• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Lauterbrunnen

parece mesmo.... aliás, lindo esse vale de Lauterbrunnen, tão belo quanto Imladris... a semelhança entre o desenho e a foto do vale é muito perceptível.... apesar de ainda não ter lido as cartas do Mestre (e de não saber se elas falam algo a respeito) eu acho que tolkien pode ter usado uma lembrança desse vale para Valfenda sim, mesmo que, talvez, inconsciente...
 
Eu acho que pode sim ter servido de inspiração. É bastante bonito e parece com Valfenda. Talvez não tenha sido uma inspiração direta e deliberada, mas a experiência pode ter deixado marcas nele que o Professor nunca esqueceu. Temos que ter muito cuidado com essas questões de inspiração, pra ver se são simples coincidências ou algo mais profundo mesmo.

Quanto ao Hoarwell e Greyflood, são os dois rios da região no original se não me engano. Não posso dizer com certeza, mas acredito que são o Cinzento, na tradução brasileira, e o outro não tenho certeza, mas vou pesquisar.

EDIT: No Nomenclature of the Lord of the Rings, consta:
Hoarwell. CS translation of Mith-eithel 'pale grey' + 'spring, source'; well, as usually in place-names, has this sense (not that of a deep water-pit). Translate.
Isso me faz pensar que ele possa ser o Cinzento, mas não tenho certeza. Alguém poderia confirmar?
 
Última edição:
Bem interessante esse artigo!
Realmente, quem tirou aquela foto conseguiu obter um ângulo que se encaixa quase perfeitamente com o desenho de Rivendell.
E pelo visto, o vale de Lauterbrunnen é cortado por um rio também, o rio Lütschine...e pesquisando na internet parece que o rio é formado pela união de outros dois rios, o Schwarze Lütschine , e o Weisse Lütschine.
Sobre o Weisse Lütschine: "A fonte do rio vem da neve de derretimento altamente nas montanhas, assim fazendo lhe uma fonte muito pura e limpa da água. "

Edit:
Eu só não entendi o Leuterbrunnen querer dizer " essencialmente Greyflood & Hoarwell" ... achei em vários lugares, que o nome significa 'many fountains'.

"According to locals, the name Lauterbrunnen is a combination of lauter meaning many, and brunnen meaning spring, fountain, or well. However, there is considerable dispute about the meaning of 'lauter', with some translating it as louder and others as clear, bright, or clean."
Wikipédia​

Inclusive, tem esse site suiço que fala isso também.
 
Última edição:
Realmente serviu de inspiração, os dois locais são idênticos(como eu queria morar num lugar desses...)
 
Realmente deve ter servido de inspiração. O desenho do próprio punho de Tolkien assemelha-se demais com a paisagem da primeira foto. Foi uma surpresa ler este artigo agora, pois a carta citada (Carta 306) li recentemente. O trecho inicial é bem revelador:

"Estou.... muito feliz por você [Michael Tolkien] ter conhecido a Suíça e a própria parte que antigamente eu melhor conhecia e teve o efeito mais profundo sobre mim. A viagem do hobbit (de Bilbo) de Valfenda ao outro lado das Montanhas Nevoentas, incluindo a descida até a encosta nevada e de pedras escorregadias até o bosque de pinheiros, é baseada em minhas aventuras de 1911..." (p.370)

Acho que Lauter pode vir de laut = alto/ruidoso/som e brunnen = fonte/poço

Aposto em "Fonte Ruidosa", pelo menos é o que me vem à mente agora, consultando meus antigos estudos (e já enferrujados) do alemão. :mrgreen:
Mas há certas diferenças entre o alemão teutônico "oficial" para o alemão falado nas várias regiões dos países de fala alemã, incluindo aí, provavelmente, os cantões suíços de fala germanofônica. Então posso estar muito enganado.

Porém, estive lendo este site é lá diz que, no entanto, há muita controvérsia entre os próprios moradores de Lauterbrunnen em relação ao significado do nome, já que lauter pode ter vários significados.
 
Se não serviu de inspiração pra criar Rivendell, serviu para criar a beleza de Valinor então, muito bonito esse vale!
 
Bem interessante esse artigo!
Realmente, quem tirou aquela foto conseguiu obter um ângulo que se encaixa quase perfeitamente com o desenho de Rivendell.
E pelo visto, o vale de Lauterbrunnen é cortado por um rio também, o rio Lütschine...e pesquisando na internet parece que o rio é formado pela união de outros dois rios, o Schwarze Lütschine , e o Weisse Lütschine.
Sobre o Weisse Lütschine: "A fonte do rio vem da neve de derretimento altamente nas montanhas, assim fazendo lhe uma fonte muito pura e limpa da água. "

Edit:
Eu só não entendi o Leuterbrunnen querer dizer " essencialmente Greyflood & Hoarwell" ... achei em vários lugares, que o nome significa 'many fountains'.

"According to locals, the name Lauterbrunnen is a combination of lauter meaning many, and brunnen meaning spring, fountain, or well. However, there is considerable dispute about the meaning of 'lauter', with some translating it as louder and others as clear, bright, or clean."
Wikipédia​

Inclusive, tem esse site suiço que fala isso também.

Realmente deve ter servido de inspiração. O desenho do próprio punho de Tolkien assemelha-se demais com a paisagem da primeira foto. Foi uma surpresa ler este artigo agora, pois a carta citada (Carta 306) li recentemente. O trecho inicial é bem revelador:



Acho que Lauter pode vir de laut = alto/ruidoso/som e brunnen = fonte/poço

Aposto em "Fonte Ruidosa", pelo menos é o que me vem à mente agora, consultando meus antigos estudos (e já enferrujados) do alemão. :mrgreen:
Mas há certas diferenças entre o alemão teutônico "oficial" para o alemão falado nas várias regiões dos países de fala alemã, incluindo aí, provavelmente, os cantões suíços de fala germanofônica. Então posso estar muito enganado.

Porém, estive lendo este site é lá diz que, no entanto, há muita controvérsia entre os próprios moradores de Lauterbrunnen em relação ao significado do nome, já que lauter pode ter vários significados.

Com concordo com o Elendil.
Aliás, seu alemão não está enferrujado, não. Você matou a questão. :lol:
Pelo que sei de alemão, Lauterbrunnen, siginifica "fonte ruidosa". Citando também o radical da palavra, que provem do alto saxão, "Lëither" significa "alto, ruidoso", e brunnen, pode significar também "correnteza", "curso ´d'àgua", o que nos remete à uma possível associação com um rio. Creio, que tenha sido proposital da parte do Tolkien, que na amplitude das palavras, fez uma anagrama com Bruinnen (Ruidoságua).
Quanto á Hoarwell, é fácil tarduzirmos como "Fonte Ruidosa, ou, Fonte Rugidoura", ao pé-da-letra, do inglês. Já Greyflood, nada mais é que " Correnteza Cinzenta", do inglês, o que nos remete ao Rio Gwathlo, confirmando o anagrama proposital.
Bem, por tudo isso, e levando em conta a geografia do lugar original, acho bem possível que Valfenda possa ter sido inspirada em Riggenberg (Que tal? Riggenberg, "Rivendell"...:sacou:), uma pequena cidade do Cantão de Berna, na Suíça, e que fica extamente no curso do Lauterbrunnen, no encontro com o Rio Aäre, nos pés do Vale de Gottardh, muito parecido realmente com a descrição de Valfenda.
 
"Estou.... muito feliz por você [Michael Tolkien] ter conhecido a Suíça e a própria parte que antigamente eu melhor conhecia e teve o efeito mais profundo sobre mim. A viagem do hobbit (de Bilbo) de Valfenda ao outro lado das Montanhas Nevoentas, incluindo a descida até a encosta nevada e de pedras escorregadias até o bosque de pinheiros, é baseada em minhas aventuras de 1911..." (p.370)

Bom... com essa citação de umas das cartas que o amor trouxe, tem como negar que a Suíça por inteira influenciou Tolkien? E realmente: quem conhece a Suiça encanta-se! É um quadro, de tão linda!
 
bom,não conheço a Suíça(die Schweiss) mas não tem como negar que o Vale de Läuterbrunnen é muito idêntico ás ilustrações de Valfenda feitas pelo Bom Professor.
Que lugar lindo(não fosse o frio..)
 
Achei bem interessante isso. Os nomes do Bruinen e o outro la também deixam tudo mais parecido!
 
Aiiin... que saudades da Suíça:amor:
Lauterbrunnen é indescritivelmente fantástica!
Sempre me perguntei se Tolkien não teria buscado inspiração lá para criar Valfenda...e agora tenho a resposta :D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo