1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Lanternas Fëanorianas e outras perguntas de um (re)leitor

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Draugmor Fëa-Dûr, 12 Abr 2003.

1. Bem, como fiquei um periodo sem internet, resolvi dar uma relida nas obras de Tolkien. Já terminei de reler o Silmarillion, e a pouco começei a reler SDA. Porém, algumas perguntas foram aparecendo:

No Contos Inacabados, tem uma descrição das "lanternas fëanorianas" (que apesar de não terem grande participação na historia, são os que eu acho mais "cool" ^_^). Já no Silmarillion, achei a seguinte fraze: "As primeiras pedras que Fëanor criou eram brancas e sem cor, mas, quando expostas à luz das estrelas, brilavam com raios azuis e prateados mais luminosos do que Helluin.". Como as lanternas fëanorianas são descritas como luzes azuis, queria saber se essa fraze tambem se refere a elas.

Outra fraze que me deixou encucado no Silma foi: (na parte que fala de Túrin) "Na primavera do ano seguinte, Níniel concebeu e ficou triste e abatida." Tipow... mesmo lendo o texto todo, essa fraze parece meio "solta". A impressão que dá é que ela "concebeu", no sentido de "pariu". Túrin e Níniel tiveram um filho??????

Muito se discute sobre o poder do Um anel: Por que Bilbo só ganhou o poder de ficar invizivel, devemos ignorar "o hobbit"? Frodo poderia ter comandado os Nasgul com o anel?
    Logo no começo de SDA, nosso grande amigo Gandalf solta isso: (sobre o anel e Gollum)"... . O anel tinha lhe dado poderes de acordo com sua estatura". Bem, ta meio na cara que o Gandalf não queria dizer que Gollum era "baixinho", e sim que ele era "insignificante". Da pra entender realmente que o poder do Anel só se revelava naqueles que "já" tinham poder. Talvez por isso Gollum, mesmo passado tanto tempo com o anel, não tenha se tornado um "Senhor do Escuro", ou pelo menos ter se tornado alguem com poder. Do mesmo modo, se um daqueles grandes (Sarumam, Gandalf e Galadriel) tivessem pego o Anel, eles mesmos teriam se tornado "Senhores do Escuro" (e isto é dito por Gandalf e Galadriel quando não quiseram pegar o anel.). O que acham?

2. Pandatur

Pandatur Usuário

Acho que sim...

Ela engravidou...

É mais ou menos isso aí, eu acho... os fodões se tornariam Senhores do Escuro... os fracos se tornariam "Gollums"... daqui a pouco tem gente mais "expert" que vem postar aqui e explica melhor... :mrgreen: .

3. Swanhild

Swanhild Usuário

É bem possível que Fëanor tenha mesmo feito as lenternas. Agora, não sei se o Tolkien escreveu isso. Imagino que, se ele tivesse escrito, o Christopher Tolkien teria publicado alguma coisa a respeito, já que ele publicou a informação de que as lanternas são mencionadas em uma versão preliminar do Narn (uma dessas versões que fala na lâmpada é a do Book of Lost Tales).

A concepção aí indica o momento em que o filho deles foi gerado (ie, quando ela engravidou), não o nascimento. Se você puder dar uma olhada na Bíblia, esse verbo é muito usado lá com esse sentido. O Contos é um pouco mais claro a esse respeito, me parece.

Sobre o Anel, o Pandatur até usou a frase do Tio Tolkien quando ele explica essa história nas Cartas... :mrgreen:

4. Pandatur

Pandatur Usuário

O que eu disse que o Professor disse também? Nooossa.... :mrgreen:

5. Ivan

Ivan Vai passar do joelho

Acho que não, me lembro de uma descrição de que a luz estava aprisionada nas pedrinhas que formavam as lanternas, por isso elas era cobertas. Se elas refletissem a luz das estrelas (ou do sol ou da lua) não ia adiantar nada elas serem usadas no portão dos noldor, por exemplo.

6. Erunámo Lótuion

Erunámo Lótuion Lost inside blank infinity...

quanto as luzes, naum tenho a menor ideia..vai saber...
    niniel realmente engravidou de turin
    o poder do anel depende, fique bem claro q eh minha opiniao, da força interior de cada um, e frodo jamais poderia controlar qualquerum dos nazgul, simplemente porque eles sao escravos do anel, q foi criado por sauron, ou seja, o anel eh o reflexo da vontade de sauron, certo ou viajei mto?

7. Fëaruin Alcarintur ¥

Fëaruin Alcarintur ¥ Alto-rei de Alcarost

Quanto as lanternas, esse aí é só um exemplo das primeiras pedras que Fëanor criou, ainda jovem e inexperiente, mas mostrando seu talento soberbamente promissor nesse sentido. Não é uma referência às lanternas não, eu não acho. São apenas as que ele fez primeiro. As Lanternas Fëanorianas brilhavam por si próprias; tanto é que os guardas de Gondolin as deixavam sempre cobertas. Como ela vai captar luz para refletir naquela escuridão total da passagem para Orfalch Echor? A luz é dela mesmo.

Compartilhar