1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Letras de Música e os Sentimentos dos Autores das mesmas

Tópico em 'Música' iniciado por Litzhel, 12 Jul 2003.

  1. Litzhel

    Litzhel Delirium

    É engraçado, como que podemos nos identificar com várias letras de músicas, e dizer que aquela ou a aquela outra, sejam tão perfeitas pra você naquela ocasião. E como que aquele cara que escreveu a música, seja tão fofo em escrever uma coisa tão linda... ou etc.

    A grande questão é que muitos musicos nao tao sentindo nada daquilo que tao falando, e fazem uma letra totalmente comercial. Por exemplo, PJ Harvey já declarou que escreve letras depressivas quando está feliz, ou seja, ela nao estava sentindo realmente aquilo que escreveu na hora que tava escrevendo...
    Já o Ian Curtis (vocalista do Joy Division), sabemos que todas as letras depres que ele escreveu eram realmente sinceras. Analizando isso por toda a fase que ele tava vivendo e etc.

    A minha pergunta é, se sabendo que um cara quando escreveu uma musica, realmente tava sentindo aquilo que escreveu, influencia em algo. Da mesma forma de saber se um cara que escreveu uma letra que você achou maravilhosa, na verdade nem pensa realmente aquilo... só fez aquela letra pra vender a musiquinha.

    E também analizar pelo ponto, de que quando um vocal foi quem escreveu a letra, consegue expressar cantando, todo o sentimento que envolve aquilo. Porque grande parte do sentimento que ele passa, está na hora de cantar. Se fosse diferente não achariamos pagode ruim...
     
  2. Mulder

    Mulder Usuário

    Olha, é importante que o cantor acredite no que ele está cantando. E colocar sentimento na voz dele. É visivel quando um cantor canta uma musica mas não acredita na letra, simplesmente canta. Deixa eu dar um exemplo bom: O radioHead. Quem ai ouviu o CD Live deles, sentiu muito bem a voz do Thom York, Principalmente na ultima faixa, "true love waits". Voce sente a melancolia na voz do cara. É impresionante.

    Agora coisas como L.S jack (é assim?) e outros... pfff... :disgusti:
     
  3. *Ëarwen*

    *Ëarwen* Usuário

    considere os instrumentos do fundo tb...tb faz diferença

    Acho q qdo vc sabe q o cara ñ sentia nada do q escreveu, a música fica meio "vazia"....nada dakilo foi real, pelo menos p/ o cara q escreveu....acho q influencia sim
     
  4. Northern Lad

    Northern Lad Usuário

    Claro que influencia, pelo menos pra mim. É muito fácil perceber isso... letras do tipo "I want you, I need you every day of my life, oh I love you so don´t leave me..." são obviamente sem sentimento (e sem conteúdo) nenhum. Escrever uma musiquinha de amor do tipo I Love You So é a coisa mais fácil que existe...

    Sim, com certeza. Essa é outra forma de identificar uma música autêntica ou não, na hora q vc tá vendo o cara cantando e dando tudo de si mesmo, colocando todo o seu sentimento... Mesmo assim é ´difícil porque existem os atores e os sem expressão (ou sem carisma). Se um vocal é bom ator, ele pode escrever uma música depressiva, ir no show, fazer cara de triste, cantar de um jeito especial, que você vai achar aquilo autêntico...

    Daí tem q aprender a identificar o que é falso e o q é real...

    Mas de qualquer forma, grandes canções são quase sempre canções autênticas.

    Ditto, ditto :clap:

    "Just... lonely, longing"... (eu tava com essa musica na minha ass ha pouco tempo atrás... é mto linda! E sincera para a época... assim como "Creep").

    Outro exemplo de música sincera: I Still Haven´t Found What I´m Looking For, do U2...
     
  5. Golgo13

    Golgo13 Usuário

    Tá demorando pra alguém citar Renato Russo...
     
  6. Maldito`Tuelho

    Maldito`Tuelho Usuário

    Realmente, Renato Russo é pra mim o maior intérprete da música brasileira. Apesar de não ser um especialista em manter a voz afinada, é absurdo o modo como ele transmite emoções através da voz. Cantoras como Jewel também me impressionam muito pela relação íntima que desenvolvem entre suas letras e seu modo de cantá-las. Raramente eu deixo de me emocionar se estou prestando atenção em uma música dela.
     
  7. Gary Naner

    Gary Naner Usuário

    Ja disse tudo depois dessa!!! Concordo plenamente, a musica fica sem sentimento... E os instrumentais fazem MUITA diferança, eles tb sao responsaveis pela emoçao da melodia.

    PS: em em questao do LS. jack... Sem comentarios... Aquilo nem é musica e num tem nem um pouquinho de emoçao nela.............
     
  8. Ruby Moon £

    Ruby Moon £ Usuário

    Mas o cara que mais sentiu enquanto escrevia eu tenho certeza que foi Roger Waters escrevendo o The Wall... aquele disco era a autobiografia dele; impossível não sentir! Outra autobiografia que é incrível e tem muito sentimento é o disco Misplaced Childhood do Marillion. O Fish estava muito inspirado pra esrever aquilo; aquele disco é maravilhoso!!!
     
  9. Litzhel

    Litzhel Delirium


    Tente entender a posição que eu coloquei falando aquela frase :roll:

    Por exemplo, Renato Russo, que me desculpem mas o instrumental é uma bost*, mesmo assim Legião é uma banda que poucos não gostam de pelo menos uma letra, não se identifiquem com pelo menos uma!
    E veja bem, Renato Russo escrevia letras, que por si só já davam um efeito colateral horrivel :mrgreen:, com ele cantando... e passando toda a emoção, triplicava esse efeito.

    É claro que intrumental influencia muito, senão Charlie Parker nao faria varias pessoas se emocionarem... mas nao to falando de intrumental aqui, to falando das letras.
     
  10. Golgo13

    Golgo13 Usuário

    Por falar em Renato Russo, a música "nova" q está tocando nas rádios é muito ruim. Completamente descartável, parece q lançaram de propósito para combinar com o rock q vem sendo praticado atualmente no Brasil.
     
  11. Maldito`Tuelho

    Maldito`Tuelho Usuário

    Esse último cd solo dele é visivelmente um caça-níquel e não tem como objetivo mostrar qualidade musical por parte do Renato Russo, só pra ter uma idéia, quase toda a parte instrumental foi gravada ano passado.
     
  12. Faram¡r

    Faram¡r Dr. Benway

    É um pouco mais complexo do que isso. Eu gosto de dizer que arte envolve sentimento e estética, mas não se reduz a esses elementos. Em primeiro lugar tem de se avaliar o processo criativo do autor. O tópico trata de letras em música, falaremos delas. Algumas pessoas so conseguem escrever quando estão tranquilas. A depressão, em algumas pessoas, serve como inibição a qualquer atividade (eu por exemplo). Então, algumas pessoas escrevem em momentos de calma emocional, ainda que escrevam sobre tormentos sinceros. E nem todo mundo escreve sobre seus sentimentos diretamente. Muitas vezes alguém vai escrever sobre acontecimentos relativos a outras pessoas, sem usa-los como metáfora a si mesmo. Nesses casos, existe o sentimento do autor na medida em que determinado tema o comove, mas não se trata de suas experiencias pessoais diretamente.

    Devemos também levar em consideração que todas as músicas que ouvimos foram produzidas para serem lançadas e comercializadas no mercado. A forma material influencia a produção artística; o formato do CD, no máximo 80 minutos de música em um CD simples. Tudo isso esta envolvido quando se fala escrever música, incluindo as letras. O processo muitas vezes não é tão mecânico, mas segue esse lógica. Dentro desse contexto é que o artísta impõe seus sentimentos, a beleza, suas intenções.
     
  13. biskvito

    biskvito Usuário

    tem compositor que cria "fantasias" com suas músicas, às vezes sentimentos que ele gostaria de ter... acho que eu era um desses, parei... :mrgreen:
     

Compartilhar