1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

LARRY Potter processa HARRY Potter

Tópico em 'Hogwarts' iniciado por Chuck Norris, 30 Mar 2006.

1. Chuck Norris

Chuck Norris Usuário

Na revista Veja da semana passada (sessão de livros, para ser específico), há um pequeno artigo sobre Harry Potter. Pode não ser muito interessante, mas achei curioso e por isso resolvi postar.
    Nancy Stouffer, autora de The Legend of Rah and the Muggles, tem um personagem em seu livro que chama-se Larry Potter. Naturalmente, o livro foi lançado antes da série de J.K.Rowling. Então, Nancy resolveu processá-la por plagiar seu personagem, pois segundo ela, Harry Potter não passa de uma cópia dele. No entanto, ao fim do processo, a Corte de Nova York, além de não dar razão a Nancy, ainda fez ela pagar uma multa a Rowling por "má fé".

2. Edrahil

Edrahil Usuário

Será que isso não foi jogada para vender o livro dela?

3. Ana Lovejoy

Ana Lovejoy Administrador

Acho que bem nisso que encaixaram a tal da má fé, né? :think:

4. Edrahil

Edrahil Usuário

Não acredito que seja esse o motivo da má-fé, mas provável que os personagens não tenham nada haver. Aí sim se verificaria a má-fé.

5. Jujuba!

Jujuba! Habitante de Othrya

Se alguém devia processar a J.K.Rowling devia ser o Neil Gaiman.

Pois eu sempre achei Harry Potter uma cópia do Tim de Os Livros da Magias - ambos garotos ingleses, com enorme potencial para a magia, usam óculos e têm como parceiro uma coruja.

6. Chuck Norris

Chuck Norris Usuário

Provavelmente... Ou pode ter sido só para aparecer um pouco na mídia... Bom, o fato é que ela se deu mal.

7. Ana Lovejoy

Bão, como o sr. Google é nosso pastor, informação não faltará:

fonte:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

8. Edrahil

Edrahil Usuário

9. Chuck Norris

Chuck Norris Usuário

É, lá na VEJA o assunto tá muito resumido. Na verdade é como se fosse uma pequena observação, o assunto principal é do cara que está processando Dan Brown. E parece que é até mais sério. O processo acusa plagio de O Codigo da Vinci para outro livro lá.

10. *Ceinwyn*

*Ceinwyn* Ogra rosa

O engraçado é que ela esperou que a JK Rowling publicasse seis livros, fazendo o sucesso que fez, pra acusar a inglesa de plágio. Muito notável isso.

11. DW

DW Usuário

Sempre vai existir gente tentando pegar "um beirão" na fama dos outros.

12. Edrahil

Edrahil Usuário

Não mesmo. Essa discussão já vem faz tempo. Tem decisão de 2002 no caso.

13. Dark Waith

Dark Waith Usuário

Nomes iguais em livros diferentes podem ser apenas coincidencia ou decisao do autor em colocar um nome que ele acha tao bom. Nao consideraria um plagio tao grande.
    OBs: Estou falando sobre nomes, nao caracteristicas dos personagens.

14. Anna Cwen

Anna Cwen Ourificada

Acho q o que pega nessa estória é a palavra "muggle", que simplesmente NÃO EXISTE na língua inglesa. Será realmente possível que duas pessoas divididas por um oceano possam inventar a mesma palavra??

15. Ana Lovejoy

Não é que não exista, era um Inglês antigo ou algo que o valha, e definia uma palavra que não tem nada a ver com nenhum dos sentidos aplicados (seja os anões da americana, ou os não-bruxos da rowling).

Agora, de tantas palavras ambas escolherem A MESMA, aí sim, é um caso raro de coincidência. Ainda mais se levar em conta o que vc apontou, a questão de ambas nem serem do mesmo país.

16. Primula

Primula Moda, mediana, média...

No caso, eu gostaria de discutir a parte em negrito.

Tipo, teve um caso do Roberto carlos que copiou na cara dura um compositor mais humilde.

Acham que o outro compositor teria como saber que tinha sido plagiado se ele não tivesse ouvido a canção? E como isso ia acontecer? O lado mais pobre dá para sair comprando todos os discos de todos os cantores famosos só para ficar de olho em quem o está plagiando?

Tipo, Ceinwyn você - fã de Potter - compra todos os livros best-sellers que tem na livraria? E os lê?

Pedir o mesmo do compositor/escritor "ofensor/cara de pau" é no mínimo falta de respeito com o semelhante. Se ele fizesse isso, quando é que ele ia trabalhar nas suas próprias obras?

No caso Roberto Carlos, Sebastião Braga só percebeu quando a canção em questão disparou nas paradas de sucesso. Quando todo rádio tocava a sua música. Isso é da época onde começaram as vendas? Não estourou em 1987 que RCarlos gravou, e o processo só foi aberto em 1990.

Ah, passaram três anos, então é má fé!

E se houve tentativa de negociação? E se enrolaram o Braga?

Isso você tem como ficar sabendo? Então porque logo se põe a favor de "sua idola"? Se você pede tolerância, tenha também senão não tem valor o pedido.

Como você, muitos fãs no caso do SBraga, muitos xingaram e acharam ruim que ELE maculou a imagem do "idolo" RCarlos.

Peraí!!! O RCarlos fez questão de ir pro lamaçal, e o outro é que é o culpado?

Isso é uma versão alternativa de Sindrome de negação. As vezes acontece com mães que não querem ver que seus filhos se prostituem, que há uma guerra lá fora, ou que simplesmente a própria pessoa fez uma bruta idiotice. E é compreensivo, porque machuca muito certas verdades (mas ignorar em qualquer delas é pior ainda).

Agora, quando acontece com fãs por conta de seus ídolos, as coisa tomam um rumo se tragicômico. Por vários motivos: cobrança exagerada de uma pessoa que não tem nenhum dever para com o fã, as cagadas do idolo não deviam afetar tanto os fãs.

O que beira quase a fanatismo religioso, onde no lugar de um deus temos um "idolo". E por isso é perniscioso; faz mal para a pessoa ser fanática (alguns se matam), e faz mal para a sociedade (eu no caso) conviver com pessoas que ficam assim (no processo de se matar, podem querer matar alguém junto).

Como disse: intolerância porque o seu "idolo" foi profanado.

Que nada mais é do que mostrar que o ídolo tem pés de barro. Onde isso difere daquele rebu sobre as caricaturas de Maomé?

Resumindo: cuidado consigo mesmo. As pessoas se tornam infelizes, bravas, se fodem todas por tão pouco...

• Ótimo Ótimo x 1
  17. Chuck Norris

Chuck Norris Usuário

Concordo. É muito estranho que uma tenha criado o Larry Potter e a outra, tempos depois, o Harry Potter sem nem mesmo ler o livro ou ouvir falar do personagem. Na verdade, por mais que eu seja fã de Rowling e da série, acho difícil ela nunca ter ouvido falar do Larry Potter. Provavelmente a intenção não era plagiar o livro, talvez ela tenha se inspirado nele, mas o fato é que provavelmente ela conhecia o livro da Nancy.

18. Capitão Nemo

Capitão Nemo Cientista Maluco

muggle? final fantay ix??

19. Chuck Norris

Chuck Norris Usuário

O que tem muggle e final fantasy IX?

20. *Ceinwyn*

*Ceinwyn* Ogra rosa

Primula,
    a jk rowling não é e nunca foi a minha ídola. Aliás, essa idéia de idolatrar outra pessoa nunca me atraiu muito.

Só achei irônico o fato do processo acontecer depois de um certo tempo de sucesso de HP. Só isso.
    E eu não sabia que tinha decisão a esse respeito em 2002...

Compartilhar