• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Legolas: herdeiro direto ou um filho mais novo de Thranduil?

• Criador do tópico Criador do tópico Pandatur
  • Data de Criação Data de Criação

Pandatur

Usuário
Legolas é talvez a figura mais misteriosa da Sociedade do Anel. Sua idade sequer é conhecida, e nem mesmo a cor de seus cabelos é explicitamente apresentada por Tolkien. Fora isso, não se tem conhecimento de quem tenha sido sua mãe, ou se ele tinha irmãos.

Em seu ensaio sobre Legolas, Michael Martinez apresenta uma teoria interessante:
Thranduil pode ter tido três ou quatro filhos, e Legolas pode muito bem ter sido o caçula da prole.
É possível que a Batalha dos Cinco Exércitos tenha sido o primeiro evento de impacto na carreira de Legolas.
Certamente quando o Rei Élfico dO Hobbit parte com seu exército ele não espera por uma batalha. Smaug estava morto e havia muito pouca gente para disputar o tesouro do dragão. Exceto pelo fato de que ele era um Rei em busca de um enorme tesouro de ouro e jóias, ele sequer sentiria a necessidade de um exército. Assim, faria sentido se levasse seu filho caçula com ele.
Pois então, o que vocês acham? Seria Legolas o herdeiro direto de Thranduil, ou um filho mais novo? Poderia isso ter relação com o fato dele e não um de seus possíveis irmãos ter ido a Valfenda, e depois participado da Sociedade do Anel?
O que vocês acham?

O Martinez fica "inventando"... não há detalhes sobre Legolas nem sobre outros eventuais filhos de Thranduil nas obras de Tolkien. Quanto a ser caçula, isso significa quanto? Segundo Tolkien (HoME) os elfos não procriavam nas épocas de batalhas, mas Legolas poderia ter alguns milhares de anos, e o fato de ser 'caçula' não teria o mínimo sentido para evitar sua presença em uma batalha, esperada ou não...

É impossível dizer, Panda. O que dá para dizer,com base em suposições, é que Legolas me parece de fato ter um ar juvenil, o que pode significar apenas que ele era um elfo jovem, mas não necessariamente um filho mais moço. Mas isso é tão especulativo quanto o que o Martinez coloca nos textos dele (ok, talvez eu conseguisse citar alguma coisa que me desse um pouco de suporte... :lol: ).

Na minha opnião Legolas é muito jovem, pois em determinadas passagens do "Senhor dos Anéis" Legolas age por impulsso, e isso ñ é atitudes de um elfo com uma idade avançada como a de Arwen, e na minha opnião ele é filho unico, pois é ele q é o general das tropas de seu pai, é ele o menssageiro, e é ele o responssaveis por favores de amigos como Gandalf e Aragorn. :wink: :wink: :D

Onde é citado que ele comanda as tropas de seu pai?
Bom, Legolas realmente é um tanto quanto juvenil, liás, às vezes até meio imaturo, vide no Abismo de Helm em que ele brinca de contar orcs mortos. Isso não me parece um comportamento de um elfo com alguns milhares de anos...

Acho provável que Thranduil tenha tido outros filhos, já que ele era rei da Floresta das Trevas há muito tempo, pelo menos desde a Última Aliança. Ele (Thranduil) era filho de Oropher, que pereceu em Daggorlad não era?

Sim, morto na Dagorlad.

Não acho que Legolas tenha tido irmãos. Os elfos não tem muitos filhos, em geral, unicamente um ou dois (Fëanor é uma exceção bizarrissima, claro). Mas, como nem Thranduil é citado com pai de Legolas, imagine qualquer e eventual irmão.

Mas isso é achismo. Anyway, não consigo imaginar Legolas tendo irmãos. Não combina. :)

Charlie disse:
Ele (Thranduil) era filho de Oropher, que pereceu em Daggorlad não era?

Era sim. E Thranduil foi para Mirkwood na Segunda Era antes da construção da Barad-Dûr. Isso é citado no Apêndice B.

Mudando um pouco de assunto (mas não tanto assim :wink: ), que vocês acham da vivência que Legolas mostra ter das regiões do oeste da TM??

Eu não tinha visto seu post, Heceldamar. Geralmente demoro quando estou escrevendo. :) Mas sobre a referência, no Capítulo 2 do Livro 2 do SdA é dito que Thranduil era pai de Legolas.

Realmente, o Conselho de Elrond.

Me lembro que a primeira vez que eu li SDA morri de curiosidade para saber quem diabos era o pai de Legolas; pelo jeito, passei batido por essa parte.

E depois de várias re-leituras, ainda não lembro disso. :doh:

Swanhild disse:
Mudando um pouco de assunto (mas não tanto assim :wink: ), que vocês acham da vivência que Legolas mostra ter das regiões do oeste da TM??
Parca... Legolas demonstra ser um elfo que não conhece praticamente nada fora do reino de seu pai. Ele se encanta com Lórien e com Fangorn, que são regiões um pouco ao sul da Floresta. Quanto às regiões a Oeste, Legolas parece não conhecer nada além de Valfenda ao meu ver.
Isso pode ser um demonstrativo claro de quanto Legolas é um jovem elfo, ou de como sua criação foi diferente daquela dos filhos de Elrond. Elladan e Elrohir são retratados como verdadeiros aventureiros se repararmos bem. Acabam de chegar de uma viagem quando Frodo acorda em Valfenda, e partem tempos depois para buscar mais informações. Mais tarde, vão para o Sul junto dos Dúnedain do Norte e seguem Aragorn, além de levarem notícias.
Enquanto isso, vemos Legolas como um elfo que pouco conhece o mundo fora de casa.
É isso que me faz pensar se seria Legolas o herdeiro de Thranduil. Será que o rei da Floresta arriscaria a vida de seu herdeiro deixando-o participar da Comitiva? Por que não enviar um filho mais jovem e deixar o mais velho junto ao Reino, que já enfrentava diversos problemas com criaturas malígnas? Se fosse filho único, sendo tão "inexperiente", por que permiti-lo participar de uma missão tão perigosa?
Não quero defender uma posição de "eu acho que Legolas era o caçula", mas apenas levantar pontos que podem questionar sua posição de herdeiro do trono da Floresta.

Sobre a possível juventude do Legolas, foi exatamente isso que eu pensei quando postei a pergunta, Panda. Se Legolas conhece pouca coisa fora de Mirkwood (e em contraste, de Mirkwood ele parece conhecer bastante) isso pode indicar que ele viveu toda a sua vida ali, e viajava pouco.

Sobre a participação de Legolas na Comitiva, nem sabemos se Thranduil foi informado. Legolas saiu de Mirkwood numa missão segura, avisar a Elrond que Gollum tinha fugido, e apenas pretendia acompanhar a Comitiva até as Montanhas, que ficavam no caminho de seu retorno a Mirkwood. Se algum aviso foi passado a Thranduil, deve ter sido quando a Comitiva passou por Lórien. Mas naquela altura muita coisa já tinha acontecido com eles, vide Moria por exemplo.

Estou sem meus livros agora, então vou fazer uma pergunta:
A Comitiva não foi escolhida durante o Conselho, foi? Se me lembro bem, foi depois do Conselho que os membros foram definidos, ou estou enganado?

Bom, ele nunca é citado como o Herdeiro de Thranduil, então acho que ele não o é. Se o fosse, isso seria acompanhado de seu nome, assim como Aragorn, herdeiro de Isildur. Tá certo que a importância da linhagem de Aragorn é infinitamente maior do que a de Legolas, mas mesmo assim, ele seria herdeiro de um reino, é uma posição respeitável.

A Comitiva não foi escolhida durante o Conselho, foi? Se me lembro bem, foi depois do Conselho que os membros foram definidos, ou estou enganado?

Foi depois do conselho sim. Frodo, no conselho, decidiu ser o Portador; depois, Elrond escolheu os oito restantes.

Sobre a participação de Legolas na Comitiva, nem sabemos se Thranduil foi informado. Legolas saiu de Mirkwood numa missão segura, avisar a Elrond que Gollum tinha fugido, e apenas pretendia acompanhar a Comitiva até as Montanhas, que ficavam no caminho de seu retorno a Mirkwood. Se algum aviso foi passado a Thranduil, deve ter sido quando a Comitiva passou por Lórien. Mas naquela altura muita coisa já tinha acontecido com eles, vide Moria por exemplo.

Então temos outra pergunta: se Legolas fosse realmente herdeiro de Thranduil, será que Elrond o escolheria como um dos Nove? Como sabemos, Elrond o escolheu - ele não entrou a força, como Merry e Pippin, e a ideia de tê-lo na comitiva parecia agradar a Elrond.

Mesmo que Thranduil não soubesse de nada, temos Elrond: será que ele deixaria o herdeiro de um dos mais importantes reinos élficos na TM se aventurar numa missão suicida? Talvez se Legolas tivesse irmãos... afinal, haveria quem substitui-lo. Mas se fosse filho único... seria um escolha estranha e arriscada de Elrond, afinal.

Mas, continuo achando que Legolas fica melhor como filho único... :)

Panda, a Comitiva foi escolhida depois, mas Elrond teve dois meses para preparar tudo ainda, depois do Conselho. Legolas ficou lá esperando todo aquele tempo.

Hm. Pra falar a verdade, agora isso começa a parecer estranho. Thranduil deve sim ter sido avisado de alguma coisa. E por que Legolas e Gimli permaneceram ali? A decisão deles de acompanhar a Comitiva deve ter sido tomada no máximo alguns dias depois do Conselho. Legolas não ia ficar à toa em Valfenda por dois meses e só decidir no fim desse período acompanhá-los, e menos de tudo sem mandar notícias a Mirkwood.

Swanhild disse:
Panda, a Comitiva foi escolhida depois, mas Elrond teve dois meses para preparar tudo ainda, depois do Conselho. Legolas ficou lá esperando todo aquele tempo.

Hm. Pra falar a verdade, agora isso começa a parecer estranho. Thranduil deve sim ter sido avisado de alguma coisa. E por que Legolas e Gimli permaneceram ali? A decisão deles de acompanhar a Comitiva deve ter sido tomada no máximo alguns dias depois do Conselho. Legolas não ia ficar à toa em Valfenda por dois meses e só decidir no fim desse período acompanhá-los, e menos de tudo sem mandar notícias a Mirkwood.
Por isso que eu digo que Thranduil sempre soube que Legolas estava na Comitiva, antes mesmo dela partir rumo ao Sul. Ou seja, o rei permitiu que seu filho fizesse parte do grupo que auxiliaria o portador do Anel, sendo ele seu filho único ou não...

eu me engane :roll: i, Legolas ñ é jovem. :roll:
ele já e bem velho, em uma passagem do "Senhor dos Anéis; As Duas Torres" Legolas fala que uma determinada situação faz lembra-lo de quando ele era jovem. :D :D

Glorfindel de Valinor disse:
eu me engane :roll: i, Legolas ñ é jovem. :roll:
ele já e bem velho, em uma passagem do "Senhor dos Anéis; As Duas Torres" Legolas fala que uma determinada situação faz lembra-lo de quando ele era jovem. :D :D

É sobre fangorn. Qualquer um se sentiria jovem lá. :wink:
Sobre Legolas, eu nunca tinha pensado nessa questao de ele ser herdeiro ou nao. Na verdade nem tenho muito a dizer sobre isso, as informaçeos sao tao escassas...hoje mesmo perguntaram qual era o nome da mae do Legolas...ninguem sabe!

Mesmo assim, Glorfindel, eu continuo duvidando de que Legolas tenha vivido na Primeira Era, por exemplo. Acho que falta gravidade a ele, para ser um elfo velho de fato, e enquanto ele se lembra de muitas coisas, ele não tem nenhuma lembrança de Beleriand, por exemplo.

Jovenzinho Legolas de fato não era. Os elfos alcançavam a juventude com cinquenta anos. Legolas tinha muito mais do que isso... Mas ele também não podia se comparar com Galadriel, por exemplo, que tinha vivido na época das Árvores.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.734,79
Termina em:
Back