• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Lagarto argentino ganha nome de Vala: Tulkas!

Hola Amigos Tolkiendili de Brasil. Que alegria ver su pagina web. Me presento soy Sebastián Quinteros uno de los autores del Lagarto Liolaemus tulkas. Les comento que formo parte de un smial de la ATA (Asociación Tolkien Argentina) que se llama NORTHRODORBURG (Fortaleza del Cielo del Norte), tenemos una filiacion Rohirrim. y Pronto saldra el segundo numero de nuestro Boletín Symbelmyne, donde escribire algo sobre L. tulkas. Un abrazo para todos, Mormegil
 
Meu deus!:joy: que coincidência o cara tava pesquisando sobre seu largato e encontrou a valinor, então, quem melhor que ele para explicar, eu nunca vi isso na minha vida, imagina-so se o Cristopher Lee, catando algo acha agente se derretendo em elogios a ele e sentindo a falta dele no hobbit e posta aqui...:joy:

holla, bien venindo! usted el verdadero dono del largarto?
 
Juro que não estou entendendo nada.....:roll:
Resumindo: Pesquisadores argentinos descreveram uma especie nova de lagarto e homenagearam Tulkas, o Vala.
E o Mormegil que postou acima de você é justamente o autor principal da descrição do lagartinho! =)

Já consegui um PDF com foto do bichinho e repassei ao Imrahil para que dsponibilize na página principal da notícia para a galera. =)

Meu deus! que coincidência o cara tava pesquisando sobre seu largato e encontrou a valinor, então, quem melhor que ele para explicar, eu nunca vi isso na minha vida, imagina-so se o Cristopher Lee, catando algo acha agente se derretendo em elogios a ele e sentindo a falta dele no hobbit e posta aqui...

holla, bien venindo! usted el verdadero dono del largarto?
Na verdade eu entrei em contato com ele ontem pedindo uma cópia digital do artigo, pois só o tenho impresso. Expliquei sobre a Valinor e passei o link do site pra ele, que deve ter acessado agorinha e viu a notícia já publicada. Como eu disse anteriormente, já recebi o PDF e repassei ao Imrahil para postar fotos pra galera.
 
Taí, pra quem queria ver a cara do bichinho. ^^

attachment.php


attachment.php
 

Anexos

  • Liolaemus tulkas_01.jpg
    Liolaemus tulkas_01.jpg
    242,9 KB · Visualizações: 215
  • Liolaemus tulkas_02.jpg
    Liolaemus tulkas_02.jpg
    305,6 KB · Visualizações: 205
Hola Mormegil!

Nos encanta que hayas visto a Valinor y leído el artículo sobre tu trabajo científico. Yo también soy reportero científico, entonces para mí ver tu paper fue una alegría en doble. Un fuerte abrazo desde Brasil,
 
Perdon si no comprenden lo que escribi. No soy el dueño del lagarto, solo que con mis colegas la descubrimos y la describimos. Como dos de los autores Juan Manuel (Boromir) Diaz Gomez somos fans de la obra de Tolkien se nos ocurrio ponerle el nombre de Tulkas. Gracias Henrique, saludos para todos
 
Eu traduzo:

Perdão se não entendem o que escrevi. Não sou dono do lagarto, é só que com meus colegas o descobrimos e descrevemos. Como dois dos autores somos fãs da obra de Tolkien, decidimos colocar nele o nome de Tolkien. Obrigado, Henrique, saudações para todos.
 
Mas isso aqui tá precisando de tradução simultânea.

Rá.

Bien venindo Mormegil.

E eu que achei que dar nome a cachorro era legal. Mas não seria mais apropriado dar um nome de um dos dragões para o lagarto?

Traduzindo:

Y yo pensaba que a nombre del perro que era legal. Sin embargo, sería más apropiado para nombrar uno de los dragones de la lagartija?
 
Pensamos en ponerle el nombre de un dragon, pero como usualmente los nombres hacen referencia a una caracteristica de la especie, nos decidimos por tulkas porque esta especie particularmente muy rapida (tanto que nos resulto muy dificil poder capturarla). Espero hayan entendido. Saludos
 
É uma maravilhosa notícia. Acho que todos nós fãs gostamos muito da homenagem ao personagem. Se ele corre tão rápido assim, o apelido se encaixa realmente. :)
 
Pensamos en ponerle el nombre de un dragon, pero como usualmente los nombres hacen referencia a una caracteristica de la especie, nos decidimos por tulkas porque esta especie particularmente muy rapida (tanto que nos resulto muy dificil poder capturarla). Espero hayan entendido. Saludos

Tiene entender su forma de pensar.
Con esta explicación de acuerdo en que su nombre es Tulkas.

Traduzindo.

Consegui entender seu pensamento.
Com essa explicação concordo que o nome dele seja Tulkas.
 
Bacana pra caramba essa notícia, e quase tão bacana quanto, um dos autores da pesquisa aparecer por aqui. Parabéns pelo achado, Mormegil. =]
 
Essa é boa, até para lagartos estão dando tais nomes, que decadência em... hehe
Comentário infeliz o seu, moça. =/

Uma das coisas mais legais da Taxonomia (estudo que descreve as espécies e lhes dá nome) é justamente a "liberdade" em poder escolher o nome que melhor lhe convém. Por este motivo temos espécies com nomes que homenageiam cientistas, escritores e até personagens de ficção e mitologia. Isso é fantástico, na minha opinião.
 
Muito bom tudo isso, parabéns Mormegil pelo trabalho! :clap:
E obrigado Panda, Imrahil e Menê por traduzirem e compartilharem esses achados conosco!

;)
 
Poxa que interessante, agora temos um representante dos Valar na forma de um Lagarto :mrgreen: Legal. E vlw ao pessoal da "tradução simultânea" por traduzir as notícias e os diálogos, meu espanhol é péssimo :osigh:.


E espero que o Mormegil continue aqui no fórum, o cara parece ser muito gente fina.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo