa. As duas últimas Libertas foram vencidas por times que jogaram a segunda partida fora.
Eu vou torcer pelo Inter e contra o São Paulo pelo motivo de sempre: Inveja.

Vai que o R. Ceni, Miranda, Hernanes e Fernandão morram por causa de um acidente numa sauna? Ou vai que o Andrezinho, Kléber, Giuliano e Guinazu morram em um quarto de motel? Tem de ver quem vai se lesionar, quem estará em melhor forma física...

:lol:
Ah...eu adoro isso aqui.
 
Última edição:
Duque DécioZico95 disse:
Quando eu disse que deveriam eliminar o time da casa, é na minha opinião uma qusetão moral. O regulamento não prevê isso, mas deveria.
Só que isso é bem injusto. Imagina se acontece com seu time. Você não iria gostar.

Um jogo remarcado, sem torcida, eu acho que seria uma pena muito boa para os infratores. E claro, uma suspensão depois. A questão é a segurança. Como um torcedor consegue entrar com uma bolinha de golf no estádio? Esse tipo de coisa que torna tudo uma bagunça.

Duque DécioZico95 disse:
Espero que da próxima vez que alguém puxar a camisa como fizeram contra o Adriano, que o juiz marque o penalti. Seja contra quem for. Espero que a regra seja cumprida e não que os outros sejam prejudicados por que eu fui.
Libertadores é assim. O juiz tem que ter muita experiência e peito para marcar um penalty no final do jogo no campo adversário, sendo que o time da casa está se classificando. A regra não muda, mas aplicá-la que é o complicado.

Sem contar que os juízes em Libertadores não tem segurança! No jogo do U. do Chile vs Alianza Lima o juiz quase apanhou do time visitante por ter validado um gol no final do jogo. Sem contar que o gol foi legal. A questão é, imagina se fosse ao contrário? Com aqueles 15 seguranças e uma torcida invadindo o campo.

Falta segurança em Libertadores!
 
Imagina se chega agora Inter ou SPFC contra a La U e os caras tem que jogar uma final de Liberta naquele estádio com capacidade pra 16 mil pessoas com os FDP tacando coisa no time.

A final se eles chegarem você pode ter certeza que será no estádio Nacional de Santiago. O regulamento não permite vide que em 81 o Flamengo não jogou contra o Cobreloa em Calama que fica em pleno deserto de Atacama, um lugar terrivelmente seco. Se tivesse sido lá teriam enfrentado um verdadeiro caldeirão do inferno, com umidade quase zero e contra um time que batia muito.

Acho que pelo menos o mando de campo a La U deve perder. Pelo menos na final acredito que a Conmebol não vai dar esse mole pra mostrar como a gente aqui na America do Sul é atrasado..

Onde estava ela quando o jogador Elivelton levou uma pedrada feia na cabeça no estádio Defensores Del Chaco e daquele dia em diante ficou meio pirado da cabeça? Só que ele ficou só desacordado por alguns instantes e ficou bem. Eles só vão mexer no regulamento só quando alguém morrer.

Infelizmente a Conmebol é anos luz atrasada nesse quesito. Uma entidade cujo cartão amarelo vale uma cobrança de $100 dólares que disfarçadamente funciona como uma espécie de IMPOSTO DE RENDA dos seus clubes participantes, não dá pra esperar nada.
 
Só que isso é bem injusto. Imagina se acontece com seu time. Você não iria gostar.

Claro que não ia gostar. Mas injusto não é.
Se acontecesse contra meu time eu acho que deveriam era dar a vitória pro adversário sim. Pra isso tem a Conmebol Pra avaliar a gravidade e tomar uma medida compativel
Contra violência de torcida as medidas tem que ser bem rigorosas. Só assim neguinho aprende.

Um jogo remarcado, sem torcida, eu acho que seria uma pena muito boa para os infratores. E claro, uma suspensão depois. A questão é a segurança. Como um torcedor consegue entrar com uma bolinha de golf no estádio? Esse tipo de coisa que torna tudo uma bagunça.
É. No fundo vc tem razão. Eu to falando um pouco ainda no calor do jogo. Isso seria o suficiente para punir o time e a torcida. Em caso de reincidenência ai sim poderiam pensar em uma atitude mais rigorosa.
Repare que não estou falado de uma moeda atirada em campo como um fato isolado, mas de varios objetos atirados em varios momentos da partida por varios torcedores.
Acho que os Chilenos ainda ficam p... por conta do caso do goleiro Rojas em 1989 no Maracanã. O Brasil foi punido pelo foguete da tal torcedora que depois até apareceu na Playboy. Se não me engando o Brasil perdeu o mando de campo por um jogo. Mas a farsa do Rojas acabou por eliminar o Chile de competições internacionais por um bom tempo. Certamente, em plena época de ditadura do Pinochet, a repercussão ufanista no caso deve ter criado um clima de guerra e sentimento de que eles foram injustiçados.

Libertadores é assim. O juiz tem que ter muita experiência e peito para marcar um penalty no final do jogo no campo adversário, sendo que o time da casa está se classificando. A regra não muda, mas aplicá-la que é o complicado.
Pois é. É uma pena.

A final se eles chegarem você pode ter certeza que será no estádio Nacional de Santiago.
Também acho. Tem muita repercussão internacional uma final de Libertadores.

O regulamento não permite vide que em 81 o Flamengo não jogou contra o Cobreloa em Calama que fica em pleno deserto de Atacama, um lugar terrivelmente seco. Se tivesse sido lá teriam enfrentado um verdadeiro caldeirão do inferno, com umidade quase zero e contra um time que batia muito.
E ainda tem a história que os jogadores do Flamengo juram que viram o Mario Soto jogar com uma pedra na mão. O Mario Soto jura que nunca fez isso, mas exatamente Lico e Adílio sairam de campo com o supercilio aberto e sangrando bastante depois de baterem de frente com o Chileno. Existem cenas do jogo que mostram o cara com a mãos fechada como se estivesse realmente segurando algo, mas isso é algo que nunca vai ficar provado.
O que importa aí, é que sem pedra ou com pedra dois jogadores do Flamengo sairam de campo com a testa sangrando.

No terceiro jogo no Uruguai, bem no fim do jogo, depois da fatura liquidada quando o Flamengo já vencia por 2x0 e sobrava em campo o Carpegiane colocou o Anselmo que entrou apenas pra dar uma porrada no Mario Soto. Ele entrou deu um direto na cara do chileno e foi expulso mas lavou a lama dos jogadores do Flamengo.
 
Última edição:
Mas é isso sim. O juiz não pode dar a vitória para o time visitante. O jogo é paralizado e a Conmebol juga o qu evai ser feito. Dependendo do tempo de jogo corrido ela pode sim dar como encerrado, mas nesse caso teria que marcar um outro jogo em outro campo.
Quando eu disse que deveriam eliminar o time da casa, é na minha opinião uma qusetão moral. O regulamento não prevê isso, mas deveria.
Na CL é assim.
No famoso episódio da semifinal entra a Internazionale e o Milan em 2004, o jogo foi paralisado e a Inter foi considerada derrotada por 3X0.



Ai neguinho diz que o Flamengo perdeu a vaga por que nnao jogou bem aqui no Rio. Isso é verdade, mas mereceu um placar melhor no Chile. Além das duas vezes que o cara segurou o Adriano pela camisa (uma delas a bola já tinha saido) tem o uso de um recurso pouco esportivo por parte da diretoria da La U e por conivência da Conmebol. Ou seja, marcar um jogo para um estádio onde os caras tacam até bola de golfe nos jogadores. Caldeirão é uma coisa. Selvageria é outra.
Aqui eu já discordo. E, com muito desgosto, concordo com o Furia.
Eu acho um perigo essa visão da Patricia Amorim e de muitos torcedores em pensar que o time do Flamengo foi um bando de quase heróis que quase conseguiram uma classificação sofrida no Chile. Ao invés de pensar que foram um bando de desconcentrados que perderam a classificação em casa.
Senão é uma história que vai se repetir pra sempre. Entrar relaxado no primeiro jogo, tomar trolha e não conseguir reverter. Que nem foi contra o Defensor.



PS: Mas como eu gosto de analisar as participações através dos anos, na sexta edição da Libertadores que o Flamengo participar a partir de agora seremos campeões.
Estamos em lenta evolução: 2007 eliminados no primeiro jogo das oitavas para o Defensor, 2008 eliminados no segundo jogo das oitavas para o América, 2010 eliminados no primeiro jogo das quartas pela LaU.
Mesma visão que temos do Brasileirão. Veremos se faremos 70 pontos neste ano.
:-P
 
[quote='[F*U*S*A*|KåMµ§]
PS: Mas como eu gosto de analisar as participações através dos anos, na sexta edição da Libertadores que o Flamengo participar a partir de agora seremos campeões.
Estamos em lenta evolução: 2007 eliminados no primeiro jogo das oitavas para o Defensor, 2008 eliminados no segundo jogo das oitavas para o América, 2010 eliminados no primeiro jogo das quartas pela LaU.
Mesma visão que temos do Brasileirão. Veremos se faremos 70 pontos neste ano.
:-P[/quote]

A sua teoria até que tem algum fundamento, mas como sei que gosta de matemática acho que pelo menos no brasileiro o Flamengo já atingiu o topo máximo dessa curva, a tendência agora é descer esse arco de parabola :mrgreen:
 
Se o pico for a pontuações dos ultimos campeões (acima de 70), temos uns 2 anos ainda de subida. :g:


E falou o torcedor do time que já está nesse lado descendente da curva. :g:
78, 77, 75, 65
 
Última edição:
Duque DécioZico95 disse:
É. No fundo vc tem razão. Eu to falando um pouco ainda no calor do jogo. Isso seria o suficiente para punir o time e a torcida. Em caso de reincidenência ai sim poderiam pensar em uma atitude mais rigorosa.
Só lá no fundo para concordarmos em algo, né?

Brincadeira. :mrgreen: :lol:

FÚRIA Da Cidade disse:
A sua teoria até que tem algum fundamento, mas como sei que gosta de matemática acho que pelo menos no brasileiro o Flamengo já atingiu o topo máximo dessa curva, a tendência agora é descer esse arco de parabola
:rofl:

E será que toca o eixo 0 (zero)? :mrgreen:
 
Uma parte importante que passei batido e esqueci de comentar

Acho que os Chilenos ainda ficam p... por conta do caso do goleiro Rojas em 1989 no Maracanã. O Brasil foi punido pelo foguete da tal torcedora que depois até apareceu na Playboy.

Pra mim não foi isso. Vale lembrar que o Flamengo na primeira passagem na fase de grupos só foi pro jogo só algumas horas antes temendo um terremoto num momento quando o pior já havia passado.

Eu tenho um primo que está morando lá em Santiago a trabalho há 2 anos e outro dia conversando sobre futebol com ele, me comentou que parte da imprensa chilena (não toda) viu aquilo como um enorme desagrado ao pais deles já que havia fortes rumores que o Flamengo tentou nos bastidores pressionar a Conmebol a mudar o jogo pra bem longe de Santiago e não bastasse isso no jogo da volta os chilenos enfrentaram o grave problema das fortes chuvas no Rio de forma totalmente respeitosa e solidária e jogaram no Maracanã sem reclamar de nada.

Meu primo que nem carioca é e muito menos flamenguista me contou que teve que aturar provocação e irritação de chileno que nem era torcedor da La U no trabalho do tipo "Tá vendo? Vocês que vivem numa terra muito abençoada reclamam das chuvas que mataram poucas pessoas em algumas horas de chuva. Aqui um simples tremor de terra de alta intensidade pode matar muitos em poucos segundos"

Daí eu deduzo que muitos desses selvagens foram "pilhados" pro estádio influenciados por isso.

Se não me engando o Brasil perdeu o mando de campo por um jogo. Mas a farsa do Rojas acabou por eliminar o Chile de competições internacionais por um bom tempo. Certamente, em plena época de ditadura do Pinochet, a repercussão ufanista no caso deve ter criado um clima de guerra e sentimento de que eles foram injustiçados.

Tá certo que a partir de 90 me tornei mais torcedor de clube do que de seleção, mas com o Brasil (que até merecia também uma puniçãozinha) não aconteceu absolutamente nada. Nas eliminatórias pra 94 em 2 grupos distintos, o Brasil teve a vantagem de decidir os 4 jogos finais em casa e caiu no único grupo que dava duas vagas diretas, enquanto a Argentina ficou no outro em que havia uma direta e outra pra respescagem.

E pensar que por coisas menores e banais a FIFA já deixou de fora várias seleções. Nada como ter o Havelanjão segurando a onda naqueles tempos.

Se o pico for a pontuações dos ultimos campeões (acima de 70), temos uns 2 anos ainda de subida. :g:

E falou o torcedor do time que já está nesse lado descendente da curva. :g:
78, 77, 75, 65

Cair todos estão caindo.

Mas eu fico mais é com a curva que vale, que é das colocações finais e nela tirando o hiato de 2005 priorizando o Mundial, o gráfico do SPFC em 6 anos com 3 primeiros lugares e 3 terceiros, é muito semelhante a de um retificador de onda completa trifásico, ou seja corrente contínua praticamente pura e que ficou até estabilizada entre 2006 e 2008, excelente para alimentar os mais exigentes equipamentos eletrônicos. :mrgreen:


S
:rofl:

E será que toca o eixo 0 (zero)? :mrgreen:

Se for é rebaixamento na certa.

Mas o Flamengo tem sempre a sorte de na parte de baixo do gráfico essa reta ficar sempre tangenciando a linha do rebaixamento.
 
Última edição:
Pra mim não foi isso. Vale lembrar que o Flamengo na primeira passagem na fase de grupos só foi pro jogo só algumas horas antes temendo um terremoto num momento quando o pior já havia passado.

É, eu acho que isso no fundo existe um pouco de alarmismo, mas bastante compreensivel. Quem tá de longe acha realmente que o risco é muito maior. Conheci gente de outros estados que acredita que andar a noite no Rio é impossível. Como sea s ruas fossem tomadas de assaltos, sequestros ou chacinas.
Viajei uma vez pra Florida, onde trabalhei por cerca de 10 anos, aproveitando exatamente o que eles chamam de temporada do furacão pois os preços são mais baixos e as filas nos parques bem menores. Aqui no Brasil, as pessoas viam as notícias de furacões por lá e achavam que eu tava louco.

No caso da tentativa do Flamengo tirar o primeiro jogo de Santiago, pode ser que no fundo exista alguma malandragem, mas o receio e a pressão dos que tem que viajar para lá era real.

O Flamengo tentou nos bastidores pressionar a Conmebol a mudar o jogo pra bem longe de Santiago e não bastasse isso no jogo da volta os chilenos enfrentaram o grave problema das fortes chuvas no Rio de forma totalmente respeitosa e solidária e jogaram no Maracanã sem reclamar de nada.

Não tinha razão para os reclamar da mudança da data. Eles foram os maiores beneficiados. Isso prejudicou a presença da torcida do Flamengo e o melhor de tudo. La U que ia jogar na quarta no Marcanã, no domingo fazer um clássico no Chile e na terça em Caracas acabou se dando bem, por que o jogo do Chile foi adiado em função da mudança do dia do jogo no Maracanã.

Daí eu deduzo que muitos desses selvagens foram "pilhados" pro estádio influenciados por isso.
Ah cara, vamos combinar. Isso não aconteceu apens com o Flamengo. Isso já é deles. E não são só eles. O Fluminense ano passado sofreu ainda mais que o Flamengo. As pedradas aconteceram no Chile e também no Paraguai.

Tá certo que a partir de 90 me tornei mais torcedor de clube do que de seleção, mas com o Brasil (que até merecia também uma puniçãozinha) não aconteceu absolutamente nada. Nas eliminatórias pra 94 em 2 grupos distintos, o Brasil teve a vantagem de decidir os 4 jogos finais em casa e caiu no único grupo que dava duas vagas diretas, enquanto a Argentina ficou no outro em que havia uma direta e outra pra respescagem.
Mais uma razão pra eles se quardarem mágoa disso. Os jornais chilenos estamparam manchetes considerando o acidente uma guerra com um final escandaloso e os brasileiros de criminosos e "negros patudos". Olha só esse link de um site do Chile:

http://charlatecnica.cl/2009/09/a-20-anos-del-maracanazo-resumen-video-fotografico/

No final das contas eles são punidos por que o goleiro simula ter sido atingido por um sinalizador de fumaça, mas o Brasil não leva pena nenhuma por que embora o sinalizador não tenha atingido ninguém foi jogado dentro do campo...e a safada que jogou o treco dentro do campo ainda vira capa da Playboy?

Claro que isso aconteceu a 21 anos e a galera mais nova não lembra. Mas no Chile liderado pela ditadura ufanista de Pinochet, não foram poucos os que mesmo depois da farsa desmascarada guardaram rancor do Brasil. Eu fui a esse jogo e dois anos depois quando comecei a trabalhar na Florida, trabalhei com grupos de chilenos. A maioria absoluta dizia o acidente foi uma vergonha para o futebol chileno, mas diziam também que o Brasil não foi punido por que era o queridinho da FIFA.
Esse é outro ponto curioso. Assim como nós achamos que a Conmebol tá sempre prejudicando a gente, eles acreditam com toda certeza que a FIFA benefica o Brasil e prejudica eles.

Engraçado que o Rojas, protagonista da farsa, depois foi jogar no SPFC. Ou seja, se o FÚRIA lembra do Danrlei e do Bruno como exemplos de goleiros mau caraters, tá esquecendo de botar o Rojas na lista...
 
Última edição:
Engraçado que o Rojas, protagonista da farsa, depois foi jogar no SPFC. Ou seja, se o FÚRIA lembra do Danrlei e do Bruno como exemplos de goleiros mau caraters, tá esquecendo de botar o Rojas na lista...

Cada caso é um caso.

Uma coisa é passarem anos e anos e o cara não se esforçar nem um pouco pra mudar errando seguidamente e no caso do Danrley ele tinha uma carreira promissora tanto pra jogar na Europa e sel. brasileira só que jogou fora e só regrediu na carreira. Outra é o caso do Rojas onde ele errou feio uma única vez, mas reconheceu o erro e se dispôs totalmente a mudar.

O Rojas veio meio que exilado ao Brasil disposto a recomeçar sua vida do zero. E aqui no SPFC por incrivel que pareça não há o que reclamar. Foi um bom treinador de goleiros e até quebrou o galho como técnico-tampão em alguns jogos.

Ele é tão agradecido ao SPFC que chegava a trabalhar até além da conta como se fosse um escravo como se sentisse que tinha que fazer sempre aquilo pra pagar pelo erro que cometeu.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo