• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Lago proibido ... porque?

Etyel disse:
Helloooo!
Como Frodo e Sam chegaram ao esconderijo dos caras em Ithilien? Como, como? Com os olhos vendados. Ou seja - eles n sabiam o caminho e por isso n precisavam ser mortos.
Pessoal - vcs já ouviram falar de metáforas, figuras de linguagem ou até em ironia??? Faramir estava sendo irônico ao dizer que os peixes se compravam a um alto custo. Vcs não acreditam REALMENTE que eles vendessem os peixes, né?? Por favor... interpretaçao de texto, né?
:clap:


Vcs estão levando tudo ao pé da letra, desde quando o motivo de tentar manter o esconderijo oculto não é um motivo que bastasse pra eles interditarem o lago? O Faramir falou aquilo pra assustar o Frodo. E eles não vão vender os peixes nada; naquele lugar só iam os cavalaieros de Gondor durante suas viagens para descansar, nada de comercio.
 
Bem seu post nao acrescentou muito ao que ja tinhamos dito...

Etyel disse:
Agora, vender os peixes? Fala sério! Quem em época de guerra, vivendo furtivamente em uma região já dominada pelo inimigo (lembra-se que Ithilien já havia sido dominada por Sauron??) sob constante ameaça ia ocupar-se de ficar pescando peixes para vender? Não os capitães e guerreiros de Gondor. Talvez os fazendeiros, e havia lugares menos perigosos do que as terras do inimigo para fazer isso!!
Interpretacao de texto! Eu também nao deixei de ser ironica no meu post, mais tem um fundo de verdade sim!
 
Não importa se eles sejam vendidos ou não. O que importa é que os peixes são muito estimados pelos homens dali, e isso devido ao lago.

Quando Faramir diz que os peixes se compravam a um alto preço, obviamente queria dizer que são peixes de grande valor; e depois diz que este valor se devia ao fato de o lago ter também um grande valor. Não tem nada que relacione o lago à segurança.
 
Acho que o lago era proibido porque era um dos caminhos para encontrar o "esconderijo" onde Faramir levou Gollum, Frodo e Sam e mesmo as pessoas não sabendo disso eles queriam que elas não descobrissem, então a melhor maneira era proibir que usassem o lago.
 
Nob disse:
Quando Faramir diz que os peixes se compravam a um alto preço, obviamente queria dizer que são peixes de grande valor; e depois diz que este valor se devia ao fato de o lago ter também um grande valor.

Então, isto ja foi dito, o lago tinha mesmo grande valor, mais seria apenas pelo fato de esconder o esconderijo? Ou algo além disso? É este o ponto que eu queria chegar!
 
Eu já disse que pode haver algo além disso.

Nob disse:
Os peixes eram diferentes sim, por causa do lago. O que o torna proibido é provavelmente sua beleza, que já é um fator que dispensa outros.

Pode-se facilmente conciliar as duas coisas.
 
E eu também ja disse que nao creio que apenas a beleza do lago possa torná-lo proibido, pode ser mais um fator mais não o fundamental acho. Vejamos entao, temos:
-O fato do lago ser belo
-O preço dos peixes
-O fato de esconder o esconderijo

Ainda acho que o mais plausivel seja o fato de esconder o esconderijo...
 
Ah, sim. Vamos vender peixes do território inimigo :P
Ah, não. Os peixes não eram vendidos, fala sério. "Preço dos peixes" = a vida. Os peixes não tinham nada de especiais, eram peixes comuns, a única coisa é que eles estavam no lago do lado do esconderijo dos caras. Se vcs se dessem ao trabalho de ao mínimo lerem o capítulo "O lago proibido" talvez não falassem tantas bobagens.
 
Sim, eu não me lembro desse lago, mas pelo que li, o lago Servia de entrada pra 1 esconderijo dos homens ainda não descoberto pelo mal.
Etyel disse:
Se vcs se dessem ao trabalho de ao mínimo lerem o capítulo "O lago proibido" talvez não falassem tantas bobagens.
Aki ninguem fala bobagem. A gente só da a nossa opinião. E, se foi levantado que os peixes eram vendidos, não é uma bobagem. É só mais uma opinião, como podem ter muitas outras.
 
Melkor Bauglir disse:
Aki ninguem fala bobagem. A gente só da a nossa opinião. E, se foi levantado que os peixes eram vendidos, não é uma bobagem. É só mais uma opinião, como podem ter muitas outras.
Falou tudo!!! Cada um ta expondo sua opiniao e como isso aqui é um forum toda opiniao é valida!

Alias Etyel acho que você podia maneirar na forma como fala, ta pegando meio pesado naum ta naum?
 
Talvez eu esteja pegando pesado, sim, mas eu não sei me expressa de outra forma, infelizmente.
Agora, com licença, aquele lances dos peixes não é uma questão de opinião. É apenas uma questão de ler e constatar o que está escrito claramente. A não ser, é claro, que venham vomitar falácias em cima de mim. Mas aí então eu páro de discutir nesse topic.
 
Etyel realmente o tamanho do post é grande mas resumiu tudo. O lago era proibida pq se encontrava no escondorijo do Faramir o unico lugar seguro em Ithilien naquela epoca e o negocio do preço dos peixes é só uma metafora para mostarar que nenhum inimigo podia sair do esconderijo vivo se for decoberto .
 
Além de ser um esconderijo, era o único posto avançado das defesas de Rohan.
Quando Frodo chega lá, ele vê muitos feridos, muita gente indo e vindo, pessoas chegando, equipamento e comida. Era uma verdadeira base militar.
A investida contra o exército de Harad veio desse posto, as tropas que Faramir controlavam residiam na base do lago.
A relação peixe=venda não existe medo, foi um eufemismo do Faramir, pra dizer que quem comesse akele peixe ia morto.
Eu acho que o lago era realmente proibido pq a cachoeira escondia a base. Pela Hstória, a gente não lê nada de que o ponto fosse "sagrado". Acho que somente a beleza do lago não era motivo pra levar um destacamento militar e o maior capitão de Gondor lá pra guardar o local - mas acho que a caverna sob a cachoeira escondia perfeitamente uma base.
 
Mithrandir o branco disse:
talvez eles proibissem as pessoas de ir lá como proteção de que ninguém descobrisse o esconderijo deles atras da cachoeira.
Acho que isso é o mais provavel.

É! Eu acho que li isso em qualquer lado! Mas não tenho a certeza! Mas, de facto, é a razão mais óbvia! :think:
 
Dando uma relida rápida no tópico, que por sinal, esta bem debatido e empolgante, vamos ver se esse exemplo ajuda no entendimento:

Imagine que vc é um Capitão como no caso do Faramir, tem um caminho a cruzar até um esconderijo ( o esconderijo no caso seria uma gruta numa montanha que rodeia um magnífico lago, num reino), que por sua vez, como diz a palavra é secreto e conhecido entre poucos amigos ou pessoas fiéis desse capitão ou fiéis ao reino. As únicas pessoas que cruzam o caminho até o local da gruta (que por sua vez é próximo ao lago, que é como uma janela para eles) são pessoas conhecidas do capitão; Mas agora imagine que um estranho, (como Gollum) entrou escondidmente sem ninguem perceber a chegou ate o lago. Os guardas que ficam cuidando do lago deduzem por sua vez que se esse estranho entrou, é porque ele descobriu o caminho e se sair vivo dali poderá contar p/ outros ou se fosse um espião, poderia trazer outros amigos dele e atacariam ao reino.
Portanto, para a segurança do esconderijo dos homens, os guardas perguntam ao capitão que procedimento terão que tomar (obviamente eles pensam em mata-lo), mas o Capitão por sua vez tinha em mãos dois "companheiros" do estranho (Gollum) que eram no caso Frodo e Sam. Matando a charada, o Capitão antes de matar o estranho queria saber o porque dele estar ali, por isso convidou Frodo (aparentemente seu meio-amigo, pois estava dividido entre ele e o estranho) para ir na sua companhia ate o lugar do lago falar o que ele sabia sobre o estranho.
Com essa explicação, vê-se que Faramir, o Capitão, temia algo, na qual poderia ser: o estranho Gollum contar para outros sobre o esconderijo acompanhado de um lago com peixes valiosos (nos dois sentidos) e então o esconderijo não tornaria-se mais secreto.

Eu penso que não deve-se levar em conta somente o lago em si, mas o que ele contem ao seu redor, o que torna-o valioso, tanto culturalmente para o povo dali, quando pelos peixes (valiosos nos dois sentidos) que habitam-no; sendo assim o lago levaria um valor material e/ou cultural do povo.

Então pense o seguinte: qual seria a sua reação se um estranho envadisse sua casa e começasse a abusar das coisas dali ? Que por sua vez são valiosos para você, tanto emocionalmente, culturalmente ou outras coisas.
Portanto Faramir não gostou de ver um estranho banhando-se e aproveitando-se de sua "casa" que era valiosa para seu povo, no sentido de ser um lugar secreto e etc...

Entende ? :wink:
 
Bem postado Cachopardo. Principalmente no último parágrafo. Ali diz tudo, já nem acho que eles levassem aquilo tanto pro lado cultural e emocional, mas sim pelo simples motivo de proteger o que é seu como um todo; Sim, os peixes são importantes? são. Mas eu ainda acho que, o principal motivo de haver essa pena pra quem chegue ao lago proibido é simplesmente manter o local intacto. Sem que a sombra ali chegasse, era isso que eu acho que o Faramir tava tentando proteger em primeiro lugar.
 
Concordo com Etyel
E vo entrar nessa discuçao prq a muito tambem tive essa duvida nao exatamente prq o Lago era proibido mas
prq Faramir implico com o Gollum prq vejam so:
Sam e Frodo nao puderao ver o caminho q chegava ao esconderijo da Guarda de Faramir que era um posto Avançado nas terras do inimigo porem era um antigo reino dos homens.
Beleza eles nao puderao ver o caminho prq ate ali Faramir nao sabia a c eram amigos ou nao Sam e Frodo e estranho ou nao isso é fato
Tolkien escreveu a guerra do anel nao sendo uma guerra fria como outrora foi contra Morgoth com muitas mortes etc... entao digamos q Frodo e Sam fossem inimigos mas ate ali estivessem fingindo (Faramir esperto q é, PRQ VIVIA COM Mithrandir :mrgreen: ) Iria perceber porem as leis de guerra diziam q nao poderia se torturar um Prisioneiro muito menos mata-lo um prisioneiro de guerra deve ser solto assim foi e sempre será na terra media por isso mesmo q alguns orcs ainda estao soltos e nunca mais Moria foi reconquistada! Em fim voltando ao assunto eles nao podiam ver o caminho prq podiam ser inimigos e se fossem seriam espulsos e soltos perdidos pela terra do inimigo para q nao revelem o lugar agora no caso do Gollum Frodo ainda ele proprio duvida da bondade de Gollum e nao sabe se ele seria naquele momento o Fedegoso, mas desce para chama-lo momento acho eu na minha concepçao principal na historia para definir a mente do Gollum q se torna o FEDEGOSO para sempre pelo ato mal (traiçao ao modo dele ver do mestre frodo) com ele! Sendo assim Faramir percebe q por algum motivo Gollum é um Guia como ele mesmo "advinha" na conversa com Frodo e fala para ele mas tambem percebe q ele é mal e pode ser inimigo, Avançando um poko quando capturado Gollum no livro lembro eu de ser chutado para abrir a boca mas nao torturado como no filme com pontapes empurroes etc..! ali se revela de vez inimigo a Faramir mas de uma preciosidade para os dois q nececitam dele para seu proposito Entoa Faramir o deicha ver o LAgo
Por que falei tudo isso presta atençao, Se o lago fosse Proibido no sentido q vc esta incinuando de ser "Sagrado ou esconder algo nele" nunca nem mesmo pela necessitade q naquele momento nao foi entendida profundamente por Faramir o impediria de matar Gollum q nao seria um prisioneiro de Guerra e sim um usurpador da lei de Gondor, o lago e todo o "Covil" dos Guardioes de Gondor é sagrado e proibido pelo fato de
1ºSer um Refugio "SECRETO" em meio a guerra
2ºPor mesmo assim nessas circunstancias de guerra ainda permanecer com sua beleza tornando como Etyel falou c nao me engano foi o Etyel :o?:
Um Lugar Belo e "Sagrado" aos olhos de seus ocupantes e maos "sujas" que trabalhem para o Olho a quele que nao é nominado nao pode ser pisado tocado etc...!
è Proibido prq é Sagrado para quem vive e batalha para q Ithilien volte a ter lugares como esse! e noa prq possui algo a mais a nao ser sua beleza
Trocando em miudos Faramir nao foi mesmo com a Cara do Gollum
Agora fala serio vender peixe
GUERRA DO ANEL (LEMBRAM????) é entoa problemas mundanos como Vendas, beber na taberna era um luxo q so no Condado e um poko menos em Bri podia se ter!
Bem é minha opiniao! Grande mas ta ela ai! ehhehe espero ter esclarecido algo mas comentem prq posso estar enganado todos esses anos apos ler o livro !"
8-)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo