• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Legolas: herdeiro direto ou um filho mais novo de Thranduil?

Quanto à Legolas não aparecer na Batalha dos Cinco Exércitos, talvez Tolkien ainda não o tinha criado quando escreveu O Hobbit... Mas, teoricamente, ele deveria estar lá... :|
 
Vou confessar que não li nem a metade do que escreveram, mas olhem a hora! Não me culpem :mrgreen: Só vim aki dar meu pitaco... Acho que o Legolas era filho único ou o Tolkien talvez mencionasse, assim como quem n quer nada, que ele era o mais velho ou o caçula. Dessa forma, acho q ele era herdeiro direto do Thranduil... Sobre a cor dos cabelos dele, isso já rendeu uma boa discussão no valinor Obras e acho melhor, para o bem da Las, q essa discussão não recomece :lol: Mas se o Thranduil era louro, por lógica o Legolas tb era, assim é um mistério a menos :lol: :lol: :lol:
 
Provavelmente ele conhecia Aragorn e Gandalf antes do Conselho ocorrer, mas eu nunca vi nenhum sinal disso.

Naturalmente conhecia. Foi Aragorn, se não me engano, que levou Gollum até eles, não? O que não significa que o cara ia ficar dando pulos, beijinhos e abraços quando se reencontrassem ... :lol: idem Gimli .... :mrgreen:
Outro ponto: Se ele tinha 500 anos ou mais durante a guerra do anel, como ele nao se lembrava da chegada de Smaug a Erebor? e consequentemente da destruiçao dos reinos de Dale e Erebor?
Onde é que diz que ele não se lembra? Eu confesso que não me lembro ... prá mim isto sequer é mencionado, em momento algum. :wink:
Ele era um senhor elfico, logo deveria aparecer defendendo Thranduil na Batalha dos 5 exercitos... Ele transparece uma habilidade e uma segurança nas batalhas q levam a pensar q ele jah lutou antes...
Como eu falei antes, ele poderia simplesmente ter ficado para defender e governar o reino, caso fosse filho único e na possibilidade de Thranduil morrer na batalha. Embora esta me pareça uma suposição bem inconsistente - todos os reis sempre levaram seus filhos para as guerras. Ainda mais um elfo. O mais provável é que ele não tenha mesmo sido citado ( e com certeza não tinha sido criado mesmo, na época do Hobbit !!). Por outro lado, Lord, como eu falei também, Mirkwood não era um palco de bem-aventurança, principalmente na Terceira Era. Muitos inimigos andavam por ali, a floresta estava tomada pelas trevas (coitadinha da Lasgalen... :cry: ), e seu povo devia lutar muito com os invasores. Daí a destreza de Legolas :grinlove: com as armas.
 
Alatáriel disse:
Vou confessar que não li nem a metade do que escreveram, mas olhem a hora! Não me culpem :mrgreen: Só vim aki dar meu pitaco... Acho que o Legolas era filho único ou o Tolkien talvez mencionasse, assim como quem n quer nada, que ele era o mais velho ou o caçula. Dessa forma, acho q ele era herdeiro direto do Thranduil... Sobre a cor dos cabelos dele, isso já rendeu uma boa discussão no valinor Obras e acho melhor, para o bem da Las, q essa discussão não recomece :lol: Mas se o Thranduil era louro, por lógica o Legolas tb era, assim é um mistério a menos :lol: :lol: :lol:

Eu também acho que, se ele tinha irmãos ou coisa parecida, isso seria mencionado. Quanto aos cabelos ... não me provoque. :wall: :stop:
 
Devemos lembrar que O Hobbit não é uma fonte definitiva, pois foi escrito muito antes de colocar no papel SDA.

Assim, a citação ou não da existência de irmãos de Legolas naquele livro, bem como de qualquer filho de Thranduil, somente me outras obras é que teremos certeza. Se não foi escrito em lugar nenhum, então fica a dúvida no ar.
 
Lasgalen disse:
Provavelmente ele conhecia Aragorn e Gandalf antes do Conselho ocorrer, mas eu nunca vi nenhum sinal disso.

Naturalmente conhecia. Foi Aragorn, se não me engano, que levou Gollum até eles, não? O que não significa que o cara ia ficar dando pulos, beijinhos e abraços quando se reencontrassem ... :lol: idem Gimli .... :mrgreen:

Se eu nao me engano nao foi ele que disse no conselho de elrond que o Gollum tinha escapado e por isso ele foi enviado para lá? Logo ele conhecia Gandalf e Aragorn antes do conselho.
 
Devemos lembrar que O Hobbit não é uma fonte definitiva, pois foi escrito muito antes de colocar no papel SDA.

Olha, essa questão do Hobbit é a que eu mais bato de frente com todo mundo. Naturalmente que tem muita coisa no Hobit que não pode ser levada a sério dentro do legendariun. Mas muita coisa ali Tolkien reaproveitou no SDA, com as devidas adaptações à nova história. Logo, eu digo: aquilo que foi reaproveitado, e não foi claramente alterado/justificado, prevalece ( entre eles os cabelos louros de Thranduil). Porque Tolkien teve várias oportunidades de consertar aquilo que ficaria incoerente, e se não o fez, é porque não viu necessidade. Ou então preferiu deixar a incoerência ( há muuuuiiitas nas obras) do que ficar remexendo demais. Para mim, o Hobbit tem credibilidade sim - desde que não haja uma contra-definição posterior, e que o objeto seja coerente com os demais termos da história. O que não era, Tolkien simplesmente descartou. Assim se ele tivesse dito no Hobbit que Legolas tinha irmãos - e não tivesse contradito isso no SDA, a inoformação prevaleceria, sim. Só que ele não menciona isso é em lugar algum, logo .. continuamos na suposição.
 
Então, cara Lasgalen, podemos dizer que, mesmo se não houver algum escrito que contrarie o Hobbit, ainda há como se negar algumas coisas lá citadas.

Ou seja, ao se analisando um todo, houver como chegar em um fato diferente do que se encontra escrito lá, essa conclusão deve ser reconhecida como verdadeira.

Só para te provocar ( :grinlove: ): seria o caso da loirice ou morenice de Legolas. :mrgreen:
 
Depende. Se a conclusão não desafiar abertamente a palavra do autor .. ou não distorcê-la completamente em prol de argumentos próprios... coisa que ninguém aqui costuma fazer, né !! :lol:
No caso da provocação em questão :x o que eu sempre afirmei é que não há dado algum conclusivo prá se afirmar que não existiam sindar louros.. e nada que contradiga ( ou exclua por suposições) o fato de que Thranduil e parte de seu povo - uma minoria dos teleri - podiam perfeitamente ser louros. Logo, não vejo porque contestar esta afirmação específica do próprio autor, que em momento algum foi consertada mais tarde, embora ele tenha tido inúmeras oportunidades de fazer isso. Mas nossa discussão aqui é outra: o cara era ou não filho único.
cabelos :x cabelos :evil: cabelos :x eu ando tão traumatizada que já ando pesquisando as traduções do Ilíada que colocam Aquiles, Menelau... todo mundo louro. Gregos louros. Gasp.
 
Não tem como afirmar categoricamente, mas novinho Legolas não era; Não sei qual era o desenvolvimento de percepção dos Elfos, mas se ele se lembra de algo a 500 anos do momento lá, ele teria no mínimo idade pra já ter participado de muitas batalhas, pq a TM depois da primeira guerra do anel ficou bem perigosinha... No entanto, afinidade com armas pode ser de 'treino' também...

E realmente, perto de Galadriel e Fangorn, qualquer um se sentiria novíssimo...
 
Imrahil de Dol Amroth disse:
E realmente, perto de Galadriel e Fangorn, qualquer um se sentiria novíssimo...

Bem, a Galadriel é praticamente um ser jurássico na TM :lol: Mas quando o Legolas entra em Fangorn e diz que se sente até novo perto daquela floresta, acho que ele dá uma pista de que ele é beeeeem velhinho também, afinal ele está comparando a idade de uma das (se não a mais) antiga floresta da TM com a sua própria idade. Sei que não há provas suficientes para essa questão, mas a títulod e especulação: será q o Legolas era beeeeem mais novo que a Arwen (que tinha 2 mil 500 e blau anos, se não me engano)? :o?:
 
Lasgalen disse:
Depende. Se a conclusão não desafiar abertamente a palavra do autor .. ou não distorcê-la completamente em prol de argumentos próprios... coisa que ninguém aqui costuma fazer, né !! :lol:
Depende também de traduções erradas (dá-lhe asas)! :wink:

Lasgalen disse:
Mas nossa discussão aqui é outra: o cara era ou não filho único.
Isso não se sabe, mas se não fosse, acho que era o "primo do gênito"!

Lasgalen disse:
cabelos :x cabelos :evil: cabelos :x eu ando tão traumatizada que já ando pesquisando as traduções do Ilíada que colocam Aquiles, Menelau... todo mundo louro. Gregos louros. Gasp.
:o?:

Gregos = elfos? :mrgreen:
 
Lasgalen disse:
Depende. Se a conclusão não desafiar abertamente a palavra do autor .. ou não distorcê-la completamente em prol de
argumentos próprios... coisa que ninguém aqui costuma fazer, né !!
:lol:
No caso da provocação em questão :x o que eu sempre afirmei é que não há dado algum conclusivo prá se afirmar que não existiam sindar louros.. e nada que contradiga ( ou exclua por suposições) o fato de que Thranduil e parte de seu povo - uma minoria dos teleri - podiam perfeitamente ser louros. Logo, não vejo porque contestar esta afirmação específica do próprio autor, que em momento algum foi consertada mais tarde, embora ele tenha tido inúmeras oportunidades de fazer isso. Mas nossa discussão aqui é outra: o cara era ou não filho único.
cabelos :x cabelos :evil: cabelos :x eu ando tão traumatizada que já ando pesquisando as traduções do Ilíada que colocam Aquiles, Menelau... todo mundo louro. Gregos louros. Gasp.

:eek:

um... interessante... o paciente esta louco por uma camisa de força... estou começand a achar que a folha em questao gosta dela... estah se superando... mantendo a mesma discussao na [filmes] e no forum... o nivel de psicose estah aumentando... 8O

Naturalmente: o Legoas eh morenissimo...

e dai? serah que ela aguenta?
 
Tranquilizem .... eu estou calmíssima, e vocês não vão me pegar nessa .... :mrgreen: ... e voltando ao assunto original, nem um pouco piloso - falávamos da questão do filho único, né. Então vamos concluir disso o seguinte: o elfo era filho único, e tinha meia dúzia de irmãs louras e ruivas prá agradar a todos vocês. Bom proveito !! :lol:
 
Do TT1, do Uvatar, do Ancalagon, e de pelo visto metade dos tolkenianos de plantão, posto que o vermelho está em alta !! Logo, liquidemos a questão: Legolas era ruivo. Ou louro no máximo, senão não poderia ser tão bonito quanto Tolkien falou. :lol:
 
Tranquilizem .... eu estou calmíssima, e vocês não vão me pegar nessa .... ... e voltando ao assunto original, nem um pouco piloso - falávamos da questão do filho único, né. Então vamos concluir disso o seguinte: o elfo era filho único, e tinha meia dúzia de irmãs louras e ruivas prá agradar a todos vocês. Bom proveito !!
:clap: :clap: :clap:

Muito bem!!!!

Legolas era ruivo. Ou louro no máximo, senão não poderia ser tão bonito quanto Tolkien falou.

:eek: Com esse argumento, de fato vc resolveu tdo o misterio :eek:
 
Os elfos têm cabelos escuros salvo algumas exceções.

Exemplos:

Os Vanyar, que são louros e foram todos para Aman.

A Casa Real de Thingol (e o próprio Thingol) que tinham cabelos cinzentos.

A Casa de Finarfin (e o próprio Finarfin), que eram louros, mas tinham sangue de vanyar (não sei se todos os filhos de Finarfin eram louros, mas pelos Finrod e Galadriel eram).
Idril, filha de Fingolfin, era loura.

Nerdanel, esposa de Fëanor, e Maedhros e Amrod, filhos de Fëanor e Nerdanel, eram ruivos.


Se o elfo em questão não faz parte de nenhuma dessas exceções, e nem foi descrito pelo Tolkien como sendo mais uma exceção, ou seja, como tendo cabelos louros, cinzentos, ruivos, verdes, rosas, azuis e o escambau a quatro, então a probabilidade dele ter cabelos escuros é absurdamente maior do que a dele não ter.

Resumindo: é MUITO provável que Legolas tenha cabelos escuros, mas não é uma certeza.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo