• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Liber

  • Criador do tópico Criador do tópico Haran
  • Data de Criação Data de Criação

Haran

ㅤㅤ
Libertários

http://www.pliber.org.br/

O LIBER é um partido ainda em processo de oficialização que nasceu através de discussões de internet, defendendo o libertarianismo. Uma das premissas do partido é que o Estado não deve fazer aquilo que a iniciativa privada pode fazer. Não haveria motivo para dar-se dinheiro ao Estado para ele escolher ou realizar um serviço, se o público pode livremente escolher o que fazer com esse dinheiro e a iniciativa privada seria mais eficiente em prestar esse serviço. É consenso entre eles que o Estado não deveria se preocupar com educação e saúde, por exemplo - óbvio que, não assumindo esse compromisso, deveria haver um massivo corte de impostos, o que seria bem mais útil para permitir ao povo procurar seus serviços particulares. Isso mesmo em regiões pobres poderia ser vantajoso, como sugere esse vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=Q899toGT5DQ

Afinal, em última análise, o dinheiro para pagar a educação tem que sair da população local, não haveria motivo para o Estado intermediar isso, isso só geraria intermediários inúteis, mesmo se ignorássemos a corrupção.

Alguns vão ainda mais longe e sugerem que o próprio sistema judiciário e o poder policial poderia ser privatizado sem que isso implicasse em injustiças e uso indevido da força, embora isso é mais questionável mesmo dentro do libertarianismo e por isso não consta no programa do partido.

A grande proposta do partido é, então, a diminuição ao máximo da máquina estatal e dos impostos. Embora essas questões sejam abordadas em campanhas, muitas vezes são abordadas de relance e não são, de longe, o foco de nenhum outro partido, o que a meu ver já constitui uma grande vantagem desse partido frente aos demais.

Como o partido ainda está em busca de assinaturas e não está oficializado, o presidente nacional do partido, Bernardo Santoro, está se candidatando por outro partido nas eleições desse ano na cidade do Rio, defendendo uma agenda libertária. Outro candidato em situação análoga está em Vitória.
 
Última edição:
Eu já discordo desse libertarismo/libertarianismo, se o Estado não deve fazer nada, então porquê manter a sua existência? Sou a favor de um Estado intervencionista, não ditatorial, mas "paternalista", um Estado mais de Bem Estar Social, tipo europeu, Alemanha, Dinamarca etc.

Mas estamos numa democracia, é direito de quem quiser defender seus pontos de vista.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.734,79
Termina em:
Back
Topo