• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

last.fm deixará de ser gratuito

Deriel

Administrador
"O popular serviço on-line Last.fm anunciou que usuários de fora do Reino Unido, EUA e Alemanha terão que começar a pagar 3 Euros por mês (uns R$ 9) para continuar ouvindo música via streaming usando o site."

[ http://blog.last.fm/2009/03/24/lastfm-radio-announcement ]

Caramba... eu gostava bastante de montar rádios lá no last.fm e ver que surpresas elas me reservariam, ou ouvir rádios baseadas nos meus vizinhos. Realmente uma pena. E eu não tenhointenção de gastar R$120 por ano só pra continuar tendo isso
 
eu sei que de certa maneira o deriel já comentou isso no post inicial, mas só para deixar bem claro: o last.fm cobrará pelo serviço da rádio apenas. os demais serviços (scrobbling, recomendações, tabelas, eventos, etc) continuam sendo de graça.
 
eu sei que de certa maneira o deriel já comentou isso no post inicial, mas só para deixar bem claro: o last.fm cobrará pelo serviço da rádio apenas. os demais serviços (scrobbling, recomendações, tabelas, eventos, etc) continuam sendo de graça.


... que é justamente o que menos me interessa :| O mais legal mesmo é poder ouvir a rádio recomendada, a rádio da vizinhança e montar rádio de acordo com um artista ou tag.

Quando eu quisesse escutar "rock inglês" bastava ir no last.fm e montar uma rádio usando a tag "british rock" e pronto, não precisaria catar músicas no meu HDD. Além do mais, eu conhecia bandas novas
 
ah, eu sei que por tabela acabo ouvindo sua rádio, mas a única coisa que de fato uso do last.fm são as listas de músicas e bandas mais ouvidas, acho.
 
Eu não usava muito o serviço de rádios não, mas já conheci algumas coisas bacanas com o last. Chato isso. :neutral:

Mas eu gosto bastante de conferir as tabelas e tal, então para mim não foi um desastre total essa mudança.


Só acho que uma coisa é idiota: que uns paguem pelos outros. Enquanto o povo do Reino Unido, EUA e Alemanha usam o serviço gratuitamente, os demais vão pagar para poder garantir que aqueles também usem o site.
 
Eu uso como o Fëa, só pelas tabelas mesmo e as outras coisas. A radio eu não era de usar, mas ja descobri musica legal fuçando lá.
 
Que puxa... Eu curtia digitar tag ou artista e deixar tocando. Mas enfim, eventos e scrobbling também são legais. =P

Mas... pq só esses 3 países, hein?! Marmelada, marmelada!
 
Slicer (@rodrigolj) colocou isso aqui no twitter, achei interessante compartilhar:

A quem interessar, a Last.fm vai se ferrar feio por um motivo acima de todos, além dos óbvios de ser karma ruim, etc. O motivo é... A União Européia não permite cobrar por um serviço de um país com um preço, e cobrar (ou não) de outro país de outro jeito.

Edit: e para quem perguntou pq só esses 3 países estão fora da cobrança, lá do blog do Slicer ( http://rodrigolj.wordpress.com/2009/03/26/erros-e-acertos-na-industria-musical/ )

Dia 24 de março a Last.fm publicou em seu blog oficial que deixará de ser um serviço gratuito com opção para assinatura de serviços premium. Em vez disso, ela cobrará € 3,00 de usuários de todo mundo, exceto EUA, Reino Unido e Alemanha. A racionalização é que, nestes três países, a receita gerada pelos anúncios de propaganda (que aparecem se você não é usuário premium) são suficientes para manter o serviço ativo. Nos outros, isto não é possível.
 
Última edição:
Boa notícia =]

Eu fui ler o blog do http://last.fm e lá eles comentaram que estão postergandoa implantação da cobrança enquanto tentam obter renda extra através de outros modos (presentes e acessos à API), mas que podem vir a cobrar
 
Já é alguma coisa. Tomara que consigam a verba necessária para manter o serviço gratuito.

Senão vamos ter que torcer para o site ser comprado pelo Google. :g:
 
definiram: last.fm agora é pago desde o dia 22/abril/2009 para as rádios on-line (demais serviços continuam livres)

você uma degustação de 30 faixas e era isso.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo