• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Lançamento do livro: As melhores Histórias da Mitologia Nórd

Sr. Cachopardo disse:
da página 185 até o final, conta a história "O Anel dos Nibelungos" um versão romanceada de Richard Wagner, conto este que segundo o livro inspirou Tolkien.
Tolkien diz na Carta 229 que a única semelhança entre o Um Anel e o Anel de Wagner é que ambos são redondos, e as semelhanças cessam aí. :lol: :lol:
 
Pandatur Parmandil disse:
Sr. Cachopardo disse:
da página 185 até o final, conta a história "O Anel dos Nibelungos" um versão romanceada de Richard Wagner, conto este que segundo o livro inspirou Tolkien.
Tolkien diz na Carta 229 que a única semelhança entre o Um Anel e o Anel de Wagner é que ambos são redondos, e as semelhanças cessam aí. :lol: :lol:

Eu bem que desconfiava :think: Na verdade o que teria inspirado Tolkien seria Beowulf e o conto finlândes Kalevala. Mas num geral é claro que a mitologia Nórdica inspirou Tolkien.

Eu começei a ler o conto Anel dos Nibelungos e gostei do ínico no lado da narrativa, personagens e ambiente. Só para ter uma idéia, a história começa com um anão muito sujo que esta tendo um conflito com 3 belas ninfas: uma loira, uma morena e outra ruiva (se não me engano), então a beira do lago, o anão vai se banhar e encontra muito ouro no fundo do lago.

Aí prossegue o conflito dele e tal, até que diz quem forjar um anel com o ouro do fundo do lago tornaria-se o Senhor do Universo. Mas o resto é para os leitores :obiggraz:
 
Sr. Cachopardo disse:
Eu bem que desconfiava :think: Na verdade o que teria inspirado Tolkien seria Beowulf e o conto finlândes Kalevala.

O Kalevala não é um conto: é um poema épico.
 
Eu tinha visto esbarrado nesse livro numa loja por aqui, e quase comprei. Mas não estava certo se os autores eram bons. Alguém sabe quem são? Eu acho que eram da Federal do Rio Grande do Sul.
 
Maglor disse:
Eu tinha visto esbarrado nesse livro numa loja por aqui, e quase comprei. Mas não estava certo se os autores eram bons. Alguém sabe quem são? Eu acho que eram da Federal do Rio Grande do Sul.

Diz no livro sobre os autores:

  • Carmen Seganfredo é gaúcha, bacharelada em Letras e tradutora.
    A. S. Franchini é gaúcho, formado em Direito. Ambos são autores do romance Irmãos Pitowkers (Prêmio Açorianos de Revelação Literária 1999), além de terem traduzido as obras Um Jardim de Poemas Infantis, de Robert Luis Stevenson e O Dicionário do Diabo, de Ambrose Bierce. São autores, ainda, de As 100 Melhores Histórias da Mitologia (L&PM) e Em Mares Nunca Navegados (Artes e Ofícios)
 
Dei uma lida no livro e tenho que dizer: caça-níqueis.

Lançado por causa da "mania" sobre Tolkien (é só ver a capa), só por isso o livro já seria questionado, mas como o que realmente interessa é o conteúdo... ele também não se salva por isso: nada pior do que "resumões" das lendas. Quem estivesse realmente interessado em determinada mitologia deveria procurar "beber da fonte", buscando os livros completos (e há muitos deles em português, então a língua não pode ser usada como a desculpa suprema -- além de que, quando o interesse é realmente grande, procura-se aprender a língua também).

Versões diluídas dão nisto: :zzz:
 
É, eu estou lendo o Anel dos Nibelungos aos poucos e estou reparando que o resumo é mesmo visível. A história é boa sim, mas não posso gostar de uma história que tenha poucos detalhes. Se é o que parece ser (um conto famoso na mitologia) então devia ser mais detalhado.

E é mesmo apelativo na capa quando fala de "Tolkien". Bem que poderia dizer apenas na síntese apresentada pelos Autores. Pois o livro é de mitologias e tal e não a mitologia que inspirou Tolkien, venham, venham, comprem! :|

E para quem quer saber profundamente mais deste conto dos nibelungos que compre mesmo o da MF, este Nórdico é apenas um "O Hobbit" para se entrar no mundo de algo, só depois realmente estudar sobre tal assunto...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo