• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Lei do clube-empresa

Béla van Tesma

Nhom nhom nhom
Colaborador

Bolsonaro sanciona projeto que cria clube-empresa, mas veta renúncia fiscal​

Apresentada pelo Congresso em julho, a proposta é que os times possam se tornar clubes-empresa, modelo que já é bem difundido pelas principais ligas do mundo​

O presidente Jair Bolsonaro sancionou parcialmente na noite desta sexta-feira (6) o PL 5516/2019 que cria a Sociedade Anônima do Futebol (SAF).

Apresentada pelo Congresso em julho, a proposta é que os times possam se tornar clubes-empresa, modelo que já é bem difundido pelas principais ligas do mundo.

Além disso, prevê regras de parcelamento de dívidas, além de permitir que as obrigações civis sejam separadas das trabalhistas, sem repassá-las a essa nova empresa que será criada com as novas regras.

"Os dispositivos que implicavam renúncia de receita foram vetados por violação à Lei de Responsabilidade Fiscal, a Lei de Diretrizes Orçamentárias", ressalta em nota a Secretaria da Presidência da República

Na nota, a secretaria ainda traz o seguinte trecho:

"Segundo o relator da medida na Câmara, o futebol brasileiro há muito enfrenta desafios com a gestão pouco profissional dos clubes, e o formato associativo, predominante na atualidade, não viabiliza um modelo de governança por meio dos qual dirigentes possam ser responsabilizados por suas gestões, além de limitar as formas de financiamento junto ao público, não viabilizar acesso aos institutos da recuperação judicial e extrajudicial e carecer de um sistema legal de transparência".

Fonte: CNN



Não encontrei nenhum tópico sobre o assunto então criei este. Parece que vai ser a tendência do futebol brasileiro. Lendo algumas das vantagens elencadas (especialmente a possível responsabilização dos gestores rs), já começo a ver a ideia com outros olhos. :dente:

E aí? Que acham os coleguinhas?
 
Será que os clubes tem feito um histórico desses "empréstimos"? Quem está emprestando, de certo deve ter um controle, já que não dariam uma boa quantia assim do nada. Eu sinceramente não entendo muito como funciona esta questão, mas pelo visto o pessoal que emprestou o dinheiro, pode pedir tudo de volta. E viria com juros? Não sei se tem uma questão muito certa para isto. E se o clube acabar sendo vendido, como no caso do Bragantino, ele pode exigir grana do comprador?

O futebol não é o esporte mais transparente e muitos devem estar se aproveitando para levantar um bom dinheiro futuro com isto.
 
Pra mim ainda não está claro se o Felipe Neto vem fazendo empréstimos formalizados ou simplesmente está botando dinheiro por total paixão ao clube sem esperar nada em troca, porém ele sempre está cornetando os dirigentes. Com certeza transparência é o que menos existe.
 
Não acho que ele seria idiota de pôr dinheiro sem um contratinho assinado prevendo diversas hipóteses para cobrança. Quer dizer: ele é um idiota em geral, mas pra fazer e administrar dinheiro eu acho que não. :lol:
 
No mínimo deve ter feito os caras assinarem dezenas de promissórias. Qualquer coisa que não seja pelo menos isso, seria passar atestado de burrice.
 

Galo x América retomando o antigo posto como maior clássico de Minas? Confere @fcm e @Melian ?
O foda é que eu nunca consegui ter raiva do Ameriquinha. Para mim, ele é como uma prima, distante, que, quando vem visitar, eu levo para tomar sorvete e comer pizza. hahahahahahaha
 
Mas vai que o projeto do Coelho dá certo e aí essa moleza acaba :lol:

Pelo menos um passo importante eles deram quando reformaram o Horto que se tornou um estádio bem mais interessante.
 
  • Curtir
Reactions: fcm

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo