• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Leitura de "O Silmarilion"

Chuck Norris

Usuário
Ainda nunca li "O Silmarilion", mas acredito que poderei fazer isso em breve. No entanto, para falar a verdade, achei que "Contos Inacabados" proporciona uma leitura demasiadamente chata. Algumas partes que parecem intermináveis, informações demais sobre personagens e lugares que não foram citados em SDA... Em fim, não gostei muito do livro.

O que quero saber é se em "O Silmarilion" a leitura é semelhante a de "Contos Inacabados". E também o quanto existe de personagens e lugares que já foram citados em SDA e/ou em Contos Inacabados. Alias, é correto ler C.I antes de O Silmarilion? A minha leitura de Contos Inacabados foi um pouco confusa, precisando, em algumas partes, de reler várias e várias vezes. Em outras, fiquei sem entender mesmo.
 
Na verdade, Os Contos Inacabados completam O Senhor dos Anéis e O Silmarillion, não sendo recomendada sua leitura para aqueles que não conhecem Tolkien além de hobbits e anéis dourados. Então, é bom você conhecer um pouco das histórias da Primeira e Segunda Era antes de se aventurar a ler os Contos Inacabados (use a Enciclopédia de Valinor pra isso, caso queira =]).

Quanto a ele ser chato... bem, se você não gosta de obras descritivas, não vai gostar mesmo do CI. Eu particularmente adorei, porquê é como o "Universo Expandido" de Star Wars, mostrando coisas que não se vê nas outras obras (aqui dou o exemplo mais citado: a organização dos rohirrim), além de ter um glossário muito bom e tal e coisa.

E os Contos Inacabados são sim diferentes do Silmarillion e das outras obras publicadas, já que se trata de um conjunto de textos que completam (ou "expandem") histórias dos outros livros, como a de Túrin e Tuor, p.e. A maioria dos fãs de Tolkien acha o Silma bem melhor que os demais livros e, IMO, é mesmo, por causa do modo como é escrito e das histórias fodas que tem.
 
Última edição:
Tenha certeza q a leitura do CI é mto diferenciada da leitura do Silma!!

Sugiro o seguinte: leia o Silma, e depois releia o CI!! Verá o livro com outros olhos!!

E é como o Caranthir disse: por ser uma compilação de textos adicionais às outras obras, o CI tem características diferentes, além de um excesso de informação que, para o pessoal que ainda não leu o Silma, fica difícil de absorver!!

Mas prepare-se: mesmo que a leitura do Silma seja ótima, você terá nele mtos nomes de personagens e de lugares. Sugiro então que vc tenha à mão o glossário do CI, para checar o nome dos personagens, e se possível, o Atlas da Terra-média, para facilitar a visualização das localidades!!

Boa leitura!!! :cerva:
 
Última edição:
Então, para facilitar a leitura de Contos Inacabados, deve-se ler O Silmarillion antes? Por muitas vezes, enquanto eu lia C.I, sentia-me perdido. Pensando coisas como: "Mas espera aí, quem é esse cara? De onde ele surgiu? Nunca li nada sobre ele e aqui tem uma descrição enorme de seus feitos, antescedentes, etc.! Como ele vai parar nesse lugar? Alias, que lugar é esse? Como tô lendo esse monte de coisas adicionais sobre esse cara se nunca ouvi seu nome em SDA e nem faço a mínima idéia de que lugar é esse?!"
Era como se eu estivesse começando a ver um filme pela metade.

Se ao ler "O Silmarillion" eu puder tirar algumas dessas dúvidas de C.I, e se a leitura não for semelhante, com certeza vai ajudar muito na minha compreensão.
 
O Caranthir e o Rufgand já disseram tudo, mas como você parece ainda ter dúvidas, volto a afirmar: ler o Silmarillion antes de passar aos Contos Inacabados é essencial. Ler primeiro os contos chega até a ser ilógico, um pouco como ler um livro de informática que explique o funcionamento dos componentes do Office sem sequer saber o que é um computador, ou estudar o funcionamento do coração sem conhecer mais nada do organismo humano.

Compreendo que você diga que ler os Contos é chato: o estilo de escrita é muito diferente de um livro convencional, visto ser uma colectânea de histórias, e não é uma leitura fluída, que nos prenda ao livro. Nem sequer é bem um livro que se necessite de ler de uma ponta à outra: pode olhar para o indíce e pensar "O que eu quero mesmo é saber mais sobre os Istarí", ou: "Agora apetece-me aprender mais sobre Tuor", e ler a parte respetiva. Você decide.
 
Sim solma e um livro muito interessante....
Mas SDA esta nos nossos coraçoes para sempre...
*yams*
 
Silma, queridos, não Solma. =]

Então, já eu não acho a leitura do C.I. muito idêntica a do Silmarillion, pelo simples fato de que o C.I. se apega muito mais em detalhes do que o Silma. A chance de se perder lendo o Silma é bem menor se comparada ao C.I. .

E começar lendo o C.I. antes do Silmarillion não é nada recomendável. Fiz isso e, por experiência própria, posso dizer que é uma das piores coisas a se fazer com relação aos livros de Tokien - aindam ais se você for "marinheiro de primeira viagem". :tsc:
 
Há uma semelhança que talvez valha a pena ressaltar: O Silmarillion possui nomes pra caramba, seja de personagens ou de lugares. É a única coisa que pode importunar um pouco, mas nada que o Glossário lá no fim e um pouco de atenção não resolvam.
 
Eu li o Silma antes, e ainda assim achei, como o Ravelion (ou Chuck Norris), CI um saco, exceto pelos contos de Tuor e Aldarion & Erendis, pela descrição de Númenor e organização militar de Rohan e pela explicação detalhada da guerra dos Anéis quando estes haviam acabado de ser criados. Mas, de forma geral, me chatearam principalmente as partes em que há minúcias "absurdas" quanto a famílias e lugares de homens e elfos e aquelas notas (nossa, as notas!), pois não conseguia ver uma observação de nota sem ser obrigado pela curiosidade a consultar o fundo do livro para consultá-las. Enfim, foi o único livro de Tolkien que eu possuo que não reli na íntegra até agora, mas ainda assim o considero importante, principalmente pela parte da Segunda Era e pelo Glossário.

O Silmarillion, por outro lado, já devo ter relido mais de 10 vezes, sem exagero, sem contar as longas consultas para escrever textos. São duas escritas totalmente diferentes (talvez pela imaturidade da história à época de escrita do Silma, e assim a existência de menos detalhes). Além disso, há partes do CI que são muito parecidas com coisas já ditas no Silma, acrescidas de detalhes chatos, e isso cansa.
 
Bem, vou falar como alguém que tem dificuldades ENORMES pra ler O Silmarillion.

O que incomoda na leitura dele é a ENORME quantidade de nomes. Mas o "pior" não é isso, mas sim que, às vezes, alguns personagens tem 3, 5 nomes diferentes. Aí complica um pouquinho sim.

Até hoje não consegui chegar no fim do livro. Tentei vários métodos, mas acho que não consegui ainda porque eu tenho um problema pra focar atenção, pra esquecer do resto do mundo e ler um livro.

Enfim, estando ciente da quantidade de nomes e da localização do Glossário, vá em frente. =]
 
Cara, só uma dica pra quem for ler o Silmarillion, principalmente da primeira vez, imprima um mapa BEM GRANDE E DETALHADO de Beleriand, da terra média na 1ª, 2ª, e se possível, até mesmo na 3ª era, e mantenha-os do lado, sempre os consultando. Caso quieira fazer algo melhor ainda, pegue um mapa também de Númenor, outro de Aman, e um que mostre Arda por completo, nas 3 eras, também bem grande e detalhado. Caso na ampliação ele fique muito saturado, prefira qualidade a quantidade, e diminua o tamanho um pouco até ficar bom o suficiente para consultar direitinho.
Agora, se você tiver uma graninha sobrando, compra o Atlas da Terra-Média. Ler o Silma e os C.I. com ele é ooooutra coisa...
 
O que incomoda na leitura dele é a ENORME quantidade de nomes. Mas o "pior" não é isso, mas sim que, às vezes, alguns personagens tem 3, 5 nomes diferentes. Aí complica um pouquinho sim.

Sim, a variedade de nomes para um único personagem atrapalha bastante, mas não tão quanto a quantidade de nomes de locais, bem como detalhes geográficos.

Por sinal, a quantidade de personagens e fatos onde eles se envolvem embaralham a cabeça. Se não ler com muita atenção e com um mapa do lado, a leitura só piora.


Cara, só uma dica pra quem for ler o Silmarillion, principalmente da primeira vez, imprima um mapa BEM GRANDE E DETALHADO de Beleriand, da terra média na 1ª, 2ª, e se possível, até mesmo na 3ª era, e mantenha-os do lado, sempre os consultando. Caso quieira fazer algo melhor ainda, pegue um mapa também de Númenor, outro de Aman, e um que mostre Arda por completo, nas 3 eras, também bem grande e detalhado. Caso na ampliação ele fique muito saturado, prefira qualidade a quantidade, e diminua o tamanho um pouco até ficar bom o suficiente para consultar direitinho.
Agora, se você tiver uma graninha sobrando, compra o Atlas da Terra-Média. Ler o Silma e os C.I. com ele é ooooutra coisa...

É o que tô fazendo, até porque consultar os mapas do próprio Silma acaba por atrapalhar ainda mais a leitura.

Sem falar que tô lendo o Silmarillion com muita calma, sem aquela velocidade e dedicação frenética que tenho pra ler livros. O Silma pede uma dedicação toda especial, tem que ter muita calma pra conseguir entender certos pontos, é um livro onde você estuda mais do que lê, IMO.
 
Mas voçes acham que alguma obra de Tolkien(por muito boas que sejam) ultrapassa os SDA??
Sinceramente eu acho que nao...
*yams*
 
Esse é um assunto paralelo, mas...

Em que sentido que Sehor dos Anéis ultrapassa o Silmarillion e suas outras obras? =]
 
O silma e os CI estão inacabados, mas têm uma história mais interessante do que o SDA embora mais complicada, o SDA é uma continuação dessa história, a 3ªparte, correspondente à 3ª era.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo