• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Lago proibido ... porque?

Ephemera

Usuário
Porque o Lago proibido era proibido? Pode parecer uma pergunta meio sem noção mais eu realmente nao tenho resposta!

Pra quem nao se lembra deste lago é onde Gollum aparece pegando peixes. Dizem que as leis de Gondor exigiam que qualquer pessoa que chegassem aquele rio deviam ser mortas ... porque???
 
Pelo que eu sei, era chamado assim, porque era muito especial para os homens de lá. Era uma lago secreto, e quem entrasse ali pagaria com a sua vida, era muito importante o lago.

Tem um trecho do Lago Proibido, n'As Duas Torres, que diz uma coisa:

As Duas torres disse:
Mas agora ele cometeu trangressão maior do que apenas preparar armadilhaspara colehos nas terras altas: ousou vir a Henneth Annûn, deverá pagar com a vida. Fico assombrado com ele: é tão secreto e furtivo, e agora vem se divertir no lago, bem diante de nossa janela. Será que acha que os homens dormem de noite sem montar guarda ?

Aí pode ver que faramir insiste em dizer que o lago era importante ...
 
talvez eles proibissem as pessoas de ir lá como proteção de que ninguém descobrisse o esconderijo deles atras da cachoeira.
Acho que isso é o mais provavel.
 
Sr. Cachopardo disse:
Pelo que eu sei, era chamado assim, porque era muito especial para os homens de lá. Era uma lago secreto, e quem entrasse ali pagaria com a sua vida, era muito importante o lago.

Tem um trecho do Lago Proibido, n'As Duas Torres, que diz uma coisa:

As Duas torres disse:
Mas agora ele cometeu trangressão maior do que apenas preparar armadilhaspara colehos nas terras altas: ousou vir a Henneth Annûn, deverá pagar com a vida. Fico assombrado com ele: é tão secreto e furtivo, e agora vem se divertir no lago, bem diante de nossa janela. Será que acha que os homens dormem de noite sem montar guarda ?

Aí pode ver que faramir insiste em dizer que o lago era importante ...

Complementando, Faramir diz que os peixes do lago eram comprados a um alto preço. Mas o mais importante é isso:

Faramir disse:
Apenas vir aqui e olhar para o lago acarreta pena de morte.

Observando isso, pode-se concluir que o lago tinha um valor quase que sagrado para os homens que freqüentavam Henneth Annûn.
 
Acho que até agora a explicação mais plausível seja a do Mithrandir, de que o esconderijo dos homens não fosse descoberto ... Alguma coisa de especial aquele lago deveria ter, ou algum grande feito deve ter sido realizado por la para que ele fosse tão especial ao ponto de apenas olhar para o lago acarretar pena de morte, é isso que eu nao estou entendendo, porque ele era tão especial ao ponto de ser tão proibido.
 
Helluin disse:
Sagrado? O que poderia ter de sagrado naquele lago???? :o?:

O Nob disse que tinham peixes lá, que foram comprados por eles. Enfim, se quiser ver, é so ler esses trechos, que encontram-se no capítulo do Lago proibido, e que podem ser encontrados da páginas 300 ate o final da 302 principalmente:

As Duas torres disse:
Faramir riu baixinho. - Peixe! - disse ele - É uma fome menos perigosa. Ou talvez não: os peixes do lago de Henneth Annûn podem lhe custar tudo o que tem.
- Agora eu tenho bem na mira. - disse Anbord. - Não devo atirar agora Capitão ? Nossa pena para os que vêm a este lugar sem permissão é a morte

Viu ? :wink:
 
Mais Cachopardo o fato de ter peixes la nao significa muita coisa significa? Quantos lagos da Terra Media possuiam peixes? Todos provavelmente certo? E alguns destes passavam pelas terras dos homens com certeza, mais entao poruqe este lago era tao "sagrado"?

Os peixes de la eram vendidos a alto custo certo? Pelo menos é o que afirma o Nob em seu post acima estou tomando o post dele como base. Os peixes eram vendidos a alto custo porque saiam do lago proibido certo? Mais o lago nao era proibido porque continha estes peixes! O que eu quero dizer é os peixes de la sao caros poruqe saem de la que é um lugar sagrado tendo ou nao estes peixes...Isto pode parecer confuso, ta meio confuso mais lendo mais de uma vez vcs me entenderao tenho certeza! :wink:
 
Sr. Cachopardo disse:
Helluin disse:
Sagrado? O que poderia ter de sagrado naquele lago???? :o?:

O Nob disse que tinham peixes lá, que foram comprados por eles.

Não, não acho que eles compravam os peixes. O mais óbvio é que eles vendiam os peixes de lá.

*Guinevere disse:
Os peixes de la eram vendidos a alto custo certo? Pelo menos é o que afirma o Nob em seu post acima estou tomando o post dele como base. Os peixes eram vendidos a alto custo porque saiam do lago proibido certo? Mais o lago nao era proibido porque continha estes peixes! O que eu quero dizer é os peixes de la sao caros poruqe saem de la que é um lugar sagrado tendo ou nao estes peixes...Isto pode parecer confuso, ta meio confuso mais lendo mais de uma vez vcs me entenderao tenho certeza!

Bem, Faramir diz uma coisa que confirma que o lago proibido não era um lago comum:

O preço não está fixado no peixe - disse Faramir. Apenas vir aqui e olhar para o lago acarreta pena de morte.
 
Gente o caso é PORQUE o lago é proibido! Com certeza naum é por causa dos peixes que ele contem, esses peixes naum deviam ser diferentes de qualquer outros peixes da Terra media. Acho que o mais provavel é de ter aconteciado algu, fato marcante naquele local, mais nao me vem nada na cabeça...
 
Os peixes eram diferentes sim, por causa do lago. O que o torna proibido é provavelmente sua beleza, que já é um fator que dispensa outros.
 
Realmente me parece estranho, quando faramir se referiu ao lago proibido, apenas achei que estava testando frodo, se havia algo de realmente importante no lago, não acredito que fossen os peixes, acho que os peiches é que só eram importantes graças ao lago...
 
Fica mais do que óbvio lendo o livro que ele é proibido pq é o esconderijo dos caras!!
Que coisa. Eles matariam qq um q se aproximasse pelo simples fato de n quererem ser descobertos, e a maneira mais fácil de fazer isso é matar qq atrevido que descubra o caminho.
 
Nob disse:
Os peixes eram diferentes sim, por causa do lago. O que o torna proibido é provavelmente sua beleza, que já é um fator que dispensa outros.
É, os peixes podem ser diferentes por causa do lago, com certeza, ja a beleza do lago torná-lo proibido nao faz muito sentido não, talvez se fosse um lago proibido no reino dos elfos fizesse mais sentido, os elfos sim tinham estas ideias de proteger as maravilhas do mundo, ja os homens nao ligavam tanto assim para este tipo de coisa, a ponto de ter um sentença de morte para quem apenas vislumbrasse o lago.

Etyel disse:
Fica mais do que óbvio lendo o livro que ele é proibido pq é o esconderijo dos caras!!
Acho que isso nao fica tão obvio assim não. Isto pode ser um dos fatores que leva a proibição do lago mais não acredito que esse seja o fator principal. Se esse fosse o fator mais importante o lago seria proibido e não "especial". Se os seus peixes eram vendidos a alto custo eles eram especiais, por causa do lago que era especial também... nao concordam?
 
*Guinevere* disse:
Nob disse:
Os peixes eram diferentes sim, por causa do lago. O que o torna proibido é provavelmente sua beleza, que já é um fator que dispensa outros.
É, os peixes podem ser diferentes por causa do lago, com certeza, ja a beleza do lago torná-lo proibido nao faz muito sentido não, talvez se fosse um lago proibido no reino dos elfos fizesse mais sentido, os elfos sim tinham estas ideias de proteger as maravilhas do mundo, ja os homens nao ligavam tanto assim para este tipo de coisa, a ponto de ter um sentença de morte para quem apenas vislumbrasse o lago.

Isso elimina qualquer chance de homens tentarem preservar algo que acham belo? Provavelmente, o gosto pela natureza não é dos elfos em sua totalidade.

E, sobre essa sentença, não acho que ela se refira a todos. Por exemplo, Frodo olha para o lago e não é morto.

Acho que isso nao fica tão obvio assim não. Isto pode ser um dos fatores que leva a proibição do lago mais não acredito que esse seja o fator principal. Se esse fosse o fator mais importante o lago seria proibido e não "especial". Se os seus peixes eram vendidos a alto custo eles eram especiais, por causa do lago que era especial também... nao concordam?

Foi o que eu disse.
 
Isso elimina qualquer chance de homens tentarem preservar algo que acham belo? Provavelmente, o gosto pela natureza não é dos elfos em sua totalidade.

Eu nao disse que elimina na totalidade , so disse que isso nao soa ao estilo dos homens nas obras de Tolkien ...

E, sobre essa sentença, não acho que ela se refira a todos. Por exemplo, Frodo olha para o lago e não é morto.

Este foi um bom ponto, em nenhum momento Faramir cogita sobre uma sentença de morte encima de Frodo ou Sam.
Mais entao poruqe? So porque ele nao foi com a cara do Gollum?
 
Acho que o Faramir sabia, que de alguma maneira, o Frodo era importante, e o Sam também. Já o Gollum era uma criatura malvada, e o Faramir sabia disso... então...
 
Helloooo!
Como Frodo e Sam chegaram ao esconderijo dos caras em Ithilien? Como, como? Com os olhos vendados. Ou seja - eles n sabiam o caminho e por isso n precisavam ser mortos.
Pessoal - vcs já ouviram falar de metáforas, figuras de linguagem ou até em ironia??? Faramir estava sendo irônico ao dizer que os peixes se compravam a um alto custo. Vcs não acreditam REALMENTE que eles vendessem os peixes, né?? Por favor... interpretaçao de texto, né?
 
Etyel disse:
Como Frodo e Sam chegaram ao esconderijo dos caras em Ithilien? Como, como? Com os olhos vendados.
Realmente nesse ponto eu tenho que concordar com você, tinha me esquecido desse fato. E isto me leva a pensar em outra coisa também, se eles podiam ver o lago e nao podiam ver a trilha isto nos leva a pensar mais no ponto exposto anteriormente por você de que o lago era proibido pois revelava o esconderijo. Aí sim pode até fazer sentido.

Etyel disse:
Vcs não acreditam REALMENTE que eles vendessem os peixes, né?? Por favor... interpretaçao de texto, né?
E porque não venderiam? Muitas pessoas podiam ganhar a vida assim na Terra Media, ou você acha que eles viviam de ar??? Não existiria um sistema de comercio na Terra Media? Claro que sim, e porque entao estes peixes nao poderiam ser vendidos? Ta vendo? depende da sua interpretacao de texto! :wink:
 
Putz, acho que exagerei no tamanho do post, mas lá vai:

O lago proibido - As Duas Torrer (pag. 720 - 722)
Estão falando sobre Gollum:
" - O que quer que seja, não é um pássaro - respondeu Anborn. - Tem quatro membros e mergulha como um homem; demosnstra um grande domínio dessa prática, também. O que estará fazendo? Procurando uma subida por trás da Cortina, que conduza ao nosso esconderijo? Parece que finalmente fomos descobertos. Estou com meu arco aqui, e posicionei outros arqueiros (...)"

Não fica óbvio o medo de serem descobertos?

Faramir e Frodo conversando sobre Gollum:
" - Então você sabe o que é esta coisa? - disse Faramir. - Vamos lá, agora que já viu, diga-me por que deve ser poupada. (...) Envieu meus caçadores mais hábeis para procurá-lo, mas ele os despistou, e meus homens só o acharam agora, com exceção de Anborn, que o viu uma vez na noite passada. Mas agora ele cometeu transgressão maior do que apenas preparar armadilhas para coelhos nas terras altas: ousou vir a Hanneth Annûn, deverá pagar com a vida. Fico assombrado com ele: é tão secreto e furtivo, e agora vem se divertir no lago, bem diante de nossa janela. Será que acha que os homens dormem à noite sem montar guarda? Por que pensa assim?
- Acho que há duas respostas. - disse Frodo. - Por um lado, ele sabe pouco sobre os homens, e, embora seja matreiro, seu refúgio (o de Faramir) é tão oculto que é possível que ele não saiba que há homens escondidos aqui. Por outro lado, acho que está sendo atraído para cá por um desejo dominador, maior que sua cautela.
(...)
- O que então a criatura está procurando?
- Peixe - disse Frodo. - Olhe!"

"Faramir riu baixinho. - Peixe! - disse ele. - É uma fome menos perigosa. Ou talvez não: os peixes do lago de Henneth Annûn podem lhe custar tudo o que tem."

O que Gollum tem? A vida dele, e só.

" - Seu guia! - disse Faramir. - O assunto cada vez fica mais estranho. Eu faria muito por você, Frodo, mas isso não posso garantir: deixar que esse viajante clandestino parta daqui livremente, para reunir-se a você mais tarde se quiser, ou para ser capturado por orcs e dizer tudo o que sabe sob ameaça de tortura. Deve ser capturado ou morto. Morto, se não for capturado depressa. Mas como se pode capturar essa criatura escorregadia de muitos aspectos, a não ser com uma flecha emplumada?"

Agora, vender os peixes? Fala sério! Quem em época de guerra, vivendo furtivamente em uma região já dominada pelo inimigo (lembra-se que Ithilien já havia sido dominada por Sauron??) sob constante ameaça ia ocupar-se de ficar pescando peixes para vender? Não os capitães e guerreiros de Gondor. Talvez os fazendeiros, e havia lugares menos perigosos do que as terras do inimigo para fazer isso!!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo