• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Leitura de "O Silmarilion"

Pandatur

Usuário
P.S.: Desculpe a repetitividade Panda, mas é que postei depois de você, mas quando estava escrevendo, vc ainda não tinha postado. E OMG! Na Arte & Letra tá muito barato! Acho que vou fazer uma forcinha, deixar de ser cara de pau, e comprar logo... :cerva:

Fica frio, esse tipo de coisa rola direto. =]
E sim, a A&L tá com um preço muito bom, isso aí é praticamente o preço que paguei quando o livro foi lançado, há uns 2 anos. Vale a pena.

Niphredil

Usuário
Bom, vou ter que recorrer pra net mesmo, já que livraria aqui é uma escassez e ainda mais livros, só tem os que estão mais na modinha, que o pessoal compra mais, fazer oque..cidade pequena neh! haha
por isso que pedi onde poderia encontrar!
Obrigada!!

E sim, Shidosan, ajudou muito!! :cerva:
ainda mais já passando a informação de que está barato na Arte & Letra! :mrgreen:
E você também Panda! (sem problemas te chamar assim né?!)

Menegroth

Bocó-de-Mola
Voltando então...

É por essa saturação de nomes e lugares que eu não aconselho somente uma leitura do Silma!!

Quem lê uma vez só, não guarda detalhe nenhum e acaba ficando confuso com tudo. Posso falar por experiência própria: quando li o Silma pela primeira vez, achei o livro terrível, não entendia nada, depois que reli, e reli, e reli, virou meu livro preferido sobre qualquer outro, com SdA vindo em 2° lugar!!

Foi por isso q no meu post anterior (#3) eu falei que é melhor ler o SIlma com o Glossário do CI e o Atlas do lado!!
Exatamente,
Eu li várias vezes o SdA e uma vez só o Silma. E me perguntava porque as coisas as vezes faziam pouco sentido... Estou agora relendo o Silma e mesmo tendo esquecido várias coisas sobre o SdA a leitura está sendo muito, mais muito produtiva... E será ainda mais quando eu reler o SdA com o Silma e o Contos por perto...

Calimbadil Thálion

We eat the wounded ones
Melhor que "Panda tour".
E quanto ao Atlas da terra média, acho muito melhor esperar o da Tia Neera que tá bombando, ou procurar na Valinor porque deve ter, se não tiver, tem aqui.

A diferença básica entre o Silma e o CI é que o Silma tem mais história do que o CI, prefiro o Silma já que o CI nunca consegui terminar de ler (o livro é amaldiçoado pra mim... :lol: )
Outra coisa o Silma foi revisado por Tolkien, mas os CI foram? Parece-me que quem editou os textos foi o filho dele, inclusive tem notas dele durante todo o livro, isso o torna um pouco cansativo, mas interessante.

Niphredil

Usuário
Praticamente ninguém me chama de Pandatur. Só quem não me conhece mesmo, hehehe. Pode chamar sim. =]
=] :cerva:

Como assim? Está para sair um livro melhor que o atlas? Me avisem por favor que eu estou prestes a comprar o atlas.. aí eu espero...
vlw...

Não tenho certeza lipetavares, mas acho que o Calimbadil quis dizer sobre o mapa em alto relevo que A Tia Neera tá fazendo, com argila e tal. Se não for isso, me corrija aí Calimbadil!!

E sendo ou não isso, aproveita lipetavares e dá uma conferida lá no mapa da Tia! Tá ficando lindo!! http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=45308 :D

Rougue

Usuário
o Silmarillion é como se fosse um livro sagrado, a biblia por exemplo, ele explica a origem de todos os seres e da TM e conta histórias de personagens antigos e importantes mas se você não gosta de enrolação, acredito que não vai gostar dele.... Eu gostei muito e achei que acrescenta sobre o Senhor dos aneis ...

ShidoSan

Traí o mov. vegetariano véio
o Silmarillion é como se fosse um livro sagrado, a biblia por exemplo, ele explica a origem de todos os seres e da TM e conta histórias de personagens antigos e importantes mas se você não gosta de enrolação, acredito que não vai gostar dele.... Eu gostei muito e achei que acrescenta sobre o Senhor dos aneis ...

Na verdade Rougue, O Silmarillion, não é como se fosse um livro sagrado, ele é uma compilação de lendas e contos antigos da Terra-Média, que explicariam o surgimento do Mundo. Mas, apesar de sabermos que Arda realmente foi criada pelos Coros dos Ainur, e etc., que Ilúvatar existe e etc., ele não chega a ser algo sagrado, até porque ele não trata somente de Ilúvatar, pelo contrário, ele tem, em todo o livro somente uma meia dúzia de falas. O Silmarillion é como se fosse uma enciclopédia sobre as três primeiras eras de Arda, explicando sua origem e história, mas não com teor religioso ou dogmático.
Agora, quanto à enrolação, só existe quando você não tem um mapa de Beleriand do seu lado, porque as descrições das viagens e lugares se tornam inútei pra você, mas caso você tenha, o Atlas por exemplo, pelo menos em minha opinião, não existe enrolação.

Menegroth

Bocó-de-Mola
Na verdade Rougue, O Silmarillion, não é como se fosse um livro sagrado, ele é uma compilação de lendas e contos antigos da Terra-Média, que explicariam o surgimento do Mundo. Mas, apesar de sabermos que Arda realmente foi criada pelos Coros dos Ainur, e etc., que Ilúvatar existe e etc., ele não chega a ser algo sagrado, até porque ele não trata somente de Ilúvatar, pelo contrário, ele tem, em todo o livro somente uma meia dúzia de falas. O Silmarillion é como se fosse uma enciclopédia sobre as três primeiras eras de Arda, explicando sua origem e história, mas não com teor religioso ou dogmático.
Agora, quanto à enrolação, só existe quando você não tem um mapa de Beleriand do seu lado, porque as descrições das viagens e lugares se tornam inútei pra você, mas caso você tenha, o Atlas por exemplo, pelo menos em minha opinião, não existe enrolação.
Ditto!

Mas em relação a ter um mapa ou o Atlas...isso é um pouco relavante. Eu li (da primeira vez) sem nem olhar direito nos mapas que tem no fim do livro e achei tudo normal (se bem que olhando nele é mais garantia de entendimento). O que acontece com o Silma é a quantidade de nomes (pessoas e lugares) oq ue pode tornar a leitura um pouco cansativa. MAs a dica (já dada por muitos aqui) é ler a primeira vez se se importar em decorar nomes ou lugares...

Tronquesperto

Habitante de Prontera

Essa sua dúvida seria esclarecida com umalida rápida do prefácio do livro, escrito por Cristopher Tolkien.

angeloalvarenga

Seria eu um
O Silmarillion é um livro muito rico em detalhes sobre a Terra-Média, mas tem hora que fica bem travada a leitura, são muito nomes, muitos lugares e a história não flui legal, mas CALMA ainda estou na página 96. Mas fico pensando em quem pega o Silmarillion pra ler sem ter lido SDA ou o Hobbit, acredito que irá achar o livro meio chato.

Ainda nunca li "O Silmarilion", mas acredito que poderei fazer isso em breve. No entanto, para falar a verdade, achei que "Contos Inacabados" proporciona uma leitura demasiadamente chata. Algumas partes que parecem intermináveis, informações demais sobre personagens e lugares que não foram citados em SDA... Em fim, não gostei muito do livro.

O que quero saber é se em "O Silmarilion" a leitura é semelhante a de "Contos Inacabados". E também o quanto existe de personagens e lugares que já foram citados em SDA e/ou em Contos Inacabados. Alias, é correto ler C.I antes de O Silmarilion? A minha leitura de Contos Inacabados foi um pouco confusa, precisando, em algumas partes, de reler várias e várias vezes. Em outras, fiquei sem entender mesmo.

:lol:Ainda nunca li :lol: Boa colocação!!!:cerva::rofl:

O Silmarilion é um livro ótimo para ler, se vc leu o Senhor dos anéis e o Hobbit pode encontrar certas dificuldades de associação, mas vai gostar muito na minha opinião, pois é uma obra prima da literatura. Salientando o que muitos disseram a riqueza de detalhes é maravilhosa e certas histórias até podem fazer vc se emocionar como a de Turin Turambar.:cerva:

Última edição:

Nica Tinúviel

Usuário
Contos Inacabados é como se fosse uma continuação do Silmarillion... e ao contrario de CI o Silmarillion é mais tranquilo de ler, e não tem tantos personagens que aparecem no SDA... pra mim o Silmarillion é o melhor livro do Tolkien, mas não sei qual vai ser sua opinião depois que o ler...

Eu não tive tempo para terminar de ler o Silmarillion por causa do vestibular, até pq eu só li até a parte do conto de Beren e Lúthien e achei que, sinceramente, para entender tudo é preciso lê-lo umas 20 vezes!!! Mas morro de vontade de terminar a leitura quando passar tudo isso!!!

Luz

So what?!?!
Eu to lendo o Silma.. mas to lendo devagar, e anotando umas coisas que julgo importantes.. :roll:
Está dando trabalho, mas eu to gostando.. ACHO que to entendendo bem!! :lol:

Mas eu me perco um pouco pra localizar as coisas.. sempre tive dificuldade em geografia..
Sou um desastre com mapas!! :blah:

Eu to lendo o Silma.. mas to lendo devagar, e anotando umas coisas que julgo importantes.. :roll:

Mas eu me perco um pouco pra localizar as coisas.. sempre tive dificuldade em geografia..
pois é...eu também fazia isso.Só no primeiro capítulo, da canção dos Ainur eu escrevi 3 ou 4 folhas...
Como eu sempre digo, dá de viver uma vida estudando Tolkien, e muito tempo só o Silmarillion

Aldamar

Creating a shining future...

Se dispuser de uma excelente reserva financeira... investe no Atlas da Terra-Média, da K. Wynn... é uma paulada, mas eu garanto que tu não se perde mais nos mapas.

Lembrando: alguns mapas são apenas aproximações, nada absoluto.

bibs

Usuário
bom, eu comecei a ler Contos Inacabados antes de ler Silmarillion e simplesmente parei no começo, nao so pq o vestibular tava chegando como tava dificil de acompanhar as historias, pq ate hj so li A sociedade do anel =x
enfim, to começando a ler o Silmarillion agora, to na pagina 16 ainda... lendo devagar toda vida, mas to achando fantastico
com paciencia a pessoa chega la \o/

Valinor 2021

Total arrecadado
R$150,00
Meta
R$4.800,00
Termina em: