• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Lados bons da tragédia turiniana

Ele sabia disso, por isso ele falava que ficar ao lado de Turin contrariava a logica.
MAs Turin precissava dele e seus concelhos, por isso, odemos disser que Beleg morreu pr Amor .
 
Concordo com vc, se Beleg não tivesse sido fiel à sua amizade, e ficado ao lado de Turin, ele teria perecido muito antes de matar Glaurung, acho que por isso ele é um dos meus personagens favoritos!!! Muitos elfos se sentiam acima dos homens, e talvez por isso a aliança entre homens e elfos se rompesse muito facilmente, Beleg mostrou que uma amizade verdadeira entre as duas raças era possível e quando acontecia essa aliança ganhava um poder enorme, acho que se existissem mais amizades como essa naquela época, talvez a batalha contra as sombras tivesse sido muito menos dura...
 
fora ter matado o Dragão Turin devia ser o sujeito com mais alto estima q existe

Como assim?? Túrin era o cara mais azarado e infeliz q se tinha noticias naquela epoca! Tanto eh q se apelidou de "Agarwaen, filho de Úmarth".
 
Ettelen disse:
fora ter matado o Dragão Turin devia ser o sujeito com mais alto estima q existe

Como assim?? Túrin era o cara mais azarado e infeliz q se tinha noticias naquela epoca! Tanto eh q se apelidou de "Agarwaen, filho de Úmarth".

eu ja corrigi meu post, mas realmente, as maldições de Melkor eram terriveis, o fato da linhagem de Turin ter se extinguido, foi ateh melhor pois um ser q sofresse da msm maldição do pai e do Avó n seria feliz
 
Gabriel disse:
A única coisa boa de toda essa tragédia foi Túrin ter matado Glaurung, coisa que provavelmente salvou milhares de vidas nos anos que viriam.

Em compensação, as desgraças decorrentes da maldição de Morgoth provavelmente também causaram mais mortes do que o número de vidas salvas com a morte do dragão, então a média final continua negativa.

Num sei não, quando a gente lê a Queda de Gondolin no Book of Lost Tales vemos que , além de serem influenciados pelo afeto extremado pela própria obra de engenharia, Turgon e seu clã resolveram resistir na Torre até ela ser derrubada tb como uma forma de atrair a atenção das forças de Morgoth e dos dragões, principalmente.

As fontes de Gondolin evaporando e a confusão causada pela queda da Torre cobriram a retirada dos fugitivos mas, mesmo assim, eles deram muita sorte.

Dados a malícia e o poder de Glaurung, que podia servir de veículo pra Morgoth*, se o progenitor dos Urulóki estivesse na Queda de Gondolin e não tivesse sido morto por Túrin ,pode ser que ninguém tivesse escapado da ruína da cidade.

(* na Narn i Him Húrin, Melkor fala através de Glaurung, assim como Ulmo falou por intermédio de Tuor se dirigindo a Turgon).

Sem Tuor e Idril Celebrindal nem Eärendil como sobreviventes de Gondolin não teríamos mensagem de súplica aos Valar nem Guerra da Ira.

As Thangorodrim poderiam estar de pé até hoje...
8O

Claro, isso é uma especulação minha, mas dada a forma com que o Tolkien gostava da técnica do "interlacement", o entrelaçamento e interdependência dos acontecimentos de forma que se vc muda uma coisinha tudo fica alterado, eu acho que isso é bém possível.

E vale lembrar que o Tolkien tende a dar um destino glorioso ao Túrin na parte profético-escatológica ( relativa ao fim do Mundo) da sua mitologia o que indica que ele gostava bastante do personagem.



Por causa disso , eu acho que seria bem o tipo de resposta que ele daria se dissessem que os feitos de Túrin foram infrutíferos assim como ele pondera sobre o "fracasso" do Frodo e "sucesso" de Samwise nas suas Cartas ( porque tem muita gente que acha que o Frodo morreu na praia e que o Sam é que tem todo o mérito na Demanda pelo Monte da Condenação ).

A comparação dos papéis de Tuor e Túrin pode ser um caso semelhante
 
Última edição:
Conserteza a família de Turin naum foi a família mais feliz do mundo, mas conserteza teve o seu papel importante na história de Arda.

Naum me lembro direito mas foi Turin que matou Findor acidentalmente no escuro?
 
Pandatur disse:
Statues Argonath disse:
Naum me lembro direito mas foi Turin que matou Findor acidentalmente no escuro?
Matou quem???
Túrin matou Beleg sem querer.

Querer matar ele queria, só não sabia quem era a vítima. :mwaha:

Ah tá deu pra entender.
 
Engraçado que o melhor da "tragédia turiana" não foi a história de Doriath em si, mas sim o foco que deu uma bela mudada. Simplesmente ter "desativado" os olhos de Sauron para longe de Beren e Luthien, por exemplo, que foram os precursores junto com Tuor de Earendil e Elwing.
Alem disso, ter liquidado o mais baforento dos dragões não é pra qualquer um não!
 
A história de Turin foi muito loca, acho que Turin pode ter sido um dos homens mais corajosos que existiu. Ele fez muitas coisas e liderou muitas pessoas diferentes, e ainda matou Glaurung! Ele é muito bom!
 
Eu fico imaginando que a unica coisa boa foi a morte de Glaurung...
Imagine esse bicho ainda solto mesmo depois de Turin ter morrido...
 
Mene..você está ressucitando tópicos..você é, lá no fundo, um Necromancer! :lol:


Não foi só isso que Turin fez!

Ele:

Libertou DImbar (por um tempo);
Ele salvou uma donzela matando seu companheiro;
Ele salvou muitas vidas ao tirar os proscritos da vida de bandidagem;
Ele queimou sim os dedos de Melkor;
Ele matou Glaurung (Eu sie, mas esse foi demais);
Ele fez com que Tuor chegasse são e salvo em Gondolin, pois todos os orcs estavam em busca de Mormegil;

E ele maotu milhares de orcs durante sua vida!
 
Retomando tópicos interessantes.

Túrin pode ter feito muitas coisas boas para algumas pessoas.
Mas quanto custou esses feitos?

Glaurung qualquer outro poderia ter matado...
Eärendil, Fram e Bard tbm fizeram isso.

É muito difícil conseguir ver alguma coisa boa durante a jornada de Túrin.
Talvez mostrar que Thingol não era tão coração-de-pedra assim...

A moral da história tbm ajuda um pouco, né?!
Serve pra mostrar que agir sem pensar pode não ser uma boa idéia...
 
Não podemos esquecer da maldição de Morgoth. Vários dos atos desvairados de Turin eram reflexos da maldição em ação. Claro que a isso temos que somar a sua teimosia e o seu orgulho, que o fez tomar várias decisões equivocadas. Agora em relação a Glaurung é claro que outro poderia ter matado o dragão, mas quantas vidas seriam tiradas até que isso acontecesse? Esse foi o principal feito de Turin.
 
Mas como disse a outra corrente aqui...

Quantas vidas teriam sido poupadas se Túrin tivesse morrido antes?
Ao menos Beleg estaria vivo... E isso seria uma grande soma ao time dos mocinhos
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo