• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Legolas: herdeiro direto ou um filho mais novo de Thranduil?

Concerteza legolas nao era "novinho" mas tbm nao era um "Matuzalein", ele concerteza demostra ser movido muito pela emoção no livro, oq um elfo experiente nunca demostra....
 
Quando ingresou na comitiva, Legolas não tinha se comprometido a ajudar Frodo a levar o anel até o Orodruin. Ele tinha, sim, se comprometido a acompanhá-lo e defendê-lo enquanto seu caminho fosse comum, e a não revelar os planos da comitiva. Como Elrond frisa no final do Conselho, ninguém era obrigado a seguir Frodo até o fim. O portador estava, até segunda ordem e o fim de tudo, só.
 
Deixa eu dar uns pitacos aqui, já que vcs estão falando de meu personagem predileto. Legolas tinha idade suficiente para ver um carvalho crescer ( não me perguntem quanto tempo leva isso!!). E em Edoras ele menciona pelo menos 500 anos em que viveu em seu reino - do qual, realmente, ele parecia pouco sair. Sua filiação é mencionada claramente em Lórien " salve, filho de Thranduil!! há muito não recebemos visitas de nossos parentes do norte". Além da referência no Conselho e nos apêndices, é claro. Filho único? Não há como saber. Qualquer teoria aqui seria meramente especulativa. Mas, tendo ele mais de 500 anos, ele teria participado no mínimo da Batalha dos Cinco... e ele pelo visto não estava lá, nem dá qualquer sinal no Conselho de conhecer Bilbo ( ou dá?). E mais tarde ele deixa seu suposto reino, e assume um reinado ao Sul - Ithilien Norte. Se ele era realmentee herdeiro de seu pai, ou Mirkwood já estava praticamente abandonada, ou ele largou seu reino prá assumir outro - idéia que ele já tinha quando ainda estava lá.... e isso casa bem com a idéia de irmãos. Mas - tudo não passa de teorias, e pura especulação - coisa que o martinez adora .... mais uma coisa: eu vi alguém falar das ações impulsivas do elfo na Sociedade?? odem me citar uma que seja?? As brincadeiras eu admito - ele parece mesmo bastante jovial às vezes. Mas imaturo? Não me parece em momento algum. Nossa, chega. :mrgreen:
 
Imaturo quando comparado a elfos mais velhos. Elrond, por exemplo, nunca ficaria brincando de contar orcs mortos numa batalha tão desesperada quanto a do Abismo de Helm, em que não somente muitas vidas estavam em jogo, mas também o destino da Terra Média.

Mas é exatamente essa imaturidade jovial que é o grande barato do Legolas. Ele não me pareceu, desde a 1ª vez que lí o SDA, como Elrond ou Galadriel, sério, contemplativo, melancólico até. Ele era totalmente o contrário disso.
 
Aí vc já está se deixando influenciar excessivamente pelo texto do Martinez. Outros elfos - como Gildor, Lindir, também mostram uma jovialidade bastante compatível com um elfo , mesmo antigo e maduro. Veja o próprio Gandalf!! Todo bonachão, tem atitudes de verdadeira criança!! Na verdade, Elrond me parece é um chato mal humorado - o espírito leve, brincalhão, combina muito mais com um elfo...
Teve uma outra coisa que eu estava pensando: se o Legolas não estava na batalha dos Cinco, pode ser que o pai tenha deixado ele prá trás justamente prá cuidar do reino, caso ele morresse... é um aspecto realmente difícil, senão impossível, de determinar - tanto sobre a mãe, quanto sobre irmãos. A não ser que alguém ache mais algum papelzinho com anotações nas margens por aí ...
 
Lasgalen disse:
Na verdade, Elrond me parece é um chato mal humorado - o espírito leve, brincalhão, combina muito mais com um elfo...

Isso se o elfo sempre viveu feliz e serelepe em uma grande floresta ao leste debaixo das asas do papai rei sem ter se envolvido em maiores dificuldades até a Guerra do Anel.

Agora, veja tudo pelo que Elrond passou desde a Primeira Era. Impossível que ele continuasse no "estereótipo" de elfo alegre e serelepe depois de mais amarguras, destruição e mortes do que felicidades.
 
Os que foram até o Valfenda, não foram por acaso.

Lembrem-se que Gandalf via em Bilbo, e depois em Frodo, não somente um acaso ao terem o Um anel nas mãos, mas sim algo maior.

Acredito que para todos aqueles que foram a Valfenda na mesma época, seja a qual motivo for, não foi por acaso. E aí entra a situação de Legolas também.

Uma coisa é certa: se ele não era o herdeiro de Thranduil, com certeza era alguém de grande importância no reino, pois para representa-lo no Conselho, não poderia ser qualquer um, mesmo sendo filho ou não.

Afinal, no Conselho iria se decidir o que fazer com o Um Anel, e não acredito que Elrond iria deixar o reino de Thranduil ser representado pelo filho caçúla do rei, ainda mais um "moleque"!

Mas acho que ele era o herdeiro sim!
 
Tilion disse:
Isso se o elfo sempre viveu feliz e serelepe em uma grande floresta ao leste debaixo das asas do papai rei sem ter se envolvido em maiores dificuldades até a Guerra do Anel.Agora, veja tudo pelo que Elrond passou desde a Primeira Era. Impossível que ele continuasse no "estereótipo" de elfo alegre e serelepe depois de mais amarguras, destruição e mortes do que felicidades.

Glorfindel passou por coisas piores... e era bem mais simpático :mrgreen:
Mas vamos com calma: eu não quis dizer com " alegre e brincalhão" um palhaço qualquer, serelepe e irresponsável. Muito menos Legolas passa a imagem de um filhinho de papai. Pelo contrário, ele sempre demonstrou coragem, lealdade e segurança no que se dispunha a fazer, dentro do que se julgava capaz. O que eu quis falar foi que o fato dele brincar de contar orcs ou fazer uma ou outra piadinha não o classifica simplesmente como
" imaturo". Era simplesmente seu gênio jovial e alegre por natureza, independente das dificuldades que tenha ou não passado. Ninguém conhece seu passado, é impossível afirmar realmente pelo que ele passou ou não passou. Os elfos não viviam de festa em festa em Mirkwood - lugar constantemente assaltado pelos inimigos. Para ter a afinidade que ele tinha com as armas, já devia pelo menos ter lutado bastante dentro de seu próprio reino. Claro que isso nem se compara às dores dos elfos da Primeira Era, mas também não desclassifica totalmente os mais jovens.
Outro dia, o Enerdhil postou na lista Obras um comentário de Tolkien sobre essa imagem " bonitinha e afeminada" de Legolas que algumas pessoas têm - e a reação dele foi irada, descrevendo o elfo como um cara forte, resistente, um perfeito e valoroso exemplar de sua raça. Eu lavei minha alma com ela !!! Mas isto já foge um pouco do assunto ...
 
Lasgalen disse:
Outro dia, o Enerdhil postou na lista Obras um comentário de Tolkien sobre essa imagem " bonitinha e afeminada" de Legolas que algumas pessoas têm - e a reação dele foi irada, descrevendo o elfo como um cara forte, resistente, um perfeito e valoroso exemplar de sua raça. Eu lavei minha alma com ela !!!
Você lavou a sua alma, ou se apaixonou de vez por ele? :mrgreen:
 
Edrahil disse:
Os que foram até o Valfenda, não foram por acaso.

Acredito que para todos aqueles que foram a Valfenda na mesma época, seja a qual motivo for, não foi por acaso. E aí entra a situação de Legolas também.

Mas acho que ele era o herdeiro sim!

Não foram por acaso, e o próprio Elrond menciona isso. Forças maiores os levaram até lá - e até o próprio Sam já pressentiu isso logo após seu encontro com os elfos no Condado ainda.

E, se for na base do " acho", eu também vejo fortes indicios dele ser o herdeiro sim. Porque se não fosse, se tivesse irmãos, Tolkien teria mencionado isso. Seria algo muito importante para ele omitir, simplesmente.
 
Edrahil disse:
Você lavou a sua alma, ou se apaixonou de vez por ele? :mrgreen:

Ah... só se for re-apaixonar ... isso é coisa antiga .... e depois de ver tanta gente metendo pau ( no mau sentido!!) no objeto maior de minhas paixões, eis que surge alguém colocando ele num pedestal!! Arriei de vez.... :grinlove: :amem: :grinlove:
 
Jovenzinho Legolas de fato não era. Os elfos alcançavam a juventude com cinquenta anos. Legolas tinha muito mais do que isso... Mas ele também não podia se comparar com Galadriel, por exemplo, que tinha vivido na época das Árvores.
MAS É CLARO, nem mesmo Elrond, Gandalf, Celeborn, e acho que nenhum outro elfo da TM, pode ser comparado com a idade de Galadriel, somente Círdan. Ñ estou dizendo q Legolas era um velhaco, apenas q ele tinha alguns mil anos, talves um mil e alguma coisa, mais c Legolas em alguma ipotese pronuciou q ele já tinha vivido por 500 anos na floresta das trevas, então ele só tem 500 anos, pois ele nunca morou em nunhuma outra floresta a ñ ser a floresta dos elfos. :wink:
E então eu suspeito q Legolas seja um filho mais novo, pois penssando bem ser um general, e um menssageiro ñ é tanta responssabilidade assim, mas já ser o regente, ou outro cargo que envolva diretamente a corte ai sim, e então eu posso chegar a seguinte ipotese de q Legolas era o filho mais novo e foi destinado a cargos inferiores aos dos irmãos mais velhos.
 
Heceldamar disse:
Então temos outra pergunta: se Legolas fosse realmente herdeiro de Thranduil, será que Elrond o escolheria como um dos Nove? Como sabemos, Elrond o escolheu - ele não entrou a força, como Merry e Pippin, e a ideia de tê-lo na comitiva parecia agradar a Elrond.

Mesmo que Thranduil não soubesse de nada, temos Elrond: será que ele deixaria o herdeiro de um dos mais importantes reinos élficos na TM se aventurar numa missão suicida? Talvez se Legolas tivesse irmãos... afinal, haveria quem substitui-lo. Mas se fosse filho único... seria um escolha estranha e arriscada de Elrond, afinal.

Não tão estranha assim, afinal Elrond permitia que seus filhos (Elladan e Elrohir ) se arriscassem em aventuras pela terra-media, mesmo sendo seus herdeiros....

Não há razão para ele ter uma atitude diferente com Legolas por ele ser o herdeiro de Thranduil. Pelo contrário, Elrond parece ter escolhido os membros da comitiva com base mais em suas posições como representantes dos povos da terra média do que com relação a suas habilidades (se ele escolhesse os membros pelas suas habilidades, Glorfindel seria mais indicado do que Legolas) o que parece indicar que sim, Legolas era o herdeiro de Thranduil, assim como Boromir era herdeiro da regência de gondor e Aragorn herdeiro de Isildur. A única exceção foi mesmo feita aos hobbits e a Gandalf.
 
Ëste disse:
A única exceção foi mesmo feita aos hobbits e a Gandalf.
Não. Frodo e Sam estavam juntos, e Elrond não iria separa-los.

Gandalf não foi escolhido, e se assim fosse, seria por sua "posição", se podemos qualificar assim! Afinal, ele era um Maiar, superior até mesmo que Elrond.

Agora, Merry e Pippin, apesar de parecerem ser um acidente, na verdade acho que tinham que ir, e Elrond, com sua sabedoria, viu isso!
 
Gandalf não foi escolhido, e se assim fosse, seria por sua "posição", se podemos qualificar assim! Afinal, ele era um Maiar, superior até mesmo que Elrond.
Gandalf se ofereceu nao foi? Eu lembro do Gandalf falando pro Frodo que talvez ele iria acompanha-los, mas pelo jeito ele tinha certeza dessa tarefa.

Agora, Merry e Pippin, apesar de parecerem ser um acidente, na verdade acho que tinham que ir, e Elrond, com sua sabedoria, viu isso
Eu tambem acredito nisso, se ele deixou é porque tinham que ir.
 
Na verdade Elrond queria que apenas Merry acompanhasse a Comitiva, e que Pippin voltasse para o Condado e aletrtasse o povo de lá sobre o perigo iminente. Mas, apesar de seu coração ser contra a partida de Pippin, ele percebeu que era impossível serpara Pippin de Frodo e Sam e, principalmente, de Merry.
 
Na verdade Elrond queria que apenas Merry acompanhasse a Comitiva, e que Pippin voltasse para o Condado e aletrtasse o povo de lá sobre o perigo iminente. Mas, apesar de seu coração ser contra a partida de Pippin, ele percebeu que era impossível serpara Pippin de Frodo e Sam e, principalmente, de Merry.
Isto ñ aconteceu, ele ñ queria q nem um nem outro fossem para comitiva.
Eu tambem acredito nisso, se ele deixou é porque tinham que ir.
em nenhum momento Elrond percebeu q Merry e Pippin, precisavam ir para a comitiva, quem percebeu isto foi Gandalf. esta escrito no livro.
E Elrond também ñ escolheu Legolas nem nenhum outro para proteger Frodo em sua jornada, mais foram eles próprios depois de um tempo q decidiram isso, e Elrond ñ empediu Legolas, assim como ñ empediu Boromir de ir, assim como ñ empediu Guimili de ir, e assim como ñ empedi seus dos filhos e sua filha de fazer viagens pelos ermos da TM. As terras eram perigosas sim, mas eles ñ as temiam, os grandes Senhore da TM, ñ são como os Senhores de nosso próprio mundo, eles ñ se escondem em seus castelo enquanto o povo vai a guerra. Eles vão representar seus reinos, c fosse assim nenhum deles estaria no consselho, pois os Senhores com certeza mandariam representantes, e ñ seus filhos.
Lembrando q nem um consselho tinha cido marcado, aquilo foi apenas uma conhecidencia, Legolas foi apenas levar a informação de q Golum tinha fugido de seu reino, Guimili foi junto de seu pai para buscar informações sobre a sombra q surje no sul da floresta das trevas, e Boromir foi lá em busca de informações, assim como os elfos dos portos cinzentos.
 
mais c Legolas em alguma ipotese pronuciou q ele já tinha vivido por 500 anos na floresta das trevas, então ele só tem 500 anos, pois ele nunca morou em nunhuma outra floresta a ñ ser a floresta dos elfos.

Isso não é conclusivo. Ele quis dizer que há 500 anos os túmulos dos reis de Rohan estavam ali, e que nesse tempo ele JÁ era nascido. Mas não fala em momento algum que nasceu junto com o primeiro túmulo.

e então eu posso chegar a seguinte ipotese de q Legolas era o filho mais novo e foi destinado a cargos inferiores aos dos irmãos mais velhos.

Também não vejo nada conclusivo. Se ele tinha irmãos mais velhos tão importantes assim, no mínimo Tolkien teria feito a mais leve que fosse referência a eles.

E Elrond também ñ escolheu Legolas nem nenhum outro para proteger Frodo em sua jornada, mais foram eles próprios depois de um tempo q decidiram isso, e Elrond ñ empediu Legolas, assim como ñ empediu Boromir de ir, assim como ñ empediu Guimili de ir, e assim como ñ empedi seus dos filhos e sua filha de fazer viagens pelos ermos da TM.


Uma observação: Gandalf não era um elfo, mas um maia. E em momento algum Elrond " escolheu" Gandalf para acompanhar a comitiva. Essa era a sua função na TM - ajudar os povos livres no combate a Sauron. Mas a forma como ele faria isso, cabia a ele decidir. Quanto aos demais membros, foi Elrond mesmo quem escolheu, dando a eles a opção de recusar, é claro. Com exceção dos hobbits, que praticamente se impuseram, sem que ele pudesse impedir, exceto por conselhos.
Agora, Arwen andando pelas terras ermas? passeando pela TM? Essa prá mim é nova. Que eu saiba a bibelô o mais que fazia era a ponte aér.. élfica Rivendell-Lorien, no intervalo entre um bordado e outro ... :lol:

Elrond parece ter escolhido os membros da comitiva com base mais em suas posições como representantes dos povos da terra média do que com relação a suas habilidades (se ele escolhesse os membros pelas suas habilidades, Glorfindel seria mais indicado do que Legolas)

Glorfindel, por mais poderoso que fosse, não teria sido uma boa escolha, e o sábio Elrond bem sabia disso. Pois justamente pelo seu poder ele seria facilmente percebido pelo inimigo, e o sucesso da Demanda estava justamente no segredo... :)
 
Não sei se Legolas era ou não o herdeiro de Thranduil. Mas, se fosse, creio que não viam risco de perdê-lo na jornada, já que ele e Gimli só se dispuseram a ir com Frodo até as montanhas e talvez mais além. Assim como Boromir e Aragorn pretendiam ir para Minas Tirith e acompanhar a comitiva apenas onde o caminho deles fossem iguais.

E, se esse risco fosse suposto, Legolas não era lá um dos mais velhos elfos, mas também não era um mocinho. Creio que, mesmo sem permissão, era ele que escolhia se ia. Apesar de achar que não aconteceu assim. O que eu acho é que havia muita gente indo pra mesma direção e não havia problema algum em eles irem juntos até onde pudessem. Tudo bem que seria um "pouco" mais arriscado irem acompanhando o Portador do Anel, mas, ao mesmo tempo em que eles o protegiam (e isso também era de interesse deles, já que o êxito ou a falha na missão de Frodo diria o que aconteceria com eles e os povos da Terra-Média), eles se protegiam uns aos outros nas estradas, já que nesses tempos estavam muito perigosas (apesar de que Legolas, Boromir, Aragorn, Gimli, todos eram muito capazes de cuidar de seu próprio nariz... :roll: ).
 
Acho meio complicada a questao da idade do elfo...

Provavelmente ele conhecia Aragorn e Gandalf antes do Conselho ocorrer, mas eu nunca vi nenhum sinal disso.

Provavelmente ele esteve em Dale e Erebor, mas ele e Gimli nao parecem se conhecer antes do Conselho. (ou seria um tratamento frio mesmo, tipica relaçao Elfo x Anao?)

Outro ponto: Se ele tinha 500 anos ou mais durante a guerra do anel, como ele nao se lembrava da chegada de Smaug a Erebor? e consequentemente da destruiçao dos reinos de Dale e Erebor?

Ele era um senhor elfico, logo deveria aparecer defendendo Thranduil na Batalha dos 5 exercitos... Ele transparece uma habilidade e uma segurança nas batalhas q levam a pensar q ele jah lutou antes...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo