• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Lançamento nacional: O Senhor dos Anéis e a Bíblia

Gildor

Usuário
Pessoal, mais uma boa opção de leitura tolkeniana pra quem prefere ler em português: O Senhor dos Anéis e a Bíblia, de Mark Eddy Smith, é o mais novo lançamento da Editora Mundo Cristão.

Com perspicácia, humor e uma visível dose de paixão pessoal, o autor faz uma abordagem do significado espiritual mais profundo da obra de Tolkien, analisando 30 virtudes exemplificadas por seus personagens ao longo da história. Ele convida os leitores então a adotar estas virtudes para si mesmos, e descreve como encontrou na Terra Média 'um lugar de treinamento, um ambiente onde aprender os dons da caridade, sabedoria, bondade, misericórdia, amor e fidelidade de maneira muito mais profunda do que conseguiria por mim mesmo'.

Enfim, uma obra imperdível aos que buscam estudar e aprender mais sobre a Sabedoria Espiritual na Obra de Tolkien.

857325288X.gif


À venda nas melhores livrarias por apenas R$24,50


Siciliano

Avaliações de leitores na Amazon
 
Bom... a maioria dos católicos q EU conheço ñ gostam de SdA.Ah, mas isso (tomara) q ñ dê problema nenhum, ñ tem NADA demais!! :!:
 
Olha... achoq ue isso já foi um pouco demais... creio que apreitando a onde tolkieniana lançaram esse livro talvez no intuito dos que leram as outras obras, leia essa tb e se interesse mais para a religião.
Não acho isso ruim, pelo contrário, mas a meu ver pegar o barco ja andando é mais fácil, nem sempre do modo honesto.
 
Eu acho que ao inves de causar problemas, esse livro tem potencial pra fazer o contrário. Será uma otima ferramenta pra mostrar que Tolkien não era um satanista ou algo assim, aos olhos dos catolicos fervorosos que não leram as obras. :)

Squall*Ránerion*Leonhart disse:
Olha... achoq ue isso já foi um pouco demais... creio que apreitando a onde tolkieniana lançaram esse livro talvez no intuito dos que leram as outras obras, leia essa tb e se interesse mais para a religião.
Não acho isso ruim, pelo contrário, mas a meu ver pegar o barco ja andando é mais fácil, nem sempre do modo honesto.

Pegar o barco andando com certeza é covardia. Ou melhor, preguiça de fazer ANTES de ser fácil lucrar com isso. :roll:
 
Fox disse:
Eu acho que ao inves de causar problemas, esse livro tem potencial pra fazer o contrário. Será uma otima ferramenta pra mostrar que Tolkien não era um satanista ou algo assim, aos olhos dos catolicos fervorosos que não leram as obras. :)

Apesar de que o livro é editado por uma editora evangélica. Mas não faz diferença, o que vale é o enfoque cristão. E quem sabe assim o fato de que Tolkien foi um católico fervoroso seja mais conhecido pelas pessoas, e que elas passem a enxergar a obra de Tolkien com bons olhos, sem aquelas demonstrações de estupidez radical religiosa.

E eu achoque o livro vai funcionar bem nesse sentido. Pelo menos espero 8)
 
Eu já fiz a encomenda e deve chegar em alguns dias. To doido pra mostrar pra alguns parentes que SDA tem muitos conceitos e ênfases cristãs. Já tentei de diversas formas mostrar que Tolkien não faz parte de nenhum movimento satanista, Nova Era... quem sabe com esse livro eu não consigo expor mais claramente a verdade?
 
Pô, assim é legal. Nem acreditei qd li. Eu sempre faço isso. Sei tirar o q é bom das coisas q curto. Tento ser humilde como Kenshin, por exemplo. Vo comprar(eu acho).
 
:arrow: Sou católico daqueles q praticam realmente a religião, coordeno o grupo de jovens de minha paróquia, uma galera de +ou- 100 pessoas entre 15 e 25 anos, e estou escrevendo apenas para mostrar que religião não é sinal de bitolação. Sou cristão consciente e amo ver em SdA essa tênue linha mística/espiritual, que dá alma à obra!

Deus o abençoe mestre Tolkien!
 
Kleber disse:
:arrow: Sou católico daqueles q praticam realmente a religião, coordeno o grupo de jovens de minha paróquia, uma galera de +ou- 100 pessoas entre 15 e 25 anos, e estou escrevendo apenas para mostrar que religião não é sinal de bitolação. Sou cristão consciente e amo ver em SdA essa tênue linha mística/espiritual, que dá alma à obra!

Deus o abençoe mestre Tolkien!

Olá Kleber, seja bem-vindo ao nosso fórum :)

A minha crítica não foi à religião de forma genérica... mas a certos elementos que usam seus conceitos religiosos pra enxergar de maneira radical e quase cega a obra de Tolkien. Quer saber quem é? Leia aqui:

http://www.uol.com.br/aleluia/artigos/jehozadak/2001/jehozadak_10.htm
 
As idéias contidas neste artigo não são da Primula. É apenas divulgação... mesmo porque não fica claro se a pesquisa levou em conta os budistas, muçulmanos, shintoistas, sikhs, etc.. (as pessoas estudadas eram da Itália)

******

http://www.revistapesquisa.fapesp.br/

Edição impressa (ou seja, a revista mesmo, não tem link - por isso tive de digitar, droga! )
Julho de 2002

Distúrbio compulsivo e o temor a Deus
Educação religiosa rígida pode estar ligada a distúrbio

Estudo publicadona revista Behaviour Research and Therapy (julho de 2002) mostrou que há uma ainda inexplicada relação entre religião e distúrbios de comportamento. Pesquisadores das universidades de Parma e de Padova, ambas na Itália, indicaram que, entre os grupos de pessoas com maior religiosidade, os católicos são os mais propensos a ter transtornos obsessivos-compulsivos (TOC), especialmente se tiveram uma educação religiosa severa na infância. O TOC caracteriza-se por pensamentos obsessivos (idéias, imagens, sons, frases, lembranças, dúvidas ou impulsos) usualmente desagradáveis e acompanhados de apreensão e angústia. Mesmo as considerando absurdas,o paciente nào consegue ignorá-las. São clássicos os caos em que a pessoa lava a mão inúmeras vezes por dia, sem motivo. As causas do problema, que afeta milhões em todo o mundo, ainda são obscuras. Sabe-se apenas que fatores genéticos, educação e traumas emocionais têm implicações no problema. A novidade do estudo é a descoberta de que católicos tem mais sintomas de TOC - além de um conhecido sentimento de culpa exarcebado. Foram comparadas freiras e padres com uma comunidade laica de católicos e com outros sem envolvimento religioso. Os indivíduos com alto grau de religiosidade, especialmente entre os católicos, relataram os mais graves sintomas do distúrbio. Para a psiquiatra Lynne Drummond, do Hospital Saint George, o estudo é pouco esclarecedor. Ela acredita que o TOC ocorre em quem tem pre-disposição genética para isso. Mas diz que muitos pacientes com o distúrbio admitem ter tido educação excessivamente religiosa.

******

Onde os dogmas são muito interessantes de serem realmente aplicados:

Peixes e Tabus do Rio Negro
Posição das espécies na cadeia alimentar determina o modo de consumo ou sua proibição.

(não vou digitar tudo senão meus dedinhos...)

.... entre 1850 e 1852, o naturalista inglês Alfred R. Wallace percorreu o Rio Negro. Foi uma das primeiras expedições científicas à região e resultou na descrição - por meio de desenhos e anotações - de 212 espécies de peixes, só agora apresentadas em livro. Pelas mesmas águas cor de café, um século e meio depois andou um equipe da UNICAMP, que entrevistou as populações ribeirinhas - no trecho entre Ponta Negra, perto de Manaus, e o rio Jaú, na margem direita - e constatou os tabus alimentares que regulam o consumo de peixes.

Mulheres menstruadas e pessoas doentes, p.ex., não podem comer certos peixes carnívoros, provavelmente porque, na avaliação dos pesquisadores, estão no topo da cadeia alimentar e têm maior probabilidade de acumular toxinas. Há também os peixes interditados para consumo normal por terem prioridade para uso medicinal. A arraia, p.ex., não é carnívora, e é um forte tabu alimentar: sua gordura é usada contra asma, tosse e pneumonia.

"A dieta é uma forma de tratar as doenças" comenta Alpina Begossi, responsavel pelo projeto que resultou também no livro Peixes do Alto rio Juruá (coedição Imprensa Oficial, Edusp e FAPESP).... Segundo ela, as proibições alimentares - encontradas também entreo s caiçaras da Mata Atlântica paulista, entrevistados em pesquisas financiadas pela FAPESP desde 1992 - podem resultar da influência da colonização portuguesa: por meio dela, essas populações teriam assimilado antigos preceitos sanitários derivados da medicina hipocrática e mesmo das regras de pureza que a Bíblia estabelece no livro Levítico

....(ecologia) "Em áreas banhadas pelo Rio Araguaia, a pesca esportiva, apoiada por agências ambientais governamentais, contribuiu para destruir a pesca artesanal, uma fonte de subsistência e renda local, com possibilidades de manejo e integrada ao ecossistema" comenta Alpina. Um dos objetivos do trabalho que ela coordena é justamente demarcar legalmente as áreas de pesca, como o Japão fez há anos.

A receita de manejo estava lá mesmo -foi apenas reconhecida pelos pesquisadores. O saber dos ribeirinhos contém uma série de orientações que servem perfeitamente de receita para o manejo sustentado. Uma delas é o recurso à maior diversidade possível de plantas medicinais, forma de minimizar o impacto da coleta por espécie (traduzindo: em vez de acabar de uma vez com a camomila, plantar só camomila, eles pegam um pouquinho aqui, outro ali e tudo continua vivo no ecossistema). Na agricultura, os ribeirinhos do Negro valorizam a diversificação e o aprimoramento genético de cultivares - o caso da mandioca é o melhor exemplo. Nivaldo peroni, pesquisador do grupo, constatou a existência na região de nada menos que 88 variedades de mandioca, todas resultantes do manejo feito pelas populações locais, provavelmente por herança do saber indígena.

... do mesmo modo o conhecimento e o consumo de uma grande variedade de peixes minimiza o impacto da exploração por espécie. A ocorrência de tabus alimentares, justamente por impor restrições, diminui a pressão predatória.

******

Em resumo... qualquer coisa se usada de forma equilibrada pode ser útil. Tabus, crenças e religião são úteis: são arquivos de conhecimento antigo, que não deve ser esquecido ou desprezado. O problema acontece quando você exagera na dose do remédio...

E se alguém fez um livro que faz o link entre Tolkien e religião... bravo! Alguém alguma hora tinha de fazê-lo. Talvez os próximos fiquem melhores.
 
Gildor disse:
A minha crítica não foi à religião de forma genérica... mas a certos elementos que usam seus conceitos religiosos pra enxergar de maneira radical e quase cega a obra de Tolkien. Quer saber quem é? Leia aqui:

http://www.uol.com.br/aleluia/artigos/jehozadak/2001/jehozadak_10.htm

Nossa, eu tenho o maior odio desses neo-inquisidores!!! Essa pessoa ai chegou a ignorar as respostas do proprio autor pra reforçar o q queria dizer!!! E afirmou ainda q ele estava mentindo!!! :x :x :x

A pessoa disse q leu a obra do Tolkien... duvido q tenha lido o Silmarillion. Não viu o monoteísmo? O fim q os satanistas e o proprio satã tiveram? Q só o povo fiel em deus escapou?

Depois disso fala q o Tolkien não era cristão?
 
Prime Nazgûl disse:
Nossa, eu tenho o maior odio desses neo-inquisidores!!! Essa pessoa ai chegou a ignorar as respostas do proprio autor pra reforçar o q queria dizer!!! E afirmou ainda q ele estava mentindo!!! :x :x :x

A pessoa disse q leu a obra do Tolkien... duvido q tenha lido o Silmarillion. Não viu o monoteísmo? O fim q os satanistas e o proprio satã tiveram? Q só o povo fiel em deus escapou?

Depois disso fala q o Tolkien não era cristão?

Se preocupe non, Prime... afinal de acordo com a própria crença dele, ele cometeu trocentos pecados, hehe... vai pro quinto dos infernos igualzinho aquela peça de Gil Vicente (Auto da Barca, algo assim... vai padre, inquisidor tudo pro inferno... menos as prostitutas, os loucos, os pobres. :wink:)
 
Acho q a ignorancia vem de todos os lados, não sou uma pessoa muito religiosa, mas não devemos colocar todo mundo no mesmo saco, claro.

Mas tem muitos religiosos tapados e ignorantes sim... mas outros nem tanto. E muita gente q nem sabe do q se trata SDA e já vem falando q coisa do demo... O "demo" está mais na cabeça daqueles q estão pensando nisso 24 horas po dia do que de outros q não tem a intenção de idolatrar o demo em seus trabalhos, sejam o q forem, está mais naqueles q o procuram em tudo qto é coisa. Só para poder dizer para aqueles q gostam disso q é coisa o demo..

Não sei se alguem já presenciou algo assim: Qdo se mostra a capa do Cd do Blind do Nightfall, onde tem a Luthien e Morgoth qdo ele foi pegar as silmarils, e as pessoas falam "Nossa q coisa horrível, aprece o inferno, ou o deminio. Devem cantar coisas boas... hem?" (tirando sarro de vc e dizendo q vc escuta coisas relacionadas ao demo). Mas é pura ignorancia daqueles q falam coisas desse tipo. São coisas desconhecida a eles e nem sabem o q aquilo signifca.

Muito disso acontece com a obra de Tolkien, mas nos temos q perdoar pois são ignorantes e não conseguem ver o que realmente ele quis passar o q é totalmente ao contrario e o qto de religião ele ainda aplicava em suas obras, por tbm ser catolico. É muito facil encontrar esses pontos.

Mas concordo com o post da Primula onde se diz q tudo q é usado com moderação é sempre muito util... Tudo q é exagerado sobra e a sobra deve ser jogada fora, pois não presta. O ponto de equilibrio deve ser cauculado por cada um de nos e tentarmos aplica-lo. Alias texto muito legal e tbm acredito q talvez seja verdadeiros e mesmo independentemento do tipo de religião q esses pesquisadores sejam, acredito q não deva influenciar, se forem proficionais competentes...nunca se sabe.

E não devem jugar precipitadamente, alfo ou alguem, antes de conhece-lo bem pois senão tbm nos tornamos ignorantes.

Bom eu gostei do assunto do livro e vou le-lo com certeza e talvez indica-lo a alguns conhecidos e se não quizerem dar ouvidos e permanecer na ignorancia, então não há nada mais q eu possa fazer...
 
Carinha mais ignorante... tsc...

É por causa de tipinhos assim que me animo mais ainda pra comprar esse livro. Assim terei mais uma ferramenta contra preconceitos idiotas.
 
esse livro eh interessante, pq ajuda a ver realmente essas conexoes que tolkien tinha com religiao. pelo o que eu sei ele eh um catolico assiduo, por isso tento ignorar comentarios desses evangelistas, que atacam tudo que igreja acha satanists.

mas nao sera que o conteudo desse livro se encontra nas Letters?
 
Fox disse:
Carinha mais ignorante... tsc...

É por causa de tipinhos assim que me animo mais ainda pra comprar esse livro. Assim terei mais uma ferramenta contra preconceitos idiotas.

Vejam o exemplo do sr. Raposa : para alguma coisa os ignorantes servem, hehe (pra nos fazer ficar mais cultos e comprar mais livros, hehe)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo