• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Leitura de "O Silmarilion"

bom, eu comecei a ler Contos Inacabados antes de ler Silmarillion e simplesmente parei no começo, nao so pq o vestibular tava chegando como tava dificil de acompanhar as historias, pq ate hj so li A sociedade do anel =x
enfim, to começando a ler o Silmarillion agora, to na pagina 16 ainda... lendo devagar toda vida, mas to achando fantastico
com paciencia a pessoa chega la \o/

Realmente não aconselho ninguém a ler os CI antes de ler pelo menos SdA completo, mas é ideal ler o Silma pra não ficar mais perdido do que já se fica normalmente naqueles textos...8-O
 
Caramba... ler o CI antes do Silmarillion é suicídio mental.

Eu li SdA, Hobbit, Silma e CI... acho que foi a ordem mais lógica, embora muita gente tenha começado pelo Hobbit e apreciado bem mais o livro do que eu, exatamente por não ter comparação com o SdA.
 
Caramba... ler o CI antes do Silmarillion é suicídio mental.

concordo!!!
por isso fiquei mais de um ano sem ler nadinha do Tolkien pra recuperar meu pouco juizo e começar do zero \o/
 
concordo!!!
por isso fiquei mais de um ano sem ler nadinha do Tolkien pra recuperar meu pouco juizo e começar do zero \o/

É que na verdade o CI fica fácil de ler quando você já tem as histórias dos outros na sua cabeça. Mas ter que montar tudo na hora é meio complicadinho...
 
Eu até hoje não li os CI, mas eu morro de vontade!
Eu amei O Silma, eu li pela primeira vez há uns 4 anos atras, tenho guardadas ainda as anotações! Também deu um nó no meu cérebro e eu tive que começar a ler denovo depois que eu tinha lido uma vez. Dai eu anotava todos os personagens que eu achava interessante, seus trocentos nomes e fazia resuminhos. Foi a melhor coisa que eu podia ter feito. Porque na primeira vez eu li por curiosidade, mas na segunda eu entendi tudo. E dai quando eu li o SdA, completou um monte de informações que eu nunca tinha pensado. Dá um sentido bem mais amplo das histórias.
 
Caramba... ler o CI antes do Silmarillion é suicídio mental.

Eu li SdA, Hobbit, Silma e CI... acho que foi a ordem mais lógica, embora muita gente tenha começado pelo Hobbit e apreciado bem mais o livro do que eu, exatamente por não ter comparação com o SdA.

Verdadeiro, só falta as Aventuras Do Tom. Eu deixei para ultimo.
 
pra ler tem que gostar...eu me achei o cara depois que eu li o silmarillion, não que seja chato, mas a leitura é muito cansativa porém proveitosa pq tem muita informação boa naquele livro assim como no contos inacabados!!!!
 
Bom na minha opiniao
SILMA eh o melhor apesar de ser complexo e conter muitas informaçoes
nao eh d uma hr pa ota q se consegue guardar tudo
ja li 7 vezes SILMA
e ainda falta muita coisa
fico perdido em varias coisas
+ eh um otimo livro

XuXu
 
Os Contos Inacabados é o mais complicados de todos, mas completas algumas coisas e dá informações bem legais sobre varias pessoas.
Mas o Silma é o melhor de todos sem duvida, ele é bem mais poético que o SdA, sei lá, a primeira era ,principalmente, tem um encanto especial
 
Caramba... ler o CI antes do Silmarillion é suicídio mental.

Eu li SdA, Hobbit, Silma e CI... acho que foi a ordem mais lógica, embora muita gente tenha começado pelo Hobbit e apreciado bem mais o livro do que eu, exatamente por não ter comparação com o SdA.

Pois eu também li nessa ordem (exceto o CI, que ainda ñ li) e penso que o mais lógico é ler, ou nessa ordem, ou o hobbit primeiro.
O Silma eu li meio devagar, mas não foi tão complicado, acho que era mais pelos nomes mesmo, mas não me confundi tanto. Pretendo dar uma relida no Silma, antes de ler o CI pela primeira vez, assim eu refresco a memória, e dessa maneira a leitura flui melhor. (Só não sei é quando vou ler o CI :roll:)
 
Eu até hoje não li os CI, mas eu morro de vontade!
Eu amei O Silma, eu li pela primeira vez há uns 4 anos atras, tenho guardadas ainda as anotações! Também deu um nó no meu cérebro e eu tive que começar a ler denovo depois que eu tinha lido uma vez. Dai eu anotava todos os personagens que eu achava interessante, seus trocentos nomes e fazia resuminhos. Foi a melhor coisa que eu podia ter feito. Porque na primeira vez eu li por curiosidade, mas na segunda eu entendi tudo. E dai quando eu li o SdA, completou um monte de informações que eu nunca tinha pensado. Dá um sentido bem mais amplo das histórias.

A idéia dos resumos é muito boa! Eu li o Silma, mas não consegui absorver nem a metade das histórias. A leitura é um pouco cansativa e eu viajava muito enquanto lia. E entender o Silma na segunda vez... Espero que eu consiga fazer isso também! ^^

O CI eu ainda não li. Estou a procura. Tentarei usar os resuminhos no Silma. Se der certo, é uma ótima estratégia para usar no CI, já que dizem que ele é ainda mais "complicado" do que o Silma.
 
Última edição:
Isso pode ser uma tática, eu sempre acabo deixando tudo pra memória - talvez um erro, ou não (?!), talvez por isso tenha lido 3 vezes e perido muita coisa já (coisas que eu vou relembrando e outras aprendendo nos tópicos aqui...)

Mas já acompanhei de perto pessoas que foram lendo, anotando os personagens, suas características, sua ascendência/descendência, os lugares e suas características, sua localização...

Tudo de forma artesanal, demorado, mas muito mais "saboroso".
Assim, vc se dedica mais e por conseqüência, aproveita mais.

Recomendo.

Nota Mental: Ler o silma de novo e seguir minha dica. rs.
 
Eu perdi nos personagens depois de ter lido a obra e ter ficado um tempo parada em relação as obras, mas durante a leitura nunca me perdi não.
Não é querendo pagar uma de fodão que nem diz o Belfalas, mas a leitura do Silmarillion não é complicada assim não. Volto a repetir, o começo é chato (de entender até), mas depois tudo flui legal. =]
 
Eu perdi nos personagens depois de ter lido a obra e ter ficado um tempo parada em relação as obras, mas durante a leitura nunca me perdi não.
Não é querendo pagar uma de fodão que nem diz o Belfalas, mas a leitura do Silmarillion não é complicada assim não. Volto a repetir, o começo é chato (de entender até), mas depois tudo flui legal. =]

É, eu também não achei tão difícil quanto dizem também. No começo, enrosca um pouco porque são muitas coisas diferentes para aprender, mas depois que pega o jeito da leitura, flui legal mesmo.
Eu demorei para ler mais porque fui fazendo anotações mesmo!! :mrgreen:
 
Concordo que o Silma num seja nenhum bicho de tantas cabeças... pelo menos não foi pra mim.

Mas para alguém que não conhece o universo, fica muito mais difícil.
Principalmente se o leitor tiver dificilcudade com os novos conceitos... Pq tudo muda, desde a criaçào...

Mas pro pessoal daqui, fica muito mais fácil, depois de todo o background... tudo que já viram aqui, facilita um bocado na compreensão do que se trata lá

Pessoas daqui, que leram o Silma depois de participar do fórum então são especialmente suspeitas pra falar sobre a facilidade de ler.
 
Concordo que o Silma num seja nenhum bicho de tantas cabeças... pelo menos não foi pra mim.

Mas para alguém que não conhece o universo, fica muito mais difícil.
Principalmente se o leitor tiver dificilcudade com os novos conceitos... Pq tudo muda, desde a criaçào...

Mas pro pessoal daqui, fica muito mais fácil, depois de todo o background... tudo que já viram aqui, facilita um bocado na compreensão do que se trata lá

Pessoas daqui, que leram o Silma depois de participar do fórum então são especialmente suspeitas pra falar sobre a facilidade de ler.

Isso é verdade, não só em relação ao Silma. Eu nunca tinha lido nada de Tolkien, apenas assistido os SdA. E comecei a leitura pelo Silma. Conforme fui lendo coisas no forum, e tirando dúvidas com meu Saitor, foi ficando mais fácil ler.
 
contos inacabados, como o próprio nome já diz, são escritos (nem sempre completos) do professor.

ele é realmente um pouco dificil de compreender, especialmente para aqueles que ainda nao se familiarizaram com as obras...

o silmarillion é complexo tbem, mas creio que ambos os livros (assim como todos os outros relacionados à terra média) são leitura obrigatória para qualquer um que se diz admirador das obras de tolkien.

portanto, por mais que seja de dificil leitura, leia sim! e questione com o pessoal por aki!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo