• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Laranja Mecânica (A Clockwork Orange, 1971)

NightRaven disse:
Folco ta se fazendo de idiota... num vou ficar ME fazendo de idiota também não... Ana falou EXATAMENTE o que eu tô falando que VOCÊS estão sobrepondo, a questão do filme e do que ele fala.... o filme pode ser sobre a peste, mas tem que entreter, tem que ser FILME acima de tudo, por isso dizer que CRITICA a SOCIEDADE num me convence....

Sai de perto de mim.

:loser:
 
1. Não critique o gosto pessoal de outro usuário só porque ele não concorda com você
2. Tente tirar algo do que os outros falaram
3. Aceite que você é o único nesse caso :mrpurple:
 
E admita que, mesmo a Anica conseguindo expor uma boa razão para, dentro do seu gosto (o que automaticamente, por ser apenas gosto, exclui aquele lance de crítica, argumento, etc), você não conseguiu explicar, nem de longe, porque o filme é cinematograficamente fraco.

É a velha questão de gosto vs crítica, que vc parece ignorar desde o príncipio... ninguém aqui tem problemas com você não gostar do filme, mas vc não deu argumento sequer para justificar a falta de qualidade do filme e sim pra justificar vc não gostar dele.

Vou parar por aqui pq tentar ser didático em post acaba gerando algo redudante como esses 2 parágrafos acima... mas se depois dessa ele não entender, é caso perdido mesmo...
 
Acho que o ponto chave da questão já foi colocada no proprio post do Nightraven...

Filme que não entretem é diferente de filme cinematograficamente fraco...
Um é uma coisa subjetiva, e não temos como julgar, pois o que me entretem não necessariamente te entretem... Uns se entretem com cine pipoca, outros com filmes mais complexos, outros com filmes de arte, que para outros são intragáveis...
Mas um filme cinematograficamente fraco é uma afirmação por demais forte, pois aí é necessário realmente entender de cinema como se fosse a sua especialidade, entender todas as etapas da produção de uma obra, entender a proposta dos autores, o contexto social e a época em que foram produzidos, o impacto que gerou na indústria...
E as conclusões chegadas a partir deste tipo de análise mais técnica dificilmente podem ser contestadas, pois seria a mesma coisa que eu contextar para um historiador a importância de Napoleão na história do ocidente :lol:

E só pra concluir, eu tb tenho esta dificuldade para avaliar um filme, pq facilmente eu misturo a analise subjetiva (o que o filme impactou em mim) com a análise objetiva (analisar a obra de forma imparcial)... Mas sempre que possível, eu tenho separar as coisas, qdo eu não gosto, simplesmente digo que não gosto pq aquele aspecto não teve o impacto esperado em mim.. e por aí vai...

Falar que um filme do Kubrick é cinematograficamente fraco, principalmente Laranja Mecânica, é praticamente inaceitável.... dizer que não gostou pq o filme não teve o impacto esperado em vc, aí não temos o que contestar....
 
Elendil Voronda disse:
E só pra concluir, eu tb tenho esta dificuldade para avaliar um filme, pq facilmente eu misturo a analise subjetiva (o que o filme impactou em mim) com a análise objetiva (analisar a obra de forma imparcial)... Mas sempre que possível, eu tenho separar as coisas, qdo eu não gosto, simplesmente digo que não gosto pq aquele aspecto não teve o impacto esperado em mim.. e por aí vai...

Mas chega um ponto que a divisão entre subjetivo e objetivo começa a se misturar mesmo, principalmente em relação ao seu conhecimento de cinema. As vezes, o filme é tão impressionante cinematograficamente que você acaba "gostando", mesmo ele não tendo um impacto forte em você. Do mesmo jeito, as vezes o filme tem um impacto, mas ele tem uma qualidade geral tão ruim que você acaba sentindo que a emoção que você sentiu não foi válida. É complicado...
 
Ana Lovejoy disse:
1. Não critique o gosto pessoal de outro usuário só porque ele não concorda com você
2. Tente tirar algo do que os outros falaram
3. Aceite que você é o único nesse caso :mrpurple:

1. eu não critiquei
2. eu tirei ou tentei
3. o que posso fazer? será que sou o unico lúcido?


Knolex, se você não entendeu eu num posso fazer nada??

um filme que não entretem não é cinematograficamente fraco?? ta brincando? por favor!
 
1. Não? By the way, ofensa pessoal é motivo para cartão, então baixa a bola. Fale dos filmes, não do gosto dos usuários.

2. Se esforce mais então :)

3. Na verdade é a única pessoa que não apresentou argumentos aqui. Se isso é lucidez... :loser:

Sorry, NightRaven. Tentei levar a coisa no bom humor, inclusive algumas de suas agressões aos usuários. Mas se é só para ficar forçando a barra para criar polemicazinha infundada, melhor deixar quieto o assunto. :wink:
 
NightRaven disse:
um filme que não entretem não é cinematograficamente fraco?? ta brincando? por favor!


Corrigindo: um filme que não TE entretem não é necessariamente fraco???

Não necessariamente.... pq entreteu a todo mundo aki deste tópico, menos vc..
Não estou te culpando por não ter gostado do filme (longe disso, mesmo que eu fique pasmo por vc não curtir Laranja Mecânica e Blade Runner 8O )... mas chega a ser presunção que para um filme não ser cinematograficamente fraco, ele tem que TE entreter...

Questão de gosto....



Se eu disser que não curti o livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, eu estou apto a dizer que o livro é literariamente fraco?? 8O

É a mesma coisa
 
NightRaven disse:
Knolex, se você não entendeu eu num posso fazer nada??

um filme que não entretem não é cinematograficamente fraco?? ta brincando? por favor!

Reduzir cinema ao mero papel de entretenimento é um baita desperdício de potencial...

cinema é diversão, entretenimento, etc? Sim... mas também é arte, talvez o caráter que mais dê sustentação a esse meio...

também é meio de comunicação, sendo canal de experimentação, propagador de idéias, informações, whatever, são infinitas, sim, INFINITAS, as maneiras de se pensar, conduzir, produzir e assistir cinema de qualidade, sendo juntando várias dessas possibilidades ou se focando apenas em uma... entretenimento e arte (e com isso já dá pra abranger muuuuuuuuuuuita coisa, já que são termos subjetivos e amplos, etc)... Mas aí entramos na questão da PROPOSTA...

A proposta de Laranja Mecânica não é entreter o espectador, embora particularmente consiga fazê-lo...

Um filme que não entretem pode não ser um filme que vc goste... afinal, já falei trezentas vezes, e cada vez tá enchendo mais o saco fazer isso, pois ou vc ignora, ou não entende, ou apenas tá bancando a criança birrenta (não sei quantos anos vc tem, pode até ser mais velho que eu, mas isso não torna sua atitude menos infantil)... gosto e crítica são diferentes... em certos momentos da crítica, é claro que o gosto acaba influenciando, mas não é o caso aqui.

Aqui vc afirma categoricamente que um filme que não entretem (característica subjetica, ligada a gosto pessoal, etc) é cinematograficamente fraco (característica objetiva, que precisa no mínimo de alguma base e argumentos sólidos, etc)...

E pior que isso, ainda diz que tá fazendo uma crítica e que nós que não estamos te entendendo... será que várias pessoas que costumam postar argumentos em discussões aqui em Cinema, e que muitas vezes até discordam entre si, resolveram simplesmente se juntar contra vc e te botarem contra a parede? Ou será que foi a sua falta de argumentos e insistência que fez com que todos viessem aqui e tentassem te mostrar os lapsos da sua defesa, ou simplesmente cobrar uma resposta melhor?

Enfim, não entenda como crítica pessoal e tal, mas se depois de mais essa explicação, somada a tudo que já foi postado por diversas pessoas nesse tópico, vc continuar na defensiva, vou ficar com a série impressão de que ou vc é muuuuito lerdinho ou é apenas um mané chato. Espero que vc não me confirme essas suspeitas. :)
 
Apesar de eu não ter visto Laranja Mecânica, eu concordo com o NightRaven, afinal filmes que não entretem são fracos sim. Por exemplo aquele Kill Bill, o filme é tosco, a mulher faz um cortizinho e o sangue do cara jorra 2 metros, muito irreal, num gosto de filme mentiroso( e ainda por cima mau feito como esse), enfim, não gostei, não me entreteu nem um pouco, filme fraquinho esse, aliás muito ruim e cinematograficamente podre.

NightRaven tá certo vocês que não intendem nada de Cinema.















eu tô sendo sarcastico :wink:
 
né rezenha não né? :lol:

eu não agredi a NINGUÉM aqui... prove então! tem todas minhas mensagens aqui...

O que eu tento dizer mais de 1000000000 vezes é.... o EQUILIBRIO... será que o LM não daria pra entreter também não??? a questão é essa!
 
Fëothar disse:
Apesar de eu não ter visto Laranja Mecânica, eu concordo com o NightRaven, afinal filmes que não entretem são fracos sim.

:hahanao:

Pois é, se vc procura apenas entretenimento em filmes, não deve ter gostado mesmo de Laranja Mecânica. Creio que a função do filme passa longe de entreter, é um filme que confude e interfere.

Fëothar disse:
Por exemplo aquele Kill Bill, o filme é tosco, a mulher faz um cortizinho e o sangue do cara jorra 2 metros, muito irreal, num gosto de filme mentiroso( e ainda por cima mau feito como esse), enfim, não gostei, não me entreteu nem um pouco, filme fraquinho esse, aliás muito ruim e cinematograficamente podre.

Kill Bill é mal feito? Cinematograficamente podre? É uma das melhores fotografias que já vi!
 
sinceramente é muito ridiculo colocar esse filme e o diretor no patamar que vocês estão colocando. Tem gente se achando por gostar desse filme, ta pior que fã de Matrix!
Sexta eu assisti pouco mais de 1h de O Iluminado do mesmo diretor e é outro filme fraco, mas é melhor que LM.. pelos meus critérios.
 
NightRaven disse:
sinceramente é muito ridiculo colocar esse filme e o diretor no patamar que vocês estão colocando. Tem gente se achando por gostar desse filme, ta pior que fã de Matrix!
Sexta eu assisti pouco mais de 1h de O Iluminado do mesmo diretor e é outro filme fraco, mas é melhor que LM.. pelos meus critérios.

Por que você não assiste o filme inteiro antes de formar uma opinião?
Aliás, por que você não vê mais alguns filmes do Kubrick antes de falar que ele está num determinado patamar?

e quais são os seus critérios? O Iluminado também é cinematograficamente fraco?
 
Gente, desistam. Tudo que deveria ser falado aqui já foi falado pelo menos umas três vezes. Insistir é chover no molhado.

A questão é que Kubrick não é pra todo mundo. Uma conseqüência natural de se fazer um trabalho realmente único e revolucionário é que algumas pessoas nunca vão entender.
 
sinceramente é muito ridiculo colocar esse filme e o diretor no patamar que vocês estão colocando. Tem gente se achando por gostar desse filme, ta pior que fã de Matrix!
Hey ! EU gosto de Matrix :aham:
Apesar de eu não ter visto Laranja Mecânica, eu concordo com o NightRaven, afinal filmes que não entretem são fracos sim. Por exemplo aquele Kill Bill, o filme é tosco, a mulher faz um cortizinho e o sangue do cara jorra 2 metros, muito irreal, num gosto de filme mentiroso( e ainda por cima mau feito como esse), enfim, não gostei, não me entreteu nem um pouco, filme fraquinho esse, aliás muito ruim e cinematograficamente podre.

NightRaven tá certo vocês que não intendem nada de Cinema
Você pega um Jogo de Computador,por exemplo.Ele não te agrada,mas tem algum dos melhores gráficos que você já viu....
Talvez a jogabilidade dele seja péssima,mas os gráficos também contam.Por isso produtoras lançam novos jogos,pois assim podem manter a fórmula e melhorar os gráficos.E tem pessoas que preferem os jogos de antigamente,pois acham que a nova versão perdeu a jogabilidade de antes !

A mesma coisa com filmes.Se a produtora tenta fazer um remake,para melhorar "os gráficos",talvez os efeitos realmente saiam melhores,mas e o sentimento que aquilo te passava antigamente ? Aumentou ? Diminiu ?

Neste caso estou junto com o NightRaven no quesito de que algo só é bom quando te diverte.Não posso julgar LM,pois ainda não o vi,muito menos Kill Bill.Mas nesse quesito ele está certo.....
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo