• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Le Parkour

Eu já pratiquei Le-Parkout e digo a todos vocês que ele ajuda bastante num Live-Action (para a galera do RPG)

Olha, eu joguei vários lives e nunca senti falta de treinamento em Le Parkour. Tampouco senti que os praticantes (dentre os tantos obesos participantes) tinham qualquer tipo de vantagem se praticassem o esporte.
 
sky, voce pode nao ter sentido falta nenhuma....mas poderia perceber uma diferenca caso praticasse o Parkour(nao tenho certeza pois nunca participei de live...).
e ele traz diferenca sim, voce "percebe" muito mais seu corpo...defini musculo que nem sabia que existia....e ganha uma resistencia e elasticidade tremenda....
meu alongamento dobro em duas semanas de treino... o unico porem é voce praticar com prudencia e inteligencia....sem abusar de altura e periculosidade...pois pode acabar em uma cadeira de rodas....
 
Parkour

Não sei se alguém já abriu um tópico sobre Parkour por aqui, mas como algumas pessoas têm me perguntado por mp por causa da assinatura, achei que seria interessante criar esse tópico na seção de esportes, apesar de o Parkour não ser um esporte propriamente dito. Vamos lá então:


Oque é?

[FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif][FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif] Parkour, também conhecido como Le Parkour, é uma disciplina física onde os praticantes - conhecidos como traceurs, ou traceuse, no feminino - usam seu corpo para vencer obstáculos de uma forma rápida e fluente. No Parkour você aprende técnicas desde como subir um muro, até como pular de um lugar alto, porém o parkour NÃO É UM ESPORTE DE PULAR PRÉDIOS. Ele consiste em um homem correndo de alguém/algo ou atrás de alguém/algo sem que nenhum obstáculo possa pará-lo, mas ele não é só isso. Além de passar os obstáculos, você deve executar os movimentos da forma mais natural e eficiente possível, usando o obstáculo como se fosse parte do seu corpo. Vale a pena ressaltar que você treina o Parkour para você mesmo, você não faz movimentos para impressionar outras pessoas. Além de ser contra a filosofia do Parkour, isso pode resultar em sérias quedas.


História
[/FONT]
[/FONT]Existem divergências sobre a criação do Parkour. Para muitos a liberdade dos movimentos sempre esteve dentro de nós. Esta redescoberta teria sido vivenciada e tomado as características atuais na década de 80, nas ruas de Lisse, subúrbio de Paris - França. Apesar de algumas discussões, o Parkour foi definitivamente criado por David Belle.

David Belle foi um jovem bastante influenciado pela história de sua família. Seu avô, pai e irmão mais velho eram bombeiros em Paris. Como bombeiros, foram sempre reconhecidos por sua coragem nos salvamentos e por suas capacidades atléticas. Inspirado por sua família e principalmente por seu pai, David foi uma criança criada nos ginásios de ginástica, treinou artes marciais e teve sempre como meta o desenvolvimento de seu corpo e a superação constante de seus medos e limites pessoais. Aos 15 anos, Belle resolve levar essa experiência para as ruas. Com seus amigos de infância, e também com Sébastien Foucan, principal responsável pela criação de várias técnicas e sistematização do Free-running, Belle começa a desenvolver aquilo que anos depois seria conhecido como Parkour. Eles viviam as influências do salvamento realizado pelos bombeiros, do método natural de treinar o corpo desenvolvido por George Herbert e das técnicas de fuga criadas na guerra do Vietnã. Fantasiavam situações de emergência onde precisariam realizar salvamentos em lugares de difícil acesso, treinavam suas mentes e corpos para superar qualquer obstáculo que encontrassem pelo caminho.

Por ser extremamente plástico e impressionante, o grupo Yamakasi, formado nos primórdios por Belle e seus amigos, cativou novos praticantes em suas andanças pela Europa. A popularização mundial também aconteceu graças a alguns filmes com praticantes do Parkour. Dirigido pelo francês Luc Besson, Yamakazi - Os Samurais dos Tempos Modernos (2001) levou o Parkour para além das fronteiras européias. Em 2002, a BBC rodou um comercial para o programa Rush Hour onde Belle aparecia indo do trabalho para casa ultrapassando obstáculos incríveis, saltando de prédio para prédio para não perder o programa. Em 2003 Foucan, que já havia divergido ideologicamente de Belle, grava o documentário Jump London e em 2005 Jump Britain, ambos para o channel 4. Em 2004 David Belle estrela o filme 13º Distrito e mais tarde Foucan participa do filme 007 - Casino Royale, protagonizando uma cena de perseguição em que foge de James Bond. Dessa forma o Parkour alcançou os quatro cantos do planeta, incluindo Brasil, África do Sul, Rússia, Estados Unidos, China, entre tantos outros.

Filosofia
Na minha opinião o aspecto mais importante a se assimilar sobre o Parkour, mais do que questões históricas de criação, nomes de técnicas ou a eterna discussão Parkour x Free Running (sobre a qual falarei mais tarde).

A filosofia do Parkour consiste em ser rápido, eficiente e forte física e mentalmente. Não para buscar vantagens mesquinhas, mas sim para ser útil. O praticante de Parkour busca constantemente vencer suas limitações, transpondo obstáculos cada vez mais altos, mais desafiadores, mais difíceis. A cada dia o praticante busca saltar mais longe, escalar mais alto, passar mais rápido, se aproximando ao máximo da perfeição nos movimentos. Essa busca pela superação de limites é a filosofia do Parkour. As pessoas devem buscar superar seus próprios limites a cada dia, respeitando seu ritmo e seu corpo, com auto-conhecimento e bom senso, mas seguindo sempre em frente, para serem a cada dia o melhor que puderem ser. Por isso não existem competições de Parkour, academias, mensalidades, mestres ou nada do gênero. O Parkour é uma experiência individual, que se mal compreendida não passa de uma atividade física interessante, mas que pode ser muito mais do que isso. Pode ser uma filosofia de vida.

Parkour x Free Running

No final da década de 1990, David Belle e Sébastien Foucan, dois nomes importantes, foram divergindo seus ideais até que se separaram por completo. Para Foucan, Parkour deveria ser uma atividade ligada mais às filosofias orientais e seus movimentos deveriam ser baseados na autonomia e nas energias positivas, além de ser aberta a outras influências, tais como break dance. Com o documentário Jump London se criou e popularizou o termo Free-running. Desde então, o termo Free-running vem sendo usado para denominar a prática conforme divulgada por Foucan, ou seja, com inclusão de movimentos acrobáticos, plásticos, porém ineficientes, do ponto de vista do conceito de utilidade, característico do Parkour. Até hoje existe a eterna discussão entre os praticantes sobre o que seria Parkour e o que seria Free-running. Movimentos como piruetas, paradas de mão e saltos mortais seriam Free-running, pois apesar de plásticos e impressionantes, não apresentam nenhuma funcionalidade eficaz na transposição de obstáculos. Porém essa discussão é muitas vezes valorizada demais.


Creio que esse post inicial já ficou extenso demais. Se aqui no fórum tivermos mais traceurs que gostariam de acrescentar ou comentar algo, seria ótimo. Eu também posso tirar mais dúvidas que as pessoas possam ter. Para mais informações, todos podem ainda consultar sites confiáveis como:

http://www.leparkourbrasil.com.br/
http://www.abpk.org.br

Há também diversas imagens em toda a internet, vídeos no Youtube e comunidades no Orkut, dentre as quais eu participo das:

Le Parkour Brasil
Le Parkour São Paulo
Le Parkour - Pq. Ibirapuera

Entre muitas outras.

Enfim, espero que tenham gostado, desculpem o texto muito longo. :mrgreen:
 
eu tentei praticar... tava conseguindo faze as coisas e pular obstaculos mais altos, e em um certo dia após a escola, vejo um bicicletario, ele olhou paa mim... eu olhei pra ele, e tentei pula-lo de monkey, quem pratica sabe oq é, e meu pé fica preso!! eu caio e torço o ligamento!!!! revoltado... vo fica um bom tempo sem pular nada...

fico impressionado com as coisas que os "profissionais" em le parkou fazem, principalmente o david belle(ssim q escreve???), o cara é doido mas sabe oque esta fazendo, consegue pular de um prédio a outro... com uma diferença consideravel de altura e distância.
 
eu tentei praticar... tava conseguindo faze as coisas e pular obstaculos mais altos, e em um certo dia após a escola, vejo um bicicletario, ele olhou paa mim... eu olhei pra ele, e tentei pula-lo de monkey, quem pratica sabe oq é, e meu pé fica preso!! eu caio e torço o ligamento!!!! revoltado... vo fica um bom tempo sem pular nada...

fico impressionado com as coisas que os "profissionais" em le parkou fazem, principalmente o david belle(ssim q escreve???), o cara é doido mas sabe oque esta fazendo, consegue pular de um prédio a outro... com uma diferença consideravel de altura e distância.

Bom, ele criou o Parkour, não é de se surpreender que ele faça muito mais do que a maioria dos traceurs... é isso que nós somos, não stuntmen. Enfim... pena que uniram o tópico, teria sido legal se tivesse começado com um post instrutivo, e não ter ele no meio.

Ah, e erro comum: não é Le Parkour gente. Le é simplesmente artigo em francês, é como dizer O Parkour em português ou The Parkour em inglês... o nome da prática é simplesmente Parkour.
 
Venha de lá! :joinha:

Le Parkour é pros insanos.

Não tem nada de insano no Parkour, eu pratico e não sou insano. :roll:

O Parkour é muito taxado e às vezes causa uma certa impressão porque é diferente, mas não tem nada de insano. Quem começa a praticar percebe. Eu surfo também, surfe é um esporte fabuloso, sem outro que se compare, eu amo surfe. Parkour não é melhor nem pior que surfe, é só diferente.
 
Falo "insano" não no sentido de "sem sanidade" exatamente. :lol: Mas no sentido de aventureiros excessivamente radicais. :-P Pelo menos os que praticam a altas alturas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo