• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Lançamento de livro tolkieniano em São Paulo

Imrahil

Kyknos kyknón
Parece que a absoluta falta de estudos brasileiros sobre a obra de Tolkien disponíveis para o público em geral está lentamente chegando ao fim. Depois de Explicando Tolkien, de Ronald Kyrmse, chega em breve às livrarias a versão reformulada da tese de doutorado da pesquisadora Rosa Silvia López sobre O Senhor dos Anéis. Tive a sorte de ler a obra na biblioteca da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, ainda em 1999, e posso atestar que é um trabalho de qualidade. Abaixo, algumas informações sobre o lançamento:

FNAC Paulista, Arte & Ciência Editora e Devir convidam para o lançamento do livro:

O Senhor dos Anéis & Tolkien: O PODER MÁGICO DA PALAVRA

de Rosa Sílvia Lopéz

Dia: 29 de outubro (sexta-feira)

Horário: das 19 às 22 horas

Local: FNAC Paulista

Av. Paulista, 901 - São Paulo

Fone: (11) 2123-2000

Entrada franca

====

Este livro é resultado de uma pesquisa pioneira da obra literária de J.R.R. Tolkien no circuito acadêmico brasileiro e da América Latina. A professora Rosa López foi buscar as estruturas míticas, os traços de tradição e contemporaneidade que foram usados para compor a narrativa de O Senhor dos Anéis.

Podemos encontrar em O Senhor dos Anéis & Tolkien: O Poder Mágico da Palavra, da professora Rosa Sílvia López, o mesmo encantamento que Tolkien conseguiu trazer para sua obra, transformando a narrativa em um território vivo e multidimensional para onde o leitor pode ser conduzido, sendo um participante efetivo das aventuras, identificando-se com a essência dos personagens, vivenciando suas emoções, seus caminhos e superações.

Além de coquetel de lançamento, teremos uma palestra com o título:

“A Chave do Mistério e da Magia em O Senhor dos Anéis”

Profa. Dra. Rosa Sílvia López é docente de Língua e Literatura Inglesa no UNIFIEO, onde também atua na assessoria da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Relações Comunitárias. Responsabilidade Social, Humanização e Cidadania são, para ela, as palavras que precisam revitalizar seu potencial mágico no momento. Atuando como representante técnica no COEP-SP (Comitê de Entidades no Combate à Fome e Pela Vida - fundado pelo Betinho que reune várias organizações de relevo nacional como Petrobrás, Incra, Infraero, Banco do Brasil, INSS, Dataprev, AAPSA, dentre outras), teve a oportunidade de participar de importantes iniciativas para o incentivo ao voluntariado.

Este livro é uma co-edição da Devir Livraria e Arte & Ciência Editora com o apoio do COEP-SP (Comitê de Entidades no Combate à Fome e Pela Vida).
 
Mas.. O livro fala especificamente sobre o quê? É um estudo sobre o Senhor dos Anéis? Em que sentido?
 
Se é uma tese de Doutorado, já se pode esperar algo sério. Se foi lido e aprovado pelo Imrahil, pode-se esperar algo realmente muito bom e que merece um lugar na estante.

Imrahil, se você souber mais informações como preço, por favor, mantenha-nos informado! :D
 
Já dá pra perceber que a palestra vai ser de alto nível....
Excelente para os fãs que esperam algo sério; respeito pelo Mestre.
 
A escritora é paulista???
O livro é grande???
E a mesma duvida do Panda, qual o preço???
Este livro é resultado de uma pesquisa pioneira da obra literária de J.R.R. Tolkien no circuito acadêmico brasileiro e da América Latina
Como assim???
 
Tentando responder:

- Até onde sei, ela é, já que fez seu doutorado na USP de Sampa e trabalha em Osasco hj.
- A tese era enorme, na faixa de 400 páginas. O livro, pelo que vi do "boneco" (a versão preliminar dele) cai para umas 200-300.
- Menor idéia do preço ainda
- A pesquisa é pioneira porque pouquíssima gente estuda Tolkien no meio acadêmico (universitário) brasileiro.

Abração,
 
Reinaldo, não deixe de nos manter informados acerca desta publicação!

Ah sim... por falar em "estudar Tolkien no meio acadêmico", como anda a sua tese? Podia nos atualizar quanto a ela também! :D
 
A minha anda um tanto devagar, mestre Panda. Estou, na verdade, retomando o trabalho por esses dias, e espero conseguir qualificar no semestre que vem e defender no fim de 2005. Vamos ver! Tenho mais um texto grande com a tradução pronta, mas que ainda precisa de uma revisão final. Quando isso acontecer, pretendo postá-lo na Valinor. É o On Fairy-Stories.

Abraço,
 
Muito bom saber que por aqui também tem gente que respeita Tolkien e leva a sério as suas obras. Pena que eu não possa assistir à uma palestra dessas. :|
 
Por que essas coisas não acontecem em Curitiba? Estou pensando seriamente em me mudar pra sampa!

É muito bacana este estudo pioneiro, imagina? Doutorada em estudos Tolkienianos??? Fantástico! Assim até dá vontade de estudar!

Abraços Numenorianos

Aranël Emërwën
 
Sem dúvida uma grande notícia! E, como se não bastasse, uma palestra sobre Tolkien.
Isso me fez pensar uma coisa: quem sabe algum dia não colocam "O Senhor dos Anéis" nas listas de vestibulares? Pena que até lá a maioria de nós já estará formada...Mas, pensando bem, acho que não seria nada fácil...
Sem querer virar o assunto pra outra direção...Imrahil, você está fazendo Literatura Inglesa? Tem muito sobre Tolkien?

Estou torcendo para que o preço do livro não seja muito mais do que trinta reais. ( estarei sonhando?) Será que terá algum desconto?
 
Oi, Luna, tudo bem?

Na verdade, estou fazendo mestrado de Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês, na área de tradução. Estou fazendo uma tradução comentada do Tree and Leaf, um livro do Tolkien que ainda não está disponível em português.

Abração,
 
Poderia ter sido essa sexta, dia 15, já que eu estava em São Paulo.

Esse pessoal nunca faz as coisas direito... :roll:

Falando sério, é sempre legal ver o pessoal do meio acadêmico com maior interesse na obra tolkieniana.

Enquanto lia e xerocava uns livros do McLuhan, eu procurei a tese dela na biblioteca da ECA; olha que burro que eu sou, nem me toquei que estava no lugar errado. :lol:
 
Imrahil disse:
Oi, Luna, tudo bem?

Na verdade, estou fazendo mestrado de Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês, na área de tradução. Estou fazendo uma tradução comentada do Tree and Leaf, um livro do Tolkien que ainda não está disponível em português.

Abração,
Cisne, por favor, comente o Mythopoeia verso a verso para entendermos as entrelinhas! :pray:
 
É uma boa idéia, Panda!!! Eu adoro esse poema, apesar de entender muito pouco sobre ele. Se voce for comentar, Cisne, vai ser aqui na Valinor???
 
O comentário é pra minha dissertação, Snaga, mas eu dou um jeito de postar na Valinor sim :D

Abração,
 
Fëaruin Alcarintur disse:
Enquanto lia e xerocava uns livros do McLuhan, eu procurei a tese dela na biblioteca da ECA; olha que burro que eu sou, nem me toquei que estava no lugar errado. :lol:

Fëaruin, eu fui até a biblioteca da Letras prá ver se achava a tese (tá, prá mim é mais fácil, já que eu estudo na Hstória :p) e também não encontrei. Então resolvi esperar até sexta que vem apesar da ansiedade que eu to prá por as mãos nesse livro.... O bom de lançamento na FENAC é que eles sempre dão desconto...
(aliás Fëaruin, lendo McLuhan, é? Pensava que ninguém mais se importasse com ele. Precisamos conversar depois :D)

Em tempo: tenho conversado com muitos tolkendilli de Sampa, e parece que vai ter muita gente nesse fantástico lançamento! É bem capaz de ter mais gente lá que na palestra do Nasmith lá na Biblioteca ... O que, por um lado, é triste, mas por outro é muito bom :D

E se esse livro vender bem, pode trazer perspectivas para outros como ele.... ai ai...

Até sexta!
 
Imrahil disse:
Oi, Luna, tudo bem?

Na verdade, estou fazendo mestrado de Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês, na área de tradução. Estou fazendo uma tradução comentada do Tree and Leaf, um livro do Tolkien que ainda não está disponível em português.

Abração,

Puxa, Cisne, que legal.
Dá uma tristeza ver que o professor escreveu tantos livros e que a gente ( que não fala inglês) mal leu a metade deles. Que bom que temos mais um tradutor que se importa com as obras do Tolkien.
Aliás, "As Aventuras de tom Bombadil"já estão à venda, não?

Será que todo mundo que vai ao lançamento vai comprar o livro já? Ou eu serei a única que não vai comprar? :x
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo