1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Lei de filme nas escolas é polêmica

Tópico em 'Cinema' iniciado por imported_Cabal, 9 Jun 2008.

  1. imported_Cabal

    imported_Cabal O Poeta Aprendiz

    Lei de filme nas escolas é polêmica
    Estado de São Paulo - Jotabê Medeiros

    Um projeto de lei do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que prevê a exibição obrigatória de obras audiovisuais de produção nacional nas escolas de educação básica do País, foi apresentado no início da semana no Senado Federal e deve causar certa discussão. Atualmente, o projeto está em debate na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do
    senado.

    O projeto de lei 185/8 foi protocolado este mês e estabelece que a exibição de filmes brasileiros se tornará um componente curricular de complemento à proposta pedagógica das escolas, sendo a sua exibição obrigatória por no mínimo duas horas mensais. Na justificativa do senador, reproduzida em boletim da Agência Nacional de Cinema (Ancine), o tom adotado carrega um tanto de arbitrariedade. 'A única forma de dar liberdade à indústria cinematográfica é criar uma massa de cinéfilos que invadam nossos cinemas, dando uma economia de escala à manutenção da indústria cinematográfica. Isso só acontecerá quando conseguirmos criar uma geração com gosto pelo cinema, e o único caminho é a escola.'

    O projeto modifica a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei Darcy Ribeiro), que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e acrescenta novo parágrafo para obrigar a exibição de filmes e audiovisuais de produção nacional nas escolas da educação básica. Cristovam justifica seu projeto com o artigo da lei da educação que diz que 'os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da
    sociedade, da cultura, da economia e da clientela.' O cinema seria esse caminho complementar, mas muitos educadores consideram que a obrigatoriedade pode causar rejeição, e que as exibições deveriam ser definidas por circunstância e oportunidade.

    Buarque não foi encontrado ontem para comentar meandros do projeto. Segundo sua secretária, estava em Passo Fundo (RS) cumprindo agenda política. Ele escreveu, em sua justificativa, que a arte 'deve ser parte fundamental do processo educacional nas escolas. A ausência de
    arte na escola, além de reduzir a formação dos alunos, impede que eles, na vida adulta, sejam usuários dos bens e serviços culturais; tira deles um dos objetivos da educação que é o deslumbramento com as coisas belas. O cinema é a arte que mais facilidade apresenta para ser
    levada aos alunos nas escolas. O Brasil precisa de sala de cinema como meio para atender o gosto dos brasileiros pela arte e ao mesmo tempo precisa usar o cinema na escola como instrumento de formação deste gosto'. :sacou:

    http://www.estadao. com.br/estadaode hoje/20080606/ not_imp184769, 0.php

    E AÍ ? :blabla:
     
  2. Fernando Giacon

    Fernando Giacon [[[ ÚLTIMO CAPÍTULO ]]]

    HUhahua mas essa é boa demais, não a lei é ótima em si, trabalhar com filmes nacionais e tudo mais, mas será que eles esquecem a situação das escolas desse país? Algumas estão até caindo aos pedaços...pura sucatas; que estruturas algumas escolas tem pra passar filmes, quanto menos ter essa interação audivisual que eles tanto querem? Nenhuma...esse senador deveria estar preocupado em complementar outras coisas, o ensino primeiramente, eu já estudei em escola pública e as condições não são lá favoráveis não...
     
  3. imported_Amélie

    imported_Amélie Usuário

    Finalmente uma Lei super coerente!!!!! Palmas pro sr. Buarque!

    Pra falar mal é preciso conhecer... e tem tanta coisa boa no cinema nacional que precisa mesmo ser conhecida!!!!

    Amei!!! Agora só falta o principal, né? Deixar o papel!
     
  4. imported_Cabal

    imported_Cabal O Poeta Aprendiz

    Esse é o grande problema Amélie, sair do papel, Cristovão Buarque daria um bom ministro da educação, não votei nele na última eleição mas sua plataforma de trabalho, a educação, é muito coerente, pois só com um plano a longo prazo conseguiremos resolver a situação do país.
     
  5. *Ceinwyn*

    *Ceinwyn* Ogra rosa

    Concordo com o F. Giacon. Grande parte das escolas públicas do país não têm nem salas decentes, imagina dvd e vhs pra passar filmes.
    E filmes, na minha opinião, logicamente têm que ser passados. Mas integrados com o que está sendo estudado no momento, para que seja relacionado a algum conteúdo específico que esteja sendo debatido em sala de aula.
    Porque se não for assim, a saída é tirar dois tempos de sala de aula pra passar um filme, prejudicando alguma(s) disciplina(s). Mesmo só sendo mensal, prejudica, se não for integrado ao currículo. E, hora extra obrigatória pra ver filme? Em que lugar seria implementado mesmo? Os alunos iriam?
    Outra: para se passar filmes, os professores devem conhecer a produção nacional. Vão ser incentivados a conhecer? Vão ser incentivados a problematizar os filmes com os alunos? Ou vão simplesmente passar filmes simplesmente para cumprir uma lei?
     
  6. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Como eu queria ter visto filmes como Amor estranho amor, A dama da lotação e tantos outros sob a supervisão dos meus professores... minha vida seria outra hoje.
     
  7. imported_Cabal

    imported_Cabal O Poeta Aprendiz

    KKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!

    Só se fosse a prof. das coxas grossas!!!!! ;)
     
  8. imported_Amélie

    imported_Amélie Usuário

    uma ótima chance de melhorar isso! são atitudes como essa que nos fazem questionar sobre esses aspectos! o nada é o que realmente não move o mundo!

    Uma observação boba: as escolas do estado do PR tem TV com Pendrive hahahah bacana não? :)
     
  9. imported_Cabal

    imported_Cabal O Poeta Aprendiz

    Show de bola Amélie, as escolas de salvador tem... tem... tem o que mesmo ?
     
  10. Elenwë

    Elenwë Chata como um

    :lol:
    Gente, eu nunca vi isso!
    Acho que qdo dei umas aulinhas nas escolas do Estado esta alta tecnologia não tinha sido implementada.


    E se este projeto sair do papel já temos que nos dar por satisfeitos.
    E qto a algumas escolas não terem estruturas para isso...se for pra esperar que elas tenham estrutura para tal, daí que o negócio não funfa mesmo!

    E eu acho as propostas para educação do Cristovão Buarque, geralmente, bem interessantes. Pelo menos, ele pensa bem mais em educação do que o habitual.
     
  11. imported_Cabal

    imported_Cabal O Poeta Aprendiz

    O grande lance dele é esse, pois só a educação pra mudar esse país, esse projeto é a longo prazo e isso não dá voto, por isso é tão difícil implementar qualquer coisa na educação, mas não podemos desistir, temos que continaur tentando...
     
  12. imported_Amélie

    imported_Amélie Usuário

    É né :hihihi: Mas sabe, tem muitas escolas com problemas mesmo, mas achei a ideia dessa TV demais! Ela é laranjadona e quando liga, aparece a logo do governo e tudo mais, então se alguém roubar não pode assistir... e os vizinhos ainda ficam sabendo que é um ladrão-de-escola por causa da cor super discreta...

    É que se for nivelar por baixo, a gente fica nessa lenga-lenga de que ninguém faz nada! Se é pra fazer, que façam mesmo... independente de ser básico ou não... quanto mais a educação tiver, será melhor!
     
  13. Elenwë

    Elenwë Chata como um

    É verdade, todas as proprostas pra de fato mudar algo na educação devem ser a longo prazo. Quem é educador sabe, na verdade, nem precisa ser gênio pra saber isso.
    Sei lá na última eleição ele me convenceu com o seu discurso, e votei nele mesmo sabendo que ele não ia muito longe.


    :lol:
    Essa foi ótima!
     
  14. imported_Cabal

    imported_Cabal O Poeta Aprendiz

    MUITO MASSA, NÃO SABIA DESSA!!!
     
  15. Fernando Giacon

    Fernando Giacon [[[ ÚLTIMO CAPÍTULO ]]]

    Nem eu sabia dessa...:nao: antes chamativa e laranja, do que ser roubada né rsrs...
     

Compartilhar