• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Legolas

Alatáriel disse:
(...) procurar um bom centro espírita e fazer o Tolkien "baixar aqui" pra explicar essas confusões de uma vez por todas! :mrgreen:
Sabe que eu já pensei nisso! :mrgreen:
 
Mith disse:
Alatáriel disse:
(...) procurar um bom centro espírita e fazer o Tolkien "baixar aqui" pra explicar essas confusões de uma vez por todas! :mrgreen:
Sabe que eu já pensei nisso! :mrgreen:
Esqueçam! Ele criava as situações, e não explicava para ninguém!

Se no centro espírita ele te explicar ... não é ele, pois gostava de deixar a confusão para que os outros discutissem. :obiggraz:
 
Ah, tá bom que a Las saiu do tópico! Ela foi bolar uma sigla pra santa ordem dos cabelos louros do legolas!

Suprema Ordem do Legolas Louro = SOLL. Bem dourado. :P :lol:

PS: Ahhh..... ainda bem que o Lord tá bem longe! :silenced:
 
Esqueçam! Ele criava as situações, e não explicava para ninguém!

Aí é que vc se engana, Edrahil. Tolkien tentou e muito explicar muitas das lacunas de suas obras - seja a pedidos dos leitores, seja por vontade de esclarecer pontos obscuros até a ele mesmo. O grande problema foi justamente que em alguns dos casos, quanto mais ele tentou trabalhar e tornar a coisa coerente, mais a teia se emaranhou. Ou seja - pior a emenda que o soneto ( e o caso Cabelos - dãããããããã - é um deles). Nesse ponto é que, corroborando as palavras de Enerdhil, eu afirmo: não cabe a um autor - seja do que for, até mesmo de uma escultura, uma pintura, um livro - explicar sua obra. Isto faz parte da fruição. Explicar a arte é tirar dela o mérito artístico. E este foi o grande erro de Tolkien.
Ops! Calma - eu não quis dizer que a obra dele não tem mérito artístico - tem, e dos maiores. Porém, à medida em que começamos a encarar seus escritos como históricos, filosóficos ou idealistas - como ele próprio o fez - ela perde esta característica sim - e vira mera ideologia. É preciso concatenar as duas coisas: a intenção do autor, e o que ele conseguiu transmitir a seu público- o que na maioria das vezes é tão distante como o sol e a lua. E não adianta publicar uma obra, e depois passar anos tentando corrigir suas lacunas, ou mesmo adaptá-la àquilo que se tinha anteriormente em mente, e escapou do controle. Buscar coerência e harmonia total numa obra deste porte é chover no molhado. Nem mesmo se Tolkien fosse vivo ainda, ele já teria conseguido. Logo - nada do que ele deixou "em branco" foi intencional, e sim parte de uma tentativa vitalícia de tornar a história o mais plausível possível com o que seria uma realidade. Cabe a nós, leitores, saber diferenciar uma da outra. :)
 
Bem, não tenho a mesma autoridade da Las na questaõ dos cabelos de Legolas, mas quanto à trechos do livro sou quase irredutivel na questão de que tanto no volume unico quanto nos livros separados e de várias edições eu nunca percebi trecho algum que descrevesse a cor dos cabelos do Legolas. No caso por ser um sindar muitos o dizem moreno, por ter pai louro o dizem louro, alguns até pensam em uma mistura de cores. Eu particularmente(a Las que me desculpe) nunca o vi louro até assistir ao filme e mesmo assim continuo vendo-o moreno todas as vezes em que fico entediada do mundo Mortal e viajo por Arda,sen no CI, no SDA, no Silma, ou até mesmo aqui no forum em meio a uma discussão sem fim pois, por mais que se tente explicar, sem nenhum texto do Tolkien que diga precisamente qual é a cor dos cabelos do Legolas, ninguem chegará a uma conclusão que seja aceita por todos. Neste caso eu tenho uma sugestão: cada qual imagine a cor dos cabelos dele como quiser contanto que no fim das contas esteja satisfeito com o que tem. Sem mais delongas espero que não tenha ofendido ninguem e que não falado muito e dito tão pouco quanto penso que fiz.
 
Estou se tempo, e sem acesso ao livro para rever tal assunto, infelizmente...
por isso eu jogo a toalha e peço perdão a todos antes que o topico suma.... :wink:
 
Será que todas as grandes discuções sobre as obras de Tolkien só surgiram depois que ele morreu?

Por que ninguém perguntou a ele a cor do cabelo do Legolas quando ele ainda respirava?

Claro que seria desperdício de tempo perguntar sobre as asas dos Balrogs, já que todos sabemos que eles não têm.
 
Imadofus disse:
Será que todas as grandes discuções sobre as obras de Tolkien só surgiram depois que ele morreu?

Por que ninguém perguntou a ele a cor do cabelo do Legolas quando ele ainda respirava?

Claro que seria desperdício de tempo perguntar sobre as asas dos Balrogs, já que todos sabemos que eles não têm.

Sabe que eu já pensei nisso?
E olha que MUITAS cartas foram enviadas (e respondidas pelo Tolkien). ENgraçado NINGUÉM ter perguntado sobre Tom Bombadil, as asas do balrogs ou os cabelos do Legolas (se bem q esta última é uma questão totalmente irrelevante, né? :lol: - brincadeira, Las! :mrgreen: )
 
Alatáriel disse:
Imadofus disse:
Será que todas as grandes discuções sobre as obras de Tolkien só surgiram depois que ele morreu?

Por que ninguém perguntou a ele a cor do cabelo do Legolas quando ele ainda respirava?

Claro que seria desperdício de tempo perguntar sobre as asas dos Balrogs, já que todos sabemos que eles não têm.

Sabe que eu já pensei nisso?
E olha que MUITAS cartas foram enviadas (e respondidas pelo Tolkien). ENgraçado NINGUÉM ter perguntado sobre Tom Bombadil, as asas do balrogs ou os cabelos do Legolas (se bem q esta última é uma questão totalmente irrelevante, né? :lol: - brincadeira, Las! :mrgreen: )
"Só damos valor às 'coisas' quando as perdemos."
Verdade, maldito ditado! He he he he. Faziam milhares de perguntas! E por que não faziam justamente do santo cabelo do Legolas?! Ai se eu tivesse uma máquina do tempo (ok, viajei um pouco! :mrgreen:).
 
realmente..maldito ditado...
ma as vezes eu penso..
eu acho q esse mistério todo deixado por ele
faz com que a historia e o contexto tornem-se mt mais interessantes..
pq se soubessemos todos os dados..n teriamos como questionar...
eu acho q foi meio proposital...
mas omais impressionante eh que mestre Tolkien pode ter deixado algumas coisas obscuras, mas isso só enriquece sua obra.
 
Ah, não acho q seria mais interessante não :( Vou ficar na angústia de brigar a vida inteira com o povo q pensa q balrogs não têm asas?! Queria q o próprio Tolkien resolvesse isso! Assim como o Tom Bombadil... Eu tenho uma lista de perguntas q vou fazer pra ele qdo morrer... Se eu tiver essa oportunidade né? :roll: Pelo menos o inglês eu já tô treinando :wink: :lol:
 
Alatáriel disse:
Ah, não acho q seria mais interessante não :( Vou ficar na angústia de brigar a vida inteira com o povo q pensa q balrogs não têm asas?! Queria q o próprio Tolkien resolvesse isso! Assim como o Tom Bombadil... Eu tenho uma lista de perguntas q vou fazer pra ele qdo morrer... Se eu tiver essa oportunidade né? :roll: Pelo menos o inglês eu já tô treinando :wink: :lol:
:lol:
Essa idéia também não é má!
Mas treine os sotaques, hein? :mrgreen:

Mas sério gente, será que não tem como ir em algum centro espírita e pedir a um medium esse favorzinho para a gente não? 8-)
 
Pra mim a resposta pra isso é simples: Imagina o Legolas careca!!! :osigh:
Agora falando sério, acho realmente que o Legolas era loiro como o pai, mas, a não ser que alguma médium consiga contata-lo no além(o Tolkien quero dizer), vai se tornar uma pergunta sem resposta. E quanto o porque de ninguém ter perguntado para o Tolkien qual era a cor dos cabelos do Legolas quando era vivo é por que provavelmente ninguém nunca havia pensado nisso, ou alguém que imagina que o Legolas é moreno já havia pensado que el poderia ser loiro antes de ver o Orlando Bloom com uma peruca loirissima no filme?
 
Tente ver aquela parte que eu citei, ou entao na hora do banquete, ou ainda sim no momento do conselho!!!
Eu nao sou desses de injetam nomes, datas, lugares na mente, mas sei que tem algumas coisas que eu lembro bem...
Ou entao eu possua uma série unica do SdA com o Legolas loiro!


Como eu não sou como ele , não decoro nada de nome, nem data muito menos lugares(as sequelas ja estao batendo) não posso dar certeza. Mas discutir com outras 50 pessoas que postaram aqui(algumas com o conhecimento muito maior que o dele) e ainda naõ adimitir que pode estar enganado é brincadeira em ....

reconhecer a propria ignorancia é o que torna as pessoas sabias pois "TUDO QUE SEI É QUE NADA SEI"
 
MUITAS cartas foram enviadas (e respondidas pelo Tolkien). ENgraçado NINGUÉM ter perguntado sobre Tom Bombadil
Na verdade, prguntaram sim.

E ele deixou bem claro que ele é uma coisa indefinida, sem raça, feita para ser uma incógnita na história. Viu? :mrgreen:
 
Não, eu disse que perguntaram sobre Tom Bombadil. Asas (inexistentes) de balrogs e cabelo dum elfo qualquer ( :lol: ), não.
 
Alatáriel disse:
A idéia do Centro é boa, o problema é q Tolkien era católico :osigh:
O fato de que ele era católico não diz nada quanto ao centro espírita, mas não quer dizer também que você vai conseguir o que quer!

Na boa, não levem tais dúvidas e discussões a ferro e fogo!

Olha, neste domingo tive o prazer de ter em casa a presença do Enerdhil, e por acaso levantou-se essa questão de cabelos, Tom, asas, etc., e sobre os cabelos de forma específica, ele disse que sempre imaginava todos os elfos loiros, e que o contrário seriam excessões.

Ora, é a situação da impressão do leitor. Cada um acaba tendo uma visão, que na maioria das vezes não pode ser tomada como verdade absoluta, por ser algo tão pessoal e subjetivo.

A possibilidade de Legolas ser loiro é boa, a partir do momento que seu pai também o era, mas como não sabemos da mãe dele, não há como se ter certeza.

Pensem assim: as impressões que cada um tem, como leitor, ninguém vai tirar, a não ser que tenha alguma coisa escrita dizendo totalmente o contrário. Até lá, pode-se no máximo ficar na dúvida. :obiggraz:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo