• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Liberdade De Pensamento

Pips

Old School.
Liberdade de Pensamento

A Ninguém, nem aos deuses nem aos demônios, nem às tiranias da Terra nem às tiranias do Céu, foi dado o poder de impedir os homens o exercício daquele que é o primeiro e o maior de seus atributos: o exercício do pensamento. Podem amarrar as mãos de um homem, impedindo-lhe o gesto. Podem atar-lhe os pés, impedindo-lhe o andar. Podem vazar-lhe os olhos, impedindo a vista. Podem corta-lhe a língua, impedindo a fala.

O direito de pensar, o poder de pensar, porém, estão acima de todas as violências e de todas as repressões, que nada podem contra seu exercício. Se assim o quiseram os deuses, se assim o quer a própria natureza humana, parece claro que não há abuso mais abominável que o de tentar impor limitações ao pensamento de qualquer pessoa.

Pretender suprimir o pensamento de quem quer que seja é o maior dos crimes. Pois não é apenas um crime contra uma pessoa, mas contra a própria espécie humana, uma vez que é o pensamento o atributo que distingue os seres humanos dos demais seres criados sobre a face da Terra. É certo que é um crime que não se consuma, pois fica sempre no terreno da tentativa, como se alguém quisesse violar o inviolável.
(...)

Os pérfidos juízes de Athenas tiraram de Sócrates o direito de educar os jovens e o direito de viver. Mas foram impotentes para tirar-lhe o direito de pensar, exercido por ele até o último hálito de existência*.

(Teócrito de Corinto- filósofo grego do século II A.D., Liberdade de Pensamento)

* Sócrates mesmo depois de condenado à morte e ter recebido sua sentença(que era de tomar veneno) continuou a ensinar até morrer, pois depois que tomou o veneno, que demoraria duas horas pra fazer efeito, voltou a escola e continuou a ensinar seus alunos.

Dedicado à Clarice Starling
 
Queria saber o que o Teócrito de Corinto iria pensar hoje sobre liberdade de pensamento.
Aualmente eu vejo pessoas que, em alguns aspectos perderam capacidade de pensar por si próprias e se alienam e sujeitam-se a somente continuar suas vidinhas sem opiniões ou somente com opiniões privisiveis e pré-determinadas pela mídia/sociedade.


fico pensando; sabe aquela "viseira" que põe em burros, para que eles olhem somente para frente e não se assustem com o que aparece doslados? então, se eles pudssem pensar tenho certeza de que ninguem poderia obrigalos a parar de pensar, nem a mecher com seu pensamento, mas poderia coloca a "viseira" para que não olhasse os lados e logo, ficase confinado a para sempre pensar no que tem a frente, e nunca com oque tem dos lados.
[espero que tenham entendido]
 
Liberdade de pensamento existe individualmente, mas tentar incluir isso em um ambiente social e esperar aceitação ou respeito é uma ilusão. Claro, algumas restrições são necessárias para que não ocorra caos total, mas o que proibir, o que liberar, o que deve ser permitido discussão, o que não? E cabe a quem decidir isso?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo