• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Leon Tolstoi

Knolex

Well-Known Member
In Memoriam
Eu abri esse tópico pra falarmos desse gênio da literaura, responsável por um dos maiores clássicos de todos os tempos, Guerra e Paz, além de outras ótimas obras, como A Morte de Ivan Ilitch e As Tres Visitas de Deus.
 
tudo o que eu conheço de Tostói é uma frase:
" O nosso ideal, devemos colocá-lo nas estrelas, ainda que fiquemos no meio do caminho"
Disse tudo!!!! 8)
 
Eu adoro Tostói!!!!
Ana Karenina é fantástico, a descrição psicológica dos personagens entao....
comecei a ler guerra e paz nas ferias, tava adorando, mas tive q devolver...
 
Eu não posso dizer que li muito Tolstoi na minha vida, mas li uma série de contos dele. É fantástica a teatralidade dele, o modo como ele consegue nos transportar para o espaço da narrativa sem que percebamos... quando se fecha o livro eu sinto até um choque, parece que eu tenho que voltar de onde ele me levou.
Poucos escritores conseguem fazer isso comigo. As imagens dos contos dele são perfeitas na minha mente, dá para ver tudo o que ele descreve, sentir tudo o que os personagens estão sentindo... Particularmente, adoro Tolstoi :)
 
Eu li A Morte de Ivan Ilicht pra aula de Psicologia . É rapidinho pra ler. O livro é bom, causa um terror na gente eu até fiquei com aquele medão da morte, parece até que você começa a sentir aquela dor do lado. Eu não conheço outros livros de Tolstoi, gostaria de saber sobre algum outro igualmente bom (ou melhor)
 
Eu ganhei Guerra e Paz, fiquei com preguiça de ler emprestei pra minha avó e até hj ela não devolveu... agora to com vontade de ler isso, maldição!
 
Eu estou quase acabando de ler Ana Karênina, e estou pasmado. Nao pensei que o cara fosse tao bom assim, rapaz! O Cara realmente sabe escrever.

Não sei se somente eu senti isso enquanto eu lia o livro: o mesmo personagem que as vezes parecia "errado" em outras passagens parecia "certo", isso por causa do modo que ele escrevia sobre o personagem. Nao sei se fui claro. Quase nunca sou.

Ja comprei A Morte de Ivan Ilicht .
 
Não lembro de ter ouvido falar de Tolstoi antes de ver um programa da Regina Casé que passou um tempo atrás na Globo, no qual foram adaptadas algumas obras de literatura.

Assisti ao episódio "As Três Palavras Divinas", que é um conto do autor. Achei muito bonita a história. Procurei, encontrei e li o conto. Gostei muito. Agora tenho vontade de ler outras obras do autor.
 
Eu tenho Guerra e Paz, mas o meu é em inglês. Cheguei a começar a ler, mas é gigantesco! Minhas aulas começaram e eu tive que parar, mas eu tava amando! Não tinha nem saído da parte da "festa", logo no comecinho!

Eu pretendo voltar a ler o livro assim que tiver mais tempo, eu gosto mto da litaratura russa... percebe-se pelo meu nick que é em homenagem a uma personagem do Dostoievski do conto "Noites Brancas".
 
Faz uma semana que acabei de ler Guerra e Paz, nesse novo lançamento, uma caixa vermelha, muito legal por sinal.(porém, com erros de impressão além da conta) O livro é fantástico! Os personagens são muito bem apresentados, compartilhamos com todos as angustias psicologicas que eles sofrem. As passagens são dotadas de uma vivacidade e intensidade impressionante. Sem contar, é claro, com a descrição de uma das épocas mais marcantes da história universal. Tolstoi apresenta uma visão diferente de quem foi Napoleão, de como era a relação dos homens no exército e do que é a História. Entre as passagens narrativas nós vemos "ensaios" pequenos onde ele mostra sua opiniao sobre o mundo, a história, etc. (A segunda parte do epílogo é quase um bonus, de um texto propriamente filosófico, muito interessante) Resumindo isso tudo: O livro é fantástico!
 
Eu estou lendo o livro A Ressurreicao do Tolstoi e percebi algo que me intrigou: pelo o que ele escreve parece que Tolstoi era um crente(acredita em Deus) só que revoltado com a Igreja Ortodoxa, que é (ou era, nao sei) a religiao oficial da Russia; existe um capitulo de pura critica a cerimonias religiosas. Alguem pode me confirmar isso, se ele era um anti-ortodoxos?
 
Eu estou lendo Ana Karenina e achei muito bom.

Eu tive que ler para o colégio A Morte de Ivan Ilich no fim do ano passado. Me interessei e meu irmão achou esse livro no colégio dele e pegou para mim ler.

É impressionante o tom de ironia dele nos livros, assim como sua descrição, sua capacidade de descrever os sentimentos e detalhar coisas que passam desapercebidas e fazem-nos pensar em preconceitos e pontos de vista.

É um excelente escritor.
 
De forma meio tardia só a pouco tempo li pela primeira vez uma obra completa dele, o "Guerra e Paz" e gostei. Até o final do ano lerei outras dele.
 
"Guerra e paz" eu meio que perdi a coragem por ser grande demais... rçrç.

Mas se li "Ana Karenina" (a edição que li tinha dois tomos e quase 1000 páginas, rs), acho que tbm consigo "Guerra e Paz".
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo