• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Libertadores 2008

Status
Fechado para novas mensagens.
Bela desculpa. Então países tradicionais como Inglaterra e Espanha não podem ter estádios MUITO mais tradicionais do que o Maraca, só porque são países pequenos?

Mas ele não citou só Inglaterra e Espanha. Wembley é provavelmente o estádio mais tradicional do mundo, mais q o Maraca. Mas na hora q ele começa a citar o Centenário, Monumental e Azteca ele tá se beneficiando do fato de existirem em país com futebol concentrado em 1 capital ou pouco tradicional de forma q os grandes jogos são concentrados neles.

E no brasil, fora de São Paulo, Rio, Porto Alegre e Belo Horizonte, onde temos times vencedores de verdade, com tradição e fama internacional? No recife? Na Inglaterra, temos Manchester, Londres, Liverpool...

Vc citou aí 4 cidades. É mais doq qq país, inclusive q a Inglaterra que tem LIverpool, Manchester e Londres, mas as finais de todas as Ligas locais são jogadas em Wembley, independente do time q estiver na final.
 
Por que chutou o Balde? É o único estádio do mundo a sediar DUAS finais de Copas.
Segundo o argumento do Furia. Só valeria se tivesse sido o México quem tivesse ganho as 2 copas. Ou algum time mexicano vencido a Libertadores.

Eu só estou seguindo o critério que ele colocou aqui desde o início.
E vendo as barbaridades que saem. Como Manizales.....
 
Segundo o argumento do Furia. Só valeria se tivesse sido o México quem tivesse ganho as 2 copas. Ou algum time mexicano vencido a Libertadores.

Eu disse que no quesito "virgindade" no diz respeito a Copa do Mundo e Libertadores o Azteca de fato até empata com o Maracanã pois nunca viu a seleção e nenhum time local vencer essas competições lá. E nem tem como o México sediar uma finalíssima de Libertadores, já que pelo regulamento time de país convidado mesmo tendo feito melhor campanha tem que jogar obrigatoriamente o primeiro jogo da final em casa.

Só que o Azteca tem muito mais finais de campeonato nacional decididas lá e internacionais também já que foi palco não só de 2 Copas do Mundo como também Mundial Sub-20, Copa das Confederações, Copa Interamericana, Final olimpica de futebol (quando a cidade do México foi sede Olimpica) e a Copa da Concacaf.

Sem esquecer que é um dos pouquíssimos grandes estádios do mundo que mesmo tendo sido enxuto ainda consegue comportar 100mil.

Já o estádio Centenário ganha não só pela idade, mas no auge do futebol uruguaio decidiu várias Libertadores e do Mundial Interclubes quando era no sistema ida e volta.
 
Última edição:
O Brasil é o único país pentacampeão mundial, o Maracanã, sem desrespeitar ou menosprezar nenhum outro estádio brasileiro, é sua sede mais importante. Isso nenhum outro no mundo tem a seu favor.

É extremamente difícil medir a tradição de um estádio, diria até que ela é incomensurável, pois sempre estaremos sujeitos a critérios subjetivos. Podemos ficar aqui colecionando fatos e tentando arrastar a brasa para essa ou para aquela sardinha, mas no fim ficará a certeza de que não fomos imparciais.

E mais, independente de opiniões, pichações e exaltações de A, B ou C, o simples fato do Maracanã existir continuará a dar orgulho ao povo brasileiro e a fazer uma meia dúzia de recalcados ter vontade de tirar as calças pela cabeça.
Eu disse que no quesito "virgindade" no diz respeito a Copa do Mundo e Libertadores o Azteca de fato até empata com o Maracanã pois nunca viu a seleção e nenhum time local vencer essas competições lá.
O Maracanã foi construído no Rio de Janeiro, capital do Brasil na época, para ser o principal estádio da Copa de 1950. Ele não é um estádio local, é nacional. Os torcedores (e clubes) cariocas gozam de uma regalia que é estarem próximos, mas é só. Se São Paulo fosse a capital naquela época e mais, se a máfia esportiva brasileira tivesse sede lá, provavelmente os torcedores (e clubes) paulistanos gozariam hoje desse privilégio.

Essa tal virgindade procede no que tange a Copa do Mundo, mas não com relação à libertadores.
 
O Maracanã foi construído no Rio de Janeiro, capital do Brasil na época, para ser o principal estádio da Copa de 1950. Ele não é um estádio local, é nacional. Os torcedores (e clubes) cariocas gozam de uma regalia que é estarem próximos, mas é só. Se São Paulo fosse a capital naquela época e mais, se a máfia esportiva brasileira tivesse sede lá, provavelmente os torcedores (e clubes) paulistanos gozariam hoje desse privilégio.

E, mesmo com essa distância, a torcida corintiana pôde, por duas vezes, cantar que o Maraca é dela, colocando 73 mil na primeira vez e 25 mil na segunda. Só pra destacar ainda mais a importância.
 
Então o estádio mais tradicional do mundo inteiro é aquele de Tokyo que recebeu dezenas de mundiais, certo?

Pra mim "o mais" do mundo é Wembley. Só ver o numero e quais decisões rolaram lá. O curriculo é simplesmente invejável.

Sem falar dos megas festivais musicais que já rolaram lá. Um dos poucos estádios que consegue superar o Maracanã com boa margem de folga nesse quesito.


Essa tal virgindade procede no que tange a Copa do Mundo, mas não com relação à libertadores.

Negativo, nenhum time do RJ ou de outro estado conseguiu levantar a taça de campeão da Libertadores no Maracanã como mandante.

O Santos poderia ter feito isso em 62, mas perdeu o jogo pro Peñarol o que forçou a realização de um 3° jogo em campo neutro previsto no regulamento daquela época em playoff melhor de 3

O Flu foi o segundo a ter esta chance, mas desperdiçou, portanto o estádio está virgem.
 
Última edição:
Negativo, nenhum time do RJ ou de outro estado conseguiu levantar a taça de campeão da Libertadores no Maracanã como mandante.

O Santos poderia ter feito isso em 62, mas perdeu o jogo pro Peñarol o que forçou a realização de um 3° jogo em campo neutro previsto no regulamento daquela época em playoff melhor de 3

O Flu foi o segundo a ter esta chance, mas desperdiçou, portanto o estádio está virgem.

E como bem sabemos todos, dentre todas competições de clubes e seleções, não há nenhuma mais importante q a Libertadores. Duvida? Pergunte pra qq são paulino.
 
Pra mim "o mais" do mundo é Wembley. Só ver o numero e quais decisões rolaram lá. O curriculo é simplesmente invejável.

Sem falar dos megas festivais musicais que já rolaram lá. Um dos poucos estádios que consegue superar o Maracanã com boa margem de folga nesse quesito.
Mas o de Tokyo, no seu argumento, está necessariamente no top3, né?
Afinal, estádio nenhum do mundo teve tantos interclubes.
E agora Yokohama tb vai entrar nesse grupo, né?
 
Negativo, nenhum time do RJ ou de outro estado conseguiu levantar a taça de campeão da Libertadores no Maracanã como mandante.
Circunstancial. O fato é que Flamengo e Santos, times campeões da libertadores, mandaram suas partidas finais da competição no Maracanã. Se a final foi em dois ou em três jogos e o segundo ou terceiro jogo não foi no Maracanã, isso não não tira do estádio a condição de finalista.

Tanto que, no exemplo mais recente, o Fluminense perdeu a final da competição devido à péssima atuação no primeiro tempo do jogo em Quito. Se disséssemos que a primeira partida não fez parte da final o Flu seria campeão e não a LDU.

Aliás, que falta fez ao Flu uma partida de desempate, em campo neutro que fosse, a mesma que nossos rivais rubro-negros tiveram direito em 81 ou que o Santos de Pelé também precisou em 62. Ou mesmo que a regra do número de gols marcado fora de casa fosse mantida.

Encerro aqui minha participação nesse tópico, nem um pouco satisfeito mas orgulhoso com o vice-campeonato.
 
Última edição:
Circunstancial. O fato é que Flamengo e Santos, times campeões da libertadores, mandaram suas partidas finais da competição no Maracanã. Se a final foi em dois ou em três jogos e o segundo ou terceiro jogo não foi no Maracanã, isso não não tira do estádio a condição de finalista.

Não estou questionando ser finalista e sim receber a finalíssima. Afinal, pra que existe um item do regulamento de se fazer a melhor campanha pra ter o direito de fazer o 2° jogo em casa e ter o privilégio de levantar a taça e dar a volta olimpica diante de sua torcida?

Além que na finalíssima se a decisão de 180min terminar empatada, os 30 min da prorrogação e os penaltis serão decididos neste estádio, sem falar que a finalíssima sempre recebe em média no minimo 25% a mais de cobertura jornalística.

Aliás, que falta fez ao Flu uma partida de desempate, em campo neutro que fosse, a mesma que nossos rivais rubro-negros tiveram direito em 81 ou que o Santos de Pelé também precisou em 62. Ou mesmo que a regra do número de gols marcado fora de casa fosse mantida.

Eu até sou a favor do antigo regulamento com final em melhor de 3, mas quanto ao regulamento atual, todos os clubes assinaram e concordaram. Reclamar disso como desculpa pra perda do título não cabe mais. É o famoso choro de perdedor.

Mas o de Tokyo, no seu argumento, está necessariamente no top3, né?
Afinal, estádio nenhum do mundo teve tantos interclubes.
E agora Yokohama tb vai entrar nesse grupo, né?

Tóquio já tem um lugar mais que sagrado na história. Sem falar que se não me engano já sediou uma olimpiada no passado, portanto tradição não falta.

Mas no meu top 3 ficam Wembley, Monumental de Nuñez e Centenário.
 
Última edição:
Se nessa besteirada toda de vcs sobre isso valer sediar um dos jogos de final sem ser a finalissima em si, então o Morumbi tem uma a mais pra contar: 1994! arrrrgh!!


Mas vamos ser sinceros: tem nada mais útil pra discutir não? Sei lá coisas como: qual a camisa nº 2 mais bonita? Os pontas teriam lugar no futebol de hoje? Muricy precisa usar dentadura? Luxemburgo tem a lingua presa, seria ele filiado ao PT?
 
Abram então pra Sulamericana. Pelo menos nesse torneio que ainda não empolgou ninguém e que não nunca teve brasileito como finalista, pelo menos nessa ninguém tá em condição de tirar o sarro do outro (por enquanto) :D

E quanto ao critério não vou postar o que já escrevi várias vezes. Dêem ao trabalho de levantar o curriculo e o peso das decisões nacionais e internacionais de cada estádio e vejam quem justamente se acha o maior, paradoxalmente é o mais "regional". Simples.
 
Última edição:
Eu só quero saber se você considera Manizales, o Stade de France e Yokohama maiores e mais tradicionais que o Maraca.
Aí poderei dizer que entendi seu critério.
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo