• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Leitura simultânea

Bilbo Bolseiro

Bread and butter
Desculpem se essa pergunta que faço possa parecer meio boba, óbvia demais, mas é uma dúvida que eu tenho em relação à leitura: vocês costumam ler mais de um livro ao mesmo tempo, ou só começam a ler outro depois que terminam o anterior?
Eu infelizmente me enqüadro no segundo caso, enqüanto não termino o livro que estou lendo não passo para o próximo, e isso faz com que eu demore mais até começar uma nova leitura :(

Editado: desculpem, não tinha visto que esse tema já tinha sido abordado em outro tópico :oops:
Podem deletar esse tópico se quiserem.
 
Ah, mas um tópico só para isso é melhor =D

Eu tive que aprender na marra a ler mais de um, por causa da faculdade. Se eu lesse só um, não daria conta. Mas agora eu me dou ao luxo (hehehe) de voltar a ler um de cada. Eu acho que me envolvo melhor com a história e as personagens se não fico saltando de um para outro.
 
Depende dos livros. O que eu faço geralmente é ler um romance e um teórico ao mesmo tempo. Só que na metade da leitura de um dos dois, acabo deixando o outro de lado.

O bom de ler livros teóricos é que eles podem ser 'deixados' de lado, porque para absorver tudo duma teoria demora.

Já fiz com contos X romances.
 
Tenho que intercalar leitura profissional, leitura relacionadas com metas de crescimento ou acompanhamento de grupos e escolhas pessoais. Acho que é um luxo ler o que se quer direto até a última página do livro, já foi assim um dia em minha vida. Gostaria de voltar a ter esse estilo de vida. lol
 
Leio mais de um livro de uma vez somente se for do jeito que o Pips citou: contos x romances, poesia x contos, etc. Acho que perco um pouco a trama se me concentro em duas coisas.
 
Anica disse:
Eu tive que aprender na marra a ler mais de um, por causa da faculdade. Se eu lesse só um, não daria conta.
Idem. Tem professor que acha que só pra matéria dele era bom mesmo ler uns três ou quatro, mas ele vai ser bonzinho e deixar só dois como obrigatórios. Pegando uns três desses por semestre, a coisa fica feia :dente:

Mas no fim não tem jeito... eu acabo lendo um livro por vez, pq me envolvo mais com um livro em específico e fico nele até terminar. Mas também depende muito de quais livros, tem vários que eu começo mas não termino pra dar a vez a algum outro que eu tenha achado mais interessante. Ler pra mim depende muito do livro "engrenar" ou não. Se isso não acontece eu acabo enrolando e deixando o coitado de lado até não poder mais... mas em compensação quando o negócio deslancha, não dá pra parar até o livro terminar
 
No meu caso o que atrapalha a leitura de dois livros ao mesmo tempo é que como eles geralmente são ambientados em épocas parecidas, são de estilos semelhantes, corro o risco de acabar sem querer confundindo e misturando nomes de personagens, lugares..., rs
 
Eu tenho a mania de ler mais de um livro por vez, o máximo é 3 :lendo::lendo::lendo:
tô lendo um, de repente deixo de lado e começo o outro, qdo este está mais ou menos volto no outro e vice-versa...
fico me revezando xD
mas, por pior que seja o livro eu sempre tenho a necessidade de acabar...não sei bem o porquê :S
 
Eu nunca consigo ler dois livros de uma vez só. Acabo me perdendo e não entendo nada de ambos. =P
 
Eu leio no máximo três de uma vez só. Explico: um fica no carro, outro na cabeceira e sempre tem algum e-book para ler. :)

Acho que é bem pessoal, vai de cada um. Alguns podem se sentir meio perdidos quando leem mais de um livro ao mesmo tempo, enquanto outros sentem tédio e gostam de variar.
 
o bom de ler mais de um ao mesmo tempo é q se algum deles ficar mto mas mto bom, vc bota os outros em 1ª marcha e termina ele rapidinho. sempre 1 vai ser mais interessante, e vai ganhar a sua atenção com aquele olhar 43...
 
Ou eu faço isso ou não leio nenhum, pq em facu (ainda mais de Letras como a minha), não tem como vc não ler o que te pedem, e vc tem que acabar mesclando.
Mas fora isso, eu prefiro um de cada vez, não gosto de ler vários ao mesmo tempo. Qdo não gosto, parto pra outro e deixo aquele pra terminar algum dia, mas isso é raro.
 
Eu já tentei varios mas não dá certo....mas gosto de pegar contos e ir lendo aos poucos....atualmente estou com o Contos do Beedle, o bardo e o Livro dos abraços do Galeano..... mas apenas um romance (na verdade tbm 4 contos grandes, mas levo este como um romance)
 
Anica disse:
Eu tive que aprender na marra a ler mais de um, por causa da faculdade. Se eu lesse só um, não daria conta. Mas agora eu me dou ao luxo (hehehe) de voltar a ler um de cada. Eu acho que me envolvo melhor com a história e as personagens se não fico saltando de um para outro.

Esses dias aconteceu um negócio engraçado. Eu tinha lido Dead Until Dark da Charlaine Harris (vampiros) e depois li Guilty Pleasures da Laurell K. Hamilton (vampiros). Aí voltei para a coleção da Charlaine e li Living Dead in Dallas. Depois li o livro do Tezza para dar um tempo em tanta vampirada, e quando voltei a ler os de vampiros resolvi continuar os da Charlaine. Resultado: comecei a confundir algumas coisas das coleções diferentes (ok que como desculpa eu tenho o fato que as histórias têm alguns elementos MUITO parecidos, fora os vampiros, hehe).

Se eu já sou assim lendo um livro de cada, imagine se eu lesse mais de um ao mesmo tempo :rofl:
 
Eu leio um de cada vezes. E não consigo ler no carro, como a Clover. Pelo menos em viagem não deu
Bom, minha mãe nunca deixou eu fazer isso... No dia que fui teimoso aí comecei a ler, no meio da viagem fiquei com o estômago embrulhado, e cheguei a vomitar. :D
 
LucasCF disse:
Eu leio um de cada vezes. E não consigo ler no carro, como a Clover. Pelo menos em viagem não deu
Bom, minha mãe nunca deixou eu fazer isso... No dia que fui teimoso aí comecei a ler, no meio da viagem fiquei com o estômago embrulhado, e cheguei a vomitar. :D

Lucas, quando estou viajando ou em ônibus eu consigo ler em movimento. Mas geralmente não leio em carros, eu tiro o livrinho do porta-luvas quando quem está dirigindo para em algum lugar e eu tenho que ficar esperando.

Acho que você não tem costume, por isso sentiu mal!
 
Pips disse:
Depende dos livros. O que eu faço geralmente é ler um romance e um teórico ao mesmo tempo. Só que na metade da leitura de um dos dois, acabo deixando o outro de lado.

O bom de ler livros teóricos é que eles podem ser 'deixados' de lado, porque para absorver tudo duma teoria demora.
(...)

Idem! :sim:
Comigo funciona também com:
biografias x ficção;
ou poesia x ficção;
ou história x ficção.
 
Sempre preferi ler um livro de cada vez, as coisas tendem a se misturar na minha cabeça se eu ler mais de um...xD Só leio simultaneamente se for livro teórico com romance, auto-ajuda com romance, coisas de gêneros diferentes, assim não faço tanta confusão. ^^
 
Tal como todos os outros que tem os livros como instrumento essencial de trabalho/estudo, leio vários ao mesmo tempo. Antes da faculdade tentava não fazer isso, mas é inevitável. Principalmente com o (mal) hábito das universidades brasileiras de ler apenas pedaços das obras.

Contudo, em alguns casos isso acaba sendo meio absurdo, principalmente com romances. Não tenho nenhuma edição de O Processo, do Kafka. Não por falta de oportunidade, mas por mero acaso. Comecei a ler o livro há uns 5 anos em uma livraria, continuei a leitura meses depois num sebo, e assim seguiu. Permanece inacabado até hoje. :cthulhu:

Apesar de ser absurdo, a situação me faz ver o livro de forma diferente. Acaba combinando com a trama.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo