• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Legolas esteve na queda de Gondolin???

Olá fãs de toda Arda!

Estive pesquisando na enciclopédia valinor onde encontrei um texto sobre: Legolas Greenleaf (Verdefolha).
No texto q ali havia estava dito que era um elfo que apareceu na queda de Gondolin.
Mas em As Duas Torres p. 151 Gandalf Chama Legolas, filho de Thranduil do reino da floresta de LEGOLAS VERDEFOLHA.
Será q estão falando do mesmo elfo???
E se for Legolas eh um dos mais velhos elfos da terra-média juntamente com Galadriel, Celeborn e Elrond.
Analisem e por favor comentem. Gostaria de outras opniões!!
Desde jah Obrigado
 
Isso explicaria o porquê da data de nascimento de Legolas não estar registrada nos anais da segunda e terceira era. Afinal, ele teria nascido antes disso. Além disso, ele era o único da comitiva que conhecia os balrogs. É claro que podiam ter contado isso a ele, mas talvez ele vivenciara o ataque dos balrogs em Gondolin.

Porém, Legolas aparenta ser um elfo muito jovem no livro, fazendo brincadeirinhas com o Gimli e etc. Não parecendo ter, assim, a idade de elfos como Elrond ou Galadriel.
 
Não são o mesmo Elfo. Nas versões preliminares do conto A Queda de Gondolin que aparece no HoME 2, The Book of Lost Tales, part 2, há um Elfo chamado "Legolas" que pertence à Casa da Árvore de Gondolin; ele não possui qualquer relação com o Legolas do SdA, visto que o de Gondolin inclusive era Noldo.

De qualquer forma, ambos são de fases conceituais diferentes; Tolkien simplesmente acabou usando de novo o nome no SdA e talvez excluísse o nome "Legolas" da versão mais tardia de A Queda de Gondolin caso tivesse ido além do que foi escrito no conto tal como aparece em Contos Inacabados, onde então deveria aparecer (ou não) o personagem original. Dificilmente ele faria algo como fez com o Glorfindel, visto que o Legolas do SdA já estava muito detalhado como personagem e ficaria totalmente incoerente e inconsistente se ele passasse de repente a ser um Noldo da Primeira Era: simplesmente não condiz com muitas coisas que ele sabe, diz (e não diz) e faz no decorrer do livro.
 
Senhores, se não me engano, o Legolas da Sociedade era novo, tinha só uns quinhentos anos! Ele em algum lugar diz que era jovem quando Meduseld foi construído por Brego (?), filho de Eorl. Portanto, não pode ter mais de quinhentos anos, uma vez que Meduseld tem por volta de Quatrocentos e cinquenta anos por ocasião da Guerra do Anel. e ele era um elfo nandorin, assim como thranduil, seu pai, e na sua casa falava-se um sindarin à moda dos elfos silvestres (é isso que eu sei, se tiver algo errado, por favor, corrijam!).
 
Quando ele diz isso, Alcarinollo?

Pois sempre houve uma grande discussão a respeito da idade de Legolas, e se ele realmente disse isso a questão vai estar sanada.
 
Não me lembro onde eu li isso, e digo isso só por curiosidade, mas certa vez o proprio Tolkien afirmou que dentro da Sociedade do Anel, Legolas Verdefolha era o de menor importancia em termos de papel a desempenhar...E realmente podemos ver isso no livro, e embora ele seja um otimo personagem, seu papel nao é de suma importancia para a trama. Logo, podemos supor que um elfo noldorin, como o da uqeda de Gondolin, nao seria assim tao diminuto na trama...
 
Senhores, se não me engano, o Legolas da Sociedade era novo, tinha só uns quinhentos anos! Ele em algum lugar diz que era jovem quando Meduseld foi construído por Brego (?), filho de Eorl. Portanto, não pode ter mais de quinhentos anos, uma vez que Meduseld tem por volta de Quatrocentos e cinquenta anos por ocasião da Guerra do Anel. e ele era um elfo nandorin, assim como thranduil, seu pai, e na sua casa falava-se um sindarin à moda dos elfos silvestres (é isso que eu sei, se tiver algo errado, por favor, corrijam!).

Não, ele não diz isso. Quando eles vão a Rohan e Aragorn fala sobre a construção de Meduseld, Legolas diz "Quinhentas vezes as folhas da floresta das trevas caíram desde então, e para os elfos parece que passou pouco tempo" ou algo assim. Então Legolas não teria quinhentos anos, mas sim uma idade tão grande que faria 500 anos parecerem pouco tempo.
 
Não me lembro onde eu li isso, e digo isso só por curiosidade, mas certa vez o proprio Tolkien afirmou que dentro da Sociedade do Anel, Legolas Verdefolha era o de menor importancia em termos de papel a desempenhar...E realmente podemos ver isso no livro, e embora ele seja um otimo personagem, seu papel nao é de suma importancia para a trama. Logo, podemos supor que um elfo noldorin, como o da uqeda de Gondolin, nao seria assim tao diminuto na trama...

Sinceramente não sei por que Tolkien falou isso. Para mim Legolas parece ter um papel tão importante quanto Gimli, afinal o que um está fazendo o outro está junto ajudando, desde Lórien até o Portão Negro.

-

Em falar nisso, vi escrito no Atlas que Thranduil chegou a moram em Doriath. Isso é verdade?
 
Última edição:
Num post mais acima disseram que não há registro do nascimento do Legolas(da Terceira Era). Então onde está este registro?
 
O registro deveria estar nos apêndices de O Retorno do Rei, que conta a Segunda e Terceira Era. Mas não está. Ou Legolas nasceu antes desse tempo, ou Tolkien esqueceu ou optou por não colocar.
 
O fato é que, Legolas representa, na Sociedade do Anel, a relação que os elfos teriam na Terceira Era com Arda. De forma simplificada: é como uma alusão ao movimento de evasão dos elfos, e de certa forma sua importância secundária na Guerra do Anel. Tolkien afrma em cartas que a importância de Legolas na Sociedade é diminuta devido a essa questão. Era o início da Era dos Humanos, do domínio humano.
A questão da falta de dados com relação a idade de Legolas, e coisas do tipo, são relativas a essa idéia.
 
Não, ele não diz isso. Quando eles vão a Rohan e Aragorn fala sobre a construção de Meduseld, Legolas diz "Quinhentas vezes as folhas da floresta das trevas caíram desde então, e para os elfos parece que passou pouco tempo" ou algo assim. Então Legolas não teria quinhentos anos, mas sim uma idade tão grande que faria 500 anos parecerem pouco tempo.


Tens razão, Sano, mas agora, pesquisando no CI, descobri umas coisa interessantes: O pai de Legolas, Thranduil, era filho do Rei Oropher, que caiu às portas de Mordor, na primeira batalha da Última Aliança, portanto, no fim da Segunda Era. Se Legolas já era nascido naquela época, o que eu acho improvável, pois Thranduil ainda era um príncipe sindarin, ele teria mais de Três mil anos! Mas o mais provável é que ele tenha nascido pelo menos uns mil e quinhentos anos depois, quando Thranduil já rei dos elfos silvestres, construiu sua versão sindarin das Mil Cavernas de Thingol na Floresta das Trevas, já prevendo o poder renascido de Sauron. Isto daria ao Verde-Folha pelo menos Mil e Quinhentos anos de idade (errei por pouco, amigos, na perspectiva dos valar, só um escorregãozinho...), mas nada impede que o Legolas, a rigor, já estivesse vivo por ocasião da queda de Gondolin! Sabe como é que é com a idade dos elfos, né... pior que eles só minhas tias encalhadas!:D
 
O fato é que, Legolas representa, na Sociedade do Anel, a relação que os elfos teriam na Terceira Era com Arda. De forma simplificada: é como uma alusão ao movimento de evasão dos elfos, e de certa forma sua importância secundária na Guerra do Anel. Tolkien afrma em cartas que a importância de Legolas na Sociedade é diminuta devido a essa questão. Era o início da Era dos Humanos, do domínio humano.
A questão da falta de dados com relação a idade de Legolas, e coisas do tipo, são relativas a essa idéia.


EBA, acaba de comprovar o que eu disse...Valeu Arácano :D
 
Senhores, se não me engano, o Legolas da Sociedade era novo, tinha só uns quinhentos anos!
uhahaha, na perspectiva d tolkien 500 anos para um elfo é pouco, mas essa discurtssão sobre a idade do legolas s etornou bem proveitosa e espero que venham mais, vou pesquisar por ai para saber mais informações e postar para ajudar-nos heheh.
 
A suposição feita por Alcarinollo é bem interessante, buscando na datação de fatos importantes a possível data aproximada da idade de Legolas.
De fato, é improvável e incoerente que Legolas fosse o mesmo da Queda de Gondolin. Como já mencionado, remontam a momentos dieferentes do desenvolvimento das obras, e em personagens distintas.
O "valor" de Legolas na Sociedade do Anel, como já discuti em post anteriores, remonta a idéia de evasão dos elfos, agora menos presentes, portanto, menos "importantes". De qualquer forma tem sido uma discussão prazerosa. =]

Abraços.
 
Senhores, se não me engano, o Legolas da Sociedade era novo, tinha só uns quinhentos anos! Ele em algum lugar diz que era jovem quando Meduseld foi construído por Brego (?), filho de Eorl. Portanto, não pode ter mais de quinhentos anos, uma vez que Meduseld tem por volta de Quatrocentos e cinquenta anos por ocasião da Guerra do Anel. e ele era um elfo nandorin, assim como thranduil, seu pai, e na sua casa falava-se um sindarin à moda dos elfos silvestres (é isso que eu sei, se tiver algo errado, por favor, corrijam!).

Outro problema: o que é ser "jovem" para um elfo? :think:
 
Acho que já devem ter respondido,mas não tenho tempo de ler os posts acima ,não era o mesmo da terceira era.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo