• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Legalização da Maconha

Você é a favor da legalização da Maconha?


  • Total de votantes
    91
sou contra... pode ter dado certo em muitos países, mas duvido que aqui isso funcionaria, sei lá, no mínimo o número de suicídios, roubos e tal aumentaria...

uso medicinal não conheço nenhum ;o; então também sou contra (mesmo que exista) hahah
 
Nops, quem fuma maconha tem que arcar com as consequências do seu ato, não somente em relação a sua saúde... mas em relação ao amparo que está dando ao tráfico e a violência.

E se o cara tiver uma planta em casa e só consuma dela? O que a sociedade tem com isso?

sou contra... pode ter dado certo em muitos países, mas duvido que aqui isso funcionaria, sei lá, no mínimo o número de suicídios, roubos e tal aumentaria...

Pq vc acha isso? com base em que? achismo?

uso medicinal não conheço nenhum ;o; então também sou contra (mesmo que exista) hahah

então já é hora de buscar informação, amigão :joinha:
 
oks, sou contra porque suponhamos que seria legalizado, acredito que o preço não cairía muito, as pessoas iam se viciar, torrar seu dinheiro na maconha, e quando acabasse o dinheiro sairíam roubando e depois quando vêem a cagada que fizeram se matariam... ao menos a experiência que tive com todos os drogados que conheci até hoje foi essa, sem mudar nada.

já o uso medicinal, dependendo do que for até posso ser a favor... DEPENDENDO, só não tenho vontade de estudar isso agora ><
 
:rofl:

Conheceu que tipo de viciado? Em heroína? :lol:

Ok, os viciados em pedra também aprontam dessas.

Sério, parece até história de novela das oito. :lol:

Conheço uma renca de usuários, dentre eles 3 que se pode chamar de viciados, e nenhum nunca nem ao menos roubou para suprir a vontade. E só um deles tem condição financeira favorável. :mrgreen:
 
:rofl:

Conheceu que tipo de viciado? Em heroína? :lol:

Ok, os viciados em pedra também aprontam dessas.

Sério, parece até história de novela das oito. :lol:

Conheço uma renca de usuários, dentre eles 3 que se pode chamar de viciados, e nenhum nunca nem ao menos roubou para suprir a vontade. E só um deles tem condição financeira favorável. :mrgreen:

Nah, era um cara que estudava comigo (que era bem mais conhecido do que amigo, fumava maconha mesmo), e o outro era meu "meio" primo, que eu saiba ele era viciado em craque e maconha...
... nenhum dos dois tinham lá uma condição financeira favorável, meu primo começou usando a mesada, mas depois começou a pegar dinheiro escondido e tal...
 
O problema aí está no crack. Quem se vicia em pedra faz qualquer merda pra conseguir mais. Esse sim é problemático.

Já a maconha não faz a pessoa surtar assim. Pro sujeito começar a fazer besteira só pra conseguir um baseado a mais, é porque ele já não bate bem da cabeça mesmo.

De qualquer maneira, você só entende a diferença entre a vontade fumar um todo dia e o legítimo vício de um usuário de drogas mais pesadas, por exemplo, quando convive com eles.

Até hoje não vi ninguém fazer nada além de reclamar um pouco se faltasse maconha, e nunca vi ninguém que tenha largado sentir qualquer desespero mesmo vendo alguém fumando na sua frente.

Em compensação, tenho dois amigos que largaram da cocaína, um há 4 anos e o outro um pouco mais. Até hoje eles sentem a narina coçar quando pensam no assunto, e tremem de medo de se sentirem tentados a voltar.

----------

Edit: matei o tópico?
 
Última edição:
Esses estudantes que ocuparama reitoria da USP não tem moral nenhuma, estão reclamando por que quem estava descumprindo a lei foi preso, uso de drogas é proibido dentro de instituições públicas, ou eles não sabem disso?
 
Os jovens de antigamente lutavam a favor da liberdade e dos direitos iguais, eram a favor da cultura, conhecimento e educação. Os jovens de hoje confundem liberdade com libertinagem, e lutam para legalizarem a maconha e partem totalmente para a ignorância e violência...
Não sabem o que é educação, e o que é ética.

Sou totalmente contra.
 
Última edição por um moderador:
É uma questão muito complicada. Esta afirmação ("viciados em crack/pó/heroína começaram na maconha") nunca me foi muito bem esclarecida, sendo necessário que a ciência separe o processo neurofisiológico de criação de dependência (e indução da dependência de uma droga mais pesada por outra mais leve) do que é sociocultural.

Porque no ambiente da classe média, a cannabis está associada a um estilo de vida, a valores e a ideologias completamente distintas daquelas do usuário de pó da mesma faixa socioeconômica. Mas, no morro, comandado pelos grandes traficantes que centralizam a distribuição numa área ampla, tem do preto, tem do branco. Cada um com seu preço e com seu barato, e está tudo ali, fazendo parte do mesmo meio. Já em cidades menores, é comum que cada entorpecente encontre uma rota comercial um pouco diferente, sendo comum a existência de bocas separadas para cada tipo, comandadas por caras diferentes.

Bom, com a informação que eu tenho eu fico muito indeciso, mas hoje eu tendo a favorecer uma liberalização com um forte pressão do governo no sentido da conscientização, limitação/proibição de comerciais e, até onde for possível, a sobretaxação - que não pode ser grande a ponto de compensar traficar na mesma intensidade.
 
Pense na proibição do álcool durante a recessão americana. Contrabando, crime organizado, péssima qualidade do produto pelas péssimas condições durante o trato do produto. Após a liberação, controle de qualidade governamental, melhor qualidade, desmantelamento da maior fonte de renda do crime organizado, capital arrecadado pelo Estado em impostos ( como o cigarro, é tratado como supérfulo e o imposto corresponde a quase 80% do preço).

Ainda, quando da liberação do álcool, não houve aumento no consumo da população, ou seja, quem queria beber a sua bebida, bebia de qualquer maneira, produzia em casa, comprava no mercado negro. As pessoas não vão fumar maconha só pq foi liberada, quem quiser fumar vai achar em qualquer canto, todo mundo já viu e todo mundo sabe onde é. O proibido é o que atrai, ou a pessoa é fraca em matéria de saber o que quer. Vou além, a pessoa que dá dois tragos em um baseado não é viciada, não vai ficar viciada, por favor.

Cara, vc não pode usar o contexto de 192x para comparação com o de hoje. Vou dar um exemplo prático: hoje temos um fluxo gigantesco de carros nas nossas vias, e veja qual é um dos grandes responsáveis por acidentes graves: álcool. este é um problema que temos hoje, mas não estava presente na realidade de 192x (e além do detalhe da diferença de quase 1 século, e em outro país?)

Os eventuais tratamentos de saúde ocasionados pelo uso ( clinicas ou centros de reabilitação e pneumológico, apesar do ínfimo dano em ambos casos qnd, novamente, comparado ao cigarro) podem ser totalmente - e com sobras, muitas sobras - custeados pelo governo com a arrecadação do imposto específico.

pq faz total sentido assumir um custo simplesmente pq "podemos" assumi-lo, correto?

O uso em tratamento medicinal, na elaboração de tecido - de all-star, à camiseta osklen, à velas das naus portuguesas e espanholas do século XV - na produção de papel - desde seda à bíblia de gutemberg - e em milhares de outros aspectos.

essa onda recente de manufatura de qualquer coisa baseada na maconha ocorre simplesmente pelo ideal que a maconha representa, e não pela sua eficiência (tanto em tecidos, papel ou o q vc quiser usar) - e esse ideal vende bem hein; que tal darmos uma olhada nos lucros da adidas e afins com esses produtos? e qual a vantagem real da maconha também na medicina? vamos lá:

Quanto ao lado medicinal ou saudável não podemos fazer vistas grossas e ignorar. Dou como exemplo a Bolívia país que já visitei e lá eles valorizam o lado bom da folha de coca produzindo chás, sabonetes, pasta de dente e até refrigerantes. São derivados legalizados que nada tem haver com a cocaína.

então, não entendo esse tipo de referência. a colômbia tem números péssimos quando falamos sobre saúde. uma prática particular, por exemplo, do zimbabwe, jamais pode ser tomada como referencia ou justificativa. as propriedades medicinais da maconha sao mais eficientes em algum aspecto? ou simplesmente recorremos a essas (supostas) propriedades para supervalorizar a erva?

eu pelo menos não conheço qualquer trabalho imparcial que faça uma comparação de eficiência da maconha como medicina com qualquer medicamento tradicional (não precisa nem ser um medicamento muito revolucionário - minha aposta "cega" é que qualquer um, em termos de eficiência, ganha de longe) - mesmo pq os normalmente preocupados em apontar números sobre a maconha, através de pesquisa, são parciais (ou favoráveis ou contra).

se canabis tivesse uma propriedade milagrosa em medicamentos, não concordam que teríamos gente poderosa (leia-se: gente que quer ganhar dinheiro com isso) trabalhando para liberar a produção ao menos para laboratórios de farmacologia, como ocorre com outras substancias naturais e tóxicas/psicoativas/etc? o máximo que temos hoje em dia defendendo os seus direitos é um monte de jovem q não encontra tema melhor pra protestar.

sobre tecidos / papel, wtf? qual a vantagem da maconha nesse tipo de fabricação? ela é mais barata e produz um material de maior qualidade? repito: isso só vende pq o ideal traz $$ pra alguém

bom, voltando a discussão sobre os efeitos de uma droga na sociedade....

Com regulamentação específica com locais destinados à consumo, como na holanda, com o controle de qualidade do produto, com a taxação fiscal, os benefícios sociais, a inserção social de jovens que não terão de conviver com o tráfico, não existe razão lógica para a legalização não acontecer. O problema é meramente ideológico, por uma falsa determinação daqueles que lutam pela 'família, os costumes e a nação". Ridículo.
um amigo meu mora na holanda, e ja gastei algumas horas conversando com ele sobre o tema...veja que incrível: o consumo de drogas na holanda ocorre essencialmente com turistas. não tem pq entrarmos no mérito do motivo disso (valores culturais, conscientização, whatever). onde quero chegar? simples: embasado nessa estatística, posso afirmar tranquilamente que a holanda não é referencial para estabilidade social com drogas liberadas pois os seus habitantes, em maioria, não as consomem.

fora que o pessoal adora levantar a diferença entre maconha e alcool como se isso fosse justificativa. quanto de violencia social que o alcool gera? pq né, é raro encontrar uma notícia que um bebado *sem condições de produzir julgamento das suas ações* ou matou alguém da própria família, ou matou nao sei quem no transito, ou se matou, etc...resumo: alcool não é bom pra sociedade. a diferença básica é que alcool é muito tradicional na cultura humana, e os EUA nos ajudaram a provar que é impossível proibi-lo. não faz muito sentido encarar o alcool como uma justificativa para a liberação da maconha, mesmo pq ele não passa de um grande fardo cultural que a humanidade carrega. e ele nao nos mostra como a liberação de uma substancia desse tipo pode ser prejudicial e irreversível?

pqp, já escrevi demais....só tenho mais 1 lembrete

a maconha é uma substancia psicoativa. se nao fosse, ninguem iria querer fumar, certo? (ou encontramos alguem por ai fumando grama? pode ate ocorrer, mas enfim...)
por ser psicoativa, altera a tua percepção da realidade (nao vou entrar no merito de como altera pq ja escrevi demais, mas altera). ok, prosseguindo com um exemplo extremo...pense num medico se preparando pra fazer uma cirurgia complicada e naquela tensao que a situação gera. aí ele decide fumar um pra relaxar e se concentrar mais (substancia legalizada, qual o problema nisso?)
bom, eleve essa situação hipotética para qualquer prisma da nossa realidade e teremos um forte argumento do pq ela n pode ser liberada.

jesus cristo, quantas linhas....tem uma caralhada de pontos a mais, mas vou só acrescentar a minha posição: sou contra.
 
Sou a favor PARA USO MEDICINAL.

Mas contra para o simples uso comum. Por que?

Muitos dizem que o estado lucraria, o tráfico ilícito perderia vez, etc. De fato há argumentos plausíveis porém, se tratando de uma droga, existe algo chamado vício que uma vez estabelecido só tende a piorar.
Com o vício estabelecido, chega uma hora que o usuário não sente mais os efeitos da droga devido a adaptação natural do corpo. O que o usuário faz então?
Passa a usar drogas mais fortes para compensar, ele começa com a maconha depois vai pra cocaína, pra "pedra", etc, então a coisa pega.

A maconha é só a ponta do grande iceberg chamado vício e isso se aplica a qualquer droga seja legal ou ilegal.
 
Esses estudantes que ocuparama reitoria da USP não tem moral nenhuma, estão reclamando por que quem estava descumprindo a lei foi preso, uso de drogas é proibido dentro de instituições públicas, ou eles não sabem disso?

Acham que é uma terra sem lei né. Agora quando não tinha policiamento e os estudantes eram assaltados e assassinados eles reclamavam da falta de polícia.







PS. Me desculpem pelo possível flood...falha minha:oops:
 
Última edição:
Aqui na UFRN também tem um monte de maconheiros, quando teve uma marcha pela legalização dela, adivinha quem organizou. Se não me engano na página da UFRN na Desciclopédia falam dos alunos do Setor II.
 
Votei em "Sim, sem restrições" mais aí lembrei que a enquete é no Brasil, pensei em marcar "Só medicinal" mais aí lembrei que estamos no Brasil novamente. Enfim... Confusão.
 
Maconha, libera ou proíbe?

é isso ai.

qual a opinião de vocês?

Não cou comentar hj, mas amanhã volto se alguem opinar por aqui.
 
Re: Maconha, libera ou proíbe?

Bem, legaliza e f-se, porque hoje em dia o acesso é fácil, mas tão fácil, que vai dar na mesma, e o estado tem mais o que fazer além de correr atrás de maconheiros.
 
Re: Maconha, libera ou proíbe?

Mantenha ilegal. Maconha tem um efeito prejudicial difuso mais forte do que o cigarro. Se fosse uma droga ao mesmo tempo "leve" e que não prejudicasse outras pessoas, aí sim, poderia entrar para a mesma lista do tabaco e álcool. Entretanto, maconha é capaz de deixar um ambiente inteiro intransitável, inclusive prejudicar vizinhos num condomínio. É sério, eu mesmo sou fumante passivo de maconha e de vez em quando tenho náuseas.

Maconha é ilegal por alguns motivos: entre eles, o fato de conter uma proporção maior de substâncias cancerígenas do que o cigarro, muito embora este possua mais substâncias no total. E aqui é capaz de começar um grande ping-pong sobre a nocividade da maconha vs. do cigarro.

E alguns outros motivos...

Edit: Lu Meyn, mas esse mesmo raciocínio não deveria se aplicar aos usuários de crack? O Estado também tem mais o que fazer além de gastar milhões com progapagandas anti-crack e, mais ainda, concentrar no crack os esforços, 'esquecendo' dos demais entorpecentes. O que que tem o usuário de crack? Deixe-os em seus becos!
 
Re: Maconha, libera ou proíbe?

Bem, legaliza e f-se, porque hoje em dia o acesso é fácil, mas tão fácil, que vai dar na mesma, e o estado tem mais o que fazer além de correr atrás de maconheiros.

Fato.

Mantenha ilegal. Maconha tem um efeito prejudicial difuso mais forte do que o cigarro. Se fosse uma droga ao mesmo tempo "leve" e que não prejudicasse outras pessoas, aí sim, poderia entrar para a mesma lista do tabaco e álcool. Entretanto, maconha é capaz de deixar um ambiente inteiro intransitável, inclusive prejudicar vizinhos num condomínio. É sério, eu mesmo sou fumante passivo de maconha e de vez em quando tenho náuseas.

Maconha é ilegal por alguns motivos: entre eles, o fato de conter uma proporção maior de substâncias cancerígenas do que o cigarro, muito embora este possua mais substâncias no total. E aqui é capaz de começar um grande ping-pong sobre a nocividade da maconha vs. do cigarro.

E alguns outros motivos...

Edit: Lu Meyn, mas esse mesmo raciocínio não deveria se aplicar aos usuários de crack? O Estado também tem mais o que fazer além de gastar milhões com progapagandas anti-crack e, mais ainda, concentrar no crack os esforços, 'esquecendo' dos demais entorpecentes. O que que tem o usuário de crack? Deixe-os em seus becos!

"efeito prejudicial difuso mais forte do que o cigarro"

Pode afetar sua percepção mais do que o cigarro, mas infinitamente menos que o alcool.

"Se fosse uma droga ao mesmo tempo "leve" e que não prejudicasse outras pessoas, aí sim, poderia entrar para a mesma lista do tabaco e álcool"

Bom, não gostaria de gastar meu tempo dando motivos, mas se você procurar no google saberá que esta falando uma grande besteira, e que o alcool e o tabaco são substancias beeeeeeeem mais prejudiciais a outras pessoas.

"maconha é capaz de deixar um ambiente inteiro intransitável, inclusive prejudicar vizinhos num condomínio. É sério, eu mesmo sou fumante passivo de maconha e de vez em quando tenho náuseas."

O cheiro de cigarro me incomoda profundamente e ma dá náuseas, mas nem por isso sou a favor da proibição.

"Maconha é ilegal por alguns motivos: entre eles, o fato de conter uma proporção maior de substâncias cancerígenas do que o cigarro"

Mais um GRAAAAAAAAANDE erro, procure se informar antes de opinar sobre o assunto.

" E aqui é capaz de começar um grande ping-pong sobre a nocividade da maconha vs. do cigarro. "

Eu não discuto porque lido com fatos, e o fato é , cigarro é MUITO mais nocivo que a maconha.

maconha, uma flor que nasce da planta de cannabis.
Cigarro possui mais de 1000 substancias tóxicas, e potencial de viciar extremamente mais perigoso.

Enfim...

Enfim, o fato da maconha ser menos nociva que o cigarro e o alcool, só discutirei se a ignorância de alguem não permitir a mesma a pesquisar no google, e me forçar a apresentar dados.

Vejo no rio uma constante guerra entra a PM e o morador do morro que vende a flor de cannabis ilegalmente, dai pergunto, colocar a policia numa guerra sem fim contra moradores de comunidade que trabalham no tráfico, é um decisão sábia ou conveniente?

Numero de mortes por ano:
http://3.bp.blogspot.com/-3kRFRmaH_...ANy4/OroBjddZ7O4/s1600/safer+than+peanuts.jpg
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo