• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Leitura da mente pode chegar nos próximos cinco anos, diz IBM

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
A IBM divulgou seu relatório anual "5 in 5". Nele, a empresa cita cinco tecnologias que ela acredita que existirão nos próximos cinco anos. A lista desse ano inclui a leitura da mente por aparelhos eletrônicos e o fim das senhas.

Diferentemente do que ocorre em filmes de ficção científica, porém, a leitura da mente sugerida pela IBM não permitirá que você olhe para alguém e enxergue o seu pensamento. Pelo menos por enquanto.

A empresa acredita que a leitura da mente permitirá ao usuário associar sua mente a algum aparelho eletrônico.
"Pense que você precisa ligar para alguém, e isso simplesmente acontece. Ou você pode controlar o cursor de um mouse apenas pensando para onde movê-lo",
diz a IBM.


A empresa argumenta que estudos no campo da bioinformática indicam a criação de sensores avançados que leem as atividades do cérebro, reconhecem expressões faciais e níveis de concentração e empolgação. Segundo a IBM, em cinco anos será possível ver os primeiros passos da tecnologia, principalmente no universo do entretenimento e dos jogos.

Já o fim das senhas remete à técnicas comuns aos filmes futuristas. Para a IBM, em cinco anos nós poderemos usar nossa voz ou os detalhes de nossa íris para desativar tudo ao nosso redor, eliminando a necessidade de decorar senhas cada vez mais complexas.

Fonte
 
Última edição por um moderador:
Sou só eu, ou acho que mover o mouse usando o pensamento será mais dificil que movê-lo com minha mão?Tipo, vai exigir uma concentração de mim que não tenho. xD

Os homens com certeza adorarão ter um aparelho que ler mentes, quando lançar um que nós, humanos, possamos usar uns nos outros. Ai nenhum amigo meu me perguntaria o que dar à namorada, porque eles iam simplesmente ler a mente das garotas... Genial. '-'
 
Essa é uma das áreas mais fascinantes da ciência a bioinformática!

Quanto mais ela avança mais vamos nos aproximando cada vez mais daquilo que víamos apenas na ficção da tela do cinema.

E com isso teremos detetores de mentiras cada vez mais perfeitos. Pois é mentir ficará cada vez mais dificil.
 
Eu sou bastante cética com relação à "ler mentes"...

Sou só eu, ou acho que mover o mouse usando o pensamento será mais dificil que movê-lo com minha mão?Tipo, vai exigir uma concentração de mim que não tenho. xD

Pois é XD Também penso isso.

E com isso teremos detetores de mentiras cada vez mais perfeitos. Pois é mentir ficará cada vez mais dificil.

Triste pensar que digam que oo principal uso dessa nova tecnologia será em games. Tantas outras coisas muito mais importantes, como detector de mentiras :(
 
Triste pensar que digam que oo principal uso dessa nova tecnologia será em games. Tantas outras coisas muito mais importantes, como detector de mentiras :(

É só uma fase inicial. Até construírem um detector de mentiras realmente eficiente, haja estudo e desenvolvimento de tecnologia. Os games são tipo uma 'cobaia', uma fase de testes, onde a tecnologia não precisa ser tão aprimorada assim.
 
Na verdade a questão das senhas já é bem realidade, e não tem nada a ver exclusivamente com a IBM. Leitores biométricos estão em todos os lugares, e temos até alguns países mais ambiciosos montando banco de dados público com o "ID" de cada cidadão. Se algum desses projetos der certo, pense só nas possibilidades...

Sobre a leitura da mente, antes mesmo de 2000, já tinhamos alguns lampejos de pesquisa acerca do tema (como é o caso da tese de mestrado de um professor meu), tema este que viabilizou a explosão de sucesso do EPOC quando ele permitiu a comunicação com um paralítico.

a projeção de 5 anos para os leitores biométricos é bastante sensata, imo. mas a da "leitura da mente" é completamente insana...um produto difundido é um produto eficiente e barato, certo? além das dificuldades técnicas envolvidas nessa premissa, teremos também a resistência natural da população a aceitar um "leitor da mente". no pensamento normal, como não prever o "eu não vou colocar esse trem na minha cabeça, eles vão saber tudo de mim!1"? anw, é a IBM, seria meio bizarro eles fazerem uma publicação aleatória deste naipe, então vai saber. de qqer forma, continuo cético sobre essa segunda previsão.
 
Isso poderia ser bem legal... mas tão, TÃO CHATO.
Poxa, todo mundo saber o que o outro pensa seria a coisa mais escrota do planeta. Fora que só penso coisa que num devo, e eu não gostaria NADA dos outros verem....

Pq num voltam pro teletransporte?
 
Acho que se alguem visse meus pensamentos eu pegaria prisão perpétua, corredor da morte, etc :chibata:
 
Já havia o medo que muitos de nós temos que é de implantarem um chip no cérebro que irá substituir pra sempre qualquer RG ou CPF e todos virarmos cidadãos facilmente identificáveis, mas também facilmente rastreáveis.

Ler pensamento se torna o medo máximo já que mexe com a unica coisa que temos 100% de privacidade total.
 
Eu já tenho medo de falar dormindo, pois bem alguns sonhos são estranhos demais para serem divulgados, imagina as sua ideias, acho que não seria legal, pra mim, no mais, é uma tecnologia interessante, isso de mover mecanismos robotizados é muito interessante.
 
A empresa argumenta que estudos no campo da bioinformática indicam a criação de sensores avançados que leem as atividades do cérebro, reconhecem expressões faciais e níveis de concentração e empolgação. Segundo a IBM, em cinco anos será possível ver os primeiros passos da tecnologia, principalmente no universo do entretenimento e dos jogos.

Cara, eu dou curto em qualquer equipamento que tente ler a atividade do meu cérebro. Certeza. Às vezes EU entro em curto com ela. :loser:


Isso poderia ser bem legal... mas tão, TÃO CHATO.
Poxa, todo mundo saber o que o outro pensa seria a coisa mais escrota do planeta. Fora que só penso coisa que num devo, e eu não gostaria NADA dos outros verem....

Pq num voltam pro teletransporte?

Concordo em gênero, número e grau, Indily. Troço mais inútil e sem graça ficar investigando o que o outro pensa, enquanto as grandes cidades (pelo menos as brasileiras) tão entrando em colapso com o trânsito!!! Teletransporte já!! :slow:
 
! Teletransporte já!! :slow:

Gente "queimando" seus neurônios e se dedicando a isso eu acredito que não falte. Até o Nikola Tesla o pai do eletromagnestimo já no século XIX procurou intensamente até o dia que morreu dedicar todo o seu tempo e dinheiro numa maneira de transmitir grandes quantidades de energia a distância sem fios (ele foi o cientista que desde essa época mais batalhou pra que tenhamos energia em nossas casas sem fios) e tinha teorias sobre fazer isso também com a matéria (que seria a base do teletransporte), mas com a tecnologia limitada da época que ele viveu jamais conseguiu por nada em prática.

Só torçamos que no longo caminho que existe até isso se tornar uma realidade não tenhamos algumas aberrações-vivas como no filme "A Mosca". Por mais que aquilo seja algo da ficção científica pode até acontecer.
 
Capa da invisibilidade, leitura de mente (legilimência), varinha muda canal de tv (*-*), sapos de chocolate, cervejas amantegadas...

MANOS, CADE A PORRA DA APARATAÇÃO E DO ARMÁRIO SUMIDOURO????
Se o mundo ta virando a vida do Pótah, manda fazer as coisas mais maneiras antes, diaxo!
 
Não vejo problema em se usar para jogos, acho muito mais útil, principalmente se estes servirem como simuladores para situações reais futuras. No mais, ainda me parece distante. Também preferia o teletransporte.
 
Parece interessante.

Mas é só eu que atualmente não é tão entusiasta do teletransporte? Porque tipo, o princípio base do teletransporte "realista" é de matar de um lado e criar um clone seu do outro. Sério, não é nada parecido com o "puff" de desenho ou filmes. Até onde li, vi e ouvi falar sobre, eles te desintegram no ponto A e reconstroem uma pessoa igual a você no ponto B usando os mesmos elementos. Se o teletransporte que vocês tanto querem for mesmo algo assim, então obrigado, eu dispenso. Se arrumarei um método alternativo aí até penso no caso.

Eu sou a favor de algo que facilite o transporte de longas distâncias, mas temos que parar e pensar nas implicações que determinadas tecnologias podem fazer. No caso do teletransporte acima pode surgir diversas questões existenciais ou filosóficas. Não é tão simples quanto parece.
 
Parece interessante.

Mas é só eu que atualmente não é tão entusiasta do teletransporte? Porque tipo, o princípio base do teletransporte "realista" é de matar de um lado e criar um clone seu do outro. Sério, não é nada parecido com o "puff" de desenho ou filmes. Até onde li, vi e ouvi falar sobre, eles te desintegram no ponto A e reconstroem uma pessoa igual a você no ponto B usando os mesmos elementos. Se o teletransporte que vocês tanto querem for mesmo algo assim, então obrigado, eu dispenso. Se arrumarei um método alternativo aí até penso no caso.

Nos acostumamos com o principio da desintegração/reintegração da matéria porque sempre foi a teoria científica mais discutida e que o cinema na ficção procurou aborda-la também.

Eu não entrarei do mérito de discutir se ela é a melhor ou a pior ou se quero dessa forma ou de outra. De qualquer maneira existe um caminho muito longo e muito complexo pra se estudar e por hora é um sonho bastante distante.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo