1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Liberdade De Pensamento

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Pips, 18 Abr 2003.

  1. Pips

    Pips Old School.

    Liberdade de Pensamento

    A Ninguém, nem aos deuses nem aos demônios, nem às tiranias da Terra nem às tiranias do Céu, foi dado o poder de impedir os homens o exercício daquele que é o primeiro e o maior de seus atributos: o exercício do pensamento. Podem amarrar as mãos de um homem, impedindo-lhe o gesto. Podem atar-lhe os pés, impedindo-lhe o andar. Podem vazar-lhe os olhos, impedindo a vista. Podem corta-lhe a língua, impedindo a fala.

    O direito de pensar, o poder de pensar, porém, estão acima de todas as violências e de todas as repressões, que nada podem contra seu exercício. Se assim o quiseram os deuses, se assim o quer a própria natureza humana, parece claro que não há abuso mais abominável que o de tentar impor limitações ao pensamento de qualquer pessoa.

    Pretender suprimir o pensamento de quem quer que seja é o maior dos crimes. Pois não é apenas um crime contra uma pessoa, mas contra a própria espécie humana, uma vez que é o pensamento o atributo que distingue os seres humanos dos demais seres criados sobre a face da Terra. É certo que é um crime que não se consuma, pois fica sempre no terreno da tentativa, como se alguém quisesse violar o inviolável.
    (...)

    Os pérfidos juízes de Athenas tiraram de Sócrates o direito de educar os jovens e o direito de viver. Mas foram impotentes para tirar-lhe o direito de pensar, exercido por ele até o último hálito de existência*.

    (Teócrito de Corinto- filósofo grego do século II A.D., Liberdade de Pensamento)

    * Sócrates mesmo depois de condenado à morte e ter recebido sua sentença(que era de tomar veneno) continuou a ensinar até morrer, pois depois que tomou o veneno, que demoraria duas horas pra fazer efeito, voltou a escola e continuou a ensinar seus alunos.

    Dedicado à Clarice Starling
     
  2. o pensamento espia o fundo do inferno e não se amedronta....
     
  3. Thrain...

    Thrain... Usuário

    Queria saber o que o Teócrito de Corinto iria pensar hoje sobre liberdade de pensamento.
    Aualmente eu vejo pessoas que, em alguns aspectos perderam capacidade de pensar por si próprias e se alienam e sujeitam-se a somente continuar suas vidinhas sem opiniões ou somente com opiniões privisiveis e pré-determinadas pela mídia/sociedade.


    fico pensando; sabe aquela "viseira" que põe em burros, para que eles olhem somente para frente e não se assustem com o que aparece doslados? então, se eles pudssem pensar tenho certeza de que ninguem poderia obrigalos a parar de pensar, nem a mecher com seu pensamento, mas poderia coloca a "viseira" para que não olhasse os lados e logo, ficase confinado a para sempre pensar no que tem a frente, e nunca com oque tem dos lados.
    [espero que tenham entendido]
     
  4. Sister Jack

    Sister Jack Usuário

    Liberdade de pensamento existe individualmente, mas tentar incluir isso em um ambiente social e esperar aceitação ou respeito é uma ilusão. Claro, algumas restrições são necessárias para que não ocorra caos total, mas o que proibir, o que liberar, o que deve ser permitido discussão, o que não? E cabe a quem decidir isso?
     

Compartilhar