• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Lares élficos

Parisio

Usuário
Sabe-se algo sobre a aparência, arquitetura e disposição dos palácios élficos, como Menegroth, mas há também informações sobre como eram as moradias comuns?

Quais eram o tamanho e forma das casas, como se distribuíam as dependências? quais as cores preferidas? Como decoravam suas casas, que tipo de ornamentos distribuíam nelas?

E que relação tinham os elfos com seus lares? Que códigos de comportamento havia (número de refeições, hora de dormir)?

Permanceciam neles por longas temporadas, ou os tinham apenas como um porto seguro ao qual retornar?
 
Acredito que a moradia dos Elfos variava a cada clã. Em Valfenda, predominava as casas que eram construídas perto de rios e entre as árvores.
Em questão de tamanho acredito que não ligavam, dependendo do número da família. A arquitetura era bela e bem adornada, com muitos detalhes e uma certa magia. Até agora só posso contribuir com isso. :wink:
 
Parisio disse:
mas há também informações sobre como eram as moradias comuns?

Dos elfos ? Sim, Tolkien quando narra coisas relacionadas com os elfos, ele narra o estilo das casas, não tão detalhadamente dito, mas mais ou menos a aparência e tal...


Parisio disse:
Quais eram o tamanho e forma das casas, como se distribuíam as dependências? quais as cores preferidas? Como decoravam suas casas, que tipo de ornamentos distribuíam nelas?

Os elfos tinham tanto "casas" em solo, quanto nas árvores. No solo, pode-se ver o exemplo de Valfenda, Elrond construiu ali o seu "esconderijo", algo do tipo "segurança". Em Valfenda, eu me lembro que no momento que Bilbo, Gandalf e os 13 anões chegam ali, é narrado que eram construções com pedras, e madeira...

As cores preferidas não diz diretamente na cara, mas é claro que dá para deduzir que os elfos gostavem de cores relacionadas com a natureza, como verde, marrom, azul, branco, dourado e prateado (essas as mais ditas nos livros).

A decoração era por parte do dono, ou pelo menos o responsável. No caso de uma casa élfica em solo, pode se notar que eles gostavam muito de desenhos com paralelos com a natureza, como portas e janelas, nota-se que eram com muitos traços...

Parisio disse:
E que relação tinham os elfos com seus lares? Que códigos de comportamento havia (número de refeições, hora de dormir)?

Os lares eram um lugar especial para eles, ainda mais por estarem construidos no meio de florestas, ou com a natureza abundante em volta. Elfos que saim para alguma jornada, missão, passeio ou qualquer coisa do tipo, e que ficavam muito tempo fora de seu lar, sentima uma angustia por voltar ao seu lar verdadeiro. Assim como cada raça com seu lar, no O Hobbit pode observar-se que Bilbo vez ou outra se lembrava de sua sala com sua lareira e sentia vontade de voltar ao seu doce lar.

O numero de refeições era pouco. Um elfo poderia comer um Lembas (biscoito sagrado, ou pão de viajem) que se sentiria bom por um longo dia. Como se sabe,elfos não erma gordos, portanto ao contrário dos hobbits, não faziam tantas festas com tantas comida... Apesar de que casos como o Rei da floresta em O Hobbit esbanja uma boa refeição em sua mesa... Eles tambem tomavam vinhos.

A hora de dormir era metade do horário dos homens, um elfo poderia dormir 4 horas que se sentiria bem. Perto de Fangorn em SdA, Aragorn, Gimli e Legolas param para acampar e dormir, mas quando Aragorn esta na metade de seu sono, Legolas já esta acordado e andando de um lado para o outro, bem vivaz.

Permanceciam neles por longas temporadas, ou os tinham apenas como um porto seguro ao qual retornar?

Não, elfos tinham mais do que um lugar seguro para ficar. Quando eles partiam de suas casas originais, eles podiam passar por outros campos élficos que seriam recebidos dignamente. Há a amizade Valfenda - Lothlórien por exemplo, um elfo de um lugar poderia chegar em outro, mas claro que antes de ir entrando havia certas regras a cumprir...
 
Cachopardo disse:
Os elfos tinham tanto "casas" em solo, quanto nas árvores. No solo, pode-se ver o exemplo de Valfenda, Elrond construiu ali o seu "esconderijo", algo do tipo "segurança". Em Valfenda, eu me lembro que no momento que Bilbo, Gandalf e os 13 anões chegam ali, é narrado que eram construções com pedras, e madeira...

Complementando: No capítulo Muitos Encontros, Sam leva Frodo para conhecer a casa de Elrond e ele a descreve como grande, bonita e peculiar. Com corredores e nota-se que constitue uma verdadeira aventura aos olhos de Samwise andar por ela.

O que me chama a atenção e acho que é o principal, é "as cantorias" e "a música". Nota-se que, nas palavras de bIlbo mesmo em O Hobbit, é um lugar que te traz paz e descanso.

Quanto a decoração, sabe-se que o salão de Elrond possuia tapeçarias tecidas nas paredes e as flores e jardins parecem ser comuns a qualquer lugar da casa. Isso já é facilmente deduzido se levarmos em conta a "alegria" e a "paz" que o lugar transparece.

Em Lothorien temos a descrição da "Cidade das Árvores", estradas pavimentadas com pedras brancas, flets, vastos gramados, etc... O salão aonde Frodo encontra Galadriel é descrito como de paredes verdes e pratedas e um teto dourado, além de possuir uma forma oval.

O que eu me lembre é isso, mas acho que dá pra ter uma noção relendo alguns dos capítulos de O Hobbit, Muitos Encontros e Lothorien.
 
A decoração era por parte do dono, ou pelo menos o responsável. No caso de uma casa élfica em solo, pode se notar que eles gostavam muito de desenhos com paralelos com a natureza, como portas e janelas, nota-se que eram com muitos traços...

Vi em algum lugar que eles apreciavam esculturas e pinturas nas paredes, como afrescos; essa idéia tem fundamento?

Quanto às moradias do reino de Doriath, há informações específicas? Casas no solo ou suspensas? Luxuosas ou simples? No meio das florestas ou em clareiras?
De madeira ou de pedra? Fortificadas ou confiantes no Cinturão de Melian?

Obrigado pelas informações, especialmente a Cachopardo, claro, que agracio com o honroso título, antes conferido somente a Mith, de Enciclopedista.
 
Parisio disse:
A decoração era por parte do dono, ou pelo menos o responsável. No caso de uma casa élfica em solo, pode se notar que eles gostavam muito de desenhos com paralelos com a natureza, como portas e janelas, nota-se que eram com muitos traços...

Vi em algum lugar que eles apreciavam esculturas e pinturas nas paredes, como afrescos; essa idéia tem fundamento?

Bem, se vc reparou em detalhes dos cenários élficos dos filmes do SdA (que por suz vez são baseados nos desenhos de 2 ilustradores da produção, profissionais de Tolkien) pode ver que tinham muitos contornos na madeira, como um trabalho talhado. E as pinturas pode sim existirem nas suas paredes, pois é uma arte "linda" para elfos ou seres que a apreciam. Portanto pode-se deduzir isso...

Obrigado pelas informações, especialmente a Cachopardo, claro, que agracio com o honroso título, antes conferido somente a Mith, de Enciclopedista.

Ahn, bem, valeu :obiggraz:
 
Parisio disse:
Obrigado pelas informações, especialmente a Cachopardo, claro, que agracio com o honroso título, antes conferido somente a Mith, de Enciclopedista.
Opa, eu mesmo! Mas que isso, Cachopardo não pára de postar por aí (olha quem fala!). Lembrando que o título é meu, hein? :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo