• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Leitura X $$$$

Pessoal, esta é nossa herança. Aqui no nosso país, se uma coisa vai mal, vinte caminham pelo mesmo lado. A herança do Brasileiro, é a da sobrevivência, cultura superficial que aparece em jornais e televisões. Eu não culpo este desinteresse da sociedade, o governo incentiva, mas não olha seus próprios problemas com a saúde, com o analfabetismo. Se um país de estimadamente 165 milhões de habitantes, 14% são analfabetos, e tantos porcentos não concluiram o ensino básico, como o governo pode fazer uma campanha para estimular a leitura?. Eu moro no subúrbio do Rio de Janeiro, não tenho notícias de uma boa biblioteca regional, e fica inviável "viajar" de metro ao centro da cidade para visitar a Biblioteca Nacional.

"The field is lost, everything is lost the black one has fallen from the sky"
 
quote:Eu conheço muita gente,por exemplo,que se orgulha de nunca ter tido que ler um livro sobre qualquer assunto.Essa é a verdadeira tristeza

Eu tenho colegas de classe que enchem a boca para dizer que odeiam ler. Isso chega a doer nos ouvidos...

----- Éowyn, the White Lady of Rohan -----

"Thou fool, no living man may hinder me!
But no living man am I."
 
Uma população ignorante é mais fácil de ser manipulada pelos governantes...

Além do mais, nos livros não há espaço publicitário. Vai ver quanto custa o segundo de comercial no horário da novela.

"You would not wonder, if you used this herb yourself. You might find that smoke blown out cleared your mind of shadows within."

Barbado
 
Pessoal...

Não sei se você ficaram sabendo. O governo do estado de SP criou um projeto chamado Leia Mais. Que vai distribuir muitos livros entre os colégios.
E para isso há uma lista a disposição dos alunos e professores, para que possam votar nos livros que mais lhe interessam para sua escola.
Cada escola receberá os livros que escolher mais uma lista de livros pré-escolhidos pela secretaria. Livros considerados essenciais.

O CB fez campanha sobre o projeto. Pois o SdA está na lista a ser escolhida. E o Hobbit está na lista dos essenciais!!!! Todos os colegios já receberam pelo menos um volume dele.

É um projeot regional, mas serve de exemplo para os demais estados. Quem sabe não se torna um projeto nacional, no futuro?



Gaemitrel
Thain da Toca Bauru
Ombudsman,
Porta-Voz e
Assessor de Imprensa
do Conselho Branco
 
Legal,

Já sabia que alguns professores do Rio estavam usando O Hobbit em suas aulas, mas ser considerado "essencial" é incrível.

"You would not wonder, if you used this herb yourself. You might find that smoke blown out cleared your mind of shadows within."

Barbado
 
quote:Já sabia que alguns professores do Rio estavam usando O Hobbit em suas aulas,


Pena que não foram nas minhas!...

Mas essa iniciativa do Conselho Branco foi muito legal mesmo... parabéns a vcs!

----- Éowyn, the White Lady of Rohan -----

"Thou fool, no living man may hinder me!
But no living man am I."
 
Brasileiro esta acostumado com literatura de informação, e não um conceito gradativo de histórias. Éowyn, tambem conheço pessoas de classe que dizem que odeiam ler... mas não os culpo, hoje tudo é moda, que é um fato curioso. Moda é um processo de atualização de alguns conceitos, mas se não há conceitos, a moda vira lixo, pelo menos aqui no Brasil, exemplo do "popozão". Que liberdade e condições, nós Brasileiro temos de ter uma opinião formada? Nossa situação atual, ofusca esse tipo de coisa.

"The field is lost, everything is lost the black one has fallen from the sky"
 
Aproveitando o momento, mandei uma feia lá em cima e só agora me toquei... o livro que mencionei é de Sidney Sheldon... sorry, voltando ao assunto...


Vc está certo, Metalium, o brasileiro se contenta com modismos, coisas passageiras, e não assume uma identidade cultural. Ao lado disso, ainda temos a "americanização" de nossa cultura, o que apenas piora toda a situação em que nos encontramos.

----- Éowyn, the White Lady of Rohan -----

"Thou fool, no living man may hinder me!
But no living man am I."
 
Caros amigos,
Sendo o Conselho Branco uma entidade sem fins lucrativos não poderíamos redigir um projeto aproveitando a lei de incentivo à cultura para a montagem de uma mini-biblioteca sobre a obra de Tolkien e atuar junto a rede púplica de ensino utilizando tais volumes como forma de levar gratuitamente esse mundo maravilhosa para dentro da vida dos menos abonados? Pensem nessa idéia com carinho, por mais louca que pareça em primeira instância.
 
Caro Éomer,

Realmente é muito boa a sua idéia. Não sei se é possível de ser implementada, mas merece ser analisada... Li em um tópico aqui do Fórum uma mensagem do Deriel contando da iniciativa que ele e mais alguns membros do Conselho Branco tiveram, inspirados na campanha do governo de incentivo à leitura, de lerem Tolkien para crianças em bibliotecas públicas de Curitiba. É outra idéia muito boa...


==========
"... bem, eu sou um ent, ou é assim que me chamam. Sim, ent é a palavra. O ent, eu sou, você pode dizer, no seu modo de falar. Fangorn é meu nome segundo alguns, outros me chamam de Barbárvore."
 
Fangorn,
Existem diversas linhas de financiamento para projetos desse tipo, tanto governamentais como não-governamentais. A questão e vasculhar, na internet mesmo, os requisitos e prazos estabelecidos para o envio e avaliação de tais propostas. Já trabalhei angariando financiamentos e patrocínios para projetos de meio-ambiente e desenvolvimento turístico e percebi que há diversas fontes que são totalmente desconhecidas. Existem fundos da Embratur, voltados ao desenvolvimento de atividades turísticas em municípios com potencialidades que por falta de conhecimento passam todo o ano sem receber nehum projeto para avaliação. A quetão me parece ser o fato de que teríamos que nos mexer e correr atrás, porque procurando bem acabaremos encontrando um modo de realizarmos não só este mas diversos programas que divulguem e tornem acessíveis as obras de Tolkien.
 
Bem, eu pretendo fazer minha parte sozinha, pois não conheço ninguém aqui no Rio que esteja disposto a me dar uma mão... minha mãe dá aula em dois colégios públicos que atende as comunidades de morros onde a população é prá lá de miserável, e estou combinando com ela para um dia me deixar ir lá para contar histórias de fantasia para as crianças, para brincar com a imaginação delas e fazê-las conhecer esse universo no qual elas nunca teriam contato. "O Hobbit" sem dívida está na minha lista.

----- Éowyn, the White Lady of Rohan -----

"Thou fool, no living man may hinder me!
But no living man am I."
 
quote:
Bem, eu pretendo fazer minha parte sozinha, pois não conheço ninguém aqui no Rio que esteja disposto a me dar uma mão... minha mãe dá aula em dois colégios públicos que atende as comunidades de morros onde a população é prá lá de miserável, e estou combinando com ela para um dia me deixar ir lá para contar histórias de fantasia para as crianças, para brincar com a imaginação delas e fazê-las conhecer esse universo no qual elas nunca teriam contato. "O Hobbit" sem dívida está na minha lista.

----- Éowyn, the White Lady of Rohan -----

"Thou fool, no living man may hinder me!
But no living man am I."


Éowyn,
Parabéns pela iniciativa!! Se vc vier até Sampa gostaria de "trocar figurinhas" porque estou a fim de contar a estória do SDA para crianças hospitalizadas, por meio do Conselho Branco. Vamos ver se a idéia vinga.

Éomer
Marechal de Rohan, filho de Eomund e fiel servidor do rei Théoden
 
Bem, essa descussão me interessou muito (herança dos movimentos estudantis!).
E ela toca em vários aspectos importantes, como a questão dos 50% de vagas em algumas universidades e a falta de interesse pela leitura. Aí me vem à mente: Se a população em geral tivesse mais condições, será que seria necessário haver essa divisão? Ela [a população] não começaria a descobrir por si só a leitura? (Nem que, com todo respeito, fosse algo tipo a biografia de Carla Perez)

Eu, até agora não consegui ler os livros porque não posso comprar. Os primeiros li emprestados, mas agora não consigo achar ninguém que os tenha, e as principais bibliotecas daqui estão em Greve.

MetaliuM fala logo no começo que, os livros "excluindo relativamente o SDA, estão numa faixa absurda de preços".
Eu concordo e digo mais: Não acho que nem SDA é barato, relativamente ou não.
Ou vocês acham que R$32,50 em CADA volume é barato? EU não acho.
...E os preços são daí a pior...
 
Realmente, os livros do Tolkien andam muito caros. Será que não caberia ao Valinor e ao Conselho Branco pleitearem junto a livrarias descontos para seus membros?
Pensem na idéia e se gostarem vamos encher a "diretoria" com e-mails!!!

Éomer

Marechal de Rohan, filho de Eomund e fiel servidor do rei Théoden.
 
Seria ótimo Éomer, mas seria muito difícil também, para organizar os pedidos às diversas livrarias do país. Mesmo que fosse uma livraria apenas de cada cidade onde tenham sócios do CB ou da Valinor, ficaria muito difícil. Se existisse uma livraria nacional, que tivesse em várias cidades brasileiras, ficaria muito mais fácil...

"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"
 
quote:Parabéns pela iniciativa!! Se vc vier até Sampa gostaria de "trocar figurinhas" porque estou a fim de contar a estória do SDA para crianças hospitalizadas, por meio do Conselho Branco. Vamos ver se a idéia vinga.

Obrigada!...
Seria uma boa, pois estou totalmente sozinha nessa, e não sei se vou fazer um bom trabalho. Mas, acho que vale a intenção, e vou ver se minha mãe agita a organização da biblioteca desses colégios, e arruma um programa de incentivo à leitura. A realidade aqui no Rio é muito dura nesse aspecto, e tenho a esperança que, através dos livros, as crianças vão conhecer novos caminhos e se esforçarão para tentar sair do caminho escuro que elas nascem destinadas a seguir.

----- Éowyn, the White Lady of Rohan -----

"Thou fool, no living man may hinder me!
But no living man am I."
 
Olha, esta questão é muito importante. Se faz necessário no Brasil, que as Editoras comessem a agir como as editoras americanas por exemplo, que utilizam de material mais barato, de baixa qualidade é verdade, mas que barateia em muito o preço final do livro. Esses livros em formato quase que "Pockts", os Livros de Bolso, são de um tipo de papel inferior, como as folhas de jornal. Então se produzindo maiores quantidades deste tipo de livro, o produto final ficará muito mais barato. Depois, quem quiser uma edição mais "caprichada" que gaste o quanto a editora achar justo que se cobre destas edições especiais. Somente assim conseguiremos livros realmente mais baratos. Isso também é uma discussão que a tempos vem mobilizando também os adeptos do RPG, como eu. Tentamos conversar com as editoras a respeito disso, mas esta difícil. Quem sabe um dia as editoras de livros brasileiras acordam, e fazem algo realmente lucrativo para a CULTURA DE NOSSO POVO!!!



GAMB XUN DRO
 
quote:
quote:Parabéns pela iniciativa!! Se vc vier até Sampa gostaria de "trocar figurinhas" porque estou a fim de contar a estória do SDA para crianças hospitalizadas, por meio do Conselho Branco. Vamos ver se a idéia vinga.

Obrigada!...
Seria uma boa, pois estou totalmente sozinha nessa, e não sei se vou fazer um bom trabalho. Mas, acho que vale a intenção, e vou ver se minha mãe agita a organização da biblioteca desses colégios, e arruma um programa de incentivo à leitura. A realidade aqui no Rio é muito dura nesse aspecto, e tenho a esperança que, através dos livros, as crianças vão conhecer novos caminhos e se esforçarão para tentar sair do caminho escuro que elas nascem destinadas a seguir.

----- Éowyn, the White Lady of Rohan -----

"Thou fool, no living man may hinder me!
But no living man am I."


Vá em frente e não desanime!!! Você estará promovendo uma atividade social de extrema importância para aqueles que mais necessitam.
Sempre que quiser falar do assunto entre em contato por e-mail ou ICQ. Estou a disposição!!
Abraços

Éomer


Marechal de Rohan, filho de Eomund e fiel servidor do rei Théoden.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo