1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Legolas Greenleaf?

Tópico em 'Idiomas Tolkienianos' iniciado por Carnillë, 1 Jul 2009.

  1. Carnillë

    Carnillë Edain

    Oi, não sei se é o local correto. Desculpem-me se não for. Mas é uma dúvida.
    O personagem Legolas tem como sobrenome Greenleaf. No entanto, Legolas (1º nome), até onde sei, vem de Laeg + las e isso significa "folha" + "verde". Seu sobrenome Greenleaf também significa a mesma coisa. POr isso, aí vem minha pergunta: Qual é o nome completo do elfo? Legolas Verde-folha, até onde eu sei. Mas significaria Verde Folha Verde Folha???????????????????????

    Esquisiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito!!!
    Como ficaria essa tradução, embora não seja de praxe traduzir nomes?????

    GRata a quem quiser ajudar.

    Carnillë.
     
  2. Daisy_Lee82

    Daisy_Lee82 Humano, Demasiado

    Acredito que as duas formas estão corretas, pois a língua portuguesa é mais ampla neste sentido... Folha Verde é mais dentro dos padrões, mas Verde Folha acho mais poético, rebuscadinho e bonitinho...
     
  3. Thalion

    Thalion Mas que puxa!

    Mas se você for ver, o Aragorn às vezes é referido como Elessar Pedra Élfica, o que também é redundante. Acredito que isso seja para os não-falantes/entendedores de élfico saberem o que significa seu nome/título (até porque duvido que Verdefolha seja um sobrenome)
     
  4. Carnillë

    Carnillë Edain

     
  5. Elendil

    Elendil Equipe Valinor

    Concordo com o Thalion! Não é porque se diz "Legolas Verdefolha/Folhaverde" que o segundo nome represente necessariamente um sobrenome. Parece mesmo que o segundo nome vem já como uma tradução do primeiro.

    Posso estar enganado, mas nem sempre os personagens de Tolkien têm sobrenomes. Geralmente são nomeados assim: Gimli filho de Glóin, Aragorn filho de Arathorn, Legolas filho de Thranduil. Os únicos sobrenomes que me lembro são dos hobbits, como Bolseiro, Tûk, Sacola-Bolseiros, etc. E mesmo esses, às vezes, também são chamados assim: Frodo filho de Drogo, Peregrin filho de Paladin...

    Carnillë, a carta que você se refere é a
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , página 3 (no livro As Cartas, está na página 269). E o trecho é este:

    Pelo menos aí, Tolkien não fala nada sobre um sobrenome, apenas o significado. Por isso penso que o "Verdefolha/Folhaverde" seja mesmo a tradução, o significado do nome. =]
     
    Última edição: 2 Jul 2009
  6. lisseminte

    lisseminte Nox!

    Eu acho que é a tradução do nome do Legolas. Até por que seria estranho repetir o mesmo significado... :p
     
  7. Eu acho que é apenas uma tradução... Ou eles queriam que ficasse bonitinho... sei lé, né? Folha Verde Folha Verde fica estranho...
     

Compartilhar