1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Leitura Mental

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Elring, 30 Set 2006.

  1. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Esse é uma das muitas habilidades pouco comentadas por Tolkien. Sabe-se que elfos, ents, huorns, magos e alguns humanos fora de série podem "ver" o que se esconde na mente de outros seres pensantes. Mas incursão na mente alheia é apenas parcial, ou eles podem mesmo interpretar todos os pensamentos, bastando apenas "impor" sua vontade sobre a de outrem?

    Sauron também tinha essa habilidade? Se tinha, como não conseguiu perceber a presença de Frodo em Mordor? E de posse do Um?
     
  2. Carol

    Carol Visitante

    Creio que ele não percebeu a presença de Frodo, por que ele estava "destraído". Lembra do filme? Mas vou confirmar/procurar a resposta.
     
  3. Calimbadil Thálion

    Calimbadil Thálion We eat the wounded ones

    A vontade e a atenção de Sauron estavam voltadas para seus exércitos e para os homens de Gondor, por isso não se deu ao trabalho de vigiar sua própria terra.
     
  4. Edu

    Edu Draper Inc.

    É bom pensar na leitura mental tendo um raio de alcance. Muito bem, imaginemos, então, que um personagem (por exemplo, Sauron) pudesse "ler mentes" (o que creio ser verdade). A pessoa que está tendo sua mente lida deve estar a determinada distância dele para que Sauron possa ler sua mente, caso contrário ele seria onisciente. Certos artefatos, como a palantír, podem aumentar esse raio de alcance. Agora vêm as perguntas: porquê Sauron não viu Frodo se aproximar de Mordor? Como já foi respondido, porquê ele estava "distraído" demais, e seu campo de visão era limitado. E porquê Sauron não percebeu a "mente" de Frodo entrando em Mordor, e consequente mente não a leu? Porquê Frodo, longe de Barad-dûr, estava fora de seu alcance.

    Em uma passagem d'As Duas Torres Gandalf diz que lutou contra o Inimigo enquanto este buscava pelo Anel e Frodo em Amon Hen (cena, no livro e no filme, em que Frodo se senta sobre o Trono da Visão, com o Anel no dedo, e vê Sauron etc.). Se Sauron pudesse ler mentes a uma distância tão grande do lugar em que estava (Mordor) facilmente teria percebido Frodo e o Anel, mas o que o livro dá a entender é que ele sentiu algo vindo dali, e que foi afastado de lá pelo poder de Gandalf.

    Em resumo, creio que Sauron tenha esse poder, mas assim como todos os outros, ele é limitado.
     
  5. Oropher

    Oropher Hmm... oi?

    Exato. Ele nunca iria imaginar que sua terra, tão bem defendida, estaria sendo invadida daquela maneira.
     
    Última edição: 1 Out 2006
  6. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

  7. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    "Ele percebeu que a aproximação aberta de uma sáma de grande poder e força de vontade era sentida por uma sáma inferior como uma imensa pressão, acompanhada por medo. Dominar por influência de poder e medo era seu deleite; mas nesse caso os considerava inúteis: o medo fechava a porta mais rapidamente. Por esse motivo ele tentou o engano e a furtividade.

    Aqui ele foi auxiliado pela simplicidade daqueles inconscientes do mal, ou ainda não acostumados a se acautelarem com relação a ele. E por essa razão, foi dito acima que a distinção de franqueza e vontade ativa para entreter era de grande importância. Pois ele chegava furtivamente a uma mente aberta e incauta, esperando estudar parte de seu pensamento antes que este se fechasse, e ainda mais, implantar nele seu próprio pensamento, para enganá-lo e convencê-lo de sua amizade. Seu pensamento era sempre o mesmo, embora variasse para se adaptar a cada caso (até onde o compreendia): ele estava acima de todos benevolentes; ele era rico e poderia dar qualquer presente que desejassem a seus amigos; ele tinha uma afeição especial com aquele ao qual ele se dirigia; mas nele deviam confiar.
    "

    Se os moderadores me permitirem, peguei esse trecho emprestado do trecho; pois ele demonstra, de forma reveladora a mente prodigiosa de Melkor. Que gênio demoníaco ele era! Através da bondade dos seres, ele descobriu a chave de todo o poder sobre as criações de Eru. Um monstro em hröa de eruhíni!

    Voltando à questão, Denethor também demonstrou possuir enorme poder mental, quando Gandalf e Pippin estiveram Minas Tirith. Mas seu poder adveio de seu sangue nobre, ou teve o dedo de Sauron? Ele pode aumentar a percepção de alguém que esteja sob seu domínio?
     
  8. Tilion

    Tilion Administrador

    O caso de Denethor é diferente, pois o "conhecimento" que ele adquiriu provinha do uso que ele fazia do Palantír - e nele ele só via o que Sauron achava apropriado, pois a vontade do Maia era muito superior à dele e distorcia as coisas conforme melhor lhe agradava.
     
  9. Malaman

    Malaman Passion, what else?

    Isso e facil Sauron, por si, e so um olho...
    E so com um olho nao consegue estar atento as tropas de Aragon e ao frodo ao mesmo tempo...
    Dei-em um descanso ao Sauron...
    Ele e so um...
    :)
    *yams*
     
  10. Bel

    Bel Moderador Usuário Premium

    Sauron não era um olho :ahn?:
    Ele só estava concentrado em suas tropas, não em suas terras...
     
  11. Roger

    Roger HEXACAMPEÃO BRASILEIRO!!!!!!!

    Bem, não me lembro em qual parte do livro diz, só que Sauron controlava seus exércitos com a força de seu pensamento, tanto é que com sua derrota os exércitos se desbarataram sem ao menos seus capitães tentarem controlar. Acho que era esse o motivo de ele não conseguir perceber Frodo em seus territórios.
     
  12. ShidoSan

    ShidoSan Traí o mov. vegetariano véio

    Então você acha que Sauron estava ocupado pensando em comenadar o exército, e portanto não percebeu Frodo?
     
  13. Edu

    Edu Draper Inc.

    Taí. Sauron tem um poder limitado. Como ele usou esse poder para controlar/formar seu exército enquanto Frodo estava em Mordor, isso pode ser um dos motivos pelo qual não o percebeu em suas terras. Bom raciocíno, Roger ;)
     
  14. Calimbadil Thálion

    Calimbadil Thálion We eat the wounded ones

    Sauron não é onisciente, ele tem que estar concentrado em alguma tarefa para fazer sua vontade valer, como por exemplo perscrutar em seu território em busca de hobbits que não sabia que estavam lá. Tinha sua mente voltada para seus exércitos, apreciava a queda do oeste, e é claro que não contava com ninguém passando por Laracna ou pelos orcs em Cirith Ungol, pra que ele se daria ao trabalho de vigiar seus próprios domínios?
     
  15. Malaman

    Malaman Passion, what else?

    Ele nunca pensou que a ameaça viesse de dentro da sua terra...
    Mas foi surpreendido porpue(veio a confirmar) a ameaça esta onde mesnos se espera...
    *yams*
     
  16. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Difícil imaginar que houvesse maior preocupação para Sauron do que reaver seu grande Anel. O exército de Gondor não tinha força suficiente para resistir ao seu ataque. Nem mesmo se Elrond ou Círdan ou Galadriel enviassem reforços. Como disse Gandalf, Sauron precisava de iscas para desviar seu foco do Anel; não está claro, mas provavelmente Gandalf estava travando uma batalha mental contra ele, assim como Aragorn fez ao se revelar a ele através do Palantír de Orthanc. Se a mente de Sauron não se desviasse do Anel, ele o perceberia facilmente em Cirith Ungol.
     
  17. Rougue

    Rougue Usuário

    é uma boa pergunta pois não só Frodo entrou em Mordor de posso do UM como também Sam o usou quando pensou que Frodo havia sido morto por Laracna e usou também o frasco que Galadriel, que também não chamou a atenção de Sauron... então fica a duvida será que Sauron estava com o radar quebrado?
     
  18. Calimbadil Thálion

    Calimbadil Thálion We eat the wounded ones

    O problema é que Sauron tinha certeza que já haviam dado cabo dos pequenos e que o anel estava a caminha, e mesmo que não estivesse estava dando conta de manter a moral dos exércitos no campo de batalha, com os capitães do oeste eliminados, poderia procurar a vontade pelo anel, e não iria precisar dele pra derrotar mais ninguém, pois sua força pouco a pouco englobaria toda a TM.
     
  19. ShidoSan

    ShidoSan Traí o mov. vegetariano véio

    Essa é a melhor teoria de todas.
     
  20. Calimbadil Thálion

    Calimbadil Thálion We eat the wounded ones

    É, e nós aqui concordando com ela de várias maneiras diferentes mas sem fugir dela.
     

Compartilhar