1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Lewis Carroll

Tópico em 'Autores Estrangeiros' iniciado por Almië, 21 Out 2006.

  1. Almië

    Almië cute as a button

    Ok ok ok.. tava dando uma olhada por aqui e achei estranho quando vi que não havia nenhum tópico pra esse escritor maravilhoso que é Charles Lutwidge Dodson (Lewis Carroll).

    Além de poeta ele era professor de matemática. Elaborou inúmeras charadas e problemas de lógica praticamente indecifráveis, como um que aparece no capítulo "Um Chá Maluco" do livro "Alice no País das Maravilhas", que aliás.. é um dos meus preferidos desse livro.

    Aí vai um trechinho:

    Um Chá Maluco

    _"Seu cabelo está precisando de um corte", disse o Chapeleiro. Fazia algum tempo que olhava para Alice com muita curiosidade, e essas foram suas primeiras palavras.

    _"Devia aprender a não fazer comentários pessoais", disse Alice com alguma severidade; "é muito indelicado."

    O Chapeleiro arregalou os olhos ao ouvir isso; mas disse apenas: "Por que um corvo se parece com uma escrivaninha?"

    "Oba, vou me divertir um pouco agora!" pensou Alice. "Que bom que tenham começado a propor advinhações." E acrescentou em voz alta: "Acho que posso matar esta."

    _"Está sugerindo que pode achar a resposta?", perguntou a Lebre de Março.

    _"Exatamente isso", declarou Alice.

    _"Então deveria dizer o que pensa", a Lebre de Março continuou.

    _"Eu digo", Alice respondeu apressadamente; "pelo menos... pelo menos eu penso o que digo... é a mesma coisa, não?"

    _"Nem de longe a mesma coisa!" disse o Chapeleiro. "Seria como dizer que 'vejo o que como' é a mesma coisa que 'como o que vejo'!"

    _"Ou o mesmo que dizer", acrescentou a Lebre de Março, "que 'aprecio o que tenho' é a mesma coisa que 'tenho o que aprecio'!"

    _ Ou o mesmo que dizer", acrescentou o Caxinguelê, que parecia estar falando dormindo, "que 'respiro quando durmo' é a mesma coisa que 'durmo quando respiro'!"

    _"É a mesma coisa no seu caso", disse o Chapeleiro, e neste ponto a conversa arrefeceu, e o grupo ficou sentado em silêncio por um minuto, enquanto Alice refletia sobre tudo que conseguia se lembrar sobre corvos e escrivanhinhas, o que não era muito.

    ________________________

    Entonces.. qual sua obra preferida do autor?
    Alice no País das Maravilhas, Através do Espelho, Sylvie e Bruno, Um Conto Emaranhado, outro (favor citar no post).

    Ps: Na verdade, espero que algum moderador transforme esse tópico em enquete. =]
     
    Última edição: 21 Out 2006
  2. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    Beleza, Ana. Vamos esperar que mais pessoas citem trechos preferidos, e aí montamos a enquete a partir disso. Eu preciso dar uma olhada novamente no Alice aqui, senão vou acabar citando o "Vocês não passam de um baralho de cartas" ou algo do gênero. =P
     
  3. Almië

    Almië cute as a button

    Entonces beleza.. só espero que as pessoas postem mesmo, pq discussões sobre as obras dele são pra lá de interessantes. =]
     
  4. Feanari

    Feanari I say... fuck 'em all!

    Nossa... Do Lewis eu só iv o filme da Disney do Alice no País das Maravilhas...
    Fiquei com vontade de ler agora ><
    Obrigada Almië pela indicação XD
    :ping:
     
  5. Logan Mcloud

    Logan Mcloud Usuário

    ahhh eu nao tenho os livros.. e minha memoria dessas coisas eh pessima... mas amo o trexo em q a alice se pergunta se estaria sonhando com o rei ou o rei com ela.... no "atrasves do espelho" alguem lembra dessa passagem toda?


    pensando bem eu acho q gosto dessa passagem por seu valor filosofico e nao por seu valor literario.... vou pensar em uma com mais valor literario....
     
    Última edição: 21 Out 2006
  6. Maedhros

    Maedhros Whadahell?

    Do Carroll, só li o famoso 'Jaguadarte':

    "Era briluz.
    As lesmolisas touvas roldavam e reviam nos gramilvos.
    Estavam mimsicais as pintalouvas,
    E os momirratos davam grilvos. (...)"
     
  7. Quisito

    Quisito GOD

    Lewis Carroll é foda.:joy:

    Terminei esses dias de ler Através do Espelho (precedido pelo País das Maravilhas). Não conseguia ler esses livros em lugares públicos, porque rachava o bico com as passagens.

    Pelo que sei, é um autor aclamado não tanto pelas (supostas) reflexões socio-filosóficas que sua obra (supostamente) provocaria, mas pela habilidade e inovação (subversão?) no uso da linguagem e forma, permeada de non-sense.

    Nas Alice's, as personagens são rigorosamente lógicas* nos seus argumentos (o que é a causa de boa parte das risadas), e, por causa disso mesmo, o uso comum da linguagem (e, por conseqüência, algumas ações) é subvertido. Além disso, e principalmente em Através do Espelho, ele tira algumas personagens de rimas infantis inglesas, como o Humpty Dumpty, Hatta & Haigha, Tweedledee & Tweedledum, etc., o que o torna muito mais aproveitável para leitores que as conhecem, o que não é nosso caso.

    *Essa semana eu estava lendo uma edição comentada do Manual dos Inquisidores (Directorium Inquisitorum, de Nicolau Eymerich, livro escrito em 1376 que serviu de manual à prática da Santa Inquisição), e um dos comentadores pontua a semelhança da lógica irretorquível dos argumentos dos encabeceadores da Inquisição com a lógica lingüística do Humpty Dumpty em Através do Espelho.

    Pra seguir o tópico, eu vou citar um trecho do capítulo do Humpty Dumpty, de Através do Espelho, que eu acho hilário.**

    **Tá em inglês, porque eu não tenho a tradução em português.

     
  8. Almië

    Almië cute as a button

    Outra parte que eu gosto também é a parte da Lagarta. Na edição comentada do livro, em potuguês, diz que em "The Nursery 'Alice'", Carroll chamou atenção para o nariz e o queixo da Lagarta no desenho de Tenniel e explicou que eles são na verdade duas de suas patas.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    O mais impressionante no desenho da Disney, foi o efeito visual das palavras da lagarta sopradas em anéis de fumaça multicoloridos. É um dos melhores diálogos do livro e a Disney soube ilustrar mt bem.
     

    Arquivos Anexados:

  9. Jango

    Jango Branca! Branca! Branca!

    É sem duvida nenhuma um dos melhores desenhos disney.
    Totalmente fora da casinha.
    Eu tenho e volta e meia assisto.
    Situações surreais.
    Um hálito de criatividade dentro dos estudios disney.
     
  10. Almië

    Almië cute as a button

    Tudo que os produtores da Disney fizeram foi dar cor pros desenhos do Tenniel e juntar "Alice no País das Maravilhas" com "Através do Espelho". Claro que houveram jogadas de criatividade como na parte da lagarta, mas o mérito principal tem que ser dado ao autor do livro, não?!
     
  11. Jango

    Jango Branca! Branca! Branca!

    A questão não é tirar o mérito do livro. E sim elogiar os estúdios por não terem destruído a história como normalmente eles fazem.
     
  12. Almië

    Almië cute as a button

    Normalmente? :think:

    Não me lembro de nenhuma estória que eles tenham estragado.
     
  13. Jango

    Jango Branca! Branca! Branca!

    A bela e a fera.
    O que digo com estragar é que a Disney faz produtos tão estéreis, limpos, amarrados. Não deixam a criatividade fluir. É tudo muito linear.
     
  14. Belladona Tûk

    Belladona Tûk Do what thou wilt shall be the whole of the law

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    Alguém poderia me esclarecer o que significa isso? Esse é o Carroll e essa é a Alice Linddell, quero saber se isso é alguma manipulação, eu não sou especialista e talvez alguem que entenda reconheça alguma caracterista, mas eu não vi nada... Então, o que me dizem?
     
  15. Dorak

    Dorak -Morgoth! Não me chame de

    movimentando esse tópico ... não entendi muito bem o que você buscar explicação
     
  16. Dorak

    Dorak -Morgoth! Não me chame de

    agora que vi o botão "Show" ¬¬

    bem...pelo que parece essa foto é sim do Carroll e da Alice Linddell, e não é uma montagem.
    em todas as biografias encontradas sobre ele, é falado sobre seu interesse por crianças, ele tbm era fotógrafo (especializado em retratos de pessoas importantes e crianças- em especial meninas)tem até várias fotos de meninas tiradas pelo Lewis. Alguns chegam até a dizer que ele era pedófilo, mas aí não posso afirmar (e creio que ele não era).
    Pra talvez tirar essa duvida sugiro que leia o livro "Letters to his Child-Friends"(
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ), que mostras as cartas dele às suas "amiguinhas"(assim ele as chamava)
     
  17. Belladona Tûk

    Belladona Tûk Do what thou wilt shall be the whole of the law

    Eu já li muito sobre esse costume peculiar e pela sua admiração por criancinhas, menos meninos! Sei que ele tinha muitas amigas crianças e tirava, com autorização das mães, fotos das menininhas nuas (em seu testamento pedia para que as fotos fossem destruídas ou entregues às respectivas donas). Também sei de seu interesse e suposta paixão pela Alice Linddell, li que ele pode ter pedido a mão dela em casamento, claro, para que este fosse depois de mais velha, e talvez esse tenha sido o motivo de seu desentedimento com a mãe de Alice, a sra. Linddell. Mas eu nunca li nada sobre eles terem tido um relacionamento, ela sendo pequena ou não, e nem sobre alguma foto tirada para comprovar isto.
    No local onde encontrei a fotografia não dizia nada sobre o caso, era um site de datas de nascimentos de pessoas e ocasiões importantes, e essa foto aparece ao lado de sua data de aniversário, e só. Por isso não coloquei a referencia, de nada valeria. Comentei no site pedindo explicações, mas nada surgiu.
     

Compartilhar