• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Lanternas Fëanorianas e outras perguntas de um (re)leitor

Bem, como fiquei um periodo sem internet, resolvi dar uma relida nas obras de Tolkien. Já terminei de reler o Silmarillion, e a pouco começei a reler SDA. Porém, algumas perguntas foram aparecendo:

No Contos Inacabados, tem uma descrição das "lanternas fëanorianas" (que apesar de não terem grande participação na historia, são os que eu acho mais "cool" ^_^). Já no Silmarillion, achei a seguinte fraze: "As primeiras pedras que Fëanor criou eram brancas e sem cor, mas, quando expostas à luz das estrelas, brilavam com raios azuis e prateados mais luminosos do que Helluin.". Como as lanternas fëanorianas são descritas como luzes azuis, queria saber se essa fraze tambem se refere a elas.


Outra fraze que me deixou encucado no Silma foi: (na parte que fala de Túrin) "Na primavera do ano seguinte, Níniel concebeu e ficou triste e abatida." Tipow... mesmo lendo o texto todo, essa fraze parece meio "solta". A impressão que dá é que ela "concebeu", no sentido de "pariu". Túrin e Níniel tiveram um filho??????


Muito se discute sobre o poder do Um anel: Por que Bilbo só ganhou o poder de ficar invizivel, devemos ignorar "o hobbit"? Frodo poderia ter comandado os Nasgul com o anel?
Logo no começo de SDA, nosso grande amigo Gandalf solta isso: (sobre o anel e Gollum)"... . O anel tinha lhe dado poderes de acordo com sua estatura". Bem, ta meio na cara que o Gandalf não queria dizer que Gollum era "baixinho", e sim que ele era "insignificante". Da pra entender realmente que o poder do Anel só se revelava naqueles que "já" tinham poder. Talvez por isso Gollum, mesmo passado tanto tempo com o anel, não tenha se tornado um "Senhor do Escuro", ou pelo menos ter se tornado alguem com poder. Do mesmo modo, se um daqueles grandes (Sarumam, Gandalf e Galadriel) tivessem pego o Anel, eles mesmos teriam se tornado "Senhores do Escuro" (e isto é dito por Gandalf e Galadriel quando não quiseram pegar o anel.). O que acham?
 
Draugmor Fëa-Dûr disse:
No Contos Inacabados, tem uma descrição das "lanternas fëanorianas" (que apesar de não terem grande participação na historia, são os que eu acho mais "cool" ^_^). Já no Silmarillion, achei a seguinte fraze: "As primeiras pedras que Fëanor criou eram brancas e sem cor, mas, quando expostas à luz das estrelas, brilavam com raios azuis e prateados mais luminosos do que Helluin.". Como as lanternas fëanorianas são descritas como luzes azuis, queria saber se essa fraze tambem se refere a elas.

Acho que sim...

Draugmor Fëa-Dûr disse:
Outra fraze que me deixou encucado no Silma foi: (na parte que fala de Túrin) "Na primavera do ano seguinte, Níniel concebeu e ficou triste e abatida." Tipow... mesmo lendo o texto todo, essa fraze parece meio "solta". A impressão que dá é que ela "concebeu", no sentido de "pariu". Túrin e Níniel tiveram um filho??????

Ela engravidou...

Draugmor Fëa-Dûr disse:
Muito se discute sobre o poder do Um anel: Por que Bilbo só ganhou o poder de ficar invizivel, devemos ignorar "o hobbit"? Frodo poderia ter comandado os Nasgul com o anel?
Logo no começo de SDA, nosso grande amigo Gandalf solta isso: (sobre o anel e Gollum)"... . O anel tinha lhe dado poderes de acordo com sua estatura". Bem, ta meio na cara que o Gandalf não queria dizer que Gollum era "baixinho", e sim que ele era "insignificante". Da pra entender realmente que o poder do Anel só se revelava naqueles que "já" tinham poder. Talvez por isso Gollum, mesmo passado tanto tempo com o anel, não tenha se tornado um "Senhor do Escuro", ou pelo menos ter se tornado alguem com poder. Do mesmo modo, se um daqueles grandes (Sarumam, Gandalf e Galadriel) tivessem pego o Anel, eles mesmos teriam se tornado "Senhores do Escuro" (e isto é dito por Gandalf e Galadriel quando não quiseram pegar o anel.). O que acham?

É mais ou menos isso aí, eu acho... os fodões se tornariam Senhores do Escuro... os fracos se tornariam "Gollums"... daqui a pouco tem gente mais "expert" que vem postar aqui e explica melhor... :mrgreen: .
 
É bem possível que Fëanor tenha mesmo feito as lenternas. Agora, não sei se o Tolkien escreveu isso. Imagino que, se ele tivesse escrito, o Christopher Tolkien teria publicado alguma coisa a respeito, já que ele publicou a informação de que as lanternas são mencionadas em uma versão preliminar do Narn (uma dessas versões que fala na lâmpada é a do Book of Lost Tales).

A concepção aí indica o momento em que o filho deles foi gerado (ie, quando ela engravidou), não o nascimento. Se você puder dar uma olhada na Bíblia, esse verbo é muito usado lá com esse sentido. O Contos é um pouco mais claro a esse respeito, me parece.

Sobre o Anel, o Pandatur até usou a frase do Tio Tolkien quando ele explica essa história nas Cartas... :mrgreen:
 
No Contos Inacabados, tem uma descrição das "lanternas fëanorianas" (que apesar de não terem grande participação na historia, são os que eu acho mais "cool" ^_^). Já no Silmarillion, achei a seguinte fraze: "As primeiras pedras que Fëanor criou eram brancas e sem cor, mas, quando expostas à luz das estrelas, brilavam com raios azuis e prateados mais luminosos do que Helluin.". Como as lanternas fëanorianas são descritas como luzes azuis, queria saber se essa fraze tambem se refere a elas.

Acho que não, me lembro de uma descrição de que a luz estava aprisionada nas pedrinhas que formavam as lanternas, por isso elas era cobertas. Se elas refletissem a luz das estrelas (ou do sol ou da lua) não ia adiantar nada elas serem usadas no portão dos noldor, por exemplo.
 
quanto as luzes, naum tenho a menor ideia..vai saber...
niniel realmente engravidou de turin
o poder do anel depende, fique bem claro q eh minha opiniao, da força interior de cada um, e frodo jamais poderia controlar qualquerum dos nazgul, simplemente porque eles sao escravos do anel, q foi criado por sauron, ou seja, o anel eh o reflexo da vontade de sauron, certo ou viajei mto?
 
Quanto as lanternas, esse aí é só um exemplo das primeiras pedras que Fëanor criou, ainda jovem e inexperiente, mas mostrando seu talento soberbamente promissor nesse sentido. Não é uma referência às lanternas não, eu não acho. São apenas as que ele fez primeiro. As Lanternas Fëanorianas brilhavam por si próprias; tanto é que os guardas de Gondolin as deixavam sempre cobertas. Como ela vai captar luz para refletir naquela escuridão total da passagem para Orfalch Echor? A luz é dela mesmo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo