• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Legolas Greenleaf?

Carnillë

Edain
Oi, não sei se é o local correto. Desculpem-me se não for. Mas é uma dúvida.
O personagem Legolas tem como sobrenome Greenleaf. No entanto, Legolas (1º nome), até onde sei, vem de Laeg + las e isso significa "folha" + "verde". Seu sobrenome Greenleaf também significa a mesma coisa. POr isso, aí vem minha pergunta: Qual é o nome completo do elfo? Legolas Verde-folha, até onde eu sei. Mas significaria Verde Folha Verde Folha???????????????????????

Esquisiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito!!!
Como ficaria essa tradução, embora não seja de praxe traduzir nomes?????

GRata a quem quiser ajudar.

Carnillë.
 
Acredito que as duas formas estão corretas, pois a língua portuguesa é mais ampla neste sentido... Folha Verde é mais dentro dos padrões, mas Verde Folha acho mais poético, rebuscadinho e bonitinho...
 
Mas se você for ver, o Aragorn às vezes é referido como Elessar Pedra Élfica, o que também é redundante. Acredito que isso seja para os não-falantes/entendedores de élfico saberem o que significa seu nome/título (até porque duvido que Verdefolha seja um sobrenome)
 
Thalion;1953143 (até porque duvido que Verdefolha seja um sobrenome)[/QUOTE disse:
Será? Em uma de suas cartas o Tolkien explica que o Legolas significa Folha Verde ou Verde Folha e que é um nome bastante apropriado para um elfo da floresta.

Como fica então?

Verde Folha Verde Folha, mesmo?

Ai, ai... Que confusão...

Carnillë.
 
Mas se você for ver, o Aragorn às vezes é referido como Elessar Pedra Élfica, o que também é redundante. Acredito que isso seja para os não-falantes/entendedores de élfico saberem o que significa seu nome/título (até porque duvido que Verdefolha seja um sobrenome)

Concordo com o Thalion! Não é porque se diz "Legolas Verdefolha/Folhaverde" que o segundo nome represente necessariamente um sobrenome. Parece mesmo que o segundo nome vem já como uma tradução do primeiro.

Posso estar enganado, mas nem sempre os personagens de Tolkien têm sobrenomes. Geralmente são nomeados assim: Gimli filho de Glóin, Aragorn filho de Arathorn, Legolas filho de Thranduil. Os únicos sobrenomes que me lembro são dos hobbits, como Bolseiro, Tûk, Sacola-Bolseiros, etc. E mesmo esses, às vezes, também são chamados assim: Frodo filho de Drogo, Peregrin filho de Paladin...

Carnillë, a carta que você se refere é a #Carta 221, página 3 (no livro As Cartas, está na página 269). E o trecho é este:

Legolas quer dizer "folhas-verdes", um nome de bosque - forma dialetal do Sindarin puro laegolas: *lasse (Alto-Élfico lasse, S. las(s)) "folha"; *gwa-lassa/*gwa-lassie "coleção de folhas, folhagem" (A.E. olassie, S. golas, -olas); *laika "verde" base LAY- como em laire "verão" (A.E. laica, S. laeg (raramente usado, normalmente substituído por calen), base do bosque).

Pelo menos aí, Tolkien não fala nada sobre um sobrenome, apenas o significado. Por isso penso que o "Verdefolha/Folhaverde" seja mesmo a tradução, o significado do nome. =]
 
Última edição:
Eu acho que é a tradução do nome do Legolas. Até por que seria estranho repetir o mesmo significado... :p
 
Eu acho que é apenas uma tradução... Ou eles queriam que ficasse bonitinho... sei lé, né? Folha Verde Folha Verde fica estranho...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo